Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de maio de 2020

DESCANSE EM PAZ IRMÃO Zé CLAUDIO LINO Recebi com muita dor e tristeza na tarde de hj o passamento do meu amigo de longas datas, Irmão Zé Claudio Lino, cadeirante faleceu por volta de meio dia no HN de covid 19.ele morava no bairro paraíso das flores sobral. Apresento neste momento de dor, os meus sentimentos a família enlutada

Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de buscas e apreensões, nesta quinta-feira (27), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news do Supremo Tribunal Federal (STF).

Inquérito das fake news é "ilegal e inconstitucional", diz procuradora
QUARTA-FEIRA, MAIO 27, 2020 

“Respeito o STF, mas o Inquérito das “Fakes News” é completamente ilegal”, diz procuradora.

O inquérito, que vem sendo duramente criticado por juristas, foi aberto pelo ministro Dias Toffoli em março de 2019 e terminaria em junho deste ano, mas pode ser prorrogado.

Em uma série de mensagens no Twitter, a procuradora Thaméa Danelon, ex-integrante da operação “Lava Jato” em São Paulo, enfatizou que o inquérito é “completamente ilegal e inconstitucional”.

A procuradora também lembrou que a ex-Procuradora-Geral da República (PGR), Raquel Dogde, no ano passado, arquivou o referido inquérito, contudo, não foi acolhido pelo STF.

Confira na íntegra as mensagens de Danelon:

1. Respeito o STF mas o Inquérito das “Fakes News” é completamente ilegal e inconstitucional, pois: 1) viola o Sistema Acusatório (juiz não pode investigar, apenas o MP e a Polícia);

2) ofende o Princípio da Livre Distribuição (o juiz q, no futuro, julgará o caso, não pode ser escolhido, deve haver um livre sorteio entre os juízes);

3) não investiga fatos objetivos e específicos, “Fake News” não é um crime tipificado no Código Penal; e ameaça ao STF e familiares é extremamente vago;

4) os supostos crimes não ocorreram nas dependências do STF, assim não há competência (processual) da Suprema Corte;

5) Deve-se lembrar q ex PGR Raquel Dogde, no ano passado, ARQUIVOU referido Inquérito, contudo, não foi acolhido pelo STF.

6) No ano passado uma revista foi censurada pelo inquérito das “Fakes News” e diversas pessoas sofreram busca e apreensão, na minha opinião, indevidas, sendo violada a Liberdade de Expressão.

7) Investigados não conseguiram ter acesso ao Inquérito em questão, em afronta à própria Súmula Vinculante 14 do STF, q autoriza ao advogado do investigado vista dos autos.

8) Na data de hoje, outras buscas e apreensões igualmente indevidas foram realizadas. No meu entender, tudo seria NULO de pleno Direito.

Uma gravíssima denúncia atinge em cheio a Segurança Pública do Estado do Ceará. Em um vídeo postado nas redes sociais, a promotora de Justiça, Fernanda Marinho, revelou que a Perícia Forense do Estado do Ceará está elaborando laudos inconclusos nos casos de exames em corpos de vítimas da violência, especialmente nos casos de assassinatos e acidentes. Por falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), os médicos legistas e auxiliares não estão abrindo os cadáveres para a realização de exames internos (necropsia).

"Eles não estão abrindo os cadáveres", denuncia promotora sobre falta de equipamentos para legistas da Pefoce realizarem as necropsias
QUARTA-FEIRA, MAIO 27, 2020 

“Isso é um prato cheio para a impunidade. Vão ocorrer muitas absolvições (de criminosos) pela falta dos laudos conclusivos”, disse a promotora, integrante do Controle Externo da Atividade Policial. Segundo ela, a falta de equipamentos como máscaras de proteção do nível M-95, o recomendado para situações de alto risco de contaminação (como é o caso do trabalho dos médicos legistas e seus auxiliares), se deve à falta de fornecimento do material por parte do governo do estado.

“O governo do estado está se negando a fornecer as máscaras M-95, que já foram pedidas pelo Ministério Público e pela Comel (Coordenadoria de Medicina Legal, o antigo IML)”, disse a promotora.

