Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2021

Governo Federal quer que ICMS sobre combustíveis considere média de preços anual.A ideia avaliada pelo governo federal é que os estados deixem de usar como referência o preço médio verificado nos postos ao longo de 15 dias

A medida teria como objetivo dar mais estabilidade aos preços e maior previsibilidade à cadeia dependente de combustíveis.

O governo planeja que os estados passem a considerar um período de tempo maior para a coleta dos preços médios que embasam a cobrança de ICMS sobre combustíveis. A medida é uma nova tentativa de aceno a caminhoneiros, mas os estados mostram resistência à alteração e questionam sua eficácia.

A ideia avaliada pelo governo federal é que os estados deixem de usar como referência o preço médio verificado nos postos ao longo de 15 dias. Em vez disso, os governadores passariam a considerar a média móvel dos últimos 12 meses.

Além disso, membros do Executivo pretendem que seja modificada a frequência com que os valores são atualizados. Em vez de os números de referência serem alterados a 15 dias, haveria um intervalo maior –que passaria a ser mensal ou até trimestral.

A medida teria como objetivo dar mais estabilidade aos preços e maior previsibilidade à cadeia dependente de combustíveis. No governo federal, as discussões envolvem principalmente Casa Civil e Ministério de Minas e Energia.

Jair Bolsonaro anuncia general como novo presidente da Petrobras

Governo envia projeto que muda tributação estadual sobre combustíveis

É possível reduzir em ao menos 10% preço de combustível sem 'canetada', diz Bolsonaro

Principais alterações
Não haveria mudanças nas alíquotas de ICMS, que variam dependendo do estado. No caso do diesel, por exemplo, ficam entre 12% e 25%.

As alterações seriam voltadas ao Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (o PMPF), que embasa a cobrança final do ICMS e é calculado quinzenalmente após pesquisas feitas pelo estado sobre os valores observados em uma amostra de postos.

Após verificar o PMPF, o estado aplica a ele a alíquota de ICMS em vigor. Isso resulta em um valor de tributo por litro, que é estendido a todo o estado (ou seja, um aumento no PMPF eleva a cobrança do imposto para todos os postos).

Para alterar as regras, o governo não precisaria de uma nova lei. Bastaria um acordo com os estados por meio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária, que reúne secretários de Fazenda estaduais e o Ministério da Economia).
Opinião de especialistas

André Horta, diretor institucional do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, que reúne apenas os representantes estaduais), afirma que a medida não diminuirá os preços e não trará benefícios.

Ele lembra que uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) já determinou que os estados devolvam o ICMS pago pelos postos caso o valor tenha ficado acima do correspondente à alíquota vigente. Isso, no fim das contas, impediria cobranças acima do percentual.

"Caso o preço do posto esteja abaixo da média [verificada no PMPF], o estado terá que pagar a ele por meio de créditos tributários. Por isso, mudar a média não terá efeito nenhum, já que a diferença será acertada lá na frente", afirma. "O que influencia são os preços praticados pela Petrobras", diz.

Paulo Miranda, presidente da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes, que representa os postos), afirma que o valor para o consumidor final não será alterado com a medida. Para ele, no entanto, as variações seriam mais brandas.

"Não acho que vai baixado o preço, porém vai manter uma parte dele estável por um período maior. Daria mais previsibilidade", afirma Miranda.
Outras medidas do governo federal

Em 12 de fevereiro, Bolsonaro criou um projeto de lei com objetivo de definir um valor fixo por litro, e não mais sobre a média de preços das bombas. O texto ainda estabelece que a cobrança seria feita diretamente nas refinarias, e não nos postos de gasolina.

O governo discute há meses um conjunto mais amplo de ações para caminhoneiros, o que inclui um programa de recompra de veículos, uma "bolsa" para os profissionais, melhorias de infraestrutura nas rodovias, além da criação de um fundo com excedentes de royalties para evitar oscilação nos preços.

