Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de maio de 2014

FALTA SÓ O ROBÔ FREIO DA VIOLENCIA

Cientistas desenvolvem 'robô goleiro'

O GLOBOemOGlobo - Há 55 minutos
RIO – A robótica avançou bastante nos últimos anos, mas a agilidade ainda é um dos pontos fracos das máquinas. Cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, desenvolveram um protótipo que rompe essa barreira: um braço mecânico que é capaz de detectar a trajetória e formato de objetos e os agarrar em pleno ar. “Cada vez mais presentes em nossas vidas cotidianas e utilizados para executar várias tarefas, os robôs serão capazes de apanhar ou esquivar de objetos complexos em movimento”, disse em comunicado Aude Billard, chefe do Laboratório de Algoritmos e Sistemas d... mais »

ELEIÇÕES CARA NO BRASIL

Dilma anuncia investimento de R$ 2,5 bi em duplicação de rodovia em MG

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (12) um investimento de R$ 2,5 bilhões na duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A presidente, que fez o anúncio em sua conta no Twitter, assinará ainda nesta segunda a ordem de serviço para execução da obra em cerimônia na cidade mineira de Ipatinga. "O trânsito intenso e o traçado perigoso da BR-381 deram a ela o triste apelido de Rodovia da Morte. Volto a MG para mudar essa história", escreveu a presidente horas antes da cerimônia em Minas, reduto eleitoral do pré-candidato do PSDB à Presidência,... mais »

A MAQUINA AGORA FALA

Aplicativo de busca do Google agora fala português

INFO Online - Notícias - Há 10 minutos
Uma atualização do aplicativo Pesquisa do Google traz agora a opção do usuário perguntar algo para o app e receber a resposta em voz e em português. Já era possível... - por Monica Campi

NESTE ANO 97 MULHERES JÁ FORAM ASSASINADAS NO CEARÁ

97 mulheres mortas em 4 meses
05.05.2014

Divisão de Homicídios investiga casos; envolvimento do sexo feminino no mundo do crime preocupa Polícia

