Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

AÇUDE AYRES DE SOUSA

Juliana Cronemberger Promotora de Justiça do Estado do Ceará e diretora do DECON em Sobral, juntamente com fiscais da AMA  segunda feira visitando o açude Ayres de Souza no distrito de Jaibaras, e tive o grande prazer de ser convidado para também acompanhar. Será uma honra mais uma vez comparecer neste trabalho de suma importância para toda nossa população. Via: Facebook Gilmar Bastos.

LIMITE DE VELOCIDADE

LIMITE NAS ESTRADAS

Está na pauta da reunião de hoje da CCJ do Senado um projeto para levar a indústria automotiva à loucura e acabar com a diversão de quem pisa fundo no trânsito: determina a instalação de um limitador de velocidade para impedir o motorista de acelerar acima do permitido nas estradas federais. O Código Brasileiro de Trânsito estabelece, para carros, velocidade máxima de 110 quilômetros por hora nas rodovias do país.
O relator Inácio Arruda pede prazo de 120 dias para as empresas se adequarem, além de excluir a obrigatoriedade para ambulâncias, carros de bombeiros, polícias e Forças Armadas. A medida alcançaria somente veículos vendidos após a lei começar a valer.
Inácio Arruda pondera no relatório o risco de legislações municipais
permitirem velocidades máximas altíssimas, atendendo à sede da
indústria automotiva. Por isso, em seu texto, ressalta que o
equipamento destinado a limitar a velocidade deve estar de acordo com as normas do Contran. (Lauro Jardim - Veja).

A PROBLEMÁTICA DO TRÂNSITO SOBRALENSE

  TRÂNSITO SEM LEI EM SOBRAL


         O caos instalado no trânsito de Sobral por ausência de prioridades aliada a falta de educação dos que trafegam pelas ruas da maior cidade da Zona Norte, são reflexos de uma Sobral praticamente sem lei.
O flagra do Blog mostra um motociclista levando uma criança sem capacete, em uma das artérias mais movimentas do município - Av. Pericentral.

É fácil constatar  irregularidades no trânsito de Sobral, basta pouco tempo observando o movimento e você verá motos, carros rodando sem luz traseira, motoristas na contramão e não duvido! muitos rodando sem habilitação.
------------------------------------------   