Enquanto isso, e fazendo críticas ao aumento de preços dos combustíveis, Bolsonaro anunciou em fevereiro a indicação do general Joaquim Silva e Luna para o comando da Petrobras para o lugar de Roberto Castello Branco.

Em 1º de março, o governo ainda cortou por dois meses os tributos federais PIS/Pasep e Cofins sobre o diesel, com um impacto de R$ 3 bilhões (compensado por maiores tributação sobre bancos e diminuição de benefícios tanto para a indústria química como para a compra de veículos por portares de deficiência).

Blindagem de CPF ajuda consumidor negativado a acessar crédito; Processo retira dos cadastros de crédito informações de dívidas em atraso, permitindo novos empréstimos ou financiamentos

 O crédito pode ser um aliado na hora de reorganizar o orçamento caso seja bem utilizado. Em momentos de crise, no entanto, o acesso fica mais restrito, em especial para quem tem dívidas em atraso. Por retirar dos cadastros os dados de débitos abertos e elevar o score, a blindagem de CPF e/ou CPNJ tem sido um serviço com busca crescente durante a pandemia.

Ceará terá a Páscoa 'Drive-thru' para venda de produtos de chocolate é liberado Medida foi publicada em decreto do Governo do Estado neste sábado

Pensando nas vendas na semana de Páscoa, o novo decreto do Governo do Estado, que prorrogou o lockdown no Ceará até o próximo domingo, 4 de abril, liberou serviços de "drive-thru" para venda produtos de chocolate. A determinação foi publicada neste sábado (27)Conforme o Decreto nº 34.005, a medida vale exclusivamente durante o período de vigência do documento. O isolamento social rígido foi prorrogado novamente pelo governador Camilo Santana em anúncio feito nessa sexta-feira (26).Além da novidade para quem está pensando em adquirir ovos de páscoa e congêneres para a Páscoa, o governo estadual também liberou o funcionamento de clínicas de fisioterapia e terapia ocupacional.

A segunda prorrogação do lockdown no Ceará, que teve início no dia 13 de março, foi anunciada junto com a sinalização de uma possível retomada gradual do setor econômico de serviços não-essenciais a partir do dia 5 de abril. Tal avanço só será feito caso os índices da Covid-19 se mantenham estáveis.

O governo inclusive, começou a planejar o novo plano de retomada das atividades neste sábado (27).

açude Acaraú Mirim na localidade de Ipaguaçu Mirim, Massapê foi o segundo da Bacia do Acaraú a sangrar em 2021.

 MARÇO 27, 2021  NENHUM COMENTÁRIO

 O primeiro foi o açude São Vicente, no município de Santana do Acaraú .

O Açude Acaraú Mirim, da localidade de Ipaguaçu Mirim, Massapê, sangrou na madrugada desta sexta-feira (26), por volta das 4h, e, às 7h já sangrava com uma lâmina de 5 centímetro, segundo informou José Evilásio Farias, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de Massapê.

O açude é do tipo barragem de terra homogênea, teve sua constução iniciada em 1901 e concluída em 1907 e com capacidade para 52 milhões de metro cúbicos. Mas segundo informou o secretário sua capacidade hoje foi reduzida para 38 milhões de metros cúbicos devido à erosão dos rios que desembocam e vai aterrando o reservatório.

A última sangria do Acaraú Mirim foi em favereiro de 2020, no dia 16 e chegou a uma lâmina de 1,35m de sangria. O principal reservatório de Massapê não foi o único da Bacia Acaraú a sangrar, na noite de quinta-feira (25), açude São Vicente no município de Santana do Acaraú também sangrou sendo o primeiro da bacia a ultrapassar sua capacidade máxima.

Evilásio Farias disse para o Portal Paraíso que o reservatório depois da sangria de 2020, teve uma perda de 1,72m. “Sabemos que o Acaraú Mirim abastece Massapê, Mumbaba, Tapera e Remédio, mas a perda maior é com a evaporação. Para os moradores do município de Massapê é muito importante a sangria do nosso reservatório, pois alavanca o turismo beneficiando economicamente a região e, o outro benefício é que a água vai sendo renovada a cada sangria”. Finaliza Evilásio Farias.

