Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014:

DATAFOLHA: Empate técnico entre Marina e Dilma no 2º turno
...
A nova pesquisa do Datafolha para presidente, divulgada nesta quarta-feira, apontou uma redução na distância entre Marina Silva e Dilma Rousseff em uma projeção para o 2º turno


Pesquisa eleitoral divulgada hoje mostra recuperação de Dilma em provável segundo turno. Leia mais: http://on-msn.com/WJn8ow
Pesquisa Vox Populi divulgada nesta quarta-feira mostrou a ex-ministra Marina Silva (PSB) com 42 por cento das intenções de voto contra 41 por cento da...
NOTICIAS.BR.MSN.COM

Dilma retoma liderança no RJ e reduz vantagem de Marina em SP, mostra Ibope. Confira: http://on-msn.com/1rDH8Bu
A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, ultrapassou a candidata do PSB, Marina Silva, no Rio de Janeiro e reduziu a vantagem da rival...
NOTICIAS.BR.MSN.COM

Foto: DATAFOLHA: Empate técnico entre Marina e Dilma no 2º turno
...
A nova pesquisa do Datafolha para presidente, divulgada nesta quarta-feira, apontou uma redução na distância entre Marina Silva e Dilma Rousseff em uma projeção para o 2º turno entre as duas favoritas. A candidata do PSB tem, numericamente, quatro pontos de vantagem: 47% x 43% - o que leva ao limite da margem de erro (dois pontos a mais para cima ou para baixo)
...
Veja a pesquisa para o 1º turno: https://www.facebook.com/jornaldiariodepernambuco/photos/a.208054615884615.50264.202569256433151/793496544007083/?type=1&theater

O TERROR VISÍVEL EM BRASÍLIA

Governistas e empreiteiras fazem de tudo para saber o que disse Paulo Roberto Costa

A VERDADE REVELADA SOBRE O RESULTADO DA PESQUISA - ESCOLAS DE SOBRAL SE DESTACAM NA AVALIAÇÃO DA MÉDIA DE APRENDIZAGEM NO CEARÁ

Escola Elpídio Ribeiro da Silva, no Distrito de São José do Torto, obteve nota 9 no Ideb 2013.

A VERDADE REVELADA SOBRE O RESULTADO DA PESQUISA
Após ser pressionado pela imprensa, o governo federal finalmente divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede o desempenho de alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas no Brasil. Redes de 21 Estados não atingiram metas estabelecidas pelo Ministério da Educação; em 16 deles, médias são inferiores às obtidas em 2011.
É o caso do Ceará, onde o ensino médio nas escolas públicas foi reprovado. A meta para 2013 para o Estado era a nota 3,5. No entanto, após grandes investimentos na área, o índice obtido foi de apenas 3,3. Ficamos abaixo da média nacional: 3,4 no setor público (no privado é 5,4). E reparem que a meta não era nada ambiciosa. Leia mais em Ceará tem queda em índice do ensino médio, contrariando propaganda de governo.
No ranking nacional da educação, o Ceará fica ali pelo meio da tabela, à frente de Estados como Bahia, Amapá e Alagoas, empatado com o Acre e o Distrito Federal, atrás de São Paulo e Pernambuco.
Mas o que preocupa mesmo é a atual tendência de queda no desempenho das escolas públicas no ceará, no ensino médio, registrada entre 2011 e 2013.
Eleições
Como estamos em plena campanha eleitoral, é impossível deixar de registrar que se trata de uma má notícia para o candidato ao governo estadual pela situação, o petista Camilo Santana, que tem a ex-secretária da educação, Izolda Cela, como candidata à vice-governadora em sua chapa, com o respaldo, justamente, de duas altas no Ibeb em anos anteriores. A educação e as escolas profissionalizantes figuram como grandes feitos da atual gestão. Izolda chegou a dizer no Facebook que duvidava da honestidade de quem criticasse a área. Pois é, o Ideb não é candidato e não é de oposição, por isso, motivações desonestas em sentido eleitoral devem ser descartadas.
Como consolo, o Ideb 2013 joga luzes no debate sobre a educação, que andava obscurecido pela propaganda eleitoral no Ceará.Nas peças da candidatura governista, a tática é mostrar belas estruturas físicas e deixar de lado os índices comparativos de desempenho. Esse é um padrão de comunicação já conhecido na segurança e na saúde. A realidade, mais uma vez, é que investimentos são feitos, o que merece reconhecimento, mas os resultados são pífios, o que não pode ser escondido. O problema, notadamente, não é financeiro, mas administrativo.


