Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Suicídio em policiais

Em 2018, 104 policiais cometeram suicídio e 87 morreram em confronto.
A 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública registra exposição à violência fatal a que os policiais brasileiros estão sujeitos. Em 2018, 343 policiais civis e militares foram assassinados, 75% dos casos ocorreram quando estavam fora de serviço e não durante operações de combate à criminalidade.

A violência a que os policiais estão permanentemente expostos tem efeitos psicológicos graves. Em 2018, 104 policiais cometeram suicídio – número maior do que o de policias mortos durante o horário de trabalho (87 casos) em confronto com o crime.

“No senso comum, o grande temor é o risco da violência praticada por terceiros, mas na verdade o suicídio está atingido gravemente os policiais e não está sendo discutido e enfrentado de forma global”, aponta Cristina Neme, pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que edita o anuário.

“É um problema muito maior que muitas vezes é silenciado. São os fatores de risco da profissão que levam ao estresse ocupacional. Eles passam por dificuldades que outras pessoas podem ter, mas que no caso do policial esses problemas, quando associados ao estresse psicológico da profissão e do acesso à arma, pode facilitar esse tipo de ocorrência”, lamenta a pesquisadora.
Letalidade

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública registra que houve queda de 10,43% de mortes violentas intencionais em 2018. Mas apesar da queda verificou-se que ao mesmo tempo cresceu em 19,6% o número de mortes decorrentes de intervenções policiais.

A ação da polícia é responsável por 11 de cada 100 mortes violentas intencionais no ano passado, quando 6.220 pessoas morreram após intervenção policial, uma média de 17 pessoas mortas por dia.

O perfil das vítimas repete a situação encontrada em outros anuários: 99,3% eram homens, quase 78% tinham entre 15 e 29 anos, e 75,4% eram negros.

Para a pesquisadora Cristina, os números correspondem a uma decisão superior de ação policial. “A atitude da liderança política é fundamental para reverter o quadro de letalidade e promover políticas de segurança mais eficazes", assinala a especialista que reclama de “discursos demagógicos e falaciosos que legitimam a prática da violência”.

(Agência Brasil)

SN E AS ÚLTIMAS


A Polícia Civil já havia realizado em junho de 2019 a prisão de 10 pessoas envolvidas com a prática ilícita em Sobral. Como parte da Operação Lei para Todos, três locais onde o jogo funcionava foram fechados no município.
“Se trata de uma contravenção penal, mas é associada a diversos outros crimes mais graves, como lavagem de dinheiro e financiamento do crime organizado”, comentou o delegado de Sobral, Márcio Luís.

Com informações do portal G1/CE

ACORDO EM PROCONS TERÁ FORÇA DE TÍTULO EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL

Acordo celebrado entre cliente e fornecedor junto a entidade ou órgão público de defesa do consumidor, como os Procons, poderá ter força de título executivo extrajudicial, ou seja pode gerar a obrigação de cumprimento sem ser necessário recorrer à Justiça. A alteração está no Projeto de Lei do Senado (PLS) 68/2013, aprovado nesta quarta-feira (11) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto que fortalece os Procons segue para a Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC).

A proposta foi apresentada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) para acelerar a obtenção da reparação reclamada pelos consumidores, evitando que precisem recorrer a ações na Justiça comum, em varas de pequenas causas.
“Desde que o fornecedor e o consumidor de bens e serviços celebrem acordo perante órgãos de defesa do consumidor, não vemos sentido, no caso de seu descumprimento, em exigir a propositura da ação de conhecimento pela parte prejudicada. A medida, além de conferir celeridade na solução de litígios, contribui para o desafogamento do Poder Judiciário, sem prejudicar as partes envolvidas”, sustentou Ciro na justificação do PLS 68/2013.

Os deputados André Fernandes e Delegado Cavalcante serão notificados pelo PSL no Ceará por supostas “infrações”, segundo o vice-presidente do partido no Estado, João Luiz. Eles estão rachados com o comando partido. O presidente estadual do PSL, Heitor Freire, vai conversar com o deputado Julian Lemos, da Executiva Nacional, sobre expulsão de filiados. A informação é da coluna PontoPoder/Diário do Nordeste.


Sobral 24 hsemSOBRAL 24 HORAS - Há 9 horas

Três mulheres foram mortas no Ceará nas últimas 24 horas, elevando para 150 o número de crimes do gênero no estado em 2019. Entre as vítimas dos últimos assassinatos está uma adolescente de 17 anos, executada a tiros quando passeava com a filha de 2 anos. O crime ocorreu na noite desta quarta-feira (11), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras duas mulheres foram vítimas de feminicídio (crime passional). A adolescente Ayara Cardso, 17, passeava com a filha em uma praça no bairro Conjunto Metropolitano (Picuí) quando foi surpreendida por bandidos que desembarc... mais »

POLÍCIA CIVIL DE SOBRAL ESTOURA CASA DO JOGO DO BICHO NO BAIRRO ALTO DA BRASÍLIA
A Polícia Civil localizou o estabelecimento após denúncia anônima.

Um comerciante foi preso por envolvimento com o jogo do bicho, na tarde da última terça-feira (10), no Bairro Alto da Brasília, em Sobral, no norte do Ceará. O estabelecimento comercial gerenciado por ele funcionava como um ponto para a prática ilícita.
De acordo com informações da Polícia Civil de Sobral, o local foi fechado após denúncia anônima. No estabelecimento foram apreendidos R$ 2.700 mil, um celular, três notebooks, quatro impressoras portáteis e outros produtos usados no jogo do bicho.

