Pesquisar este blog
segunda-feira, 2 de junho de 2025
compromisso proteger as nossas crianças de qualquer exposição precoce e inadequada.
lei que proíbe a participação de menores em Paradas LGBT+.
A infância deve ser preservada, livre de ideologias e agendas políticas que não condizem com a sua formação.
Essa lei garante o direito dos pais de decidir sobre a educação e os valores de seus filhos, além de proteger a dignidade infantil. A participação de crianças em eventos de caráter adulto ou de militância política, independentemente da causa, não deve ser permitida.
A aprovação do parecer favorável por parte de Gonet confirma a urgência e a importância desse projeto. Continuarei trabalhando para assegurar que nossas crianças sejam respeitadas e protegidas, como é seu direito e como a nossa Constituição garante.
Tribuna da Câmara Municipal de Sobral, 02 de Junho de 2025.
Oradores:
01. Ajax
02. Chico Jóia Jr.
03. Quariguasi
04. Mário Jr.
192.Sobral e Eusébio são afetadas, com atendimento via número alternativo

On 02 jun 2025
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Ceará informou que o número 192 está passando por instabilidade técnica nas regiões das Centrais de Regulação de Urgência (CRUs) de Sobral e Eusébio. Segundo o órgão, a falha está relacionada à operadora Oi, responsável pela linha telefônica utilizada pelo serviço.
“No caso de Sobral, a instabilidade foi causada por um ato de vandalismo com furto de equipamentos na estação da operadora”, explicou Nilson Mendonça, superintendente do Samu Ceará. “Já no Eusébio, a Oi ainda não apresentou uma justificativa formal sobre a origem do problema”, disse.
Samu 192: canal alternativo garante atendimento emergencial
Enquanto o número oficial permanece instável, a população deve utilizar o telefone 0800 111 2921 para acionar o Samu 192 nas regiões afetadas.
O canal alternativo foi ativado como medida de contingência e está disponível durante o fim de semana para garantir a continuidade dos atendimentos de urgência.
De acordo com Mendonça, “não houve registros de atendimentos comprometidos até o momento”. Ele afirma que, de forma preventiva, a equipe acionou os números de contingência assim que foi identificada a falha. “Essa ação garantiu a continuidade da assistência à população.”
Samu acelera migração para novo sistema de telefonia
Segundo o superintendente, o Samu Ceará já estava em processo de migração para um novo sistema de telefonia baseado em tecnologia VoIP (Voice over IP — Voz sobre IP, em tradução livre do inglês), contratado pelo Estado.
“Com a falha recente, optamos por acelerar a ativação do novo serviço nas regiões afetadas, como medida emergencial”, afirmou Nilson Mendonça.
Ele destacou que o novo sistema trará melhorias. “Além de maior estabilidade, segurança e qualidade nas comunicações, a tecnologia VoIP permitirá maior integração com os sistemas de regulação e atendimento.”
O POVO solicitou esclarecimento sobre a instabilidade do serviço à operadora Oi por e-mail na noite deste sábado, 31, e aguarda pronunciamento.
Samu 192: ainda sem prazo para normalização total
A operadora Oi não forneceu um prazo definitivo para restabelecer o funcionamento do número 192 nas regiões de Sobral e Eusébio. Segundo Nilson Mendonça, “a única informação recebida até agora foi referente à região de Sobral”. Para o Eusébio, ainda não há previsão nem explicação técnica por parte da operadora.
“As equipes técnicas do Samu seguem monitorando a situação em tempo real e em diálogo com a operadora para buscar uma solução o quanto antes”, acrescentou.
Serviço
Onde: Canal alternativo para emergências nas regiões de Sobral e Eusébio: 0800 111 2921
Quando: Disponível durante o fim de semana e enquanto persistir a instabilidade no número 192
Fonte: O Povo Online

eleições municipais de Santa Quitéria, no interior cearense.
- Uma investigação conduzida pelo Ministério Público do Ceará, com apoio das forças de segurança do Rio de Janeiro, revelou que integrantes do Comando Vermelho (CV) interferiram diretamente no resultado das
O esquema envolvia compra de votos, intimidação de eleitores e ameaça ao cartório eleitoral, com base de comando estruturada na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio.
A operação realizada nesse sábado (31/5) cumpriu mandados de prisão, busca, apreensão e sequestro de bens contra integrantes da facção. Os líderes, que atualmente se escondiam na Rocinha, comandavam à distância ações criminosas no Nordeste, inclusive com participação ativa no pleito de 2020.
A apuração começou a partir de um acordo de colaboração premiada homologado pelo Ministério Público Eleitoral, no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). O resultado foi a cassação dos mandatos do então prefeito e do vice-prefeito eleitos, além da anulação total da eleição no município.
Na sentença, o Judiciário reconheceu o abuso de poder político e econômico por meio da atuação da facção. A denúncia cita compra de votos, ameaças de represália e até planos de ataque ao Cartório Eleitoral da cidade.
Fonte: Metrópoles
Thamiris Araújo assassinada
Ela foi brutalmente espancada e acabou não resistindo aos ferimentos, vindo a óbito ainda no local. O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (2), dentro da residência da vítima, situada na Rua Vereador José da Mata Monte e Silva, no bairro Padre Palhano, em Sobral.