O Ideb agora é uma oportunidade para que candidatos mostrem como podem melhorar a qualidade da educação, ou pelo menos, como parar de piorá-la.
As escolas públicas municipais de Sobral estão em 1ºlugar no Ceará, na avaliação de aprendizagem dos alunos do 5º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental, e em 5ºlugar em todo o Brasil, na avaliação dos alunos do 1º ao 5 º ano. Os dados são do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) 2013, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na sexta-feira, 5 de setembro.

Com Ideb 7,8, o desempenho das escolas de Sobral no primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) ficou bem acima da média do Ceará e do Brasil, que foi de 5,2, incluindo a avaliação das escolas privadas. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a nota de Sobral foi 5,8, ficando também acima da média do Brasil nas redes municipais (3,8) e da meta estabelecida pelo MEC (3,9).

“Esse resultado é muito animador e fruto do esforço e emprenho de professores, pais, alunos e toda a comunidade sobralense”, diz o Prefeito Veveu, lembrando que, “no ranking nacional os municípios que ficaram mais bem classificados, além de Sobral, são municípios com uma rede muito pequena. Estou muito feliz com essa conquista.”

As escolas Araújo Chaves (Distrito de Bilheira) e Elpídio Ribeiro da Silva (Distrito de São José do Torto) alcançaram Ideb 9,0. A nota ultrapassa muito, não só a meta de 5,0 para 2013, como também a projetada pelo MEC para 2021, que era de 6,1. Das 31 escolas avaliadas em Sobral, 29 tiveram notas acima de 7,4. A menor nota registrada no ciclo inicial do Ensino Fundamental foi 6,9, acima da meta estabelecida pelo MEC para 2021.

“Ficamos muito contentes e desafiados a nos manter avançando. Nós fazemos um trabalho conjunto com a comunidade, professores e pais, acompanhando de perto o aluno. Temos famílias muito participantes da vida dos alunos na escola”, explica o professor Osmarino Ribeiro, Diretor da Escola Elpídio Ribeiro que, em 2011, teve Ideb 7,5.

Ainda segundo o Prefeito Veveu, “os resultados são reflexos da política educacional do Município, que tem como alicerces a formação continuada dos professores, o fortalecimento da gestão escolar, a adoção de práticas rigorosas de avaliação interna e infraestrutura de qualidade nas escolas”. O Prefeito afirma, ainda, que o investimento na construção de 18 Colégios Sobralenses de Tempo Integral para alunos do 6º ao 9º ano, estando dois já em funcionamento, só ampliará a qualidade do ensino público de Sobral que já é reconhecido em todo o país.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação, em 2007, para avaliar, a cada dois anos, a aprendizagem dos estudantes do 5° e do 9° ano do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio. O índice é obtido a partir de dados de aprovação escolar e do desempenho dos alunos em provas de língua portuguesa e matemática, realizadas pelo INEP.

Veja o Ranking das Escolas de Sobral AQUI.



RESTAURANTE POPULAR DE SOBRAL RESTAURADO

Prefeitura de Sobral adicionou 3 novas fotos.
Prefeito Veveu entrega, agora, o Restaurante Popular de Sobral totalmente revitalizado, após duas semanas de reformas e renovação de equipamentos. O Restaurante Popular de Sobral foi criado em 2005 e serve, diariamente, 1.100 refeições ao preço de R$ 1,00 aos usuários.