Segundo Fernanda Marinho, o pedido do material para a execução do trabalho dos legistas e auxiliares de necrópsia foi encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado não apenas pela direção da própria Perícia Forense do Ceará (Pefoce), mas também pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), através de ofício do promotor de Justiça Breno Costa, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caocrim). O documento (ofício do MP) foi remetido à Secretaria da Saúde ainda no final do mês de abril.

Negou

“A Secretaria de Saúde se negou a entregar as máscaras , alegando que estas só seriam entregues à unidades de Saúde e que caberia à própria Pefoce adquirir o equipamento”.

Ainda de acordo com a promotora, um primeiro processo de licitação foi aberto, mas apareceu um único fornecedor, que ofereceu máscaras de baixa qualidade e muito caras. Foi aberto um segundo processo (licitação) e já se apresentaram quatro fornecedores, mas este processo vai durar quatro meses. “Isso trará um prejuízo para a acusação e para o andamento das investigações, incalculável”, prevê Fernanda Marinho.

Tremor de terra na cidade de Granja - CE as 4 h e 50 minutos com 1,05 na escala richert

estatísticas do crime na região e deixou em 26 dias do mês mais de 200 mortos. Pessoas que foram assassinadas, em sua maioria, ao serem atingidas por disparos de armas de fogo. O número exato de vítimas dos homicídios, latrocínios e feminicídios é 209.violência armada na Grande Fortaleza neste mês de maio, acelerada pela guerra entre facções criminosas e a redução de policiais militares e civis nas ruas por conta da pandemia do coronavírus.

Somente na Capital cearense, entre os dias 1º e 26 de maio, nada menos, que 120 pessoas foram mortas. Nos demais Municípios da Grande Fortaleza ocorreram outros 89 casos. Os bairros mais atingidos pela pandemia da bala neste maio foram Bom Jardim, Messejana, Jangurussu, Barra do Ceará, Mondubim, Henrique Jorge e Siqueira. Somente nestes seis bairros, 35 pessoas foram executadas em 26 dias.

Já na Região Metropolitana, os assassinatos com maiores registros aconteceram em Caucaia (23), Maranguape (17), Aquiraz (8) e Maracanaú (7), além de Itaitinga (6), totalizando 61 dos 89 casos ocorridos no cinturão metropolitano.

A guerra das facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) continua sendo a causa maior da explosão dos índices de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) neste período de pandemia no estado. Não bastassem os crimes ocorridos nas ruas, tornaram-se corriqueiros no cenário da violência armada na Grande Fortaleza os assassinatos ocorridos dentro de residências.

Bandidos não mais esperam ou armam tocaias e emboscadas para suas vítimas nas ruas, agora estão invadido as residências e eliminando as pessoas que estão em seus lares até mesmo dormindo.

Foi o que aconteceu na primeira chacina do ano ocorrida na madrugada do último dia 14, quando quatro jovens, com idades entre 18 e 21 anos, foram assassinados quando dormiam dentro de uma casa na localidade de Ilha, na cidade de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os mortos foram identificados como Sebastião Rodrigo Cavalcante Barbosa, 19; Antônio Henrique Costa Braga, 18; e os irmãos Nardiel e Nardilan Moreira Marques da Silva, de 21 e 20 anos, respectivamente.

Assim também aconteceu na manhã do dia 13, no bairro Granja Portugal, quando bandidos armados invadiram uma casa situada na esquina das ruas José Abílio e Bragança e mataram com vários tiros de pistolas o jovem Galdino de Sousa da Silva, 21 anos; e o adolescente Fabrício Silva Rabelo de Sousa, 17 anos.

No bairro Novo Parque Iracema, em Maranguape, criminosos invadiram um salão de beleza na manhã do dia 6 último e assassinaram, a tiros, a adolescente Vitória Tatyra Aragão da Silva, 13 anos; e o amigo dela, o jovem Josué Ramos de Almendra, 19.

Da mesma forma, no dia 9, criminosos arrombaram as portas de uma casa na localidade de Gameleira, em Horizonte, e fuzilaram José Ronielly Lucemberg da Silva, 27 anos; e Francisco Narcísio da Silva Gildo, 24.

