Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de maio de 2019

DIA 03 DE DE MAIO DE 2019 DIA MUNDIAL DA IMPREENSA LIVRE

Hoje é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre a importância da imprensa livre, pluralista e independente, como componente essencial para uma sociedade democrática.

Apenas uma imprensa livre é capaz de nos ajudar a ter conhecimento de cenas como esta da foto, do menino que sobreviveu a um ataque aéreo na cidade síria de Aleppo, gerando comoção mundial.
No Brasil, assolado pela corrupção, contamos mais do que nunca com o papel de uma imprensa independente, para apuração e divulgação de fatos para que tenhamos condição de mudar a nossa realidade.

Situação atual dos maiores açudes da região Norte: Araras: 59,78%; Taquara: 61,08%; Jaibaras: 82,64%. Falta 28 dias para o ¨fim¨ do inverno.Nos últimos meses as previsões se confirmaram. Em fevereiro, choveu 45,5% acima da média no Ceará. Em março, os número também foram positivos. A média história foi ultrapassada em 15,5%. Em abril, as chuvas foram 5,1% acima do esperado para o período.


Em três meses de quadra chuvosa, nível do Açude Araras sobe 157%

Reservatório é que mais recebeu aporte neste ano no Estado. Depois dele está o Castanhão, mas com aporte significativamente inferior, de aproximadamente 150 milhões de m³ neste ano.

Após três meses de quadra chuvosa, o açude Araras foi o que mais recebeu aporte neste ano. O reservatório aumentou o volume de água acumulada em 157%. Em número absolutos, foi um reabastecimento de 353 milhões de m³ desde 31 de janeiro deste ano. Depois dele está o Castanhão, mas com aporte significativamente inferior, de aproximadamente 150 milhões de m³ neste ano.

O Araras foi levantado sobre o Rio Acaraú e está cercado pelos municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria. Com 513 milhões de m³ de capacidade total, é o quarto maior açude do Ceará. Ficando atrás apenas do Castanhã, do Orós e de Banabuiú.

Atualmente, 59,78% da capacidade está armazenando água. O nível atual do reservatório é um dos mais altos registrados na década. Desde setembro de 2018, o açude caiu para um volume inferior ao atual e não conseguiu recuperar o aporte.

A 29 dias do fim de maio, o Araras deve receber ainda mais águas. Historicamente, os meses de fevereiro a maio são aqueles com maior quantidade de precipitações no Ceará, por isso a denominação quadra chuvosa.

Para o período neste ano, os meteorologistas indicaram possibilidade de chuvas em torno da média histórica. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o prognóstico elaborado em janeiro indicava a redução das precipitações ao longo dos meses de quadra chuvosa. Além disso, a previsão era de chuvas acima do normal no Norte do estado e abaixo do normal no sul.

PRF maio amarelo/2019 em Sobral

Na data de hoje, dia 3 de maio de 2019, foi realizado evento na Unidade PRF de Sobral/CE de abertura oficial do "Maio amarelo 2019". 
Durante este mês estará sendo realizado o movimento que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
A iniciativa é apoiado pela Polícia Rodoviária Federal, empenhada em propagar proposituras que o trânsito necessita, sensibilizando a sociedade para uma mudança de atitude dos condutores, passageiros e pedestres, através do fortalecimento de ações efetivas de fiscalização e de atividades educativas organizadas pelo Grupo de Educação para o Trânsito/PRF, através de palestras no ônibus do Cinema Rodoviário e com atividades pedagógicas do projeto FETRAN – Festival Estudantil Temático de Trânsito.
A referida ação contou com a participação de órgãos parceiros, a saber: DETRAN/CE, CMT e SEST SENAT.


MEC prevê destinar recursos das universidades para ensinos infantil, fundamental e médio; medida é criticada ===> https://glo.bo/2GSmVIX #G1

CAMARA MUNICIPAL DE SOBRAL, através da Comissão Permanente de Finanças, Justiça e Redação, na forma do art. 50-A da Lei Orgânica do Município, convida toda população em geral e autoridades para uma Audiência Pública a realizar-se na Sala das Comissões Permanentes, no dia 24 de maio do corrente ano, às 09hOO,no tocante ao Projeto de Lei N" 2371/2019, sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2020, de autoria do Poder Executivo Municipal.

JOSÉ INÁCIO FALECE DIA 03 DE DE MAIO DE 2019

Nome Completo
JOSE INACIO GOMES PARENTE
 Jose Inacio Gomes Parente
Internado em um hospital de Fortaleza e que na noite de quinta-feira (2/05/2019), seu irmão, o também ex-vereador Marco Prado pedia aos amigos que orassem pela saúde de Zé Inácio, mas que infelizmente o mesmo não resistiu e partiu para a outra vida.
Zé Inácio foi vereador e depois assessor do irmão Marcos Prado.
Resultado de imagem para JOSÉ INÁCIO PRADO VEREADOR EM SOBRAL
Data Nascimento
19/08/1975
Sexo
MASCULINO
Estado civil
CASADO(A)
Ocupação
BANCÁRIO E ECONOMIÁRIO
Grau de Instrução
SUPERIOR INCOMPLETO

CÂMARA DE SOBRAL AUDIÊNCIA PÚBLICA - REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Prefeitura Municipal de Sobral abre seleção para 23 médicos



O prefeito Ivo Gomes, de Sobral (Zona Norte), ocupou suas redes sociais para informar que a cidade sofreu baque com o corte do programa Mais Médicos por parte do governo federal. Mesmo assim, ele diz que não ficou no lamento e que já lançou edital para seleção de 23 novos médicos. A Escola de Saúde Pública de Sobral concentra as informações sobre o edital, com inscrições abertas até o próximo dia 10. O salário oferecido é de R$ 12.792,00. 

