Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ASSALTO NO CENTRO DE SOBRAL

Os assaltantes fugiram após a ação. Ninguém foi preso.

Na tarde desta terça-feira(18), por volta das 15h40min., dois indivíduos ainda não identificados assaltaram uma loja localizada na Avenida Dom José no Centro de Sobral. Segundo informações, os assaltantes ocupavam uma motocicleta e conseguiram levar alguns aparelhos de celular e uma quantia em dinheiro não divulgada.

A polícia ainda procura os assaltantes. Até o momento nenhum suspeito foi preso.

QUEBRA DE BRAÇO NO LEGISLATIVO FEDERAL

OPINIÃO, em TVeja, com Joice Hasselmann

"O PT treina mais do que nunca a arte de engolir sapos. A turma a serviço do Planalto correu e aprovou ontem na Comissão de Orçamento o projeto 'lambança fiscal', que mexe na LDO e legaliza a gastança de Dilma, hoje, ilegal. Mas a oposição cruzou o caminho e fez a base voltar atrás". A Comissão Mista de Orçamento teve que voltar atrás depois que já havia aprovado o projeto que simplesmente eliminava a meta fiscal de 2014. 
A oposição bateu de frente e a base aliada teve que recuar. 
O projeto volta pra discussão

http://abr.ai/1vqytdy

DEVOLUÇÃO BARATA

OPERAÇÃO DESCOBERTA

Documento encaminhado à Justiça Federal relata que empreiteiras e executivos investigados já sabiam das ações de busca e apreensão realizadas na última sexta

LUZ MISTERIOSA SOBRE A RÚSSIA

O que será isso?

PESSOA BALEADA NO BAIRRO DOM JOSÉ HOJE DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2014

A vítima foi socorrida ao Hospital Santa Casa de Sobral.

Nesta quarta-feira(19), por volta das 11h15min. foi registrada uma ocorrência no bairro Dom José.
Segundo informações, três indivíduos efetuaram vários disparos contra uma pessoa.

A vítima de nome não identificado foi alvejada com três tiros. Logo após, foi socorrida em estado grave para a Santa Casa.

A polícia foi acionada mas ninguém foi encontrado.

AVENIDA FERNANDES TÁVORA

Quarta-feira, 19 De Novembro De 2014

Uma pessoa percebeu a ação dos indivíduos e por pouco não tornou-se mais uma vítima.

Por volta das 20h30min. desta segunda-feira(17), um motociclista que transitava na Av. Senador Fernandes Távora, no bairro Sinhá Sabóia em Sobral, informou que os assaltantes, que constantemente vem fazendo vítimas na referida avenida, estão cada vez mais audaciosos.

Segundo o motociclista, que percebeu a ação dos assaltantes, os mesmos agora utilizam uma corda para derrubar as pessoas e ai cair assaltá-las.

A polícia ainda não prendeu nenhum suspeito de participação nestes crimes.

EQUIPE DE TRANSIÇÃO EM REUNIÃO

Transição teve primeiras reuniões, que entraram pela noite. Só haverá aumento de verba onde for imprescindível
OPOVO.COM.BR

COMPRA DE VOTOS

De acordo com o partido, o PT teria comprado votos no Estado
NOTICIAS.TERRA.COM.BR

CHUVINHA HOJE A TARDE EM SOBRAL

Uma rápida chuvinha molhou o solo sobralense nesta tarde às cerca de 15:30 de quarta-feira, dia 19 de novembro de 2014. Deu para fazer muitas poças d'água.

Obrigado Senhor.

TRANSFORMAÇÃO DE ÁGUA EM COMBUSTÍVEIS

Usina é capaz de produzir um barril de combustível por dia - R. Deutscher / Divulgação

DRESDEN — Uma pequena companhia alemã inaugurou na semana passada uma usina que pode revolucionar a indústria de energia. Trata-se da GmbH, planta criada pela Sunfire que usa tecnologias verdes para transformar água em combustíveis como diesel e querosene. A técnica “recicla” o dióxido de carbono e pode ser uma alternativa sustentável para a produção sintética de derivados do petróleo.