  Condutores de motos em Sobral desrespeitam às Leis de Trânsito

Um comportamento que coloca a vida das crianças em risco. Expondo seus filhos a eminentes perigos, os pais transportam as crianças entre si e o garupeiro ou no colo de um passageiro adulto. No ano passado 65 pessoas perderam a vida em consequência de acidente somente em Sobral
Flagrantes de ações arriscadas praticadas por condutores de motos - Fotos: Hilton lima
É infração grave: “conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor, transportando criança menor de sete anos ou que não tenha condições de cuidar da sua própria segurança”. Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que estabelece como infração gravíssima. Mas essa não é a única infração, cometida por esses condutores que trafegam pelas ruas de Sobral. Outra infração, que chama bastante a atenção é o transporte de duas ou mais pessoas como passageiros de um veículo sobre duas rodas, em muitos casos sem qualquer proteção.
Um comportamento que coloca a vida dos pequenos em risco. Muitas vezes, na aparente tentativa de protegê-las, os pais transportam as crianças entre duas pessoas ou no colo de um passageiro adulto. Neste caso, podem estar infringindo também o Artigo 231 do CTB, que, em seu inciso sete, estabelece como infração média “transitar com veículo com lotação excedente”, sob pena de multa e medida administrativa de retenção do veículo. Ao transportar as crianças menores de sete anos em motocicletas, os adultos expõem precocemente os meninos e meninas a um transporte automotor mais propenso a acidentes de trânsito.
Além da multa o condutor flagrado ainda sofrerá outra pena, a soma de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recolhimento da carteira e perda do direito de dirigir. Mas isso na prática não acontece, pelo menos é o que se pode constatar percorrendo as ruas da cidade, que atualmente apresenta um universo de mais de 32 mil, dos 60 mil veículos em circulação licenciados pelo DETRAN no Município.
O CTB permite que crianças sejam transportadas em motocicletas desde que tenham idade superior a sete anos e utilizem capacete e roupa adequada, que minimize os riscos de lesões. E mesmo com idade mínima de sete anos, é necessário que as crianças tenham altura apropriada, para que seus pés fiquem apoiados na pedaleira e elas consigam ter firmeza nas mãos e braços. Está tramitando na Câmara Federal o projeto de lei de nº 6.401/09 que amplia de sete para 11 anos a idade mínima para crianças serem transportadas em motocicletas. A legislação também prever em seu Artigo 55, sobre o uso de capacetes e vestuários por motociclistas e passageiros. O vestuário deve ser composto de botas de cano alto que protejam o tornozelo, blusão de couro ou de tecido grosso, calça comprida de tecido resistente e luvas próprias para motocicleta. O capacete deve ter cores vis- tosas, de preferência refletivas, bem ajustadas à cabeça e com carimbo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
O DETRAN no Estado em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), tem realizado blitz em todas as regiões estaduais. A tolerância, segundo pessoas ligadas aos dois órgãos, é zero para as motos irregulares. A meta é reduzir os números de acidentes envolvendo motos. Um dos últimos casos que causou comoção na região Norte do Estado aconteceu no dia 24, no município de Guaraciaba do Norte. A vítima foi um garoto de 13 anos que pilotava uma motocicleta pela CE 366 em direção a cidade de Reriutaba.
Numa curva próximo o sítio Bananeiras, a moto que o garoto pilotava se chocou com outra motocicleta. Na garupa dois outros garotos praticamente da mesma idade, se envolveram no acidente fazendo engrossar o número de vítimas nesse tipo de acidente. O menino que pilotava a motocicleta morreu ao dar entrada no hospital.
Entre janeiro e dezembro de 2011, o número de acidentes fatais com motos foi em todo Estado de 930 e outras 7.384 pessoas ficaram feridas em acidentes envolvendo motocicletas. Des- se total, 362 mortes aconteceram somente na região Norte e em Sobral 65 perderam a vida. Ao todo foram 233 acidentes somente no município de Sobral contabilizados pelo DETRAN. Em 2010, no mesmo período foram registradas 336 mortes em acidente de motos na região Norte. Um aumento de 31%.
Em Sobral o número de motos representa hoje mais de 50% dos veículos em circulação. E o pior é que muitas são usadas para cometer crimes. Por determinação do comandante do 3º batalhão de polícia Militar, com sede no Município, tenente-coronel Gilvandro Oliveira, qualquer moto suspeita é parada para averiguação. Também há uma preocupação com o uso de motos principalmente por jovens embriagados. O número de acidentes fatais com motos devido à embriaguez dos condutores tem aumentado. Por conta disso a emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral está sempre lotada com jovens acidentados por motos.
Wilson Gomes
jornal@sobralnews.com.br 