Image-0-Artigo-1604939-1
Modelo Alessandra Oliveira Aragão, paraense de Belém, foi morta a tiros dentro de um táxi. Na bolsa dela, a Polícia encontrou pó semelhante a cocaína. Ela era envolvida com criminosos
FOTO: KIKO SILVA
A luta pela igualdade de gêneros entre homens e mulheres escreve um capítulo indesejado no Ceará. A presença do sexo feminino no mundo do crime tem feito vítimas e ajudado a aumentar as estatísticas negativas de mortes violentas de mulheres no Estado. Foram 97 mortes em quatro meses, 46 delas em Fortaleza e 71 com uso de arma de fogo. No ano passado, o número total de vítimas do sexo feminino foi de 214.
Em pelo menos dois dos últimos casos mais emblemáticos do mês de abril, as mulheres vítimas tinham envolvimento com a criminalidade. A Polícia afirma estar trabalhando nos casos e demonstra preocupação com o aumento da presença das mulheres em meio ao crime.
No último dia 29, terça-feira, uma mulher foi morta dentro de um táxi clandestino na avenida Governador Raul Barbosa, no bairro Aerolândia, em Fortaleza. A Polícia Civil identificou, posteriormente, que a vítima se chamava Alessandra Oliveira Aragão, e tinha 23 anos. Na ocasião da morte de Alessandra, a Polícia descobriu na bolsa da mulher cerca de cinco quilos de um pó branco semelhante a cocaína.
A mulher, que segundo a Polícia Civil era modelo, nasceu em Belém do Pará e estava envolvida com um homem, criminoso, que cumpre pena em presídio na Grande Fortaleza.
A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando o homicídio. Outros detalhes sobre a o caso não foram repassados para não atrapalhar as apurações.
No último dia 18, sexta-feira Santa, Lucimara Firmino da Silva, 22 anos, outra mulher tombou morta a tiros e teve o corpo arrastado por entre as ruas do bairro Granja Portugal, sendo jogada, já em óbito, às margens de um canal na Rua Democrata.
Lucimara, segundo a Polícia, tinha envolvimento com o tráfico de drogas na região e havia participado de um homicídio. O crime brutal contra a vida da mulher foi cometido por dois jovens. Na ocasião, um casal de adolescentes acabou apreendido e confessou o crime. A menina que participou da morte de Lucimara tem apenas 16 anos.
As duas mulheres mortas estão inseridas em um universo de 97 vítimas que perderam a vida de maneira violenta no Ceará em 2014. Os números, ainda não consolidados, são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e se referem a mortes registradas até o último dia 28 de abril.
Nesse mesmo período, em todo o Estado, 1.419 pessoas foram vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que abrangem os homicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte). De acordo com os números de mulheres mortas por violência no Estado, Fortaleza lidera, com 46 casos registrados. Em seguida, os municípios da região metropolitana Maracanaú, Eusébio e Caucaia tiveram, cada um, cinco mulheres mortas por violência no ano. Em Juazeiro do Norte, no Cariri, quatro mulheres foram mortas neste ano. Em Maranguape, Crateús e Limoeiro do Norte houve duas vítimas em cada município em 2014.
As cidades de Araripe, Beberibe, Boa Viagem, Pacajus, Russas, Umirim, Icapuí, Pacatuba, Sobral, Aquiraz, Aracati, Canaubal, Chaval, Guaraciaba do Norte, Itaitinga, Morrinhos, Paracuru, Porteiras, Quixeramobim, Redenção, Reriutaba, Santa Quitéria, Iguatu, Milagres e Morada Nova tiveram, cada, uma mulher vítima de violência no ano.
O mês que mais contabilizou mortes foi janeiro. 33 mulheres perderam a vida nos primeiros 31 dias do ano. Em fevereiro, no entanto, foram 15 mortes. Já em março, o número voltou a aumentar: 32 vítimas. Em abril, nova queda, para quase a metade do mês anterior: 17 mulheres mortas. O diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Luiz Carlos Araújo Dantas, ressalta a preocupação com o crescimento da participação das mulheres no mundo do crime, o que, em sua visão, tem potencializado a vitimização do sexo feminino.
Vítima
"A mulher é vítima quando acaba envolvida e é vitima quando morre. Muitas vezes, é vítima por conta de ações desenvolvidas pelo próprio companheiro. A mulher, infelizmente, está furtando, está roubando, algumas têm se envolvido em tráfico de drogas. E muitas têm morrido por conta disso. As motivações são inúmeras, fora as passionais", disse o delegado.
O diretor da DHPP garante, também, que está empenhado na elucidação dos casos. "Realizamos investigações preliminares em todos os homicídios que acontecem em Fortaleza e Região Metropolitana. Nossas equipes vão aos locais de crime e os inquéritos policias são instaurados. As investigações estão acontecendo com muito critério", afirmou Dantas.
DDM busca atender demanda
Se, por um lado, há a vitimização da mulher, por outro há um aparato policial para auxiliar e investigar os casos em que o sexo feminino é alvo da violência. A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza tem buscado minimizar, ao menos, os casos de agressão à mulher, especialmente os ligados à violência doméstica.
De acordo com a delegada Ivana Coelho Marques Figueiredo, da DDM, os trabalhos vêm apresentando resultados positivos. Prova disso, segundo ela, é a quantidade de atendimentos diários: cerca de 50.
Denúncias
"O número de denúncias é alto. Atendemos de 40 a 50 mulheres por dia para fazer registro de ocorrência. Este número é alto, mas acredito que isso reflita que as mulheres estão sendo mais informadas", diz a delegada.
Ivana reforça a importância da Lei Maria da Penha, de 2006, para o atendimento junto às mulheres. "A Lei Maria da Penha é uma legislação nova, porém, já dá seus frutos. Ela é diferente, ajuda bastante. Traz elementos de combate ao agressor e prevê a proteção à vítima. Por isso, as mulheres estão se sentindo mais seguras. A denúncia pode ser feita tanto na Delegacia da Mulher como em qualquer outra Delegacia de bairro, que o caso vai ser transferido para cá. O atual número alto de atendimentos é reflexo da Lei Maria da Penha, que traz esses instrumentos", disse.
Para a delegada, a própria mulher já está consciente da diferença entre ser vítima de agressão doméstica e ser vítima de violência urbana. "As mulheres estão identificando o que é a violência doméstica, não só a lesão corporal ou homicídio. Também é violência sofrer ameaças, injúrias, falta de respeito, ser chamada por palavrão. Tudo isso configura tipos penais que podem gerar um Processo-Crime por crime de violência doméstica. Além disso, ela tem a capacidade de identificar o agressor, que não é só namorado, marido, mas pode ser um filho, pai, avô, ou qualquer um que convive, que tenha parentesco natural ou por afinidade com ela, desde que seja violência de gênero, pode comparecer à Delegacia", explicou.
Casos de violência doméstica lideram
O sociólogo, professor e pesquisador do Laboratório da Conflitualidade e Violência (Covio), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Geovani Jacó Freitas, explica que, historicamente os homens sempre estiveram mais expostos à violência, ao contrário da mulher, que sempre esteve "protegida" dessa exposição da esfera pública.
Apesar de admitir a crescente participação das mulheres no crime organizado, ele ainda atribui a maior parte dos casos de homicídios com vítimas do sexo feminino no Ceará à violência doméstica. Segundo ele, a mulher era preparada para a vida matrimonial e criação dos filhos. "Essa esfera doméstica, teoricamente protegida pela sociedade, era a esfera da mulher", afirma.
Jacó ressalta que a medida que a mulher estava protegida da violência da rua, ela estava mais exposta à violência doméstica. "Essa situação ainda permanece, no sentido que o Ceará ainda é um dos Estados que apresenta um dos maiores índices dessas ocorrências de violência doméstica", destacou.
O pesquisador ressalta que em 95 % dos casos de homicídios os autores e vítimas são do sexo masculino, mas disse que o crime tem se apropriado de sujeitos que estavam protegidos da violência pública, que são os adolescentes e as mulheres. "Temos mulheres assumindo postos de comando no crime, que eram exclusivamente dos homens. Isso expõem as mulheres à situação de conflitos e de violência".
Levi de Freitas
Repórter

