Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

DETRAN - EXAMES PARA CARTEIRA DE MOTORISTA


O índice de reprovação nos exames para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) subiu de 14% para 43% no Ceará depois que o Detran passou a adotar o sistema de fiscalização eletrônico, que acompanha o desempenho do candidato e do avaliador.

O sistema começou a ser utilizado em Sobral, em março deste ano. Nos meses seguintes ele foi implantado em outras cidades do interior cearense (Baturité, Tianguá, Tauá, Crateús, Itapipoca, Quixadá, Iguatu, Russas, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Juazeiro do Norte) e em junho passou a ser instalado nos veículos utilizados para testes em Fortaleza.


Câmera e captação de áudio

Segundo o Detran, os carros utilizados nos exames práticos são equipados com câmeras e equipamentos de captação de áudio. Além disso, o sistema de telemetria verifica se houve interrupção no funcionamento do motor e se o condutor utilizou corretamente as setas para conversão. Uma câmara com ângulo de 360 graus será fixada na parte superior externa do veículo, acompanhando também a movimentação durante o circuito do exame de prática de direção.

De acordo com o órgão, o aumento no número de reprovações deve ocorrer apenas enquanto o sistema de fiscalização é uma "novidade". "Ainda é uma novidade, e as pessoas estão se adaptando. Mas muitos candidatos já entenderam que é preciso se preparar melhor, e esse índice deve se normalizar novamente. A sociedade vai ter motoristas mais preparados com a melhor preparação para o exame", avalia Paula Enersto Serpa, do Detran.

O Departamento de Trânsito afirmou que sistema de telemetria e videomonitoramento aumenta a transparência e a credibilidade do processo de emissão da CNH. O órgão ressaltou que, apesar dos novos sistemas, a carteira de motorista não deve ficar mais cara, já que não haverá nenhum aumento das taxas pagas pelos candidatos à primeira CNH.

Fonte: G1 CE

CASA TAVARES - FURTO DE CLIENTE

Uma senhora, de nome Wanda, moradora de Sobral, afirma que teve seus pertences roubados no interior da Casa Tavares, que fica no Centro da cidade. 

Segundo a senhora, o caso aconteceu na última quinta-feira, quando a mesma se encontrava na fila para pagar uma compra feita na loja. 

No momento do pagamento a bolsa estava aberta sem documentos e dinheiro. Segundo ela teria procurado a gerência para ver as imagens do circuito interno mas foi informada que o estabelecimento não dispõe de circuito de videomonitoramento. 

Com informações de Wilson Gomes

GOVERNADOR ANUNCIA CONVOCAÇÃO DA TERCEIRA TURMA DA PM CEARÁ

Os 1.400 aprovados que compõem a terceira turma do concurso seriam chamados apenas em 2018. Meta é ter os 4.200 homens e mulheres nas ruas até o primeiro semestre do ano que vem

A terceira turma do concurso da Polícia Militar será convocada na próxima segunda-feira (14). O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, durante a transmissão ao vivo via Facebook, realizada nesta terça-feira (8) direto de Luanda, capital da Angola. "Já convoquei a segunda turma e agora estou antecipando a terceira, que seria chamada só no ano que vem, para que a gente possa ter um efetivo maior da polícia trabalhando na segurança do nosso Estado. Ao todo, teremos mais 4.200 homens para defender o povo cearense", disse.

Atualmente, os 2.800 integrantes das duas primeiras turmas do concursos estão em aulas na Academia Estadual de Segurança Pública. Os primeiros 1.400 têm previsão de término do curso de formação para setembro. Os 4.200 agentes representam um acréscimo de 25,7% ao efetivo da PMCE e serão responsáveis pela ampliação de novas unidades do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Interior e Região Metropolitana de Fortaleza, e na redistribuição de policiais nas ruas.

O chefe do Executivo também lembrou que, na última segunda-feira (7), sancionou os projetos de lei que estabelecem o pagamento da média do Nordeste aos policiais civis, bem como o que cria o adicional por atividade de execução de serviço militar estadual para cabos e soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O governador explicou que a visita a Luanda, juntamente com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda, se dá por conta da parceria com o Data Center da empresa Angola Cables. "Esse projeto comporta dois cabos, um chamado Monet, que passa por Santos, Fortaleza, Miami. Está praticamente pronto e entrará em operação neste segundo semestre. Esse segundo cabo, Sacs, ligará Angola a Fortaleza pelo oceano. Será importante tanto para empresa angolana quanto para o Ceará, um investimento de quase R$ 1 bilhão neste data center para armazenamento de informações".

A ideia, segundo ele, é deixar o Ceará conectado com o mundo todo. "Queremos transformar o Ceará em três centros de conexões, hub de conexões aéreas, de telecomunicações e também um centro de conexões de cargas marítimas. São trabalhos importantes para fazer do Ceará um grande centro de referência com a Europa e agora com a África, lembrando que fomos o segundo estado do país que cresceu em produção industrial, só perdemos para o Espírito Santo", acrescentou.

Em seguida, o governador respondeu as perguntas dos seguidores. Rafael Cipriano perguntou em que passo está a disputa pelo hub da LATAM. Camilo destacou que a parceria com a empresa alemã Fraport vai trazer grande força. "Um dos passos importantes para conseguir o hub é a concessão que foi concretizada no mês passado, quando a Fraport iniciou o processo de assumir a administração do Aeroporto Pinto Martins. Estou muito otimista e, em breve, teremos muitas notícias boas".