PESQUISA VOX POPULI DE 10 DE SETEMBRO DE 2014

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta quarta-feira mostrou a ex-ministra Marina Silva (PSB) com 42 por cento das intenções de voto contra 41 por cento da...
DIARIODOCENTRODOMUNDO.COM.BR

A VERDADE SOBRE OS HOMOSSEXUAIS

Silas Malafaia: “50% dos homossexuais foram violados quando eram crianças”. http://uol.com/bndTRb

PETRÓLEO DO BRASIL MAIS QUE DOBRA

Produção de petróleo do Brasil atingirá cerca de 5 milhões de barris por dia até 2023
País deverá atingir cerca de 5 milhões de barris por dia
ECONOMIA.TERRA.COM.BR

PESQUISA DATAFOLHA DE 10 DE SETEMBRO DE 2014

PLEBISCITO 2014 VOCÊ É A FAVOR DE UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLÍTICO

Resultado final deve ser divulgado no dia 24; comissão organizadora considera que a campanha foi vitoriosa apesar do “muro de silêncio” montado pela grande mídia
http://www.brasildefato.com.br/node/29788
Resultado final deve ser divulgado no dia 24; comissão organizadora considera que a campanha foi vitoriosa apesar do “muro de silêncio” montado pela grande mídia

Reprodução
Resultado final deve ser divulgado no dia 24; comissão organizadora considera que a campanha foi vitoriosa apesar do “muro de silêncio” montado pela grande mídia

10/09/2014
Da Redação

Na denominada Semana da Pátria, entre os dias 01 a 07 de setembro, mais de 40 mil urnas foram instaladas por todo território nacional para a votação do Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Após uma intensa mobilização, nesta terça-feira (9), a Secretaria Operativa Nacional, divulgou nota com os primeiros resultados do processo.
Foram 1.744.872 votos de pessoas em todo o país na votação pela internet (via online). Destas 96, 9% (1.691.006) votaram SIM à Constituinte, e 3,1% (53.866) votaram NÃO. As urnas físicas ainda estão em processo de contagem.
“O resultado final da votação será divulgado no dia 24 de setembro, em Coletiva de Imprensa. [...] Em seguida, ainda sem data definida, entregaremos os resultados do Plebiscito Popular aos três poderes: Presidência da República (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário), como forma de pressionar, especialmente o Congresso, por um Plebiscito Oficial com o mesmo tema do Plebiscito Popular”, diz a nota.
Muro de silêncio 
A nota divulgada ainda ressalta a positividade da campanha ao envolver artistas, intelectuais, lideranças sindicais e populares, além de voluntários nas atividades. Para eles, a campanha foi vitoriosa “apesar do ‘muro de silêncio’, propositalmente montado pela grande mídia, o que só reforça a nossa posição pela democratização dos meios de comunicação no Brasil”.

13 ANOS DO DESASTRE DAS TORRES GÊMEAS WORLD TRADE CENTER - 11 DE SETEMBRO

Os Estados Unidos se preparam nesta quinta-feira para as celebrações do 13º aniversário dos 11 de setembro de 2001 que matou mais de 3 mil pessoas que estavam nos arranha-céus do World Trade Center e no prédio do Pentágono. Para este dia, museus e praças vão abrir as portas, oferecendo “lembranças”, histórias e... Produtos à venda.O turismo criado em cima da tragédia é bastante polêmico. Muitos parentes ou pessoas que nem estão diretamente ligadas às vítimas se sentem “invadidos” pelo comércio relacionado à tristeza dessas famílias.  Somente o Museu Memorial Nacional 11 de Setembro recebeu mais de 700 mil visitantes – vindos de 50 estados americanos e 131 países – desde maio deste ano. Além disso, cerca de 15 milhões de pessoas já visitaram o memorial desde que abriu, há 3 anos. Isso significa que o ataque trouxe mais turistas à cidade de Nova York que a própria Estátua da Liberdade, símbolo do local.
9//11 Memorial- As quedas e o espelho d’água do memorial estão no local em que estavam as Torres Gêmeas e são uma opção de turismo para relembrar a tragédia. Entre as árvores da área, a mais conhecida é um pé de pera chamado “Survivor Tree” (árvore sobrevivente), que cresceu a partir de um toco que havia restado após a queda dos arranha-céus.

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CEARÁ - CED EM SOBRAL

CAMPANHA BRASIL SEM DROGAS

Campanha gera polêmica ao pedir votos "por um Brasil sem drogas". Saiba mais: http://bit.ly/1tw3ffu
(Foto: Divulgação)

ANIVERSÁRIO DE FÁBIA ALBUQUERQUE SABÓIA DIA 10 DE SETEMBRO DE 2014


Foto: Vereador Gegê Romão esteve no Departamento Legislativo pra parabenizar Dra. Fábia Sabóia, por ocasião do seu natalício, hoje, por volta das 11:30 horas...


