Pesquisar este blog

domingo, 16 de novembro de 2014

A CULTURA E A EDUCAÇÃO EM JUIZO DOS TRIBUNAIS

EX-COLABORADORA DA CULTURA SOBRALENSE E PRIMEIRA DAMA IZOLDA CELA DEBATEM SOBRE AÇÃO DO MPE EM SOBRAL
Por ter sido colaboradora por um bom tempo na área da cultura é que sei exatamente o que estou afirmando. Para bom entendedor meias palavras bastam... como diria seu esposo (Veveu Arruda)
A notícia de que o Ministério Público Estadual estaria investigando desvio de dinheiro da pasta da Cultura sobralense, fato ocorrido na semana passada, levou uma das ex-colaboradora da Casa da Cultura Siomar Ziegler e Primeira Dama do Município e futura vice-governadora do Ceará Izolda Cela a um diálogo entre defesa e acusação da Cultura de Sobral. Siomar Ziegler comentou em sua página no facebook que “E as políticas culturais do município pobres, pobres, pobres... na miséria total e abandono!”.
Em um trecho do diálogo Siomar Ziegler chega a perguntar: “O que fizeram com o nosso plano municipal de cultura que levou tempo e dinheiro público para elaborá-lo? Por que tanto dinheiro gasto com Carnabral, uma festa particular, e nada é feito na cultura? E outros tantos exemplos... Que política patética é esta que dizem fazer na ECOA e que não tem nenhum diálogo com a comunidade e artistas? Tudo feito e realizado e decidido entre quatro paredes pelos gestores das pastas? Onde estão os processos de licitação, editais? Uma vergonha é o que se transformou a cultura de Sobral que um dia, um dia longínquo, foi referência no Estado!”
A indagação feita pela ex-colaboradora da cultura sobralense, foi respondida pela a Primeira-Dama do Município Izolda Cela que disse não entender as colocações feitas por Siomar. “Não entendi a relação entre a crítica à política cultural do município e esta matéria que você compartilha. Duas coisas: acho as críticas e proposições importantes, especialmente quando visam melhorar as políticas públicas. A outra coisa é o cuidado que se deve ter na acusação e julgamento de outros. Acontece (e nós já temos visto este filme) de acusações e medidas arbitrárias contra pessoas inocentes por parte de quem representa instâncias da justiça. É, no mínimo, prudente, esperar o trâmite do processo para saber de que "desvio de recurso público" se trata. Defendo que qualquer suspeita de desvio ou outro tipo de irregularidade com recurso público deve ser apurada com rigor e isenção. Condição imprescindível!”, disse Izolda Cela.
A resposta veio de imediato, “Cara senhora, Izolda Cela todo respeito que lhe tenho, mas ‘o pior cego é aquele que não quer enxergar’. Por ter sido colaboradora por um bom tempo na área da cultura é que sei exatamente o que estou afirmando. Para bom entendedor meias palavras bastam... como diria seu esposo (Veveu Arruda): é saber ler nas entrelinhas... Enfim, a cultura vive hoje sua pior gestão. Mas ela vem piorando desde gestões anteriores que tem sido equivocada ou "de fachada". A matéria só afirma que muita coisa anda errada. Somos seres críticos e inteligentes o bastante para não nos deixarmos manipular e sabermos separar o joio do trigo. Não no que se refere ao "bem" ou "mal". mas no que toca o uso e abuso do poder ou simplesmente a vontade de contribuir com uma qualidade de vida melhor. E não é o que está acontecendo na Cultura de Sobral. Não há uma política cultural que fundamente uma real ação nas bases para um desenvolvimento cultural que deve estar alicerçada na difusão, produção e formação das diversas linguagens”. Disse Siomar.
Noutro trecho do que foi postado Siomar chama a atenção para a falta de diálogo na área da Cultura de Sobral. “Não há diálogo, não há medidas e ações para a implantação de um sistema de cultura - inclusive a cultura já foi notificada várias vezes pela OAB e está prestes de ser pelo Ministério Público - não há editais para contratações e convênios, e muita "coisa" rola nos meios de produções de eventos que só beneficiam amigos dos "reis". Não quero mesmo discutir aqui com a senhora sobre as tantas coisas que presenciei. Um dia, talvez, possamos sentar e então trocamos ideias e eu possa então, falar a Senhora com propriedade todas as coisas que vivenciei e continuo vendo acontecerem na Secretaria da Cultura. Espero que realmente sejam apuradas as irregularidades e que a SECULT Sobral comece a ser de fato uma secretaria que programe as políticas culturais no Município. Porque sabemos que as transformações sociais são culturais - até a educação!”, finaliza Siomar.
Postado por Wilson Gomes

