Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Câmara Municipal de Sobral realizará Sessão Especial em homenagem ao dia internacional da mulher





A Câmara de Sobral entregará várias comendas, totalizando 14 (quatorze), sendo: 06 (seis) Títulos de Cidadania Sobralense, 01 (um) Título de Educador Notável Maria Regina da Justa Feijão, 04 (quatro) Amigo da Saúde e 03 (três) Mulher Admirável.

Os agraciados estão no convite em anexo. 


O local do evento será no Plenário 05 de Julho da Câmara Municipal de Sobral, com início as 18h00, traje esporte fino. 

TCM



Câmara Municipal de Sobral comemorou hoje os aniversariantes dos vereadores e servidores do mês de fevereiro.



Em evento festivo hoje (28/02) no salão do 2º piso do Anexo Gerardo Cristino de Menezes, a Câmara de Sobral comemorou os aniversários de seus vereadores e servidores do mês de fevereiro. 

Dentre os aniversariantes, estão os vereadores Francisco Rogério Bezerra Arruda e Romário Araújo de Sousa.
Servidores:
Luis Cláudio Coutinho Rodrigues, 
Francisco Roney Ribeiro Lopes, 
Sandra Aragão Alves, 
Paulo do Nascimento Sousa, 
Francisca Valdecélia Carneiro, 
João Batista Marques de Vasconcelos, 
Marinalda Costa Ferreira Lira, 
Sabrine Kerolyne Mesquita Siqueira, 
Francisco Sabino Lima Melo e 
Larley Prado Passos.


Na abertura do evento comemorativo, o presidente Carlos Evanilson Oliveira de Vasconcelos (Carlos do Calisto) se pronunciou, oportunamente parabenizando aos aniversariantes do mês, ao tempo em que agradeceu a todos pelos serviços prestados a esta Casa, vereadores, servidores e assessores. Na ocasião enalteceu a iniciativa do ex-presidente da Casa Paulo César Lopes Vasconcelos em reunir servidores e vereadores para celebrar esse momento, recorrente a cada mês de confraternização em sua gestão, revelando sentir-se muito feliz em dar continuidade. Em seguida falou a vereadora Francisca Ribeiro de Azevedo Aguiar (Fransquinha do Povo), que parabenizou os aniversariantes e ressaltou a importância dos vereadores e servidores comemorarem juntos.

Para finalizar o presidente Carlos do Calisto agradeceu a presença de todos e convidou para a comemoração do Dia internacional da Mulher, dia 08 de março às 18h00, no Plenário 05 de Julho da Câmara Municipal de Sobral.

SN AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ASSALTO PRÓXIMO AO ASSAÍ ATACADISTA
Aconteceu na noite de ontem (27), por volta das 20:00h, nas proximidades do Assaí Atacadista, no bairro Distrito Industrial. Um homem transitava em sua moto Quando foi abordado por dois homens a pé e armados de revólver. Os ladrões anunciaram o assalto, subtraindo o celular e a carteira da vítima. Os assaltantes fugiram em direção a um matagal.

ESTUDANTE É VÍTIMA DE ASSALTO NO CENTRO DE SOBRAL

Aconteceu em plena luz do dia no centro de Sobral! Por volta das 09:20h da manhã de quarta-feira (27), uma estudante foi abordada por dois indivíduos armados de revólver nas proximidades da UFC. A dupla anunciou o assalto, roubando o celular e a bolsa da jovem. Logo após o crime, os assaltantes conseguiram fugir, tomando rumo incerto.

JUIZ NEGA PEDIDO PARA CANCELAR "BODEGA DO J", EM MERUOCA/CE


Trata-se de Ação popular movida pelo Servidor Público e acadêmico de Direito, Joel Santiago Ferreira, em desfavor da realização do Bloco Bodega do J na cidade de Meruoca .
O Autor do processo apontou inúmeros transtornos causados pelo Bloco ao restringir o trânsito de veículos e de ambulâncias bem como o direito de ir e vir dos transeuntes.