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS NO AÇUDE AYRES DE SOUZA PELO EMPREGO DA ESTATÍSTICA MULTIVARIADA


  Juliana Cronemberger Promotora de Justiça do Estado do Ceará e diretora do DECON em Sobral, juntamente com fiscais da AMA estará segunda feira visitando o açude Ayres de Souza no distrito de Jaibaras, e o vereador  Gilmar Bastos teve o grande prazer de ser convidado para também acompanhar. 
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS NO AÇUDE AYRES DE SOUZA PELO EMPREGO DA ESTATÍSTICA MULTIVARIADA
Eunice Maia de Andrade, Enio Giuliano Girão, Morsyleide de Freitas Rosa, Luís Carlos
Guerreiro Chaves, Marcos Amauri Bezerra Mendonça& Ana Célia Maia Meireles
RESUMO
Técnicas de estatística multivariada (Análises de Agrupamento Hierárquico  AAH  e Análise Fatorial/Análise da Componente Principal – AF/ACP) foram empregadas para se identificar os fatores e as variáveis de maior significância, bem como a variabilidade temporal na qualidade das águas do açude Ayres de Souza, Ceará, Brasil. Os parâmetros avaliados, um total de 28 variáveis, foram determinados em 4 pontos distintos na bacia hidráulica, no período de set/2004 amai/2005. A técnica da AAH identificou que a similaridade na
qualidade da água foi definida pela sazonalidade climática, independente do ponto de amostragem. Observou-se por meio da AF/ACP que a qualidade da água relaciona-se com dois fatores, explicando 82%
da variância total. O primeiro fator explica 58% da variância total, estando relacionada a ação antrópica, sendo K+PO-34Ca 2+e DBO, os elementos de maior peso nesse fator. O segundo fato(24% da variância), de menor importância, relaciona-se aos processos de mineralização natural das águas pelos solos, provenientes das áreas à montante da bacia hidráulica ou dos aerossóis, sendo o Na+o elemento de maior peso.
Palavras-chave:
água superficial, análise de agrupamento, poluição orgânica.
1
Parte da dissertação de mestrado do segundo autor apresentada ao Dep. de Eng. Agrícola, CCA/UFC
2
Engª. Agrônoma, Ph. D., Profa. do Dep. de Eng. Agrícola, CCA/UFC, bolsista do CNPq, eandrade@ufc.br.
3
Eng. Agrônomo, M.Sc.,Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, enio@cnpat.embrapa.br.
4
Engª. Química, D. Sc., Pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, morsy@cnpat.embrapa.br.
5
Tec. em Recursos Hídricos/Irrigação, M. Sc. Irrigação e drenagem, bolsista do CNPq , luiscarlosguerrei
ro@yahoo.com.br
6
Estudante de Agronomia, bolsista do CNPq, Depto. de Engenharia Agrícola, CCA/UFC,FortalezaCE.,amauri_bm@hotmail.com
7
Engª Agrônoma, D.Sc., bolsista DCR CNPq/Funcap, IFC
E – Campus Iguatu, Iguatu-CE., ameireles2003@yahoo.com.br
XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
2
1 – INTRODUÇÃO
A qualidade da água pode ser influenciada por diversos fatores,dentre eles, o clima, a cobertura vegetal, a topografia, a geologia, o tipo, o uso e o manejo do solo da bacia hidrográfica (Andrade et al
., 2006; Meireles, 2007). Os vários processos que controlam a qualidade da água de determinado manancial compõem o ecossistema, motivo pelo qual alterações de ordem física,química ou climática na bacia hidrográfica podem modificar a sua qualidade (Porto et al., 2004;Mesquita et al., 2004)
O crescimento demográfico resulta no aumento do uso dos corpos hídricos e,conseqüentemente, a sua degradação pela poluição e contaminação. Os problemas decorrentes destes fatores só poderão ser solucionados ou minimizados mediante o conhecimento científico do ecossistema, obtido através de um monitoramento constante dos corpos hídricos naturais ou artificiais (Puerari, 2002; Almeida; Schwarzbold, 2003). Para se conhecer a real qualidade da água de um corpo hídrico é necessária a realização de um monitoramento que, em geral, envolve muitas variáveis e gera um grande número de dados, tornando-se de difícil interpretação. Para interpretar este grande conjunto de dados, técnicas de estatística multiva
riada como Análise de Agrupamento Hierárquico (AAH) e Análise Fatorial/Análise da Componente Principal (ACP) vêm sendo largamente utilizadas. Este tipo de análise promove a redução dos dados e permite a interpretação de diversos constituintes individualmente, uma vez que indica assoc
iações entre amostras e/ou variáveis e, ainda, possibilita identificar os possíveis fatores/fontes que influenciam o sistema de água (Simeonov et al., 2003; Palácio, 2004).A AAH é utilizada quando se deseja explorar as similaridades entre as variáveis, interligandos amostras por suas associações, e produzindo um dendrograma de amostras semelhantes,agrupadas entre si segundo as variáveis escolhidas. Quanto menora distância entre os pontos, maior semelhança entre as amostras. Porto et al. (2004) utilizaram a análise de agrupamento para
identificar os diferentes grupos de sub-bacias hidrográficas do Estado do Ceará. A AF/ACP é uma
ferramenta utilizada para explicar a variância de um grande conjunto de dados de variáveisinterligadas com um pequeno conjunto de variáveis independentes (Fatores). As nvariáveis originais geram, através de suas combinações lineares,fatores, que são obtidos em ordem decrescente de máxima variância (Helena et al
., 2000; Palácio, 2004).Tomando-se como base a análise de agrupamento e ACP, este trabalho teve como objetivo identificar a influência do clima na variabilidade temporal e os fatores determinantes da qualidade
das águas do açude público Ayres de Souza, barramento do Rio Jaibaras, em Jaibaras-Ceará.
XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
2 – MATERIAL E MÉTODOS
A sub-bacia do rio Jaibaras abrange 1101,87 km² e está inserida na bacia hidrográfica do rio
Acaraú (Figura 1), situada na região norte do estado, sendo a s
egunda em importância no Ceará,com 12.540 km². O Rio Jaibaras nasce na serra da Ibiapaba, e
segue cruzando os municípios de Graça, Pacujá, Mucambo e Cariré, até chegar ao distrito de Jaibaras, município de Sobral, onde é represado pelo Açude Ayres de Souza (Figura 1).O reservatório em estudo é responsável pelo abastecimento da cidade de Sobral (134.508hab.) e do Distrito de Jaibaras (7.960 hab.), sendo que 800 a 1.000 famílias residem no entorno do Açude (Ceará, 2004). Outra função do açude Ayres de Souza é a liberação de água para a irrigação de diversas culturas, destacando-se a pimenta tabasco, no perímetro irrigado de São Vicente. O reservatório atende ainda à piscicultura artesanal e em gaiolas (cerca de 70 unidades, com adespesca de 15 ton/mês-1); à pecuária, à agricultura, ao lazer (balneários); e de
ssedentação de animais (Ripardo, 2004).
FIGURA 1 - Localização do Açude Ayres de Souza, com os pontos de
coleta de água
Segundo a classificação de Köppen, o clima é do tipo BSw’h’, semi
-árido quente, com chuvas
de outono e temperatura média mensal superior a 18 ºC. A pluviosidade
média anual é de 821,6
mm, caracterizada por uma alta variabilidade no tempo e no esp
aço, com 89,4% das chuvas
concentrando-se no período de janeiro a maio, cuja distribuição é unimoda

