Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Transferências bancárias via DOCs já têm data para acabar.

Transferências bancárias via DOCs já têm data para acabar; VEJA
Compartilhe:
 
 
 
0
 

Foto: Marcos Santos

Próximo de completar 40 anos, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) está com os dias contados. Os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deixarão de oferecer as operações via DOC para pessoas físicas e jurídicas até 29 de fevereiro de 2024.

regulação de inteligência artificial

Pacheco apresenta projeto 
Foto: Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, apresentou projeto de lei para estabelecer um marco regulatório para o uso da inteligência artificial (IA) no Brasil.

A ideia é, com o marco regulatório, consolidar em uma proposta as diversas matérias sobre esse tema no Congresso Nacional. Atualmente, há pelo menos quatro projetos para regular o mercado de IA em tramitação.

A proposta de regulação foi elaborada por uma comissão de juristas criada no ano passado. Os trabalhos foram presididos pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cueva.

A proposta de regulação

A proposta contém 45 artigos e possui cinco pilares estruturantes: princípios, direitos dos afetados, classificação de riscos, obrigações e requisitos de governança dos sistemas de IA, além da supervisão e responsabilização.

O texto estabelece direitos para os usuários, como a necessidade de informar previamente quando há interações com sistemas de inteligência artificial, a obrigatoriedade de que haja uma explicação sobre decisões tomadas pela IA, a possibilidade de contestar decisões, com a garantia da participação humana nessa iniciativa, entre outras prevenções.

O projeto veda, por exemplo, a utilização da inteligência para induzir pessoas a comportamentos perigosos ou prejudiciais, que explorem vulnerabilidades de grupos específicos.

Também enumera quais são as aplicações da tecnologia consideradas de alto risco, que devem seguir normas mais restritas.

O texto estabelece sanções para casos de descumprimento das normas e institui medidas para fomentar a inovação nessa área.

Se aprovada a matéria, o Poder Executivo deverá designar a autoridade competente para a fiscalização. O marco da inteligência artificial apresentado por Pacheco trata especificamente das aplicações desta tecnologia e a regulação de seu mercado.

Revista Oeste

GREEDENE SOBRAL COMEMORA 30 ANOS DE ATIVIDADES


Há 30 anos, a unidade Sobral escreve uma história marcada pela inovação, simplicidade e protagonismo. O sucesso está nas pessoas, que unidas pela colaboração, dedicação e excelência, construíram uma jornada de conquistas! Celebramos mais um ano de desafios superados e seguimos em frente, trilhando um caminho ainda mais promissor. Parabéns a todo Super Time em especial a Grendene Sobral Parabéns a toda Comunidade de Sobral e da Região Norte

Nelson Rossi

Diretor Industrial da Grendene

PF está nas ruas para prender CACs de todo o país

maio 4, 2023
Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (4) uma operação com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão expedidos contra caçadores, atiradores e colecionares (CAC’s), bem como possuidores de armas de fogo em geral. A ação ocorre em todo o país e os resultados devem ser divulgados ao longo do dia.

De acordo com a PF, estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva, temporária e definitiva, ligados a diversos crimes; além de outras prisões por dívidas de caráter alimentar para os quais a Justiça determinou a prisão dos inadimplentes.

Os presos estão sendo conduzidos às unidades da PF em todo o país e, em seguida, serão encaminhados ao sistema prisional dos respectivos estados.

Fonte:

Governadores do Nordeste se reúnem nesta sexta-feira (5), em Fortaleza

  1. Entre as discussões centrais estará o debate sobre a pauta de desenvolvimento das energias renováveis


Legenda: O objetivo do encontro no ceará é discutir o potencial de energias renováveis do Nordeste
Foto: Reprodução/Consórcio Nordeste



O Ceará será a sede da reunião do Consórcio Nordeste que reúne os governadores dos nove estados da região nesta sexta-feira (5), em Fortaleza. O evento ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará e terá como anfitrião o governador Elmano de Freitas (PT).

O objetivo do encontro é discutir o potencial de energias renováveis do Nordeste e contará com a presença do ministro de Minas e Energia do governo Lula, Alexandre Silveira.



Entre as discussões centrais estará o debate sobre a pauta de desenvolvimento das energias renováveis, principalmente a criação de um hub avançado de hidrogênio verde gerado a partir de fontes renováveis como eólica e solar.



tipo="texto"



O encontro no Ceará será a segunda reunião do grupo desde a posse dos novos governadores, no início do ano. No dia 20 de janeiro, eles se reuniram em João Pessoa, na Paraíba. O governador paraibano João Azevedo é o atual presidente do Consórcio.

Após a reunião na Paraíba, os governadores assinaram uma carta em que se comprometem a cumprir objetivos nas áreas de desenvolvimento sustentável, cooperação e planejamento integrado.

O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 como uma espécie de ferramenta de gestão para os nove governos estaduais. Ele permite realizar compras compartilhadas em larga escala de produtos comuns aos estados, além de fortalecer as articulações políticas da região junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.
QUAL O INTERESSE DO CEARÁ


Um dos temas mais sensíveis ao Ceará é o desenvolvimento a médio e longo prazo das energias renováveis, principalmente a criação de um hub avançado de hidrogênio verde, gerado a partir de energias de fontes renováveis como eólica e solar.


Recentemente, em viagem à China, o governador Elmano de Freitas assinou três memorandos com empresas do setor na potência asiática.
O QUE É O CONSÓRCIO

Com a iniciativa do Consórcio, é possível que governadores possam, de maneira compartilhada, estabelecer metas centrais para promover a integração regional, articular e implementar políticas públicas integradas.

Um dos objetivos é de modernizar a infraestrutura de exploração dos recursos naturais da região, atrair investimentos internos e externos, modernizar a gestão dos estados membros e realizar compras compartilhadas, por exemplo.

Além disso, a integração dos estados facilita a articulação política com o governo federal e colabora na hora de negociar com empresas e investidores.