Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

abono salarial PIS do calendário Já começou a ser pago para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal.

A Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, estima que mais de R$ 2,8 bilhões sejam pagos a aproximadamente 3,4 milhões de trabalhadores.
Segundo o calendário, os nascidos entre janeiro e junho receberão o PIS no 1º trimestre. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho, prazo final para o recebimento.

Quem tem direito ao abono salarial?

Quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2017. Também é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2017.

Mais informações

Os trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa Econômica Federal, e os servidores públicos, no Banco do Brasil. É preciso apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep.
No caso do PIS, para quem é correntista da Caixa, o pagamento é feito 2 dias antes do restante dos outros trabalhadores. No caso do Pasep, o crédito em conta para correntistas do Banco do Brasil vai ser efetuado a partir do 3º dia útil anterior ao início de cada período de pagamento.

Neste domingo (23), Diário Oficial do Estado publicou nomes de mais 62 PMs que respondem a processo administrativo Militar do Estado do Ceará prendeu 37 policiais militares considerados desertores neste domingo, 23. Os agentes foram presos por não se apresentarem para trabalhar na segurança em festas de Carnaval no Interior do Ceará. Com isso são 41 PMs presos desde o início do motim.

Já são 230 policiais militares das fileiras do Estado afastados por participação no motim iniciado na última terça-feira (18). Em edição do Diário Oficial do Estado (DOE) publicada neste domingo (23), outros 62 nomes se juntam aos 168 que já haviam sido afastados na sexta-feira (21)
Conforme o DOE,  instaração de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD) foram contra 61 agentes por "deserção especial", e um por "estimular a paralisação nas redes sociais". Neste domingo, o Estado divulgou as prisões de mais de 30 PMs por deserção.
Segundo o Diário Oficial, os PMs respondem por participação em "condutas transgressivas" e "incapacidade de participação nos quadros da Polícia Militar". 
Os afastamentos são preventivos com duração de 120 dias. Contudo, os policiais já estão foram da folha de pagamento a partir deste mês de fevereiro. 
Os profissionais afastados devem entregar a identificação funcional, distintivo, armas, algemas e qualquer outro elemento que os caracterizem. Eles também terão descontos nos salários já aplicados. Conforme o DOE, há outros procedimentos ainda em andamento, abertos pela Polícia Militar em forma de Inquéritos Policiais Militares (IPMs), remetidos à CGD.
O motim de parte dos PMs ocorre desde o final da tarde da última terça (18). No dia seguinte, o senador licenciado e ex-governador Cid Gomes chegou a ser atingindo por 2 tiros de armas de fogo em grande tumulto em Sobral. Em meio a policiais amotinados, há a presença de 2,5 mil soldados do Exército Brasileiro no Ceará reforçando a segurança nas ruas do Estado, além de 150 agentes da Força Nacional que estão na região para conter a crise na segurança pública.

Essas medidas estão dentro da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) decretada pelo presidente Jair Bolsonaro na última quinta (20).

Agentes fazem parte da lista de desertores divulgada em boletim do Comando Geral. Ao todo, 41 policiais militares foram presos desde o início da paralisação

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os 37 agentes fazem parte da lista de deserções que inclui 61 policiais militares que tiveram nomes publicados em Boletim do Comando Geral, em razão de deserção especial, ou seja, quando o militar deixa de apresentar-se na força em que serve. A deserção especial prevê pena de detenção de até três meses. As prisões acontecem desde as 16 horas deste domingo.

Outros quatro PMs já haviam sido presos na semana passada. Três deles foram autuados pelo crime de motim, na última terça-feira, 18, após serem flagrados secando os pneus de uma viatura da PMCE. Um quarto PM foi autuado em flagrante no Crato, na madrugada da quinta, 20, pelo crime de incêndio.

Foi apurado pela a imprensa que alguns policiais de Juazeiro do Norte se apresentaram para trabalhar depois de uma ordem do Comandante Geral da PM neste domingo, 23. Segundo um soldado que estava amotinado e não quis ser identificado, ele e os colegas PMs retornaram com medo de serem expulsos e estão dando serviço nas ruas a pé, porque as viaturas continuam estacionadas.

Nesse sábado, 22, a Polícia Militar do Estado do Ceará classificou 77 policiais militares como "desertores". Entretanto, na checagem final do Comando, 16 se apresentaram para trabalhar no Carnaval e a lista ficou em 61 agentes. Os PMs não se apresentaram à Operação Carnaval de 2020, tampouco apresentaram qualquer justificativa para o não comparecimento. Os policiais estavam escalados para reforçar a segurança de, pelo menos, 19 pontos no interior .