(Portal Paraíso/Edwalcyr Santos)

ÓBITOS POR CORANAVIRUS

Brasil bateu mais um recorde dramático e registrou 3.650 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia até as 19h20 desta sexta-feira (26), o País perdeu 307.112 pessoas para a doença. 

* Em 24 horas, o Brasil registrou 3.368 novas mortes causadas pelo novo coronavírus, segundo maior número em toda a pandemia. As estatísticas são das secretarias estaduais da saúde compiladas pelo consórcio de veículos de imprensa ao qual o UOL faz parte.

* Sobral contabiliza 10 mortes por covid nas últimas 24 horas, segundo boletim da Secretaria de Saúde.

* Óbitos em Meruoca foi 7 em 48 horas, quinta e sexta.

Como ficam todas as mudanças do Novo Código de Trânsito

 Outro trecho que sofreu mudanças no Novo Código de Trânsito é o que determina que o condutor deverá passar por nova avaliação psicológica quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído; quando condenado judicialmente por delito de trânsito; e a qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito.

Foi aprovado, pelo governo federal em outubro, o Novo Código de Trânsito depois de tramitar na Câmara e no Senado. A sanção do projeto, que tinha sido feita inicialmente pelo presidente Jair Bolsonaro, deve ser publicada na edição desta quarta do Diário Oficial. O Novo Código de Trânsito passa a valer a partir de 14 de abril.

Entre as principais medidas do Novo Código Trânsito que passa a valer em abril, a proposta aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos e vincula a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração.

De acordo com as mudanças do novo Código de Trânsito, a CNH terá validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. O prazo atual, de cinco anos, continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos.

Apesar da aprovação, Bolsonaro anunciou hoje que fez vetos. Em uma live na tarde de hoje, ele disse que derrubou trecho incluído pelo Congresso envolvendo motociclistas. Eles poderiam trafegar entre veículos apenas quando o trânsito estivesse parado ou lento.

Novo Código de Trânsito sofre mudanças;

 apenas alguns de passar a vigorar, o Novo Código de Trânsito passou por nova mudanças no Congresso Nacional após os legisladores derrubarem vetos da Presidência da República.

No projeto de mudanças no Novo Código de Trânsito Brasileiro (PL 3267/19), transformado na Lei 14.071/20, os parlamentares derrubaram veto a dispositivo e garantiram que os exames de aptidão física e mental e a avaliação psicológica sejam realizados por médicos e psicólogos com titulação de especialista em medicina do tráfego e em psicologia do trânsito.

ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO MANTIDO NO CEARÁ ATÉ DIA 4 DE ABRIL DE 2021

Após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a prefeitura de Fortaleza, o governador Camilo Santana utilizou as redes sociais para divulgar a renovação do decreto estadual em vigência por todo o Ceará. A medida mantém o isolamento social rígido até o próximo domingo (4). Participou também da transmissão ao vivo o secretário da Saúde, Dr. Cabeto.

“Vamos continuar com o isolamento social rígido no Ceará por mais uma semana, que completa três semanas em Fortaleza, e duas no resto do Estado. Essa medida mostra resultado e está trazendo o efeito que se buscava, que é reduzir a transmissão e o número de casos. Os números mostram que há essa tendência, porém ainda há muitas incertezas. Vamos aproveitar a Semana Santa e manter o isolamento social rígido até o domingo de Páscoa (4), para discutir ao longo da semana a possibilidade de previsão de retomada gradual das atividades não essenciais a partir do dia 5 de abril, se essa tendência de queda continuar. Por isso é muito importante que você cumpra esse isolamento durante toda essa semana”, ressaltou o governador.


No Ceará, 28 radialistas já morreram em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia, há pouco mais de um ano, segundo o Sindicato de Radialistas e Publicitários do Ceará (Sindradioce).