Fonte: Blog Eliomar de Lima / O Povo

Estudante universitária que cometeu suicídio em Santana do Acaraú deixa carta de despedida

Na carta, ela lamenta ter que partir e pede para a irmã cuidar dos pais como ela gostaria de fazer. A seguir, carta deixada pela estudante Ligía Ibiapina no Whatsapp:

Prefeito Municipal de Sobral, cria a Secretaria de Serviços Públicos assumindo a pasta o vereador Paulo Vasconcelos.


Na Câmara, assume o seu lugar Aleandro Linhares procurador do Município. 

A informação foi confirmada ontem dia 02/05/2019, pela Prefeitura. 

Os dois suplentes cotados para a missão, Gilmar Bastos e Gaudêncio, tiveram uma queda de braços e foram excluídos por Ivo. 

Fonte: CN7


Gripe: Dia D intensifica vacinação neste sábado em todo o País



Campanha é voltada para gestantes, crianças de 1 ano a menos de 6 anos, idosos e pessoas com doenças crônicas, dentre outros


A campanha nacional de vacinação contra gripe realiza o Dia D de Mobilização neste sábado, 4. A ação prevê o funcionamento dos postos do País das 8 às 17 horas. A aplicação é exclusiva para o público-alvo.

POSTOS DE SAÚDE ABREM SÁBADO (04) PARA VACINAR CONTRA GRIPE

Este sábado, 4 de maio, é o dia D de vacinação contra a gripe. Todos os postos de saúde dos 184 municípios cearenses estarão abertos para vacinar os grupos prioritários. Serão 13.830 profissionais da saúde atendendo em 2.835 postos de vacinação. Um deles será o Centro de Saúde Meireles, unidade do Governo do Ceará, em Fortaleza, que funcionará das 8h às 17h.
Os grupos prioritários são crianças com idade entre 6 meses e menor que 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.
Também fazem parte dos grupos prioritários os profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas). Este grupo foi inserido pelo Ministério da Saúde na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no último dia 22.
“Esses grupos são prioritários porque realmente têm possibilidade de, ao gripar, evoluírem para a forma mais grave. Ao se vacinarem, além de se protegerem, também reduzem a possibilidade de o vírus da gripe se disseminar na população, protegendo as pessoas que não estão vacinadas”, ressalta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniele Queiroz.
O público prioritário são crianças com mais de 1 ano e menos de 6 anos, gestantes e mulheres puérperas (que tiveram filho nos últimos 45 dias). A vacina também é destinada a idosos (a partir de 60 anos), profissionais de saúde e do sistema prisional, professores, pessoas com doenças crônicas, indígenas, adolescentes que cumprem medidas socieducativas e presidiários.
Campanha de vacinação contra a gripe é destinada a idosos, gestantes e crianças de 1 anos a menos de 6 anos, dentre outros Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Segundo o Ministério da Saúde, até 30 de abril, 12,2 milhões de pessoas foram vacinadas neste ano. A campanha segue até 31 de maio. A meta é vacinar 58,6 milhões, atingindo 90% de cada um dos públicos-alvo. Em 2018, os grupos das gestantes e das crianças ficaram abaixo da meta, com 80,8% e 77,8% de cobertura, respectivamente. 

Para receber a vacina, é necessário que a pessoa apresenta um documento de identificação e, preferencialmente, a carteira de vacinação e o cartão SUS. No caso de profissionais das áreas prioritárias, também é preciso levar um holerite ou crachá de identificação. Já pessoas com doenças crônicas devem portar uma receita ou prescrição médica feita nos últimos seis meses.

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas da composição, trazendo proteção contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul no último ano. São eles: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2) e B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). 

Até 23 de março, foram registrados 255 casos de influenza em todo o País, com 55 óbitos. Até a data, o subtipo predominante é o H1N1, com 162 casos e 41 óbitos (dos quais 33 ocorreram no Amazonas).

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 13,2 milhões de pessoas apenas no Estado de São Paulo. Até 26 de abril, apenas 1,8 milhões foram vacinadas no Estado. Na capital paulista, o Dia D também terá um posto de vacinação itinerante na estação Santa Cruz da Linha 5-Lilás do Metrô, com funcionamento entre as 10 e as 16 horas.
Perguntas e respostas
Quais são as diferenças entre os vírus que causam gripe?

De acordo com o Ministério da Saúde, existem três tipos de vírus influenza que circulam no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas e não tem impacto na saúde pública, não estando relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias (A/H1N1 e A/H3N2).
O que muda de ano para ano?

Um vírus pode sofrer mutação e trazer infecções mais sérias porque não encontra uma população protegida por exposições anteriores.
A vacinação cobre todos os vírus? Como o imunizante é feito?

A vacina contra gripe ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra todos os tipos. O mesmo ocorre na rede particular. A definição da composição do imunizante muda a cada ano, considerando as cepas que mais circularam no Hemisfério Sul, no ano anterior. Para 2019, a Organização Mundial da Saúde definiu a composição da vacina com duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma linhagem de influenza B.
A vacina está disponível na rede privada?

Sim. Segundo reportagem do Estado, a dose custa de R$ 80 a R$ 130.
Há outras formas de se prevenir, além da vacina?

Sim. É recomendável evitar aglomerações e lugares fechados. Além disso, recomenda-se lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool em gel para higienização, manter os ambientes arejados e evitar o contato com pessoas gripadas e resfriadas.