Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Os semáforos da Av. Dr. Guarany (rotatória) e da Av. Dom José (Luciano Feijão) estão com problemas, somente a luz amarela está acendendo.
Reportagem de Robério Lima:

Fonte: Sobral 24 horas c/ informações de Robério Lima

Bolsonaro e Ciro empatados no CE na espontânea

Na parte da pesquisa feita pelo Ibope no Ceará, entre os dias 13 e 15 deste mês, com o objetivo de "levantar um conjunto de informações sobre o contexto político-eleitoral em relação às próximas eleições", uma novidade a ser considerada é o fato de o candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) estar empatado tecnicamente com o seu concorrente Ciro Gomes (PDT), quando os entrevistados manifestaram-se, espontaneamente, sobre em quem votaria para presidente. Ciro, embora tenha nascido no Estado de São Paulo, está no Ceará desde criança, chegando a ser deputado estadual, prefeito da Capital, governador do Estado, deputado federal e ministro em duas oportunidades, foi citado por 8% dos entrevistados, enquanto Bolsonaro foi apontado por 9% dos eleitores.

Na parte estimulada, quando os entrevistadores apresentam a relação dos candidatos, como foi publicado na edição do Diário do Nordeste de ontem, Ciro ganha bem de Bolsonaro, perdendo apenas para Lula, com uma diferença até significativa. Sua melhor performance é quando Lula está fora da relação e entra o petista Fernando Haddad. Mesmo assim, não se equipara à preferência do eleitorado cearense a Lula. Os números da pesquisa, embora seja a primeira da corrida eleitoral no Estado, há de reclamar um ajuste na aliança que tem o PDT com o PT local.
Na coligação destas agremiações, o governador Camilo Santana tem dito ser o privilegiado por ter dois grandes nomes como candidato a presidente da República, Lula e Ciro, mesmo com o petista com poucas chances de ser realmente candidato, por conta das restrições da Lei da Ficha Limpa, a condenados por colegiados, como é o caso de Lula, hoje preso cumprindo pena em Curitiba. Há constrangimentos por conta dessa posição de Camilo, tanto para uma parte de seus correligionários no PT, quanto para alguns do PDT.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no TSE. Ouviu 1204 eleitores entre os dias 13 e 15 deste mês.

Com informações do portal Diário do Nordeste

Datafolha: Pesquisa - 2018 20 de setembro

Bolsonaro, 28%; Haddad, 16%; Ciro, 13%; Alckmin, 9%; Marina, 7%João Amoêdo (Novo) e Alvaro Dias (Podemos) têm 3% cada um; e Henrique Meirelles (MDB), 2%; Vera (PSTU) e Guilherme Boulos (PSOL), 1% cada um. Cabo Daciolo (Patriota), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.


O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (20) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 8.601 eleitores na terça-feira (18) e na quarta-feira (19).

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Os resultados foram os seguintes:
Jair Bolsonaro (PSL): 28%

Fernando Haddad (PT): 16%

Ciro Gomes (PDT): 13%

Geraldo Alckmin (PSDB): 9%

Marina Silva (Rede): 7%

João Amoêdo (Novo): 3%

Alvaro Dias (Podemos): 3%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Vera Lúcia (PSTU): 1%

Guilherme Boulos (PSOL): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Eymael (DC): 0%

Branco/nulos: 12%

Não sabe/não respondeu: 5%
Confira a matéria completa no G1

MÉDICO ALERTA MÃES: COLOCAR FAIXA NO CABELO EM BEBÊS PODE TRAZER SÉRIOS DANOS À SAÚDE DA CRIANÇA

Quando a mamãe dá a luz a uma menina, é natural querer usar acessórios e enfeites que façam ficar parecendo uma princesinha, isso faz parte da delicadeza e já se tornou comum. Mas às vezes, o que parece ser tão inofensivo, como uma simples faixa no cabelo, pode estar escondendo um perigo de danos futuros.
Até o momento em que o médico fez o alerta para evitar o uso de faixa no cabelo nos bebês, não se imaginava os problemas que um simples acessório representar em riscos.