  Ceará, 28 radialistas já morreram em decorrência da Covid- 19

Vacinação segue no Ceará em avanço para a fase 2, mas profissionais da comunicação não estão incluídos na lista de contemplados.

 A entidade solicitou ao Governo do Estado, em pedido protocolado na última segunda-feira, 22, que profissionais de comunicação sejam classificados como grupo prioritário na campanha de vacinação contra a Covid-19.

"Sempre no fronte da batalha a favor de boa informação, nossa categoria enfrenta condições de trabalho difíceis, ditadas pelo risco de contágio e pelo isolamento social e, ainda, suspensões de contrato e cortes salariais, o que é lamentável neste momento de dor e lágrimas", frisou órgão em pedido. Sindicato divulgou lista com os nomes dos 28 profissionais vitimados pela doença. Desses, 10 atuavam em veículos localizados em Fortaleza

Tony Pereira, presidente do sindicato, destaca que a imprensa tem sido considerada como serviço essencial pelos decretos estaduais que foram estipulados até o momento. Dessa forma, jornalistas, radialistas e todos os trabalhadores da área de comunicação seguem atuando em boa parte de maneira presencial.

"Somos essenciais de acordo com a lei, a comunicação é serviço essencial. A boa informação nesse período você vai conseguir indo ao local do acontecimento. Há a necessidade do deslocamento, a ida para a emissora", informou o presidente, destacando ainda que as unidades de saúde são de alto risco em relação a disseminação do vírus, o que coloca o profissional em perigo.

O POVO procurou a assessoria do Governo do Estado e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) para saber quanto a possibilidade de comunicadores serem classificados como grupo prioritário. Até o fechamento desta matéria, contudo, nenhum dos órgãos havia retornado.

Radialistas cearenses vitimados pela doença:

01 - Aderbal Soares (Fortaleza)

02 - Alexandre Rangel (Fortaleza)

03 - Raimundo Alfredo (Sobral)

04 - Carlos Alberto Moreira (Canindé)

05 - Carlos Bezerra (Crato)

06 - Carlos Dutra (Fortaleza)

07 - Chico dos Santos (Sobral)

08 - Cristiano Alcântara (Maracanaú)

08 - Evilásio Pires (Fortaleza)

10 - Flávio Moreira (Fortaleza)

11 - Francisco Inácio de Brito (Mucambo)

12 - Inácio de Brito (Sobral)

13 - Iraguassu Teixeira (Fortaleza)

14 - Irineu de Freitas (Canindé)

15 - Jéssica Moreno (Iguatu)

16 - Jonas Melo (Fortaleza)

17 - Marcos Dublê (Fortaleza)

18 - Moacir Luiz Dreyer (Fortaleza)

19 - Nacélio Cavalcante (Icó)

20 - Normando Sóracles (Juazeiro)

21 - Olivan Santos (Camocim)

22 - Osias Maciel (São Luís do Curu)

23 - Osvaldo Avelino (Sobral)

24 - Pedro Hallan (Fortaleza)

25 - Pedro Rocha Neto, Fichinha (Itapipoca)

26 - Rai Soares (Cascavel)

27 - Renato Freire Caitano (Canindé)

27 - Ricardo Cavalcante (Aquiraz)

28 - Sandro Guimarães (Aracati)

Campanha de vacinação

O Governo Federal estipulou, no inicio deste ano, o Plano Nacional de Imunização (PNI), responsável pela distribuição de lotes de vacinas contra a Covid-19 para os estados brasileiros. Para determinar a ordem de contemplados, a campanha de imunização foi dividida em quatro fases iniciais, todas incluindo apenas grupos prioritários.


No Ceará, até esta sexta-feira, 26, municípios como Fortaleza já haviam dado inicio a vacinação de pessoas com 70 anos de idade e se preparam agora para começar com a imunização daquelas com idade acima de 60, avançando para segunda etapa da campanha de imunização.