O Juiz de Direito da comarca de Meruoca, ao analisar o processo reconheceu o direito do autor em pleitear ação e que a justiça é para todos, enfatizando entre outros, que o carnaval enquanto festa popular, é uma das grandes manifestações culturais da Nação Brasileira, que ocorre uma vez por ano e causa enorme expectativa na população. Já no tocante as alegações de impedimento à liberdade de locomoção nas vias, o juiz levou em consideração que o carnaval é uma festa de rua e ao ar livre e que cabe aos órgãos de fiscalização adotar providências necessárias para minimizar o transtorno que possa causar . 

O Juiz ao negar a Liminar, alegou principalmente que o autor deixou os representantes da Bodega do J em desvantagem, pois os mesmos não teriam tempo hábil para pleitearem o direito ao contraditório e a ampla defesa, caso a liminar fosse favorável, e seriam prejudicados, pois não teriam tempo para recorrer da decisão .

O Blog 24 horas entrou em contato com o autor da ação que ainda não resolveu se irá recorrer da decisão mas sobretudo mostrou-se surpreso com a decisão do Juiz e preocupado com os transtornos que a essa BODEGA poderá ocasionar.

Calçadas inacessíveis e preenchidas por ambulantes ainda dificultam locomoção e geram riscos principalmente na época do inverno

Debate sobre irregularidades em áreas de passeio é antigo e sintomático do processo de ocupação urbana de Sobral. A questão afeta, principalmente, pessoas com deficiência, com filhos pequenos, idosos e grávidas

Transitar pelas calçadas de Sobral muitas vezes não é uma tarefa fácil, principalmente pela os ambulantes e a falta de padronização. Fatores como desnivelamento, obstruções e a falta de pisos táteis e antiderrapantes causam riscos que atingem toda a população. Contudo, pessoas com deficiência, idosos, mulheres grávidas e pessoas com filhos pequenos acabam sendo os mais prejudicados.

Devido à quantidade de obstáculos, a docente muitas vezes desiste de ir pela calçada e prefere andar na rua resultando muitas vezes em acidentes. Mas, em alguns casos, como avenidas movimentadas, essa opção não é possível. "Tenho normalmente que pedir ajuda de alguém que passa para me atravessar, mas pegar qualquer desconhecido por aí é um pouco complicado. Já aconteceram alguns episódios de pessoas que ficaram me seguindo, perguntando aonde eu ia", relata.

Problema assim pode motivar o Ministério Público a criar, em uma página nas redes sociais como Facebook e outros com o tema "Calçada para todos", com objetivo de receber denúncias da população sobre calçadas e vias públicas inacessíveis na cidade.

A manutenção das calçadas, consideradas áreas de passeio, é de responsabilidade dos proprietários, segundo o Código de Obras e Posturas do Município.
Casos irregulares, o dono do imóvel é notificado. "Após o prazo legal (de 30 dias que podem ser prorrogados por mais 60), caso a situação não esteja solucionada, poderá ser aplicada multa de R$ 86,57 a R$ 4.328,50, dependendo da gravidade e da reincidência", afirma.

"As calçadas, como não têm uma padronização, costumam ter muitos azulejos e eles escorregam muito. Isso é bem perigoso por ter risco de cair, ter uma fratura", relata Nairla, também mencionando a falta de rampas, os desníveis e obstáculos como entulhos.

Hà necessidade da acessibilidade", pois rampas e pisos adequados, como o tátil para pessoas com deficiência visual, "ajudariam bastante".

Precisaria de um acordo com o Caderno de Boas Práticas para as Calçadas de , previsto no Plano de Caminhabilidade da Cidade, e disponível no site da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), é possível conhecer especificações técnicas e sugestões sobre como construir calçadas acessíveis, além das áreas de passeio em geral.