Muitas meninas recém-nascidas saem da maternidade já com a faixa na cabeça. Elas ficam lindas e graciosas enfeitas com faixa, mas a partir de agora, as mamães certamente irão se aprofundar no assunto pesquisando novas informações que a ciência possa estar apresentando e testes realizados que possam comprovar o alerta.

O professor do Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Natural, o Doutor José Eduardo, usou seu perfil no Facebook para divulgar o alerta que viralizou em pouco tempo.

Disse o médico; “A sutura occiptomastoide pode sofrer uma compressão devido ao uso dessa faixa, o nervo vago (que comanda o sistema gastrointestinal) passa próximo deste local, mais precisamente forame jugular e pode ter sua função alterada, podendo gerar sintomas, o uso da faixa pode estar correlacionado com os sintomas”.

Doutor José Eduardo também explicou em seu post, que as mães devem observar o comportamento da criança que estiver com faixa no cabelo, ao sentir desconforto, mesmo quando ainda é muito bebê, pode expressar o incomodo.

A primeira ação da criança é tentar alcançar a faixa na tentativa de removê-la, ela não sabe, mas sente que o que está entorno da sua cabeça está causando desconforto.

Outra atitude que pode também indicar que a faixa está incomodando é quando o bebê está sonolento, mas com inquietação.

(Maetips)

PROCON CÂMARA SOBRAL realizou palestra com os alunos da Escola de Educação Profissional


O Procon Câmara Sobral realizou palestra com os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional - EP Monsenhor José Aloísio Pinto para promover a conscientização dos jovens estudantes sobre seus direitos consumeristas.

Na quinta-feira passada (dia 13/09/2018), a Câmara Municipal de Sobral recebeu os alunos da turma do 2° Ano de Finanças da Escola Estadual de Educação Profissional - EP Monsenhor José Aloísio Pinto para uma visita técnica e um ciclo de palestras.

Na ocasião, foram ministradas a palestra “Direito do Consumidor aplicado aos jovens: empoderamento da juventude na luta de seus direitos”, pelos procuradores jurídicos - Dra. Juliana Freitas e Dr. Samir Nobre, que atuam na coordenação jurídica do Procon Câmara Municipal de Sobral, e a palestra “A importância da juventude na promoção do bem comum por meio da política”, pelo assessor Otaviano Neto. O evento contou ainda com a colaboração do diretor geral - Ivanildo Portela na organização das palestras.

Após as palestras, realizou-se uma visita guiada pelas dependências do Poder Legislativo Sobralense, mostrando aos alunos as instalações do Plenário 05 de Julho e do Anexo Gerardo Cristino de Menezes, bem como do PROCON CÂMARA SOBRAL, no qual foi explicada a forma de atuação deste serviço de orientação e defesa do consumidor.

A visita técnica dos alunos à Câmara Municipal de Sobral foi organizada pelo professor Douglas Farias, coordenador do Curso de Finanças da Escola Estadual de Educação Profissional - EP Monsenhor José Aloysio Pinto.

Merece destaque esta elogiável iniciativa em prol da promoção da cidadania e civismos dos estudantes das escolas públicas sobralenses.

JUSTIÇA DO CEARÁ - DESTAQUES

Esquema de desembargador condenado pelo CNJ vendia liminares pelo WhatsApp

Relembre o caso e entenda como acontecia o esquema que mexeu com o sistema judiciário do Ceará.
Carlos Rodrigues Feitosa, desembargador cearense envolvido em esquema de corrupção, recebeu sentença de aposentadoria compulsória nessa terça-feira, 18. A decisão pela pena máxima foi unânime na sessão do Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que julgava o processo administrativo instaurado contra o magistrado. 