De acordo com informações preliminares, vizinhos acionaram as autoridades após encontrar a vítima desacordada, quando os socorristas chegaram, Thamiris já estava sem vida, apresentando sinais evidentes de agressão.
A Polícia Militar isolou a área e a Perícia Forense foi acionada para os procedimentos de praxe. A Delegacia de Defesa da Mulher e a Polícia Civil estão investigando o caso.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre suspeitos ou a motivação do crime. A polícia segue colhendo depoimentos para esclarecer o caso.
Feira de Exposição Agropecuária e Industrial da Zona Norte do Ceará (Exponorte), não deverá acontecer em 2025.
Na manhã deste domingo o deputado federal Moses Rodrigues informou que a devido a reforma do parque de exposições e a prioridade de recursos à Santa Casa de Sobral.
Em entrevista ao programa Tribuna e Plenário do jornalista Oliveira Domingos no Sistema Paraíso, o filho do prefeito Oscar Rodrigues informou que o Parque de Exposições estava cedido através de convênio, ao município de Sobral até dezembro de 2024. De acordo com Moses, o prefeito Oscar Rodrigues chegou a solicitar a prorrogação do convênio, porém foi informado que o equipamento deveria passar por uma reforma que que foi orçada no valor R$ 11 milhões de acordo com a Superintendência de Obras Públicas (SOP).
Moses também informou que em uma reunião que houve entre o prefeito Oscar Rodrigues o governador Elmano de Freitas, para tratar sobre esse e outros assuntos, Elmano de Freitas chegou a disponibilizar até R$ 4 milhões. O parlamentar não informou se o município entraria com algum recurso, mas salientou que a prioridade neste momento em relação a destinação de recursos é para tentar amenizar a situação financeira da Santa Casa de Sobral.
Na entrevista o parlamentar afirmou que o prefeito Oscar Rodrigues chegou a ficar irritado com a interferência do senador Cid Gomes em relação a realização a exposição e que não estava querendo que o Estado entregasse o equipamento à prefeitura de Sobral.
O deputado federal ainda destacou que o Estado vai realizar a reforma ainda em 2025 e assim abre a possibilidade de ser realizada em 2026, “…o governador se comprometeu a fazer a reforma durante este ano e a partir do próximo se cria a possibilidade de fazer essas feiras que são muito importantes para a economia, porém neste momento a primeira prioridade é a Santa Casa de Sobral”, afirmou Moses Rodrigues.
NOTA DE FALECIMENTO – MARGARIDA SOARES ARAGÃO
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Margarida Soares Aragão, ocorrido na manhã deste domingo (1º), às 7h.
O velório está sendo realizado na Funerária Aliança, localizada em frente à Emergência da Santa Casa de Sobral.
O sepultamento está marcado para segunda-feira (2), às 16h, no Cemitério São José.
Neste momento de dor, expressamos nossas condolências aos familiares e amigos, desejando que encontrem conforto e paz.
Homicídio no Parque Silvana 2
Na tarde deste domingo (01), um crime de homicídio foi registrado no bairro Parque Silvana.A vítima, Renato de Brito Bezerra, de 38 anos, foi atingida por vários tiros após sua casa ser invadida por criminosos até então desconhecidos. Segundo as primeiras informações, Renato estava na calçada de sua residência, fumando tranquilamente, quando foi surpreendido por dois homens que, sem qualquer discussão, efetuaram os disparos na cabeça dele.
Guarda Municipal de Sobral
Manhã desta segunda-feira, 26, do evento que marcou o encerramento das disciplinas Complementares dos Guardas Municipais e da aula inaugural do Projeto Guarda Mirim, em Sobral. 👮♂️
falecimento de Zé Nilson, ocorrido domingo dia 01 de junho de 2025.
É com profundo pesar que comunicamos Sua partida deixa um vazio imenso entre familiares, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com sua alegria, generosidade e sabedoria no bairro das Pedrinhas.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família e amigos, oferecendo nossos mais sinceros sentimentos.
Descanse em paz, Zé Nilson. Sua memória permanecerá viva em nossos corações.
retorno das blitz de trânsito em Sobral.
Os sobralenses estão demonstrando insatisfação com o prefeito Oscar Rodrigues após o
A ação, duramente criticada por ele próprio durante a gestão do ex-prefeito Ivo Gomes, voltou a fazer parte da rotina dos sobralenses e tem gerado polêmica nas ruas e redes sociais.
Na manhã desta quarta-feira (27/5), uma grande operação foi realizada ao lado do Centro de Convenções, no bairro do Junco. A blitz abordou dezenas de motociclistas e motoristas, provocando filas e transtornos em horário de pico.
A incoerência entre o discurso de campanha e as ações atuais do governo municipal tem sido o principal motivo da revolta popular. Durante o mandato anterior, Oscar Rodrigues usava as redes sociais para criticar o que chamava de "indústria da multa", prometendo rever esse tipo de abordagem caso assumisse a prefeitura.
“Ele dizia que era contra essas blitz porque só serviam pra prejudicar o trabalhador. Agora que está no poder, faz pior”, reclamou um morador, que preferiu não se identificar por medo de represálias.








