A VERDADE REVELADA SOBRE O RESULTADO DA PESQUISA
Após ser pressionado pela imprensa, o governo federal finalmente divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede o desempenho de alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas no Brasil. Redes de 21 Estados não atingiram metas estabelecidas pelo Ministério da Educação; em 16 deles, médias são inferiores às obtidas em 2011.
É o caso do Ceará, onde o ensino médio nas escolas públicas foi reprovado. A meta para 2013 para o Estado era a nota 3,5. No entanto, após grandes investimentos na área, o índice obtido foi de apenas 3,3. Ficamos abaixo da média nacional: 3,4 no setor público (no privado é 5,4). E reparem que a meta não era nada ambiciosa. Leia mais em
Ceará tem queda em índice do ensino médio, contrariando propaganda de governo.
No ranking nacional da educação, o Ceará fica ali pelo meio da tabela, à frente de Estados como Bahia, Amapá e Alagoas, empatado com o Acre e o Distrito Federal, atrás de São Paulo e Pernambuco.
Mas o que preocupa mesmo é a atual tendência de queda no desempenho das escolas públicas no ceará, no ensino médio, registrada entre 2011 e 2013.
Eleições
Como estamos em plena campanha eleitoral, é impossível deixar de registrar que se trata de uma má notícia para o candidato ao governo estadual pela situação, o petista Camilo Santana, que tem a ex-secretária da educação, Izolda Cela, como candidata à vice-governadora em sua chapa, com o respaldo, justamente, de duas altas no Ibeb em anos anteriores. A educação e as escolas profissionalizantes figuram como grandes feitos da atual gestão. Izolda chegou a dizer no Facebook que duvidava da honestidade de quem criticasse a área. Pois é, o Ideb não é candidato e não é de oposição, por isso, motivações desonestas em sentido eleitoral devem ser descartadas.
Como consolo, o Ideb 2013 joga luzes no debate sobre a educação, que andava obscurecido pela propaganda eleitoral no Ceará.Nas peças da candidatura governista, a tática é mostrar belas estruturas físicas e deixar de lado os índices comparativos de desempenho. Esse é um padrão de comunicação já conhecido na segurança e na saúde. A realidade, mais uma vez, é que investimentos são feitos, o que merece reconhecimento, mas os resultados são pífios, o que não pode ser escondido. O problema, notadamente, não é financeiro, mas administrativo.
O Ideb agora é uma oportunidade para que candidatos mostrem como podem melhorar a qualidade da educação, ou pelo menos, como parar de piorá-la.
As escolas públicas municipais de Sobral estão em 1ºlugar no Ceará, na avaliação de aprendizagem dos alunos do 5º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental, e em 5ºlugar em todo o Brasil, na avaliação dos alunos do 1º ao 5 º ano. Os dados são do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) 2013, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na sexta-feira, 5 de setembro.
Com Ideb 7,8, o desempenho das escolas de Sobral no primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) ficou bem acima da média do Ceará e do Brasil, que foi de 5,2, incluindo a avaliação das escolas privadas. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a nota de Sobral foi 5,8, ficando também acima da média do Brasil nas redes municipais (3,8) e da meta estabelecida pelo MEC (3,9).
“Esse resultado é muito animador e fruto do esforço e emprenho de professores, pais, alunos e toda a comunidade sobralense”, diz o Prefeito Veveu, lembrando que, “no ranking nacional os municípios que ficaram mais bem classificados, além de Sobral, são municípios com uma rede muito pequena. Estou muito feliz com essa conquista.”
As escolas Araújo Chaves (Distrito de Bilheira) e Elpídio Ribeiro da Silva (Distrito de São José do Torto) alcançaram Ideb 9,0. A nota ultrapassa muito, não só a meta de 5,0 para 2013, como também a projetada pelo MEC para 2021, que era de 6,1. Das 31 escolas avaliadas em Sobral, 29 tiveram notas acima de 7,4. A menor nota registrada no ciclo inicial do Ensino Fundamental foi 6,9, acima da meta estabelecida pelo MEC para 2021.
“Ficamos muito contentes e desafiados a nos manter avançando. Nós fazemos um trabalho conjunto com a comunidade, professores e pais, acompanhando de perto o aluno. Temos famílias muito participantes da vida dos alunos na escola”, explica o professor Osmarino Ribeiro, Diretor da Escola Elpídio Ribeiro que, em 2011, teve Ideb 7,5.
Ainda segundo o Prefeito Veveu, “os resultados são reflexos da política educacional do Município, que tem como alicerces a formação continuada dos professores, o fortalecimento da gestão escolar, a adoção de práticas rigorosas de avaliação interna e infraestrutura de qualidade nas escolas”. O Prefeito afirma, ainda, que o investimento na construção de 18 Colégios Sobralenses de Tempo Integral para alunos do 6º ao 9º ano, estando dois já em funcionamento, só ampliará a qualidade do ensino público de Sobral que já é reconhecido em todo o país.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação, em 2007, para avaliar, a cada dois anos, a aprendizagem dos estudantes do 5° e do 9° ano do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio. O índice é obtido a partir de dados de aprovação escolar e do desempenho dos alunos em provas de língua portuguesa e matemática, realizadas pelo INEP.
Veja o Ranking das Escolas de Sobral AQUI.