2

A COPA E O REI DO FUTEBOL

O REI SENTE DE PERTO O QUE SERÁ NA COPA.



O REI SENTE DE PERTO O QUE SERÁ NA COPA.
Manifestação contra a Copa faz Pelé abandonar evento antes do previsto Após autografar orelhão, Rei do Futebol deixou o local apressado com receio de que manifestantes gerassem tumulto Pelé autografou um orelhão na manhã desta quinta, em São Paulo Pelé autografou um orelhão na manhã desta quinta, em Na manhã desta quinta-feira, Pelé esteve na avenida Paulista para divulgar um orelhão de uma operadora de telefonia. Mas uma manifestação do movimento sem teto fez com que o Rei do futebol se apressasse e deixasse o local antes do previsto. Com medo de que o protesto gerasse confusão, o ex-jogador deixou o local amparado por muitos seguranças. A apresentação durou somente 15 minutos. No meio da resposta da segunda pergunta dos jornalistas, Pelé ouviu ordem para deixar o local, em frente ao Parque Trianon. Aproximadamente 200 manifestantes interditaram as duas vias da avenida Paulista reivindicando mais moradias. Eles se aproximaram de Pelé ao avistarem ele na calçada, e reclamaram também dos gastos da Copa. Não houve violência.

LADRÃO DE GADO CONTINUA FORAGIDO

O LADRÃO DE GADO DE SANTA DO ACARAÚ CHICO PLÍNIO ESTÁ FORAGIDO DA POLÍCIA

ASSALTO EM PLENO DOMINGO AO POSTO SÃO PEDRO EM SOBRAL



Mais uma vez o posto de combustível São Pedro, localizado na avenida Senador Ermírio de Moraes. O crime aconteceu na madrugada de domingo (11), por volta de 04h15. Informações dão conta de que dois indivíduos armados com um revolver, conduzindo uma motocicleta honda bros de placa não anotada, abordaram os funcionários do referido posto e anunciaram o assalto. Os bandidos fizeram o limpa, levando uma certa quantia em dinheiro não contabilizados, e fugiram em seguida, tomando rumo ignorado. A polícia foi acionada, realizou diligências, mas nenhum suspeito foi preso..Fonte: Portal a desgraça/Informações do Leitor

CIBERNÉTICA - É FÁCIL CÓPIA DE DRONES

Irã revela cópia de drone dos EUA

INFO Online - Notícias - Há uma hora
O Irã apresentou neste domingo uma sonda não tripulada que teria sido copiada de um drone norte-americano capturado em dezembro de 2011. "Nossos engenheiros conseguiram... - por Estadão Conteúdo

NÚCLEO DE MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA DE SOBRAL (BAIRRO SINHÁ SABÓIA)

SEGUNDA-FEIRA, MAIO 12, 2014

O que é mediação de conflitos?