l, comum em regiões
 XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Açude Ayres de Sousa em estado de alerta


Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), o açude Ayres de Sousa (Jaibaras), em Sobral, está com um volume hídrico bem abaixo do normal. Atualmente, o reservatório que tem uma capacidade de 104.430.000 m3 está com apenas 48.210.500m3, o que representa 46,1%. A estimativa é de que até janeiro de 2011 o Jaibaras tenha 34% de sua capacidade. O temor é de que seja comprometido o abastecimento de água da cidade de Sobral. Atualmente, a cota de vazão do açude Ayres de Sousa é de 700 litros de água por segundo para que o perímetro irrigado não seja prejudicado, o que para a Cogerh, não compromete o nível do açude. Recentemente, o vereador Vicente de Paulo (PV) fez pronunciamento na Câmara Municipal e mostrou-se preocupado com a diminuição constante no volume hídrico do reservatório. Ele também questionou a criação de tilápia em gaiolas e até que ponto esta atividade poderia comprometer a qualidade da água, tendo em vista que o Jaibaras é o principal fornecedor de água para o consumo humano em Sobral. “Temos acompanhado a cada dia a situação do açude Jaibaras e podemos constatar que o volume está diminuindo. Aqueles peixes em gaiolas são alimentados com frequência e esta comida e a própria fezes dos peixes podem, sim, comprometer a qualidade da água que chega até Sobral. É um momento de cada vereador e a própria comunidade ficar em alerta para esta questão”, disse o vereador Vicente de Paulo, acrescentando que está elaborando um projeto de lei que proíbe a utilização de água tratada para os fins de construção civil acima de 100m2, em empresas de lava-jato e no aguamento de praças e logradouros públicos. “Não é admissível que, enquanto o Açude de Jaibaras esteja passando por este problema, que a gente não racione a água, evitando o uso de água tratado para lavar veículos, preparar material para as construções ou mesmo para aguar praças e canteiros. Temos que começar a racionar a água para que não venhamos a ter um problema mais grave”, disse Vicente de Paulo. O vereador Adaldécio Linhares Também se manifestou sobre o assunto e apresentou uma denúncia de que a poluição do açude Ayres de Sousa vem aumentando desde a implantação das gaiolas de peixes: “O açude vem mudando ao longo dos anos e esta mudança se deu depois da colocação das gaiolas com os peixes. As fezes dos peixes misturadas a duas carretas de ração que é despejada todos os dias no açude, não tem como a água não ficar suja”. Alguns vereadores se reuniram semana passada com o gerente regional da Cogerh em Sobral, Vicente Lopes, e com o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Edson Silva, para discutir o projeto que disciplina o uso de água tratada no município. Fonte: Expresso do Norte