O POVO

Pandemia do novo coronavírus surgiu em laboratório na China, diz ex-chefe do CDC

 Pesquisadores da Coronavac, a vacina chinesa, fazem procedimentos em laboratório

Teoria do ex-chefe do órgão norte-americano não possui evidências; OMS afirma que incidente relacionado ao laboratório é “extremamente improvável”.

Pesquisadores da Coronavac, a vacina chinesa, fazem procedimentos em laboratório
Foto: CNN (11.set.2020)

O ex-chefe dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), Robert Redfield, disse que a pandemia do novo coronavírus veio de um laboratório na China. A declaração foi repassada ao médico correspondente da CNN, Sanjay Gupta, nesta sexta-feira (26).

É uma teoria polêmica e politicamente carregada, já que não houve evidência clara para apoiar a informação de “vazamento de laboratório”.

PUBLICIDADE

Gupta avaliou que “ainda não sabemos – um ano depois – exatamente como esta pandemia começou”.

Para o médico, há um “vai e vem” acontecendo quando se trata das origens da pandemia, com autoridades ao redor do mundo alegando diferentes teorias.

“As autoridades chinesas começaram a apontar cada vez mais para uma teoria de origem múltipla, dizendo que esta pandemia pode ter começado em vários lugares ao redor do mundo, incluindo laboratórios militares dos EUA. Isso não tem fundamento”, ressaltou Gupta.

Investigações da OMS 

Após os comentários de Redfield, uma equipe da Organização Mundial de Saúde (OMS) que explora as origens do novo coronavírus em Wuhan, China, deve divulgar um relatório de suas descobertas em breve. Mas, antecipadamente, afirmou que um incidente relacionado ao laboratório é “extremamente improvável”.

Segundo a equipe, as causas mais prováveis de transmissão do vírus Covid-19 para humanos são a introdução por meio de uma espécie hospedeira intermediária ou a transmissão pelo comércio de produtos congelados. Também houve investigação da transmissão direta de um reservatório animal para humano.

No início de fevereiro, o especialista da OMS Peter Ben Embarek disse que a análise sobre as origens do coronavírus em Wuhan identificou dois cenários que provavelmente causaram a transmissão da Covid-19 à população humana.

“Nossas descobertas iniciais sugerem que a introdução por meio de uma espécie hospedeira intermediária é o caminho mais provável e uma forma que exigirá pesquisas direcionadas mais específicas”, declarou Embarek, acrescentando que a possibilidade de transmissão através do comércio de produtos congelados também é provável.

De acordo com o especialista, a equipe havia sondado outras duas hipóteses. A primeira era um “transbordamento zoonótico direto”, ou seja, transmissão direta de reservatório animal para humano. 

“A hipótese de um transbordamento direto de uma fonte animal original para a população humana também é um caminho possível e está gerando recomendações para estudos futuros”, disse.

A segunda hipótese era a possibilidade de um incidente relacionado ao laboratório. Para Embarek, “os resultados sugerem que a hipótese laboratorial é extremamente improvável de explicar a introdução do vírus na população humana”.

(Texto traduzido. Clique aqui para ler a versão original em inglês


PEDIMOS ORAÇÕES PARA O NOSSO AMIGO SÁVIO FARIAS (O SASSÁ), QUE ESTÁ NA UPA RECEBENDO OS CUIDADOS MÉDICOS.

O nosso amigo está na UPA, com a covid-19, está consciente, não está entubado. A família solicita que os amigos intensifique as orações, para que o nosso irmão do bairro Sinhá Saboia, tenha sua saúde restabelecida com brevidade.

Governo federal anuncia possível vacina nacional, que já pediu aval da Anvisa para testes

 A informação foi dada pelo ministro Marcos Pontes horas depois de o governo de São Paulo anunciar que pediria autorização para testar em humanos a Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, trata-se de uma 'coincidência'. A pesquisa da 'Versamune' é feita pela USP de Ribeirão Preto em parceria com empresas do setor.