SN E OS DESTAQUES DA SEMANA

‘Doença do beijo’ pode ser confundida com gripe, febre ou problemas respiratórios.
No período de Carnaval, a incidência da patologia é maior em pessoas que mantêm contato íntimo. Ela pode trazer consequências graves à saúde

Doença do beijo amplia contaminação durante o Carnaval
A mononucleose, também conhecida popularmente como “doença do beijo”, é uma patologia infecciosa que pode ser transmitida por secreções orais, relações sexuais ou transfusões de sangue. Não existe um período de incidência definido, o que faz com que algumas pessoas a confundam com gripe, febre, dor de garganta ou problemas respiratórios, principalmente em períodos chuvosos. Durante os festejos de Carnaval, porém, a frequência com a qual os contatos íntimos são mantidos aumentam a possibilidade de contágio.

De acordo com o infectologista Robério Leite, ela pode ser muito grave em pessoas com deficiência na imunidade, como as que fizeram algum tipo de transplantes de órgãos. O especialista afirma que o vírus da mononucleose pertence à família dos herpesvírus, entretanto não quer dizer o mesmo que herpes labial, uma infecção nos lábios e dentro da boca. 

Em países desenvolvidos, a “doença do beijo”, explica o médico, tem uma maior incidência em adolescentes. No Brasil, acontece mais nos quatro primeiros anos de vida de uma criança, geralmente na fase da pré-escola, quando ela fica muito tempo exposta ao contato com pessoas da mesma idade, compartilhando copos e colocando brinquedos na boca, por exemplo. 

Transmissão

Robério Leite atesta que tanto a incubação quanto a transmissão da patologia são variáveis. Os sintomas também são diversos, podendo durar em torno de uma semana ou mais. “O mais comum é febre moderada, mas pode ser elevada. Além disso, a pessoa pode ter dores na garganta e aparecer placas de pus, gânglios no corpo, principalmente no pescoço; erupções e manchas na pele. Pode haver, ainda, aumento no baço e inflamação no fígado, que só pode ser constatado por um especialista”, completa o infectologista. 

Ele atesta que não há antiviral para a doença, mas podem ser usados antitérmicos para controlar a febre. O paciente deve se manter sempre hidratado. Dependendo do caso, os médicos podem indicar o uso de corticóide, quando, por exemplo, há aumento nos gânglios, que pode que atrapalhar a respiração. 

Quando sentir os sintomas, é indicado que a pessoa procure um médico, que vai fazer o diagnóstico por meio de exames de sangue. Não há um tratamento específico para a doença, mas é recomendável que a pessoa infectada pelo vírus tenha repouso intenso e que faça ingestão de líquidos constantemente. Como medida de prevenção, é sugerido manter a higiene bucal e evitar o compartilhamento de objetos que se aproximem da boca, como pratos, copos e talheres.  

POLÍTICA
Câmara impõe condições para votar pacote de Moro

TRE-CE mantém cassação de prefeita e vice-prefeito de Cascavel

OAS delata propina de R$ 125 milhões a 21 políticos

NEGÓCIOS
Contas públicas ficam positivas em R$ 46,8 bilhões em janeiro

PIB de 2018 sobe 1,1% ante ano anterior e soma R$ 6,8 trilhões, revela IBGE

'Tudo é negociável' na reforma previdenciária dos militares, afirma Mourão

Força Nacional: últimos agentes no Ceará deixam o Estado nesta sexta-feira (1º)

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, afirmou na manhã desta quinta-feira (28) que os agentes da Força Nacional que ainda estão no Ceará deixarão de operar nas ruas nesta tarde. Segundo ele, os cerca de 200 agentes remanescentes estão se organizando para sair do Estado já nesta sexta-feira (1º) e serão deslocados “para outros fins”.

As tropas chegaram ao Ceará para reforçar o combate às ações criminosas no estado Os primeiros homens da Força Nacional chegaram na noite do dia 4 de janeiro de 2019 em uma sexta-feira, em Fortaleza. Parte da equipe desembarcou em uma avião da Força Aérea Brasileira. Outro grupo chegou a capital cearense em viaturas. Os agentes da Força Nacional alojaram no Centro de Formação Olímpica (CFO), no bairro Castelão.