Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Materiais de construção crescem 38,9% e elevam vendas do varejo no CE pelo 2º mês consecutivo

De acordo com o IBGE, o comércio varejista ampliado, responsável pela venda de veículos e materiais de construção apresentou crescimento de 9,5% em agosto, o maior resultado já visto para o mês desde o início da série histórica

Legenda: O comércio varejista ampliado corresponde a comercialização de veículos, motos, partes de peças e materiais de construção
Foto: THIAGO GASPAR

A venda dos materiais de construção registrou o segundo mês de crescimento consecutivo no Ceará, segundo aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Os meses de julho e agosto apontaram elevação de 23,6% e 38,9% nas vendas dos materiais, respectivamente. O crescimento do setor contribuiu para a alta de 9,5% nas vendas do comércio varejista ampliado, que atingiu o maior resultado para o mês de agosto desde o início da série histórica. A pesquisa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (8)

O comércio varejista ampliado corresponde a comercialização de veículos, motos, partes de peças e materiais de construção. De acordo com o IBGE, o índice do Estado foi o 4º maior do país no mês, ficando atrás apenas do Piauí (20,2%), Acre (12,6%) e Sergipe (9,6%). Já entre os estados do Nordeste, o Ceará teve o segundo melhor desempenho do mês.

Confira os 10 primeiros no ranking por estado:

1. Piauí: 20,2%
2. Acre: 12,6%
3. Sergipe: 9,6%
4. Ceará: 9,5%
5. Mato Grosso: 9,4%
6. Rondônia: 7,7%
7. Alagoas: 7,6%
8.Bahia: 7,2%
9. Espírito Santo: 6,5%
10: Goiás: 6,2%

Desempenho

A pesquisa revela que o resultado de agosto deste ano, o Ceará, também registrou o quinto maior desempenho da série histórica, contabilizada desde 2004, em relação a todos os meses e anos. Até o momento, o maior resultado foi o analisado em junho deste ano, quando a pesquisa registrou um crescimento de 36,5% nas vendas do comércio varejista ampliado. Logo em seguida estão: junho de 2020 (36,5%), junho de 2012 (14,7%), julho de 2020 (14,6%), março de 2010 (11,1%) e agosto de 2020 ( 9,5%)

Apesar das perspectivas positivas, de janeiro a agosto, o Estado acumula uma variação negativa de 10,4%, e nos últimos 12 meses, uma queda de 5,7%.

Veja os resultados mês a mês:

  • Janeiro: 2,2%
  • Fevereiro: -1,7%
  • Março: -17,1%
  • Abril: -22,8%
  • Maio: 2,7%
  • Junho: 36,5%
  • Julho: 14,6%
  • Agosto: 9,5%

Outros segmentos

De acordo com o IBGE, as vendas do varejo em geral registraram um avanço de 7,9% em agosto sobre o mês anterior. O crescimento de julho já foi de 9,1% sobre junho. O resultado teve maior influência das vendas dos materiais para escritório, informática e comunicação, que apresentaram um crescimento de 31,7%.

Outros segmentos que também contribuíram foram: artigos de uso pessoal e doméstico (18,1%), móveis e eletrodomésticos (10,5%), hipermercados e supermercados (7 9,5%), produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (8%) e tecidos, vestuário e calçado (6,7%). 

Receita Nominal

Com o resultado de agosto, o varejo ampliado apresentou um avanço na receita nominal de 10,2 % sobre julho, que já havia apresentado avanço de 14,2% sobre junho. No ano, os valores ainda acumulam quedas de 6,6% e nos últimos 12 meses um recuo de 2,4%. Já no varejo normal (sem veículos e material de construção), em agosto, a receita nominal registrou um crescimento de 7,9% e no acumulado de janeiro a agosto, perdas de 7%.

Câmara de Fortaleza aprova projeto que regulamenta 'Trenzinhos da Alegria'; veja regras

 

Os atuais permissionários dos trenzinhos da alegria terão 180 dias para se adequar a nova lei, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município

fotografia

POLÍTICA

Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta quarta-feira (17), um projeto de lei do vereador Márcio Martins (Pros) que regulamenta a atividade dos 'Trenzinhos da Alegria' em Fortaleza. A matéria vai ser lida em plenário na próxima semana e depois segue para sanção do prefeito Roberto Cláudio (PDT). O texto passa a valer após publicação no Diário Oficial do Município.

A discussão na Casa sobre o tema se arrasta desde 2016. No ano passado, a circulação dos 'trenzinhos' foi alvo de polêmicas após um acidente envolvendo um veículo recreativo deixar várias pessoas feridas na Av. Engenheiro Santana Júnior, no Cocó. O Ministério Público do Ceará (MPCE) chegou a entrar com uma ação, pedindo a paralisação imediata da atividade por falta de regulamentação. Em seguida, a Câmara chegou a realizar audiências públicas para ouvir demandas da categoria.

Além disso, três 'super-heróis' que atuavam na animação de trenzinhos foram presos com armas de fogo e coletes da Polícia Militar em maio de 2019. Agora, deve ser exigido certidões criminais negativas dos animadores que trabalham nos transportes.

Os trenzinhos passarão a ser classificados como um meio de transporte recreativo de passageiro (TRP) e terão a atividade autorizada por um órgão a ser designado pela Prefeitura de Fortaleza. Para receber o termo de permissão, será necessário atender às normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre outras regras.

Os atuais permissionários dos trenzinhos da alegria terão 180 dias para se adequar à nova lei, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município.

Para o autor da matéria, a medida trará mais segurança para os profissionais e usuários dos trenzinhos.

"É uma atividade prioritariamente para o lazer da criança. E essa regulamentação vem para proteger os profissionais e os usuários, principalmente as crianças", destacou Márcio Martins.

