Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

ENEM 2017



JUSTIÇA SUSPENDE NOTA ZERO A QUEM OFENDER DIREITOS HUMANOS
A Justiça Federal suspendeu, em decisão publicada nesta quinta-feira (26), a determinação do edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que atribui nota zero, sem correção de seu conteúdo, à prova de redação que seja considerada desrespeitosa aos direitos humanos.

TREMOR DE TERRA

A Terra tremeu há pouco 11:30 horas da noite do dia 26 de outubro de 2017 na Serra da Meruoca e também na Cidade de Sobral.

INCÊNDIO NA SERRA DO JORDÃO

Um incêndio de grandes proporções foi registrado na tarde desta quinta-feira na serra do Jordão. O fogo destruiu uma grande área de vegetação e por pouco não atingiu residências. Felizmente, ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros foi acionada e conseguir apagar as chamas. 

As causas do sinistro são desconhecidas.

Vídeo: Fonte: R. Soares

STF mantém extinção do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará

Por 8 votos a 2, ministros do Supremo Tribunal Federal negam recurso que tentava impedir o fim da corte no Ceará.
O pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quinta-feira o recurso que tinha o objetivo de barrar a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM). Com a decisão - com dois votos contrários - a mais alta corte mantém o fim do órgão, aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará em 8 de agosto deste ano.

A ação que tentava anular o fim do tribunal foi solicitada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com apoio dos conselheiros do TCM e políticos aliados, como o presidente do Senado, Eunício Oliveira.

A ação que extingue o órgão foi proposta pelo deputado Heitor Férrer, com apoio de ex-aliados de Domingos Filho, então presidente do TCM.


Emenda à Constituição

A Emenda à Constituição que extinguiu o TCM-CE foi aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 8 de agosto, por 30 votos favoráveis e nove contra. Essa foi a segunda EC aprovada pela Assembleia extinguindo o TCM. A primeira foi aprovada em 21 de dezembro do ano passado e no dia 28 foi suspensa – em caráter liminar – pela ministra Cármen Lúcia.

Em 22 de agosto, após a aprovação da segunda EC, o ministro Celso de Mello, do STF, tornou sem efeito a ação que questionava a primeira emenda. Com a segunda emenda, o ministro Celso de Mello entendeu que houve a correção dos vícios argumentados pela associação.


ADI

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), argumentou haver violação do princípio da separação de poderes e do princípio da autonomia dos Tribunais de Contas, da impessoalidade e da moralidade administrativa e do princípio Republicano.

A Associação também argumentou que a “participação de parlamentares com contas julgadas irregulares por órgão de controle estadual, na aprovação de emenda constitucional que o extinguiu, denota plausibilidade da tese de desvio de finalidade do ato”.

Fonte: G1

Tasso Jereissati foi escolhido o melhor senador pelo Congresso em Foco


O cearense Tasso Jereissati foi escolhido o melhor senador por um júri especializado no Prêmio Congresso em Foco. Tasso foi escolhido ao lado da senadora gaúcha Ana Amélia.

De acordo com o site Congresso em Foco, o júri foi formado por cidadãos que, por dever profissional ou de modo voluntário, acompanham regularmente as atividades do Congresso Nacional, gozam de boa reputação, reúnem as necessárias qualificações intelectuais, não estão trabalham em gabinetes parlamentares nem mantêm vínculos empregatícios com partidos políticos, conforme determina o regulamento.

Participaram como jurados o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

Tasso Jereissati

Administrador de empresas, o empresário governou o Ceará por três vezes, são marcas de suas gestões a melhoria dos indicadores de qualidade de vida, como redução na mortalidade infantil, queda na taxa de analfabetismo, aumento na expectativa média de vida e disseminação de serviços básicos. tanto que a ONU divulgou pesquisa reconhecendo que o Ceará foi o Estado brasileiro que registrou o maior crescimento do índice de Desenvolvimento Humano – IDH – no período de 1995 a 2002.

Sua trajetória política começou na década de 1970, quando integrou um grupo de jovens empresários contrários à ditadura. Está em seu segundo mandato de senador. Ocupa pela terceira vez, agora interinamente, a presidência do PSDB. Atualmente o parlamentar tucano figura como um dos fortes candidatos ao governo do estado do Ceará.