Feitosa foi investigado pela operação Expresso 150, que descobriu um grupo de advogados, juízes e desembargadores que vendia sentenças combinadas pela internet. Desde 2015, a Corregedoria Nacional de Justiça apurava as irregularidades na conduta do desembargador. Por meio de quebra de sigilo de contas bancárias, prints e acesso a conversas dos envolvidos no aplicativo WhatsApp e no Facebook, a participação de Carlos Feitosa foi comprovada.


Como funcionava o esquema

Administrado pelo filho do desembargador, o advogado Fernando Feitosa, o grupo de WhatsApp no qual eram combinadas a venda das sentenças teria nascido como forma de amigos marcarem torneios de futebol. “Racha do Megacu/Liga da Justiça”, como foi batizado o grupo, depois virou uma forma mais fácil de Fernando avisar a outros advogados os horários de plantões judiciais de seu pai no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Com isso, era possível a negociação das compras de habeas corpus e sentenças para presos. 

O preço combinado entre as partes custava em média R$ 150 mil - valor que deu nome à operação. Presos de outros estados chegaram a pedir transferência para presídios do Ceará para conseguir o benefício. Um dos mandantes da Chacina de Cajazeiras, crime que vitimou 14 pessoas no Forró do Gago em fevereiro deste ano, é suspeito de ter comprado habeas corpus de um desembargador utilizando este esquema. Deijair de Souza saiu pela porta da frente do CPPL 2 em 2013 e, até a chacina, não estava nos radares da justiça cearense.

Quem eram os envolvidos

Além de Carlos Feitosa, outros quatro desembargadores foram citados nos processos. Paulo Camelo Timbó, Váldsen Pereira, Francisco Pedrosa e Sérgia Miranda também são apontados como suspeitos de participação no esquema corrupto. As denúncias foram feitas pelos procuradores do Governo do Estado Daniel Feitosa de Menezes e Damião Tenório. Fernando Carlos Feitosa, apontado como organizador das ações, e o também advogado Michel Sampaio Coutinho foram incluídos como suspeitos.


Consequências

Paulo Timbó pediu aposentadoria pouco depois da deflagração da operação e Váldsen Pereira foi aposentado compulsoriamente pelo TJCE em 2014. Os dois tiveram seus inquéritos enviados à 15º Vara Criminal de Fortaleza, do juiz Fabrício Vasconcelos Mazza. Já o processo de Carlos Feitosa, que acabou de perder o foro privilegiado pela decisão do CNJ, também deverá descer para a justiça estadual. Francisco Pedrosa está afastado por decisão do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin. 

Sérgia Miranda teve Processo Administrativo Disciplinar aprovado pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará no dia 2 de agosto de 2018. Ela já estava afastada devido ao processo criminal. Semana passada, a desembargadora apresentou defesa ao PDA e continuou negando que seria envolvida no esquema. Todos os desembargadores são acusados de corrupção ativa ou passiva. Os advogados Fernando Feitosa e Michel Coutinho foram afastados de suas atividades por 15 meses. Pelo menos 22 advogados foram processados pelo Tribunal de Ética da OAB-CE.

Fonte:  O Povo
Foto: Gil Ferreira/ Agência CNJ

GRENDENE - ARRASTÃO EM ÔNIBUS QUE TRANSPORTAVA FUNCIONÁRIOS

O arrastão foi registrado na manhã de ontem (19), por volta das 05:00h, na localidade de "Contendas", distrito de Jordão.
Três criminosos armados em uma motocicleta interceptaram um ônibus que transportava funcionários da empresa Grendene para o distrito de Jordão. Os indivíduos anunciaram o roubo e perpetraram um verdadeiro arrastão no interior do veículo. Todos os funcionários tiveram seus pertences roubados (celulares, carteiras, relógios, dinheiro e outros).

Logo após a ação criminosa, os ladrões conseguiram fugir em rumo ignorado.

Fonte: Sobral 24 horas