O dono do estabelecimento foi encaminhado para a Delegacia Municipal de Sobral, onde responderá por crime de contravenção penal.

Na manhã desta quarta-feira (11/09/2019), o prefeito Ivo Gomes acompanhou os técnicos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) durante visita às instalações da Central Municipal de Resíduos Sólidos (CMR) do bairro Sinhá Saboia. A missão de seguimento do Programa Prodesol conheceu também a Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

Localizado em Sobral, o CTR será administrado por um consórcio composto por Sobral e outros 16 municípios: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.

Servidores dos Correios do Ceará aderiram à greve geral nacional por tempo indeterminado. A paralisação foi decretada na noite desta terça-feira (10) em assembleias realizadas em diferentes estados do país. Em Fortaleza, os serviços realizados pela empresa já estão afetados nesta quarta-feira (11). A informação é do Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similiares do Ceará (Sintect-CE). De acordo com o diretor de imprensa do sindicato, Cláudio Cruz, a categoria realiza na sede dos Correios no Centro de Fortaleza uma manifestação. Há previsão de protestos em outras sedes espalhadas na Grande Fortaleza. O debate principal nos protestos são os reajustes salariais e a possibilidade de privatização da empresa. “O reajuste salarial que a categoria pediu é 3,2%. O de 0,8% é o aumento que a empresa quer repassar aos trabalhadores. No entanto, os trabalhadores querem também a reconsideração quanto a retirada de pais e mães do plano de saúde, melhores condições de trabalho e outros benefícios", disse Cláudio Cruz. Em nota, a direção dos Correios

Na manhã desta terça-feira (10/09), o prefeito Ivo Gomes se reuniu com representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para avaliação do andamento do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol). O programa, que conta com contrato de empréstimo de 50 milhões de dólares do CAF, com contrapartida da Prefeitura no valor 12,5 milhões de dólares, será executado em 5 anos.

À tarde, técnicos do banco e da Prefeitura realizaram visitas às obras da adutora do Jordão e da urbanização do Alto do Cristo. Visitaram também o Centro de Saúde da Família (CSF) do bairro Nova Caiçara, as Areninhas da Margem Esquerda e do Parque Pajeú, o Parque Lagoa da Fazenda, a construção dos jardins filtrantes e a implantação do projeto das lixeiras subterrâneas no bairro Nova Caiçara.

A programação da visita dos representantes do CAF em Sobral teve início na segunda-feira (09/09), com a palestra de sensibilização “Mudanças climáticas, pegada de carbono e serviços ecossistêmicos”, no auditório da Prefeitura. Nesta quarta-feira (11/09), serão feitas visitas à Central Municipal de Resíduos (CRM) e Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

A visita será encerrada na quinta-feira (12/09), com o workshop “Lixo Zero Sobral", onde será apresentado um estudo, fruto da parceria entre Prefeitura de Sobral e CAF, para o gerenciamento de resíduos, com foco na coleta seletiva.

O PROGRAMA

O Prodesol tem como objetivo principal melhorar a qualidade dos serviços públicos por meio de investimentos em saneamento básico e ambiental, gestão socioambiental e requalificação da infraestrutura urbana do município.

Polícia e MP cumprem mandados de busca e apreensão contra presidente da Câmara de Maracanaú Houve cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do presidente da Câmara e na sede do Legislativo 10/09/2019 13:18:11

Maracanau

Noticias
+
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Polícia Civil (PCCE) cumpriram, na manhã desta terça-feira, 10, mandado de busca e apreensão na Câmara Municipal de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ação comandada pelo MPCE se estendeu ao gabinete do presidente da Câmara, o vereador Carlos Alberto Gomes de Matos (DEM), e a alguns setores administrativos. Não houve busca no gabinete de outros parlamentares.
O POVO Online apurou que ainda houve cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do presidente da Câmara. A operação ocorreu das 6 às 10 horas desta terça. Durante esse período, só era permitida, na Câmara, entrada de pessoas responsáveis para abrir o gabinete do vereador Carlos Alberto e os outros setores onde houve busca.
De acordo com nota enviada pelo MPCE, os mandados faziam parte da deflagração da Operação Fantasma e da Operação Sued, que investigam suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos, no total, 21 mandados de busca e apreensão. Além disso, foram expedidos cinco mandados de prisão, sendo efetuadas três prisões. Os mandados foram cumpridos na Câmara, em residências particulares e em sedes de empresas. O processo tramita em segredo de Justiça, portanto, detalhes relacionados aos alvos das operações não podem ser divulgados. 
A Operação Fantasma teve como finalidade apurar suposta contratação de servidores fantasmas na Câmara Municipal, bem como suspeita de desvio de recursos da remuneração de servidores da Casa Legislativa. Já a “Operação Sued” visou debelar esquema de lavagem de dinheiro e seus crimes antecedentes, com suposto envolvimento da Empresa Sued, localizada em Maracanaú.

Vereadores se reúnem

Após a ação do MPCE e da Polícia Civil, vereadores se reuniram na sala da Presidência. 
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi contatada, mas a pasta solicitou que a reportagem entrasse em contato diretamente com a assessoria da Polícia Civil. Não houve retorno da PCCE até a publicação desta matéria.
Com informações do repórter Leonardo Maia/Especial para O POVO Online

Aliança renovada entre Polícia Militar

(PROERD) e Secretaria de Educação de Sobral.  PROERD com força total ajudando os jovens em suas habilidades sócio emocionais. Por uma vida mais saudável e uma cultura de paz.