1 h · Sobral · Editado · 
A Cultura de Sobral já teve Salão de Arte Internacional, Prêmio Domingos Olímpio, tinha exposições constantes, oficinas constantes, ressurreição de prédios, quinta cultural...Era coisa demais, no entanto, a incapacidade das gestões que sucederam o projeto Sobral no Rumo Certo foram perdendo a sintonia com o desenvolvimento moderno e Sobral vem, gradativamente, regredindo em seu ambiente cultural.
O olho gordo expandiu sua visão sobre os ricos projetos da área, e o olhar cultural embaçou. Para se ter uma ideia do quanto a coisa definhou, a Assembleia do Ceará, que deveria ser de deputados, tem mais programas culturais do que a Secretaria de Cultura local. A amiga Siomar está mais do que correta quando critica a cultura sobralense. É uma pena, mas saímos dos trilhos

FACEBOOK COM NOVOS SERVIÇOS

21h24
Mudanças são resposta à críticas de usuários da rede social. Textos foram escritos de forma simples para melhor compreensão

ADVOGADO SÉRGIO LINHARES É PRESO EM SOBRAL

Na madrugada de sábado 15/11, foi preso por policiais militares do COTAR (Comando Tático Rural), o advogado criminalista Dr. Sérgio Linhares. 
Segundo informações dos policiais, o operador do direito foi abordado quando dirigia um automóvel na Rua Deolindo Barreto, Centro de Sobral, sob efeito etílico.
 No momento da abordagem o advogado recebeu voz de prisão e passou a desacatar os policiais da composição do COTAR, nesta ocasião o advogado foi imobilizado, algemado e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, tendo sido apresentado ao Delegado Plantonista, Dr. Paulo Castelo.

TREMOR DE TERRA EM COREAÚ

A Terra treme em Coreaú e causa pânico !

Cidade no interior do Ceará registrou pelo menos quatro tremores recentes.
Moradores relatam susto; não houve pessoas feridas, afirma Polícia Militar.
Tremor causou fissura na residência de Raimunda
Cecília (Foto: Coreaú Online)


Um tremor de terra assustou os moradores de Coreaú, no interior do Ceará, na madrugada deste domingo (16). O tremor ocorreu por volta de 2h30 da manhã, de acordo com a Polícia Militar e acordou os moradores. “Foi um grande susto. Teve um barulho forte, as pessoas sentiram o chão tremer e foram às ruas para saber o que tinha acontecido”, relata o soldado da Polícia Militar Ricardo Batista.


A força do sismo derrubou parte do telhado e rachou o muro de algumas residências de Coreaú, como na residência de Raimunda Cecília. “Acordei com a casa chacoalhando, fiquei com medo, meus filhos ficaram com medo. As telhas estavam todas tremendo e as paredes também. Na hora a gente temia que acontecesse um desastre, mas foi só um susto”, relata.


A parede da entrada da residência de Cecília ficou ranhuras, marcas do tremor de terra dessa madrugada. De acordo com policiais de Coreaú, não há registro de pessoas feridas ou danos estruturais graves por conta do sismo.


O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que monitora tremores de terra na região Nordeste, informou que vai divulgar nesta segunda-feira (17) a intensidade, epicentro e mais informações sobre o tremor de terra que atingiu o município.