Além destes, de acordo com a Controladoria Geral de Disciplina (CGD), há determinação do afastamento de 168 policiais militares do Ceará. Conforme Diário Oficial do Estado (DOE) dessa sexta-feira, 21, a CGD instaurou Conselho Disciplinar contra 160 policiais identificados como suspeitos de integrar grupos que promovem motim na PMCE. Do total, oito policiais já haviam sido afastados, com publicação no Diário Oficial do Estado da quinta-feira, 20.

"PARTIDO ALIANÇA ESTÁ FORA DO PÁREO ESTE ANO" TSE TEJEITOU 11 MIL ADESOES," Até agora, o número de assinaturas válidas é de 3,1 mil. São necessárias 492 mil. TSE rejeitou 11 mil adesões a sigla de Bolsonaro. Apenas 3 mil passaram... Até agora, o número de assinaturas válidas é de 3,1 mil. São necessárias 492 mil. Dificilmente o partido estará apto a concorrer este ano. Acontar pelo número de assinaturas já validadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o momento, o partido Aliança pelo Brasil – sigla que Jair Bolsonaro está criando – dificilmente estará apto a disputar as eleições municipais de outubro deste ano. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, somente 3.101 rubricas foram consideradas aptas. A quantidade de apoios válidos é muito menor do que o número de assinaturas rejeitadas.

Bancos ficam fechados no Carnaval e reabrem na quarta-feira de Cinzas 21 de fevereiro de 202005



  1. Agências bancárias de todo o País ficarão fechadas na segunda e na terça-feira, por conta do Carnaval. Contas de consumo, como as de água e luz; e boletos diversos com vencimento durante o Carnaval poderão ser pagos normalmente na quarta de Cinzas, sem a cobrança de juros ou multa. Nesse dia, porém, as agências abrirão apenas ao meio-dia, no horário local, e fecharão no horário normal. O cliente que quiser evitar filas pode agendar o pagamento de contas ou utilizar o autoatendimento, no caso dos boletos com código de barras. Os caixas eletrônicos e os serviços bancários pela internet funcionarão normalmente no feriadão.

Fim da taxa de religação de água e energia é aprovada Projeto aprovado em Comissão do Senado, vai pra Câmara se não houver pedido p/ análise no plenário. Pelo texto, empresas são proibidas de cobrar taxas pra religar serviços, e de fazer cortes em véspera de feriado e de fim de semana. O autor, Sen. Weverton, diz que houve pressão para barrar proposta. ÚLTIMOS DE ARGUMENTO DESTAQUES

Senador Cid Gomes deixa hospital após cinco dias internado Nota da assessoria afirma que não será realizada cirurgia para retirada das balas alojadas ao lado da costela e no pulmão esquerdo do ex-governador


  • Cid acenou ao chegar a Fortaleza, após transferência de Sobral.

O senador licenciado Cid Gomes Senador Cid Gomes deixa hospital após cinco dias internado

Cid Gomes está licenciado do mandato
Nota da assessoria afirma que não será realizada cirurgia para retirada das balas alojadas ao lado da costela e no pulmão esquerdo do ex-governador ex-governador estava internado desde a quarta-feira (19) quando foi baleado durante protesto em Sobral, onde policiais estava amotinados. Segundo a assessoria de imprensa de Cid, ele ficará em sua residência em Fortaleza, onde continuará em reabilitação, realizando fisioterapia respiratória e uso de antibióticos para restabelecimento da função pulmonar.

No sábado, exame de raio-x confirmou que há dois projéteis alojados, um ao lado da costela e outro no pulmão esquerdo, assim como um fragmentos de projétil. Não será feito procedimento para a retirada das balas, afirma nota da assessoria.

Logo após ser atingido, Cid foi levado para o Hospital do Coração de Sobral. Na quinta-feira (20), ele deixou a unidade para ser transferido para Fortaleza em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). A transferência foi um pedido da família.

O senador foi baleado ao tentar furar o bloqueio formado por policiais militares que estavam no 3º Batalhão da Polícia Militar do município. Cid pilotava uma retroescavadeira e foi atingido pelos disparos quando avançou sobre os PMs chegando a derrubar o portão de entrada do quartel. 

Investigação

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as investigações a respeito do crime cometido contra Cid Gomes estão sob investigação do Núcleo de Homicídios da Delegacia Regional de Sobral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).