Segundo a companhia, o processo fabril consiste em três passos. Com o uso de células eletrolisadoras de óxido sólido, transforma-se a energia elétrica (gerada por fontes limpas, como a eólica e solar) em energia química pela captura do hidrogênio do vapor d'água. O hidrogênio é então usado para reduzir o dióxido de carbono (CO2) em monóxido de carbono (CO), que, com a adição de hidrogênio, é convertido em petróleo, diesel, querosene e outros produtos para a indústria química.

— Este processo reduz as emissões de CO2 e reduz nossa dependência ao petróleo — disse Johanna Wanka, ministra de Educação e Pesquisa durante a inauguração da usina, no último dia 14. — É uma oportunidade para protegermos o clima, economizar recursos e, ao mesmo tempo, promover novas tecnologias que podem gerar crescimento econômico.

A ministra destacou ainda o fato de o produto gerado pela usina pode ser usado de forma pura, ou em misturas com os combustíveis convencionais, sem a necessidade de mudanças radicais, como no caso da energia elétrica.

— A infraestrutura existente como postos de combustíveis, dutos e motores podem continuar a serem usados sem modificação. Essa tecnologia cria um caminho para a mobilidade sustentável baseada em energias renováveis — destacou Johanna.

Apesar de estar em fase experimental, a usina — a primeira do tipo em todo o mundo — quer demonstrar a viabilidade econômica da tecnologia. A empresa não divulgou o valor investido, mas informa que o chegou a “sete dígitos”, sendo que o Ministério Federal de Educação e Pesquisa bancou a metade dos custos.

A capacidade instalada permite a “reciclagem” de 3,2 toneladas de dióxido de carbono por dia, com produção de um barril de combustível. A comercialização do produto ainda depende de regulação e novas pesquisas.

— A usina nos permite provar a viabilidade técnica de produção em escala industrial — disse Christian von Olshausen, diretor técnico da Sunfire. — Faltam apenas questões regulatórios para que os investidores tenham confiança suficiente, Se nós queremos autonomia energética no longo prazo, precisamos começar agora.


 http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/empresa-

ESTATUTO DA FAMÍLIA RECEBE RELATÓRIO DA COMISSÃO DA CÂMARA

18/11/2014 - 18h46

Relator do Estatuto da Família mantém conceito tradicional de união

Ronaldo Fonseca vai manter definição de família como núcleo formado por união entre homem e mulher, conforme previsto na Constituição
TV CÂMARA
DEP RONALDO FONSECA
Fonseca incluiu no texto a internação compulsória para viciados em drogas e prevê que a adoção só seja feita por famílias.
O relator do projeto de lei do Estatuto da Família (PL6583/13), deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF), apresentou na segunda-feira (17) seu parecer à proposta. Ainda não há data prevista para a votação do texto na comissão especial que analisa a matéria. Os parlamentares terão cinco sessões para apresentar emendas.
A proposta, de autoria do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), define família como o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, por meio de casamento, união estável ou comunidade formada pelos pais e seus descendentes.
Essa definição de família é a mesma contida no artigo 226 da Constituição e é defendida pelo relator da matéria. “Uma lei ordinária não pode mudar uma definição contida na Constituição, que é a lei maior do País”, disse. “Meu texto vai repetir a Constituição federal”, completou.
Viciados e adoção
O relator também incluiu no substitutivo a previsão de internação compulsória para viciados em drogas ilegais e em álcool e prevê que a adoção só possa ser feita por famílias. "Conforme a definição do artigo 226 da CF, ou seja, por aquelas formadas por casais heterossexuais ou famílias monoparentais”.
Ele ressaltou ainda que propostas de emenda à Constituição que tentaram mudar esse artigo do texto constitucional não avançaram no Parlamento.
Enquete
Uma enquete sobre o projeto, promovida pelo site da Câmara desde fevereiro, já recebeu mais de 4,2 milhões de votos. A enquete pergunta se o internauta concorda com a definição de família proposta pelo estatuto.
Até hoje, 51,16% dos participantes votaram contra o projeto, 48,53% a favor e 0,31% disseram não ter opinião formada.