PROBLEMÁTICA DAS GAIOLAS NO AÇUDE JAIBARAS

GAIOLAS DO AÇUDE JAIBARAS

A Câmara Municipal de Sobral, através do Vereador Gilmar Bastos(PSB), aparteado pelos Vereadores Carlos do Calisto e Paulão, fizeram sérias denuncias contra a empresa que detém cerca de 400 gaiolas de criadouro de peixes dentro do Açudes Aires de Sousa, no distrito de Jaibaras, na cidade de Sobral.
A JAIBARASDenunciada inicialmente pelo líder do PSB na Câmara, vereador Gilmar Bastos, a problemática da água do Açude Jaibaras tem sido acompanhado também pelo vereador representante do Distrito, Kaká Linhares (PSD). Na semana passada, o vereador Kaká esteve acompanhando de perto a retirada de algumas gaiolas que serve para o desenvolvimento da tilápia.
Em tempo: Interessante o trabalho dos dois vereadores em acompanhar a qualidade da água do Açude Jaibaras, mas é válido lembrar que já está passando da hora da retirada de todas a gaiolas. (Fotos do Face de Kaká Linhares)
fonte: sobral de prima
----------------------------------------------------
Segundo o Vereador Paulão(PSD) a empresa que explora o serviço dentro do açude do Jaibaras estaria usando um tipo de ração para peixe sem o devido controle de garantia, que vem ensacada e guardada dentro do depósito na sede do DNOCS que fica no referido distrito.
Além das “gaiolas desse empresa, ainda temos as “gaiolas” da  Associação dos Moradores de Jaibaras, que participam do Projeto Caminhão do Peixe, que vende nos bairros e distritos, os peixes pescados no Açude do Jaibaras á  preços bem menores. Tomamos conhecimento que a Empresa que detém a maioria das Gaoilas, é de Fortaleza, não gerou um emprego sequer no distrito de Jaibaras e leva todo o peixe para fora de Sobral, sem deixar qualquer LUCRO prá cidade.
Outra preocupação é com a qualidade da água do Açude Jaibaras, que abastece  Sobral e várias cidade do baixo Acaraú. Vale ressaltar que toda água fornecida pelo SAAE de Sobral provém de Estações de Tratamentos de Água (ETA) que fazem a devida purificação da água que consumimos na nossa casa.
Fonte: Sobral Agora.
-------------------------------------------
Vereadores de Sobral querem a retirada das gaiolas no açude Jaibaras PDF Imprimir E-mail

Escrito por Administrator - CORREIOS DA SAMANA     
Ter, 28 de Maio de 2013 09:52
Os vereadores de Sobral querem mudar a política de gerenciamento do açude Ayres de Souza (Jaibaras). Eles querem que sejam retiradas do espelho d’água do açude as gaiolas de criatório de peixe tilápia. O assunto foi bastante debatido na sessão de segunda-feira, durante pronunciamento do vereador Gilmar Bastos, que demonstrou preocupação com a situação em que se encontra o reservatório, com suas águas bastante contaminadas. “A gente precisa diminuir o número de gaiolas e temos que começar retirando de um empresário de Fortaleza, que utiliza mais de 400 gaiolas e não gera empregos para região”, disse Gilmar Bastos.
A denúncia se tornou mais evidente, quando Carlos do Calisto, levantou a informação de que a ração colocada para alimentar os peixes do empresário não tem selo de garantia e que é armazenado dentro de um galpão de Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), responsável pelo gerenciamento do reservatório. “Os pequenos produtores, têm a preocupação de colocar ração com selo de garantia, mas o empresário não. A ração é transportada em sacos sem nenhuma identificação”, disse Carlos do Calisto.
O  vereador Vicente de Paulo (Paulão) adiantou que há vários meses vem trabalhando na tentativa de identificar quais os prejuízos, que essas gaiolas trazem para a população jaibarense. Paulão também assegurou que existe filmagem denunciando a ração lançada no açude pelo empresário em questão que é guardada dentro do Dnocs. Os vereadores agora vão lutar para que todas as gaiolas sejam retiradas e que um trabalho de despoluição do açude seja iniciado para que a população sobralense não sofra com um futuro colapso de abastecimento d’água.
Colaboração Wilson Gomes.