Coreaú tem pelo menos quatro registros recentes de tremor de terra de baixa intensidade nos últimos anos: em março de 2010, com tremor de 2,5 pontos na escala Richter; em abril de 2010, com tremor de 2,7 graus; e em 2013, quando houve um sismo de 2,1 graus na escala Richter. O quarto tremor ocorreu nesta madrugada. A escala Richter vai de 0 a 9.


De acordo com o Laboratório de Sismologia, Coreaú – e outras cidades no Norte do Ceará – recebem tremores de terra por conta de uma ranhura da placa tectônica meso-atlântica (entre a América e os continentes africano e europeu) que passa sob a região.

Fonte: G1 CE

EMPREITEIRAS E A OPERAÇÃO LAVA-JATO

A Justiça Federal rejeitou, hoje (15),  três pedidos de habeas corpus de dirigentes de empreiteiras presos ontem (14) na sétima fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF). As decisões foram proferidas pela desembargadora Maria de Fátima Freitas Labarrère, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre. 
Nas petições, as defesas de Eduardo Emerlino Leite, diretor da Camargo Corrêa, e de Agenor Franklin Magalhaes Medeiros e Jose Ricardo Nogueira Breghirolli, ligados a OAS, alegaram que os decretos de prisão são ilegais por não fundamentarem as participações dos acusados dos fatos. Os advogados de Eduardo Emerlino, que ainda não teve prisão confirmada pela PF, também alegaram questões de saúde para pedir que a prisão preventiva seja tranformada em domiliciliar. Segundo eles, o investigado é portador de hipertensão arterial de "difícil controle, chegando a registrar picos de 19 por 10 [mmHg (milímetros de mercúrio)]".
Na decisões, a desembargadora indeferiu as liminares para libertá-los por entender que não há constrangimento ilegal nas prisões, determinadas pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, de Curitiba. 
"Igualmente restou evidenciada a necessidade da medida [prisão] por conveniência da instrução criminal. Isto porque apresentados documentos falsos perante o juízo como forma de justificar as transferências às empresas controladas por Alberto Youssef. Daí a constatação no sentido de que se as empreiteiras, ainda em fase inicial da investigação, não se sentiram constrangidas em apresentar documentos falsos ao Judiciário, forçoso reconhecer que [a] integridade das provas e do restante da instrução encontra-se em risco sem uma contramedida. Mas não é só. Segundo informações prestadas pela autoridade policial e destacadas pelo juízo impetrado, emissários das empreiteiras tentaram cooptar, por dinheiro ou ameaça velada, uma das testemunhas do processo, o que desvela de forma concreta a necessidade da medida", concluiu a magistrada.
Empreiteiras da Lava-Jato atuaram no cartel do Metrô de SP
Empresas citadas na operação Lava Jato são conhecidas como “As quatro irmãs”. São elas Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez e prestam serviços também para governos do PSDB


Salvar
BRASIL247.COM · 2.692 COMPARTILHAMENTOS ·15 DE NOVEMBRO DE 2014

Dilma usa a mesma tática do ladrão pego roubando e dizendo "Pega ladrão!"
Conforme vemos no G1, Dilma já está dando uma de espertinha ao falar da Operação Lava Jato: Em sua primeira manifestação pública sobre a nova etapa da Operação Lava Jato – que resultou, até agora, ...

LUCIANOAYAN.COM · 660 COMPARTILHAMENTOS ·16 DE NOVEMBRO DE 2014
Investigadas na Lava Jato doam R$ 60 milhões a presidenciáveis e partidos
As empreiteiras que são investigadas pela Polícia Federal e pelo MPF (Ministério Público Federal) na Operação Lava Jato já doaram, ao todo, R$ 60,4 milhões...


Compartilhar
ELEICOES.UOL.COM.BR ·3.174 COMPARTILHAMENTOS · 10 DE SETEMBRO DE 2014

“Eu acho que isso mudará para sempre as relações entre a sociedade brasileira, o Estado brasileiro e as empresas privadas".
Concorda com Dilma Rousseff?
A sétima etapa da Operação Lava Jato prendeu 23 pessoas desde a última sexta-feira
NOTICIAS.TERRA.COM.BR