Via Monólitos

PORTE DE ARMAS DE FOGO PARA AGENTES DE TRÂNSITO VETADO

Temer veta projeto que autorizava uso de armas de fogo por agentes de trânsito

Informação foi divulgada pela assessoria da Presidência. Projeto aprovado pelo Congresso em setembro permitia uso de armas por agentes de trânsito que estivessem em serviço.

A Secretaria de Comunicação Social informou que o presidente Michel Temer vetou nesta quinta-feira (26) o projeto que autorizava o uso de armas de fogo por agentes de trânsito.

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional em setembro e vetada, segundo a assessoria de Temer, por orientação do Ministério da Justiça.

Pelo texto do Congresso, agentes de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios poderiam usar as armas mediante comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio da arma.

A aprovação do projeto gerou polêmica. Um dos defensores do projeto, o presidente da Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil, Antonio Coelho, argumentou ao Jornal Nacional que os agentes se deparam com casos de violência e que, armados, podem ser manter seguros.

"A questão da arma tem um papel inibidor. No trânsito, tem pessoas que levam seus filhos para escola, que vão para o trabalho, mas há diversidade de condutas de indivíduos que cometem crimes e trafegam no trânsito. E o agente nesse papel ele vai ser um profissional que realiza a fiscalização de transito e também contribuindo para segurança pública", disse Coelho após a aprovação da proposta no Congresso.

O diretor do movimento Sou da Paz Ivan Marques, por outro lado, argumentou, também ao Jornal Nacional, ser preciso preservar o Estatuto do Desarmamento.

"O estatuto tem, como uma de suas principais virtudes, tirar a arma de circulação das ruas. Isso ajuda a diminuir um indicador que já é altíssimo de homicídios. Quanto mais categorias profissionais vão ganhando esse direito de andar armadas, mais armas são despejadas nas ruas, mais armas em circulação. E o resultado, a gente já conhece bem. É mais homicídios. Mais mortes", disse o diretor na ocasião.
Fuzis

Também nesta quinta, o presidente sancionou a lei que torna crime hediondo o porte ou a posse ilegal de armas de uso restrito, como fuzis.

O crime hediondo é considerado mais grave. Estão nesse rol, por exemplo, homicídio qualificado, latrocínio e estupro. Por isso a legislação prevê punições mais severas.

Quando um crime é incluído nesta lista, não é permitido, por exemplo, o pagamento de fiança para a libertação do criminoso. Além disso, a progressão de pena fica mais difícil.

Durante evento no Planalto, nesta quinta, o presidente afirmou que não se pode tratar bandidos com "rosas".

"Vamos entrar cada vez mais em um combate feroz e necessário, na proporção de que a toda ação deve corresponder uma reação igual e contrária. Do tipo, quando era secretário de Segurança Pública em São Paulo, eu digo, não há como tratar bandidos com rosas nas mãos, você tem que responder à forma pela qual a bandidagem age", declarou Temer.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela assessoria da Presidência:

O presidente vetou integralmente, por orientação do Ministério da Justiça, o projeto de lei que autorizava o uso de armas de fogo por agentes de trânsito.

Senhor Presidente do Senado Federal,

Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1o do art. 66 da Constituição, decidi vetar integralmente, por contrariedade ao interesse público, o Projeto de Lei no 152, de 2015 (no 3.624/08 na Câmara dos Deputados), que “Altera o art. 6o da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - SINARM, define crimes e dá outras providências, para conceder porte de arma aos integrantes dos quadros de pessoal de fiscalização dos departamentos de trânsito”.

Ouvido, o Ministério da Justiça e Segurança Pública manifestou-se pelo veto ao projeto pelas seguintes razões:

“A proposta de alteração do Estatuto do Desarmamento vai de encontro aos objetivos e sistemática do próprio Estatuto, de buscar restringir o porte de arma de fogo aos integrantes das forças de segurança pública, nos termos do disposto no artigo 144 da Constituição. Os agentes aos quais o projeto pretende autorizar aquele porte não exercem atividade de segurança pública e, no caso de risco específico, há possiblidade de se requisitar a força policial para auxílio em seu trabalho.”

Essas, Senhor Presidente, as razões que me levaram a vetar o projeto em causa, as quais ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional.

Brasília, 26 de outubro de 2017.