Confira as principais regras

 - Proibido o transporte de menores de 12 anos de idade desacompanhados dos pais ou responsável

- Os trenzinhos deverão ter câmeras de monitoramento na parte interna e externa dos veículos

- A autorização terá vigência de dois anos, podendo ser renovada.

- Fica proibido música obscenas e poluição sonora

- O termo de autorização deverá ficar em uma parte visível do veículo

- A tabela de preços para o transporte de passageiros deverá ficar em local visível nas estações de bilheteria do trenzinho

- Fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas dentro do trenzinho

- O limite de velocidade máximo para o transporte deve ser a metade do mínimo da via

- Fica proibido animadores descerem ou subirem dos veículos em movimento

- O Poder Executivo irá informar o órgão responsável pela fiscalização dos equipamentos, bem como os que irão expedir o termo de permissão e autorização para o exercício da atividade.

- Um decreto municipal estabelecerá a área de embarque e desembarque de cada Trenzinho e outros pontos da regulamentação

Punições

Em caso de desobediência da lei, o infrator poderá sofrer sanções, como: receber um advertência; ter a autorização suspensa para exercer a atividade entre 30 e 90 dias; cassação do termo de autorização por dois anos; ficar proibido de retirar uma nova autorização pelo período de 6 meses; ou receber uma multa.


CORONAVÍRUS EM NÚMEROS OFICIAIS

 


ELEIÇÕES 2020 - FORTALEZA

Ceará tem 60 pedidos de impugnação de candidaturas.

MPE entra com pedido de impugnação de 17 candidaturas em Boa Viagem e Madalena

Devido a erros em processos de desincompatibilização e contas irregulares, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação de quatro candidaturas de Boa Viagem e 13 em Madalena. Os candidatos devem esperar determinação judicial sobre os casos. Caso as propostas do MPE sejam aceitas pela Justiça Eleitoral, as candidaturas serão invalidadas.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Disque Eleitor amplia equipe de atendentes para eleições 2020

O Disque Eleitor 148 vai ampliar o número de atendentes a partir do dia 19 de outubro para atender a demanda dos eleitores nas semanas que antecedem as eleições, com 68 novos funcionários. O serviço funciona das 7h às 19h. “(Ressaltamos) a importância de que o eleitor busque com antecedência”, aponta a coordenadora de Atendimento ao Eleitor, Lorena Belo.

A Justiça Eleitoral vai intensificar, nos próximos dias, o julgamento dos pedidos de registro de candidatura de prefeitos, vices e vereadores no Ceará. Até o momento, dos mais de 16 mil candidatos, 265 - menos de 2% - foram julgados e considerados aptos pelos juízes das zonas eleitorais. Até agora, 38 desistiram ou tiveram o registro indeferido, podendo ainda recorrer, evidentemente. Um levantamento preliminar obtido por esta coluna mostra que há, tramitando na Justiça Eleitoral, mais de 60 pedidos de impugnações de candidatos, seja pelo Ministério Público ou por candidaturas adversárias, até o momento, e tudo isso vai passar pela análise do Judiciário. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará deverá começar também a receber os recursos das decisões proferidas por juízes das zonas eleitorais. As decisões do Judiciário, algumas delas provisórias, acabam agitando os bastidores, pois são usadas por adversários como armas políticas. As decisões da Justiça Eleitoral precisam ser céleres pela própria natureza do processo eleitoral. Nem sempre ocorre assim.

O diagnóstico positivo de Covid-19 divulgado ontem pelo governador Camilo Santana (PT) o distancia ainda mais da campanha eleitoral deste ano e, de alguma forma, desanima aliados no interior que pressionam o Palácio da Abolição por aparições dele nas cidades. Antes do diagnóstico, porém, informa o Palácio da Abolição, a disposição de Camilo já era de evitar aglomerações e ficar mais distante dos atos de rua desta campanha. Agora, infectado, Camilo cancelou até mesmo os compromissos da agenda do Governo e está despachando de sua residência. Essa "segunda onda" de contaminações entre líderes políticos cearenses chega em um momento de campanha eleitoral e vai exigir mais cuidados.

Uma outra repercussão do afastamento temporário do governador dos atos de Governo acaba sendo também um segundo baque nesta semana para a campanha governista de Sarto Nogueira (PDT). O candidato do PDT, igualmente infectado, está em isolamento e os aliados é que estão tocando os atos de rua. Desde o início da campanha, Camilo tem cumprido uma agenda de inaugurações intensa na Capital, ao lado do prefeito Roberto Cláudio. São eventos administrativos, mas com forte apelo político pelo destaque dado por ambos para a parceria administrativa e política em Fortaleza.

Os candidatos à Prefeitura estão se revezando em visitas à Câmara Municipal. São sinalizações de apreço ao legislativo. Já estiveram lá Sarto (PDT), Heitor Freire (PSL) e, ontem, foi a vez de Capitão Wagner (Pros). Em uma campanha curta e em situação atípica, contar com apoio dos parlamentares será fundamental para as campanhas ao Legislativo. Lá, Wagner deu uma declaração forte: disse que não fará ataques a adversários. Aliás, os confrontos têm sido assim. Vamos ver quando o clima esquentar na reta final. A conferir.

A Justiça Eleitoral permitiu que o candidato à Prefeitura de Maracanaú, Júlio César Filho (Cidadania), use o nome "Julinho Líder do Camilo" nas urnas. O Ministério Público Eleitoral havia questionado o uso por remeter a cargo público e por colar a imagem do governador Camilo Santana (PT), que tem correligionário concorrendo à Prefeitura da cidade.

INÁCIO AGUIAR