Íntegra da proposta:

Da Redação - RCA
O relator do projeto vai manter definição de ‪#‎família‬ como núcleo formado por união entre homem e mulher
Ilustração: Andromina | Fotolia
WWW2.CAMARA.LEG.BR



MAPA DO TRÂNSITO DE MOTOS EM SOBRAL

Número de habilitações é 45% menor do que a frota. No interior, para os 1.531.580 veículos, 703.796 habilitados.

A imprudência faz os acidentes com motos liderarem as estatísticas Sobral Neste município, a frota de automóveis é 74.354, sendo que desses 37.048 são motos e apenas 40.131 são habilitados, de acordo com os dados oficiais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).

Não é apenas no Interior que o fato ocorre, apesar de registrar o maior crescimento de frota. Em dez anos, a frota da Capital cresceu 108,52%, já a do Interior atingiu 240,84%. Esse crescimento não tem acompanhado as habilitações expedidas pelo Órgão.

Para os 2.453.124 veículos registrados até maio deste ano, existem apenas 1.593.949 habilitados em todo o Estado. Na Zona Norte do Estado, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, responsável por atender os municípios da Região, realizou, em 2013, cerca de 40 mil atendimentos na Emergência. Desses, 30% (aproximadamente 12 mil) foram ocasionados por acidentes de moto.

De acordo com o coordenador da Emergência Adulta da Santa Casa, Jeferson Ponte, o aumento do número de acidentes é atribuído ao fato de não haver cobrança do uso de capacete na grande maioria dos municípios vizinhos. Além da falta de uso do capacete há também a ausência de habilitação.

Dos 12 mil acidentes com motociclistas registrados pela Santa Casa, em 70% o maior impacto sofrido pelo envolvido é na cabeça. "A fiscalização deveria ser intensificada pelas autoridades de trânsito, para que se exija habilitação dos motoristas e também os equipamentos de proteção individual", afirma o médico. O setor também tem observado um aumento intenso, tanto na quantidade como na gravidade dos pacientes que chegam ao Hospital vítimas de acidentes de trânsito na região.

Motociclistas, ciclistas e pedestres compõem a grande maioria das vítimas - adultos e jovens principalmente. Além da falta de fiscalização, também falta conscientização da população em utilizar os equipamentos de segurança. "Outra coisa que preocupa é quando esse fato é associado ao consumo de bebida alcoólica. Se a fiscalização fosse feita com mais vigor, nós temos certeza de que os casos de acidentes diminuiriam na Santa Casa", enfatiza o coordenador da emergência.

Segundo o Coordenador de trânsito de Sobral, Antônio do Nascimento Lino, 2014 foi marcado pelo aumento de ações dentro do município a fim de diminuir essa taxa. "Conseguimos, dentro de Sobral, reduzir o número de acidentes, principalmente de motos, em 50% até setembro.

Quando sair o novo balanço de acidentes anuais, poderemos ver a redução no que se refere ao município em frente aos dados de atendimentos em hospitais", afirma. Dentre as ações, houve um aumento de contingente, que de 11, subiu para 40. Mesmo assim, o número ainda é insuficiente para a área a ser atendida, com mais de 70 mil veículos. "Com o novo concurso para guarda municipal, que abrirá 100 vagas, ficamos na expectativa de que uma parte desses novos recrutas seja destacada para a Autarquia Municipal de Trânsito".

Segundo o coordenador, hoje as duas principais infrações são menores na condução de motocicletas e a falta de habilitação. Região Jaguaribana Nesta região do Estado, o cenário se repete. No município de Russas, ainda é duro o trabalho dos agentes de trânsito para fiscalizar e educar motoristas e motociclistas. De acordo com o coordenador de Educação de Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Pádua Portela, houve uma sensível melhora no trânsito, a partir de fiscalizações e com a melhoria da sinalização e na conscientização de condutores e pedestres. De janeiro a outubro deste ano foram registrados 106 acidentes, dos quais 95 foram na sede e 11 na zona rural.

No mesmo período do ano passado foram 110 acidentes. "Grande parte dos acidentes foi entre motocicletas e as vítimas, em sua maioria, saíram com ferimentos leves", afirmou. Ele ressaltou que o principal motivo dos acidentes é a imprudência dos condutores. Na região Centro-Sul do Ceará, motos também são a principal causa de acidentes.