Hoje dia 10 de setembro de 2014, quem completou mais uma primavera, foi a Diretora do Departamento Legislativo de Sobral, Dra. Fábia Albuquerque Sabóia, que também faz parte do Setor Jurídico. O Blog SN vem encarecidamente felicitar a nossa nobre diretora, que começou seu mandato em 2013 e termina agora em 2014.
Vereador Gegê Romão esteve no Departamento Legislativo pra parabenizar Dra. Fábia Sabóia, por ocasião do seu natalício, hoje, por volta das 11:30 horas.
 

O LUCRO DOS BANCOS EM DETRIMENTO DO CLIENTE

A presidente Dilma Rousseff usou o horário eleitoral para insinuar que, se eleita, Marina Silva entregará aos bancos o poder de decisão sobre a vida dos brasileiros. Isso é falso.
Dilma distorce as propostas de Marina para amedrontar a população e obter assim ganhos eleitorais. Um Banco Central independente significa que nenhum partido ou político vai usar o sistema bancário para se beneficiar.
No governo Marina, o Banco Central estará a serviço do povo e não dos interesses d..poder.
Engraçado é ver Dilma, agora, criticando os bancos. Logo ela, que tem sido tão boa para eles.
Curtir

BRASÍLIA - Em meio ao impacto negativo provocado pela delação de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras que acusou políticos petistas e da base aliada de envolvimento em um suposto esquema de desvio de recursos da estatal, a presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu alterar o comando de sua campanha à reeleição. O ministro Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) assume a partir de hoje a coordenação geral da campanha. A função vinha sendo dividida entre o presidente do PT, Rui Falcão, e Giles Azevedo, que foi chefe de gabinete de Dilma.

A entrada de Rossetto dilui o poder de Falcão, que integra o campo majoritário do PT, do qual faz parte também o tesoureiro nacional do partido, João Vaccari Neto, também envolvido por Paulo Roberto Costa no suposto esquema de recebimento de propina da Petrobras. A entrada de Rossetto, além de mudar o comando político e estratégico da campanha, tenta demarcar melhor a distância de Dilma em relação a Vaccari.
O crescimento de Marina Silva (PSB) e as denúncias envolvendo políticos da base aliada em meio a uma campanha que, há duas semanas, parecia consolidada em favor da reeleição levaram a presidente a destacar um auxiliar de sua extrema confiança e que parece ter mais habilidade para fazer um elo entre governo e campanha. Rossetto assume com “autoridade” e “autonomia” dados por Dilma para tomar decisões estratégicas a partir de agora.
A primeira delas será a de também manter a principal adversária, Marina Silva, na defensiva. Integrantes da coordenação da campanha petista dizem que Marina terá que responder pelo envolvimento de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, morto em um acidente aéreo no mês passado, no esquema de recebimento de propina delatado por Costa.
— Marina é do PSB. Era candidata a vice de Eduardo Campos. É sua herdeira política na disputa eleitoral. Não há como ela se descolar das denúncias — disse um auxiliar da presidente.
O comitê de Dilma provocará a adversária a defender Campos sempre que forem mencionadas as denúncias de Costa. A estratégia é de contra-ataque, respondendo na linha de que Marina não representa “a nova política” no momento em que pairam dúvidas sobre a conduta política de Campos.
Quanto ao tucano Aécio Neves, a avaliação entre os aliados de Dilma é que ele não terá mais tempo de se recuperar eleitoralmente, e que a polarização com Marina é irreversível. Os dirigentes petistas sabem que os ataques do PSDB serão intensos, mas esperam que eles tenham pouca ressonância. Por isso, a ideia é deixar Aécio em segundo plano, polarizando mesmo com Marina. Além de colar a pessebista em eventuais problemas de Campos, Dilma insistirá nas contradições da ex-ministra.
Novo coordenador avalia quadro com Dilma
Rossetto passou a tarde de ontem no Palácio da Alvorada com Dilma avaliando o quadro eleitoral e redefinindo os rumos da campanha. Caberá a ele representar Dilma na definição de estratégias para desconstruir Marina. Numa primeira análise, segundo integrantes da campanha, serão mais bem programadas as viagens e os eventos dos quais ela participará. A avaliação é que, como Dilma decide em cima da hora, os eventos acabam parecendo improvisados.
No começo da disputa eleitoral, a presidente sinalizou que o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) assumiria função estratégica na campanha. Há algumas semanas, no entanto, Rossetto vinha sendo chamado por Dilma a opinar politicamente. As conversas vieram se acentuando nos últimos dias. Dilma e o ministro se conhecem há pelo menos 20 anos.
Rossetto foi “chefe” de Dilma quando era vice-governador do Rio Grande do Sul, e ela, secretária de Minas, Energia e Telecomunicações do estado. Ele foi um dos principais articuladores da saída de Dilma do PDT e de sua filiação ao PT. É um dos raros políticos que consegue ter autonomia e carta branca da presidente para trabalhar. Antes de voltar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, cargo que já ocupou no governo Lula, foi presidente da Petrobras Biocombustível.
— A campanha precisava de alguém com uma espécie de mandato de Dilma para resolver, decidir e analisar o quadro de forma mais estratégica — disse um auxiliar da presidente, sem mencionar as denúncias de Costa.
Desde o começo da disputa eleitoral se avolumam reclamações sobre desentendimentos internos e falta de comando na campanha.
Quanto a Giles, apesar de ser um nome ligado à presidente, ele sempre teve uma atuação mais burocrática e menos política no governo e na campanha. As mudanças ocorrem num momento em que o ex-diretor da Petrobras denuncia o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, Vaccari e parlamentares da base governista de terem recebido propina de contratos da estatal.
Rossetto terá “autoridade” e “autonomia”
PUBLICIDADE

Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/campanha-de-dilma-muda-comando-apos-delacao-de-corrupcao-bilionaria-13862775#ixzz3CvVSV4tS

Campanha de Dilma muda comando após delação de corrupção bilionária

Decisão quer afastar a presidente da ala do PT ligada ao escândalo na Petrobras

POR 


Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/campanha-de-dilma-muda-comando-apos-delacao-de-corrupcao-bilionaria-13862775#ixzz3CvUYVqR1

AS FRIAS DO SN EM 10 DE SETEMBRO DE 2014

  A pichação da estátua do Cristo Redentor com palavras desafiadoras contra a polícia é a prova que faltava de que os bandidos não temem de verdade a polícia. 
 Numa outra inscrição foi visto claramente ameaças contra a corporação.

############################# 
Ver o Açude dos Patos agonizando, praticamente seco. E, agora o caso da falta de ambulâncias, para transportar doentes.

#############################

############################### 

A falta de credibilidade nos políticos é tão grande que o Ibope declarou que apenas 2% da população brasileira está assistindo aos programas eleitorais da TV, num descrédito total na classe política. Enquanto isto, os candidatos estão fazendo de tudo para angariar votos, beijando o povo, abraçando crianças e idosos, comendo no mercado, almoçando nos restaurantes populares e carregando bandejas, outros comendo em lanchonetes, em residências de eleitores, estão totalmente perdidos, fazendo palhaçadas. Duvido que façam isso fora de época política, numa hipocrisia total.

DEBATE ENTRE OS GOVERNAMENTÁVEIS EM SOBRAL DIA 26 DE SETEMBRO DE 2014

A TV Jangadeiro via Nordestv, que aqui em Sobral retransmite o sinal do SBT, vai organizar no próximo dia 26 um dos últimos debates entre os governamentáveis.

Estarão aqui Camilo Santana do PT que é apoiado pelos irmãos Ferreira Gomes, Eunicio Oliveira que detém o apoio de Tasso Jereissati e Roberto Pessoa, Eliane Novaes e Ailton Lopes fecham a bancada. 

O local será o centenário Teatro São João, e a escolha da princesinha do norte para a realização de tal evento se prende a uma série de fatores mais a principal delas é a de que Sobral hoje é o epicentro da política estadual, berço do governador e onde se trava uma eleição a parte entre situação e oposição.