O debate sobre a retirada das gaiolas do Açude Jaibaras, Distrito de Sobral, é corriqueiro, mas falta atitude efetiva. Enquanto não retiram o que hoje mais prejudica o Açude, ninguém sabe que força tão grande é essa dos empresários que exploram o mesmo, e prejudicam a qualidade da água que abastece Sobral. Falta coragem?

Um lembrete: depois de 6 (seis) por cento de impurezas na água, ela já começa o estado de putrefação, e nós pra onde iremos?

CURSO DE MEDICINA DO INTA

DR. KLAUBER ROGER 


Faculdades INTA
Rua Coronel Antônio Rodrigues Magalhães, 359 | Bairro Dom Expedito Lopes / Sobral – CE
(88) 3112.3500

Organização e competência do médico Klauber Roger. A frente do Hospital do Coração de Sobral, agora está diante de um grande desafio senão, o maior deles, coordenar o Curso de Medicina das Faculdades INTA.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, Dr. Klauber Roger possui Residência em Clínica Médica, em Cardiologia Clínica e em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. O médico ainda é Mestre em Clínica Médica pela Universidade Federal do Ceará, e Doutor em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O coordenador do Curso ainda é Membro Titular das Sociedades Brasileira de Cardiologia, de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, da Sociedade Latino-americana de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, além de ser membro titular e fundador da Sociedade Norte e Nordeste de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

GOVERNO TRIPLICA RECURSOS ÀS UNIVERSIDADES

GOVERNO TRIPLICA RECURSOS ÀS UNIVERSIDADES


O Governo destinou R$ 332 milhões em 2013 para as universidades estaduais. Esse montante é mais que o triplo destinado em 2006, que foi R$ 97 milhões. A apresentação dos números aconteceu nesta terça-feira (11), no Crato, durante o Seminário "O papel das universidades estaduais frente ao desenvolvimento do Ceará, que reuniu professores, estudantes e servidores da URCA. O encontro, que contou com a participação do governador Cid Gomes foi definido como histórico para o meio acadêmico. "Esse é um momento histórico para discutir a universidade que queremos", disse a representante dos estudantes, Deise Vidal. Durante a apresentação, Cid Gomes ressaltou a importância da universidade e o respeito que o atual governo tem pelo ensino superior. "Em 2007, três dias após ter assumido o Governo, me reuni com os representantes da universidades estaduais. A universidade não pode ser um ente isolado, vendo apenas suas necessitadas. É importante compreender o papel da universidade em uma região pobre e um estado pobre em algo que se traduza em benefício para a população e o desenvolvimento social", disse o Governador.
Ele destacou que a legislação brasileira estabelece as responsabilidades do ensino. A Lei de Diretrizes de Base (LDB) e a Constituição recomendam que é responsabilidade e prioridades dos municípios prover ensino infantil e fundamental. Já o Governo do Estado cabe o ensino médio e o Governo Federal, o ensino superior. "Devido a erros de omissão histórica do Governo Federal, o Governo do. Estado procurou suprir essa necessidade. Hoje, o Governo Federal está corrigindo essa omissão. O ensino superior é um desafio para o Brasil e devemos cobrar o Governo Federal", explicou Cid.
Neste ano de 2014, os alunos da URCA poderão definir como serão investidos R$ 10 milhões. O seminário acontece ainda nesta quarta-feira (12). Na próxima semana, esse seminário acontecerá em Fortaleza, com estudantes, professores e servidores da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Nos dias 3 e 4 passados, o seminário aconteceu em Sobral, com representantes da Universidade do Vale do Acaraú (UVA).