Esse mesmo tipo de execução sumária, dentro de residências, também tem se registrado no interior do estado.

Foi o que aconteceu, por exemplo, na madrugada do dia 2 de maio último, no Sítio Panelas, situado na zona rural do Município de Acopiara (a 340Km de Fortaleza), quando bandidos invadiram uma propriedade rural e foram até a casa do dono da terra, o agropecuarista Antônio do Ó Araújo, 53 anos de idade, que acabou sendo morto a tiros juntamente com a esposa, a professora Maria de Fátima da Silva, 50 anos; e a filha do casal, a jovem Graciele da Silva Araújo, 25. Todos receberam tiros na cabeça e nas costas, numa tripla execução sumária.

Na madrugada do dia 16 último, outro crime semelhante. Criminosos atacaram uma residência na Vila Graci, no Município de Barreira (75Km de Fortaleza), e mataram três jovens. Evelize da Costa Ferreira, Maria Vitória Lima pereira e Denise Santos Sousa, todas com 24 anos de idade, estavam dormindo quando foram covardemente assassinadas com tiros na cabeça, sem nenhuma chance de defesa.

(Blog do Fernando Ribeiro)

Castanhão, maior açude do Ceará, atingiu o melhor volume desde 2015 e chegou a 1 bilhão de metros cúbicos armazenados. O reservatório tem capacidade para 6,7 bilhões de m³. A informação é do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em atualização nesta quinta-feira, 30. Atualmente, conforme a Companhia, o Castanhão está com 14,99% de capacidade, totalizando pouco mais de 1,004 bilhão de m³. O volume é o melhor desde 29 de setembro de 2015, quando estava com 1,001 bilhão de m³ (14,94%).

O segundo maior reservatório do Estado, o Orós, com capacidade para 1,94 bilhão de m³, está com 25,56% de volume, o total de 495,92 milhões de m³ armazenados. O quarto maior, o Araras, atingiu capacidade máxima e está sangrando desde o último dia 23 de abril.
Dos maiores açudes, o Banabuiú é o que está na situação mais crítica, mas que apresenta melhor recarga do que em anos anteriores. Com capacidade de 1,6 bilhão de m³, o reservatório está, atualmente, com 11,69% de volume, armazenando 187,1 milhões de m³.
Repórter Ceará (Foto: Gil Magalhães)
Compartilhar...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Whatsapp
2 Comentários
  1. Carlos Francisco Lobato
    E os Governadores dos Estados Beneficiados com a
    Transposição do Rio São Francisco; Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Deviam exigir e fechar a Entrada da Transposição do Rio São Francisco.

Governador do AC abre mão do salário por 3 meses para ajudar famílias carentes por causa da Covid-19

Gladson Cameli orientou secretários de estado a também abrirem mão dos salários para ajudar no enfrentamento da doença. Acre tem 90 casos até esta segunda (13).

Retorno depende do plano de retomada econômica do governo, ainda em fase de conclusão. As escolas particulares no Ceará já planejam o retorno gradual das atividades presenciais, a depender do plano de retomada do governo estadual, ainda em fase de conclusão. De acordo com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), Airton Oliveira, o retorno às salas de aula deve começar no dia 17 de junho para o ensino infantil; 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental I; e 3º ano do ensino médio. (CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o G1 informou qu... mais »

Brasil registrou mais 1.039 mortes por coronavírus e 16.324 novos casos nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira (26). Com isso, o total de óbitos é de 24.512, e de casos confirmados, 391.222.

Já o total de pacientes recuperados, de acordo com a Pasta, chegou a 158.593. De acordo com a Universidade Johns Hopkins (EUA), o Brasil é o segundo país com mais casos da doença. Em números absolutos, fica atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 1,6 milhão de casos. Na segunda (25) foram 807 novas mortes no Brasil e, no fim de semana, 965.

Boa tarde. Açude Araras transbordando a mais de um mês, e estando com uma lâmina de sangria de 20 cm, nesta tarde de 26/05/2020.