Pesquisar este blog

domingo, 1 de outubro de 2017

ENERGIA MAIS CARA NO CEARÁ

A partir de hoje, conta de luz ficará mais cara

Decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária das contas de luz em outubro será a vermelha patamar 2. A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos. Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.

Segundo o diretor-presidente da Aneel, Romeu Rufino, a decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. “Em função do regime hidrológico muito crítico, este setembro foi o pior mês de setembro, do ponto de vista da vazão, da série histórica do setor elétrico”. Apesar do alerta, Rufino disse que não há risco para o abastecimento de eletricidade.

Desde que a bandeira vermelha passou a ter dois patamares, 1 e 2, em janeiro de 2016, esta é a primeira vez que o nível mais alto é acionado. A tarifa extra mais alta se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas.

Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ligado ao Ministério de Minas e Energia, havia decidido não acionar as usinas termelétricas mais caras, o chamado “despacho fora da ordem de mérito” mas aprovou, se necessário, o aumento da importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai “na medida em que for possível”.

Na reunião, o CMSE também decidiu retomar a operação de três usinas termelétricas que estão paradas. Segundo o comitê, as usinas de Araucária, Cuiabá e Termonorte II “são capazes de produzir energia a preços mais competitivos se comparados com os de outras usinas térmicas.”

Economia de energia

Além disso, a Aneel também realizará uma campanha de conscientização do uso da energia elétrica. Entre as recomendações que a agência fará, estão a de usar a temperatura morna do chuveiro e tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; diminuir ao máximo a utilização de ar-condicionado e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com o equipamento; não colocar alimentos quentes e deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo que for necessário; e utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas, além de apagar a luz ao sair de um cômodo.

Com informações da Agência Brasil.

SOBRAL: 87º HOMICÍDIO

Mais um crime de morte é registrado na noite deste sábado dia 30 de setembro de 2017, na cidade de Sobral, precisamente na Rua Bela Vista 2, no bairro Terrenos Novos. O homicídio aconteceu por volta das 23h50.

A vítima foi o jovem Pedro Ives de Sousa Abreu, 18 anos, natural de Sobral, vulto "Totoca". A vítima foi executado com vários tiros na cabeça. O jovem não tinha passagem pela polícia.

As Polícias Civil e Militar estiveram no local da ocorrência, realizando os procedimentos legais.

Uma equipe da Perícia realizou os trabalhos periciais e encaminhou o corpo para o IML

CEARÁ SOB O CRACK

Uma em cada seis cidades cearenses dizem ter problemas graves com crack
Dezessete por cento das cidades cearenses reconhecem ter um nível alto de problemas relacionados ao uso de crack. É o que aponta levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que teve como base questionário sobre políticas sociais nas cidades, respondido por integrantes da administração de municípios de todo o País.

Entre as 32 cidades com graves problemas, estão Maracanaú, Eusébio, Sobral e Juazeiro do Norte. Fortaleza respondeu ter “problemas médios” com a droga, assim como outras 74 cidades. Responderam ter um “baixo nível de problemas” outras 77. Apenas sete cidades responderam não ter problema nenhum. Trinta e três não responderam, incluindo Caucaia.

Os resultados foram divulgado na última terça (26) na plataforma digital “Observatório do Crack“. O estudo apontou que o crack causa um nível alto de problemas em 1.151 municípios brasileiros — ou seja, uma em cada cinco cidades do País. Estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas usem crack no Brasil. Apenas 254 cidades afirmaram não ter problemas com a droga.

A relação do uso de drogas, lícitas ou não, com a violência é evidente, o que suscita uma mudança de pensamento acerca das drogas a fim de um melhor enfrentamento do problema. É o que afirma o médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da mesma instituição.

Em entrevista à Rádio Tribuna Bandnews, ele afirmou não se pode pensar no combate aos abusos de drogas apenas com Polícia. “A gente tem que pensar em termos de educação da comunidade, educação daquela pessoa que é dependente química, ela ser inserida em tratamento no momento em que for detectada [a dependência]“.

O professor ainda traço um paralelo com a Lei Seca, que pune mais rigorosamente os motoristas flagrados consumindo álcool e fez cair os índices de violência no trânsito. “A lição é bastante clara”, afirma, tendo havido uma educação da sociedade sobre o tema.

Fonte: Tribuna BandNews FM

Derby Clube Sobralense ´Incêndio

Local é utilizado para corridas de cavalos e atividades sociais na cidade. Não havia animais no local e ninguém ficou ferido.
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Derby Clube Sobralense, no município de Sobral, na noite deste sábado (30). O local é utilizado para corridas de cavalos e atividades sociais na cidade.
De acordo com o soldado do Corpo de Bombeiros, Pedro Neto, as viaturas foram acionadas para o Clube por volta da 20h40 e só duas horas depois conseguiram controlar o fogo, que atingiu a pista do jóquei, onde os cavalos correm. Foram necessárias duas viaturas e seis profissionais para debelar as chamas, que quase atingiram os estábulos.

Segundo o soldado dos Bombeiros, não havia animais no local e ninguém ficou ferido. Conforme as informações repassadas aos Bombeiros por um caseiro que mora no Clube, a suspeita é que fogo tenha sido ocasionado propositalmente e a mata seca facilitou com que ele se espalhasse.

Fonte: O Povo

SOBRAL BALAS NO RESIDENCIAL NOVA CAIÇARA

Na noite deste domingo, dia 01 de setembro de 20176 por volta das 21h, efetuaram vários disparos de arma de fogo na Quadra 3 do Residencial Nova Caiçara. 

Segundo informações de moradores, indivíduos em uma motocicleta Honda Biz efetuaram vários disparos de arma de fogo na via pública. Felizmente, ninguém foi atingido. 

O acusado fugiu antes da chegada da polícia. 

Fonte: Sobral 24 horas