Já Evandro Lima pediu atenção para o município de Ararendá. O governador afirmou que já autorizou a obra da estrada que liga Ipueiras a Ararendá e que ela deve ser iniciada em breve.

Edilene Fernandes perguntou sobre o prazo de entrega para o residencial José Euclides Ferreira Gomes, do Minha Casa Minha Vida, em Fortaleza. "Esse é um empreendimento de quase três mil unidades, com recursos do Estado. Foi um esforço muito grande para viabilizar. Estamos só aguardando a confirmação da data de entrega, junto à Secretaria de Cidades e à Caixa. Já foi feito todo o processo com as famílias que serão beneficiadas", disse.

Por fim, Fernando Santos questionou quando será entregue a nova escola estadual no município de Parambu. O chefe do Executivo disse que a inauguração será nesta quinta-feira (10) e aproveitou para anunciar que também já autorizou a estrada que liga Parambu a Quiterianópolis.

RESIDENCIAL NOVA CAIÇARA EM SOBRAL FALTA ÁGUA

Moradores do residencial "Nova Caiçara" denunciam que há mais de 10 dias estão sem água nas torneiras.

O caos é total!



Guardas Municipais serão obrigados a cumprir escala na casa dos ex-prefeitos

Agora vai se tornar lei: 

Em respostas as críticas, a Prefeitura de Sobral deverá adotar a "olho por olho, dente por dente (Lei do Talião), e vai obrigar os Guardas Civis Municipais, a cumprir em breve na forma da lei escala de segurança pessoal do prefeito e ex-prefeitos, mediante a autorização do chefe do executivo. O Projeto de Lei que foi alterado na sessão de terça-feira da Câmara Municipal, diz que: São competências específicas das guardas municipais, "realizar a segurança pessoal de ex-prefeitos mesmo que estes estejam morando fora de Sobral. 

O vereador Sargento Ailton até que tentou modificar o artigo, atribuindo a necessidade de proteção somente ao Prefeito da cidade, mas sua emenda ao projeto foi rejeitada.
Agora, com a sanção do prefeito Ivo Gomes, não somente o seu irmão Cid Gomes, que foi denunciando a usar o serviço de forma irregular este tipo de serviço, será diretamente beneficiado como também os mais recentes ex-prefeitos; Aldenor Façanha, Leônidas Cristino, Veveu Arruda, Adaldécio Linhares, João Alberto, Os dois últimos no exercício de Presidente da Câmara ocuparam o cargo de prefeito. 

A lei de talião, do latim lex talionis (lex: lei e talio, de talis: tal, idêntico), também dita pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação. Esta lei é frequentemente expressa pela máximaolho por olho, dente por dente. 

Postado por WG 

Tem coisas que por mais que a gente pense o contrário, não dá prá entender. O dito popular de que a “política é a arte de se dar bem”, cada dia que passa isso está mais presente no nosso dia-a-dia.

Em Sobral, todo mundo tomou conhecimento da polêmica envolvendo a questão de “Guardas Municipais” pagos pela Prefeitura de Sobral para servir de segurança particular na casa do ex-prefeito Cid Ferreira Gomes, na vizinha cidade de Meruoca.

Esse fato não é novidade por aqui, mas em 2017 explodiu como uma bomba na administração do atual prefeito de Sobral, que é irmão do ex-prefeito Cid Gomes. Soube que o caso foi denunciado no Ministério Publico..

Mas, voltando ao dito popular, de a “política é arte de se dar bem”, para minha surpresa, os Vereadores ligados ao Prefeito Ivo Gomes, inclusive o Vereador Romário Araújo, a mais nova aquisição do nobre prefeito Ivo Gomes, na Câmara Municipal, Romário foi eleito pela oposição no partido da Solidariedade(SD), todos votaram a favor da aprovação do Projeto de Lei – 2091/2017 que “Altera disposições sobre o PLANO de CARGOS, CARREIRA E VENCIMENTOS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SOBRAL E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS...Que diz em seu Artigo 3º – São competências específicas da Guarda Municipal, respeitada as competências dos órgãos federais e estaduais:

Inciso I – Zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município.

Inciso II …..

Inciso III…

……………

Inciso XV – Realizar a segurança pessoal do prefeito e ex-prefeitos, mediante autorização do chefe do executivo. 

………………

O Inciso XV demonstra ter por objetivo, resolver uma situação absurda que acontece em Sobral. O problema é o vazio que o mesmo se encontra, uma espécie de “brecha”, onde o gestor municipal autoriza se quiser, e o mais grave, não especifica o local de atuação do guarda municipal, podendo chegar ao cúmulo de ser em Fortaleza, Brasilia, Meruoca e outras localidades, longe do limite territorial do nosso município.

Contestação…

O Vereador Sargento Ailton(SD) ainda tentou barrar esse absurdo, com uma Emenda Modificativa, onde no Art. 3º – Inciso XV – diz que Guarda Municipal deve “realizar a segurança pessoal do prefeito.

Essa Emenda foi desaprovada pelos Vereadores da base do prefeito Ivo Gomes.

O Projeto de Lei -2091/2017 foi aprovado na íntegra, com 13 votos concedidos pelos vereadores ligados a base aliada de Ivo Gomes, contando com o voto do Vereador Romário Araújo(SD).

E assim, segue a nossa política tupiniquim, onde a “Arte de se dar bem, continua prevalecendo”.

Fonte: Sobral Agora.