Fonte: G1

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

"Nós prendemos, tem gente que solta", diz Barroso a Gilmar Mendes em bate-boca no Supremo; vídeo

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso discutiram e trocaram ofensas na sessão da Corte na tarde de hoje (26). A discussão ocorreu durante o julgamento sobre a validade da uma decisão que envolve a extinção de tribunais de contas de municípios. O estopim para o início da briga ocorreu após Mendes criticar a situação financeira do Rio de Janeiro, estado de origem de Barroso.

Barroso questionou se, no Mato Grosso, estado de Gilmar Mendes “está tudo muito preso”, em referência aos políticos presos no Rio de Janeiro e complementou dizendo: "Nós prendemos, tem gente que solta". Em resposta, Gilmar disse que o colega, ao chegar ao STF, "soltou José Dirceu", ex-ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva e condenado no caso do Mensalão.

Em seguida, os ministros foram interrompidos pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, mas voltaram a discutir.

Na segunda parte do bate-boca, ao explicar as razões pelas quais concedeu indulto ao ex-ministro José Dirceu, Barroso acusou Mendes de ser parcial em suas decisões.

"Não transfira para mim essa parceria que Vossa Excelência tem com a leniência em relação a criminalidade do colarinho branco", afirmou.

Ao rebater as declarações de Barroso, Gilmar Mendes disse que não é “advogado de bandidos internacionais”, em referência ao trabalho de Barroso como defensor do ex-ativista italiano Cesare Battisti, antes de ser nomeado ao STF.

Na tréplica, Barroso disse a Gilmar: “Vossa Excelência vai mudando a jurisprudência de acordo com o réu. Isso não é Estado de Direito, isso é Estado de compadrio. Juiz não pode ter correligionário”, concluiu.

Para encerrar a discussão, Cármen Lúcia lembrou aos colegas que eles estavam "no plenário de um Supremo Tribunal" e que ela gostaria de voltar ao caso em julgamento. Após o bate-boca, o julgamento foi retomado e concluído. Os ministros mantiveram a decisão da Assembleia Legislativa do Ceará, que extinguiu os tribunais de contas dos municípios do estado.

Edição: Amanda Cieglinski
Vídeo Uol

Votação dos deputados cearenses na segunda denúncia contra Michel Temer

Durante o vídeo abaixo, é possível ver o desconforto de alguns no momento da votação. Tem gente que não chega a usar nem os 15 segundos disponíveis.
Abancada cearense em Brasília saiu dividida com relação à segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, nesta quarta-feira (25). Foram 11 votos favoráveis a continuidade da investigação contra o presidente e 10 votos contra a denúncia.

Durante o vídeo abaixo é possível ver o desconforto de alguns cearenses no momento da votação. Em alguns casos, nem utilizavam os 15 segundos disponíveis.

11 votos contra o presidente Temer
– André Figueiredo (PDT)
– Ariosto Holanda (PDT)
– Chico Lopes (PC do B)
– Vicente Arruda (PDT)
– José Airton (PT)
– José Guimarães (PT)
– Leônidas Cristino (PDT)
– Luizianne Lins (PT)
– Odorico Monteiro (PSB)
– Vitor Valim (PMDB)
– Cabo Sabino (PR)

10 votos a favor do presidente Temer
– Anibal Gomes (PMDB)
– Danilo Forte (PSB)
– Domingos Neto (PSD)
– Genecias Noronha (Solidariedade)
– Gorete Pereira (PR)
– Macedo Júnior (PP)
– Moses Rodrigues (PMDB)
– Raimundo Gomes de Matos (PSDB)
– Ronaldo Martins (PRB)
– Vaidon Oliveira (PROS)

1 ausente
– Adail Carneiro (PP)


Via Cearanews7

HOSPITAL REGIONAL NORTE - HRN - SOBRAL CE

Av. John Sanford, 1505 - 62030-340 Sobral
 FONE: (88) 3677-9300
Denúncias realizadas pelo Vereador Dr. Gil, médicos do Hospital Regional Norte de Sobral estão há mais de 6 meses com salários atrasados. 
O vereador também denunciou que cirurgias foram canceladas em virtude do caos provocado pelo atraso dos salários dos médicos.

CEARÁ ULTRAPASSA MÉDIAS DO NORDESTE E DO BRASIL EM LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA

   O Estado obteve os melhores resultados do Nordeste. 

  Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira (25/10/2017, com base nos resultados finais da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016. Na escala de Escrita
   O governador Camilo Santana e o secretário da Educação Idilvan Alencar participaram da divulgação dos dados, nesta quarta-feira (25), em Brasília, pelo Ministério da Educação] O Ceará superou a média brasileira em Leitura, Escrita e Matemática das crianças que estavam matriculadas no 3º ano do ensino fundamental da rede pública. 

SOBRAL - ITINERÁRIOS DOS ÔNIBUS QUE IRÃO INTEGRAR O TRANSPORTE COLETIVO

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, disponibilizou, na quarta-feira (25/10), na página oficial da Prefeitura no Facebook, a lista das sete linhas de ônibus propostas no Plano de Mobilidade Urbana de Sobral, com seus itinerários, para receber opinião dos sobralenses sobre o assunto. 

A intenção do chefe do Executivo Municipal é saber se o itinerário das linhas atenderá a necessidade dos moradores da cidade.

Dez ônibus farão os itinerários das linhas.:

Linha Laranja (Renato Parente/Junco/Centro):
terá como ponto de partida o início da avenida Mãe Rainha, no Renato Parente. Passa pela avenida Jonh Sanford,  entra e sai do Residencial Nova Caiçara, até pegar a avenida Cleto Ponte. Entra na avenida José de Arimateia Monte e Silva (conhecida como avenida do Contorno) até chegar na rua Deolindo Barreto. Passa pela Praça São João, pega a rua Menino Deus, até a rua Anahid Andrade, pega a rua Viriato de Medeiros, avenida Pericentral e volta pela avenida José de Arimateia Monte e Silva, fazendo o percurso de volta.

Linha Azul (Sinhá Sabóia/Pedrinhas/Centro):
sai da estação do VLT no Sinhá Saboia, percorre a rua Caetano Figueiredo e pega a avenida Senador Fernandes Távora. Entra na avenida Dr. Guarany até o novo Terminal Rodoviário (antiga Estação Ferroviária) e retorna o percurso pela avenida Dom José.

Linha Lilás (Colina/Campo dos Velhos/Centro):
sai da avenida Euclides Ferreira Gomes (nas proximidades da Grendene), passa pelo Parque da Cidade e entra no Centro pela rua Deolindo Barreto. Vai até a rua Menino Deus, voltando pela avenida Dom José, passando pela Praça do Bosque e retornando à avenida Euclides Ferreira Gomes.

Linha Amarela (Sinhá Sabóia/Gerardo Cristino/Centro):
sai das proximidades da estação do VLT no Sinhá Saboia, percorre a rua Caetano Figueiredo, até chegar na avenida Senador Fernandes Távora. Passa pelo bairro Gerardo Cristino e pega a avenida Monsenhor Aluisio Pinto. Cruza a ponte, pega a rua Anahid Andrade, rua Viriato de Medeiros e Avenida Pericentral. Volta pela rua Deolindo Barreto e Menino Deus, até pegar de volta a ponte Monsenhor Aluisio Pinto.

Linha Vermelha (Vila Recanto/Betânia/Centro):
sai da avenida Central da Vila Recanto, passa pelo campus da Betânia da Universidade Vale do Acaraú (UVA), desce pela avenida da Universidade, passa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e passa pelo campus da Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pega a avenida Dr. Guarany, rua Menino Deus, passando pelo campus da UFC no Mucambinho, até o novo Terminal Rodoviário (antiga Estação Ferroviária). Volta pela avenida Dom José e pega a Oriano Mendes, fazendo o percurso de volta.

Linha Verde (Junco/Padre Ibiapina/Centro):
sai do Hospital Regional Norte (HRN), desce pela rua 24 de agosto, passando pelos Terrenos Novos. Entra no bairro Alto do Cristo, pega a rua Antônio Félix Ibiapina, até pegar a avenida Ermírio de Moraes. Entra na avenida Dom José e sobe pela rua Tabelião Ildefonso Cavalcante, passando pelo novo Terminal Rodoviário (antiga Estação Ferroviária). Volta pelo mesmo percurso.

Linha Rosa (Sumaré/COELCE/Centro):
sai da Estação do VLT no Sumaré, atravessa o bairro, passando pela rua Fransquinha Frota. Pega a avenida Ermírio de Moraes,  desce pela avenida Dom José, pega a rua Tabelião Ildefonso Cavalcante, passando pelo novo Terminal Rodoviário (antiga Estação Ferroviária). Faz o retorno pela Coelce para voltar ao bairro Sumaré.