A expectativa em torno do encontro é grande. Para Manoel Pinunga, residente no bairro Terrenos Novos, é o momento de ver de perto as chamadas propostas de todos os candidatos e emenda. “O que vimos até agora não deu pra convencer não. Ninguém tá falando como resolver o problema da segurança de Sobral”, atesta. Este é um dos temas que traz ansiedade ao povo sobralense como um todo. “Sobral hoje é uma cidade violenta mais creio que os homens vão encontrar uma solução para este problema. Hoje nós vivemos com medo”, coloca Joaquim Sousa. Em toda a periferia o sentimento é de intranquilidade. A policia tem se mostrado pouco eficaz para combater a marginalidade.

Outro assunto que deve estar na pauta de ordem é a questão da água. O que cada um deles tem guardado na cartola para resolver o mais crucial nó da gestão Cid Gomes que é levar água a casa do homem do campo. Aqui já se fala abertamente em racionamento de água. Isto já está acontecendo no distrito de Jordão onde o abastecimento do precioso líquido é feito uma vez por semana, insuficiente para atender a demanda da comunidade. A história da adutora está mal contada. 

Os políticos continuam enganando o povo. Saúde deve ser um tema que vai levantar a plateia já que aqui se fala muito dos bons ou maus serviços prestados pelo Hospital Zona Norte.


PESQUISA IBOPE PARA PRESIDENTE ELEIÇÕES 2014

Nas pesquisas para os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro divulgadas nesta terça-feira (9), o Ibope também levantou a preferência dos eleitores na corrida presidencial. A presidente Dilma Rousseff (PT) subiu nos dois Estados: diminuiu a vantagem de Marina Silva (PSB) em São Paulo e chegou a uma situação de empate técnico com a adversária no Rio.
Em São Paulo, Marina oscilou de 39% na semana passada para 38%; e Dilma, de 23% para 25%. As variações estão dentro da margem de erro, que é dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Numericamente, a vantagem de Marina caiu de 16 para 13 pontos percentuais.
Aécio Neves (PSDB) oscilou de 17% para 15%. Os candidatos Pastor Everaldo Pereira (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) marcaram 1% cada. Somados, os outros concorrentes não passam de 1%.
Os entrevistados propensos a votar em branco ou nulo chegam a 10%. Os indecisos são 9%.
No Rio, Dilma subiu de 32% para 37% e passou a ficar numericamente à frente de Marina, que caiu de 38% para 34%. Apesar da vantagem numérica da petista, o resultado é considerado empate técnico por causa da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Aécio Neves (PSDB) oscilou de 11% para 9%. Os candidatos Pastor Everaldo Pereira (PSC) e Luciana Genro (PSOL) ficaram com 1% cada. Somados, os outros concorrentes têm somente 1%.


Saiba Mais: uol

Morre o presidente do Santander, Emilio Botín

Emilio Botin
O presidente do Grupo Santander, Emilio Botín, morreu na noite de terça-feira, aos 79 anos, comunicou a entidade financeira à Comissão Nacional do Bolsa de Valores (CNMV) nesta quarta (10).
Em comunicado, o Santander indicou que hoje a comissão de nomeações e retribuições e o conselho de administração se reunirão para designar ao novo presidente do Banco.
Formado em Direito e Economia pela Universidade de Deusto, Emilio Botín ingressou aos 24 anos no Banco Santander, onde ocupou os postos de representante dos serviços centrais e de subdiretor-general.
Nascido em 1 de outubro de 1934 em Santander, Botín foi herdeiro da tradição financeira de sua família, já que seu avô e seu pai também foram presidentes do Banco Santander, e começou a dirigir a entidade bancária em 1986, e foi um dos responsáveis pela sua expansão internacional.
Conselheiro do Banco Santander desde 1960, quatro anos depois foi nomeado diretor-geral e em 1971 foi eleito segundo vice-presidente do conselho de administração da entidade financeira. Membro da Comissão Executiva do Banco Santander desde 1964, foi designado executivo-chefe em 1977.
Em 19 de novembro de 1986 foi nomeado presidente do Banco Santander e se tornou em um dos poucos gerentes financeiros que além de assumir a presidência da entidade, era seu principal executivo e máximo acionista.
Sua gestão se caracterizou pela estratégia de conquista do mercado internacional e por um processo de fusões e aquisições nacionais para conseguir a liderança entre os bancos espanhóis.
Emilio Botín era casado com Paloma O'Shea Artiñano e tinha seis filhos. Uma delas, Ana Patricia, dirige a filial britânica do Grupo Santander, Santander UK.