Não há estatística regional, mas os boletins da Polícia Militar revelam ocorrências em média de três acidentes por dia, alguns com vítimas fatais ou traumas. No fim de semana passado, na cidade de Iguatu, ocorreram seis acidentes graves. Duas ambulâncias do Samu, uma do Corpo de Bombeiros e três do município foram mobilizadas para socorro e transferência das vítimas. "O Hospital Regional de Iguatu mais parecia uma unidade de guerra", disse o prefeito Aderilo Alcântara.

O levantamento feito pelo Demutran em Iguatu mostra que a maioria dos acidentes de moto está relacionado com o desrespeito às normas, uso de bebida alcoólica, ultrapassagem pela direita, avanço de sinal vermelho e de preferencial. Infrações Excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, manobras arriscadas e falta de uso de equipamentos obrigatórios de segurança são algumas das principais causas de acidentes no Estado, segundo os órgãos de trânsito (Detran, AMC, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal). Segundo o coordenador da Equipe de Fiscalização de Trânsito do Detran, Ribamar Diniz Bacelar, essa falta de respeito é hoje um dos principais desafios do órgão. "Se isso (respeito) acontecesse, não haveria registro de acidentes, vítimas; infração e aplicação de multas", destaca. De acordo com o ele, o motociclista deve ter consciência de que corre um risco dobrado, tanto para si quanto para o passageiro. "Em função das mudanças na economia no Brasil, nos últimos anos, em que muitas pessoas passaram a ter mais condições de consumir bens duráveis, o número de veículos cresceu nas capitais e cidades do Interior. Em frente aos imóveis, há uma concentração de motocicletas, que substituíram as bicicletas.

No Interior, os animais foram substituídos pelas motos", compara Ribamar. "A moto é utilizada para se deslocar ao trabalho, de segunda a sexta-feira. E nos fins de semana, é usada para diversão, que sempre conta com ingestão de bebida alcoólica", afirma o coordenador.
Fonte: Jéssyca Rodrigues / Sucursais Colaboradora/Diário do Nordeste.

SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE SOBRAL EM AUDIÊNCIA DOM PREFEITO


Sindicalistas defende incorporação de horas extras ao vencimento básico dos guardas municipais.


O prefeito Veveu Arruda(PT), demonstrou que tem total disposição em negociar as reivindicações dos trabalhadores.
Representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Sobral(Sindsems) em audiência preliminar com prefeito Veveu Arruda(PT), nesta manhã de sexta-feira (14), trataram da estrutura de apoio ao efetivo da Guarda Municipal e Agentes de trânsitos empregados no evento Carnabral.


Na ocasião, também apresentaram reivindicações que irão compor a pauta da Campanha Salarial 2015 referente aos trabalhadores da segurança municipal. Com destaque para incorporação de horas extras ao vencimento básico dos guardas municipais; Regulamentação da Aposentadoria Especial;Concessão de mais promoções de servidores no Plano de Carreira; Lançamento do Edital do concurso público para ampliar o efetivo da GCMS; Propostas que irão atender a uma antiga reivindicação dos servidores.


De acordo com o sindicalista Erivelton Sousa, que representou a categoria na audiência, "Acreditamos que a reivindicação de incorporação de R$600 reais ao salário base dos Guardas Municipais e Agentes de trânsitos será possível de ser aplicada. Uma vez que habitualmente já são pagos há 90% dos servidores da secretaria essa complementação de salário por meio de horas extras que não compromete o orçamento da secretária". Lembrou.


O Prefeito Veveu Arruda, garantiu que já determinou ao secretário da cidadania e segurança Pedro Aurélio, todas as garantias possíveis para que os profissionaisda Guarda Municipal tenham as melhores condições para desempenhar um bom trabalho e gerar segurança para os brincantes e transeuntes. Quanto as demais exigências, demonstrou que tem total disposição em negociar.


Com informações da assessoria de comunicação do Sindsems.

SINE SOBRAL

Telefone Público - Em Frente SINE Sobral

Rua Paulo Aragao10 - Centro

 88 3677.4274 GERAL DO SINE DE SOBRAL
(88) 3611-8653* Ligações DDD e DDI

ATACADÃO CARREFOUR EM SOBRAL EM SOBRAL


CARREFOUR SERÁ NA AVENIDA SENADOR FERNANDES TÁVORA.