         É uma técnica de administração de conflitos de caráter informal, não adversária, na qual um terceiro, o Mediador, facilita de forma imparcial a comunicação entre mediados, contribuindo para uma reflexão positiva que possibilite criar opções para se chegar a um acordo consensual e mutuamente satisfatório.

         No núcleo, os conflitos podem ser solucionados de forma mais rápida do que na justiça comum, através de mecanismos extrajudiciais. 

Tipos  de conflitos que podem ser mediados no núcleo:

Ameaça
Calúnia
Cobrança de dívida
Conflito de apropriação
Conflito de herança
Conflito de imóvel
Conflito de locação
Conflito de vizinhos
Conflito do consumidor
Conflito escolar
Conflito familiar
Conflito societário
Conflito trabalhista
Constrangimento ilegal
Difamação
Diss. união estável
Injúria
Invasão de domicílio
Pensão alimentícia
Rec. paternidade (DNA)
Poluição sonora
Demais conflitos

Rua Santa Terezinha, nº 72, Cohab I
Próximo a garagem da Gontijo - Fone: (88) 3614.4001

Remédio e ônibus ajudam a pressionar inflação de famílias de baixa renda em abril

A inflação da cesta de produtos e serviços mais consumidos pelas famílias de menor renda teve forte aceleração em abril, de acordo com a FGV (Fundação Getulio Vargas). Seis das oito classes de despesa registraram taxas mais altas. A inflação dos alimentos cedeu, mas de forma tímida. O IPC- C1 (Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1) subiu 1,05% no mês passado, após se situar em 0,85% em março. O índice mede a inflação para famílias com renda de até 2,5 salários mínimos. Leia mais (05/12/2014 - 10h38)

CLONAGEM DE CARTÃO NA INTERNET


Especialistas ensinam como prevenir-se de ataques de golpistas que estão à solta na internet O risco de ter o cartão clonado na internet é maior do que em lojas físicas. Tanto que casos suspeitos atingiram em torno de 3,6% das operações de compras virtuais no ano passado, de acordo com um levantamento da ClearSale, especializada em detectar fraudes. Getty Images Cuidados para se proteger na internet são diferentes das compras presenciais “A fraude exige menos tecnologia, pois não é preciso copiar o cartão físico. Basta obter as informações básicas para cloná-lo”, explica na o coorde... mais »Sobral 24h

DILMA E MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NO CEARÁ DIA 13 DE MAIO DE 2014

A presidente Dilma Roussef desembarca amanhã (13) em Jati, na região do Cariri, onde ao lado do ministro Francisco Teixeira (Integração), acompanha as obras de Transposição das Águas do Rio São Francisco.
O ministro cearense tem sido o centro da polêmica envolvendo a cúpula do PROS, o governador Cid Gomes e a presidenta Dilma. Integrantes do partido comandado por Eurípedes Júnior já consideram como certa a saída de Teixeira da pasta, principalmente após a ameaça de apoio à candidatura do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à presidência da República.
Mas, o excesso de confiança do PROS pode vir por água à baixo: Dilma já teria decidido manter Francisco Teixeira, ficando ao lado do governador Cid Gomes, que já provou estar ao lado da presidenta.
Com a manutenção do cearense na Integração, o PROS pode definir de vez a saída da base aliada, o que reflete diretamente no Ceará, já que o partido é mantido no Estado através de comissão provisória, ou seja, todas as decisões sairão da direção nacional do partido em Brasília. 

Fonte:(Site Ceara News)

FOI MUITA CHUVA NA MADRUGADA DESTA SEGUNDA-FEIRA EM SOBRAL


FOI MUITA CHUVA NA MADRUGADA DESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 12 DE MAIO DE 2014 EM SOBRAL. PASSOU A NOITE SERENANDO. E CHOVEU EM MUITAS CIDADES DO CEARÁ. AGORA MESMO ÀS 07:40h DEU CHUVINHA