Há tempos o grupo Carrefour tenta se instalar em Sobral através de sua marca Atacadão, especializada no conceito atacarejo, grandes lojas que vendem no atacado — venda de mercadorias em grandes ou médias porções; e no varejo — venda feita diretamente ao comprador final.


No final do ano de 2009, ainda na gestão de Leônidas Cristino, o grupo tentou postular um incentivo municipal, através do Prodecon, para fincar bandeira na cidade. Receoso com o efeito ‘nocivo’ para os médios comerciantes locais, que sofreriam um forte impacto com a chegada da gigante, e com a pedida de uma área de 40 hectares, o então prefeito optou por não conceder o incentivo.


Passados quase cinco anos, recentemente o grupo francês fechou negócio para aquisição de uma grande área na Av. Sen. Fernandes Távora, em frente ao antigo BNB Clube, onde deverá erguer uma mega loja durante o primeiro semestre de ano de 2015, cujo foco será o atendimento regional. Vai bater de frente com outro gigante do setor, o Assai, pertencente ao grupo Pão de Açúcar, que mais adiantado, deverá inaugurar sua loja, na BR 222, já em janeiro do próximo ano.


VIa Sobral Online

AUDIÊNCIA PÚBLICA COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SOBRAL

"BEBER ÁGUA CONTAMINADA É CULTURAL" DIZ O VEREADOR DR. ESTEVAM

Na abertura, Júlio Cesar foi logo para o confronto, criticando os vereadores por nunca ter sido convocado para uma sessão nos momentos em que a Educação foi destaque de forma positiva, mostrada em diversas reportagens.


“Beber água do canal é cultural não se pode dar água mineral se essas crianças bebem água do canal em casa”. Foram essas palavras usadas pelo vereador Dr. Estevam para justificar que tudo que acontece na Escola do distrito de Jaibaras, (Escola Joaquim Barreto Lima) denunciada pela imprensa é normal. O pronunciamento do parlamentar municipal foi feito durante audiência pública, na Câmara Municipal realizada na noite de terça-feira que contou com a participação do secretário da Educação Julio Cesar.Logo no início da sessão já deu para sentir que o debate seria acalorado, com uma torcida formada por funcionários da Educação que foram à Câmara torcer pelo seu “chefe”, numa forma de admitir que "tudo está no seu lugar graças à Deus, graças à Deus...”
Na abertura, Júlio Cesar foi logo para o confronto, criticando os vereadores por nunca ter o convocado para uma sessão nos momentos em que a Educação foi destaque de forma positiva, mostrada em diversas reportagens. “Acho que a Câmara está fazendo uma coisa que está tendo dos seus atributos que é de fiscalizar, mas eu gostaria que tivesse muitas das mais vezes aqui. Da mesma forma que uma reportagem mostra a nossa fragilidade, muita reportagens mostram nossas virtudes e em nenhum momento fui convidado para está aqui”. Disse Julio Cesar sobre aplausos de professores e coordenadores presentes no auditório da Câmara.


Os vereadores presentes à sessão tiveram oportunidade de indagar sobre diversos temas e, principalmente sobre a forma de como é preparado a merenda dos alunos daquela mostrada na reportagem, que utiliza água de um canal de irrigação para preparar os alimentos. Para o vereador Dr. Estevam Ponte, a imprensa precisa “vender seu produto”, e que em nenhum momento houve reclamação por parte dos pais dos alunos. “Essas crianças mesmo tomando água mineral da escola, ao chegar em suas residências vão tomar água contaminada do mesmo jeito. É pura demagogia. Acho que tem que se discutir é a qualidade da água, que não tem a nada a ver com a educação. Estamos falando de uma questão cultural que é relevante. Beber uma água contaminada, causa espanto, mas é cultural”. Disse Dr. Estevam que voltou a afirmar que é cultural o povo do Jaibaras beber água contaminada.

por W.Gomes
http://www.youtube.com/watch?v=f8rccSE8EvE


SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SOBRAL-CE, CHAMA VEREADORES DE CORPO ESTRANHO AO JUSTIFICAR O BARRAMENTO NA PORTA DA ESCOLA QUE SERVE ÁGUA CONTAMINADA.