Pesquisar este blog
domingo, 24 de março de 2024
365 dias e o inverno no Ceará
Sobe para 18 o número de açudes sangrando no Ceará; saiba quais Estado também conta com dez açudes com a capacidade acima dos 90%. Em relação aos açudes monitorados, 42 estão com volume abaixo de 30%.
Açudes Quandú e Sobral foram os últimos a atingirem a capacidade máxima desde a última sexta-feira, 15. Números de açudes em sangria no Estado subiu para 18 Crédito: Divulgação/CogerhO Ceará tem 18 açudes sangrando na manhã desta segunda-feira, 18, de acordo com dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Ao todo, 157 açudes são monitorados em todo o Estado.
Os açudes Quandú, em Itapipoca, e Sobral, no norte do Estado, foram os últimos a atingirem a capacidade máxima desde a última sexta-feira, 15.
365 dias e o Ceará Terra da Luz, dia 25 de março, feriado de Libertação dos escravos.
Esse feriado é só aqui, no Ceará. o que significa esse feriado para nós cearenses? À 25 de março de 1884 a Província do Ceará liberta todos os seus escravos, e por isso recebe de José do Patrocínio o epíteto de 'Terra da Luz'.
Esse foi um processo, pois depois da terrível seca de 1877 (1877-1879), quando morreram mais de 57700 cearenses, de fome e de diarréia, os donos de cativos negros da Província do Ceará começaram a vender seus escravos para as provincias do Sudeste, por preços irrisórios. Incomodado com o trânsito de navios negreiros no Porto do Mucuripe, e capitaneando um grupo de jangadeiros, Francisco José do Nascimento diz a célebre frase, "No Porto do Ceará não se embarcam mais escravos", (janeiro de 1881). Pronto, era o fim do tráfego negreiro e passo importante para a libertação dos escravos em 25 de março. Pela ousadia, coragem, o jangadeiro Francisco José do Nascimento recebe de Aluísio de Azevedo, de "O Curtiço", o apelido de Dragão do Mar. Em proposta do deputado estadual Lula Moraes do PC do B, (2011), aprovada pela Assembléia Legislativa e homologada pelo Governador Cid Ferreira Gomes, institui o dia 25 de março no Ceará feriado estadual, principal data em nosso calendário, e conforte o exposto faz alusão à libertação dos escravos na Provincia do Ceará. Texto-Santana Júnior. Foto-ama de leite, reprodução.
365 dias e a CRISE HÍDRICA EM SOBRAL: ENTRE O SUCATEAMENTO E A GESTÃO, o buraco é mais embaixo
Março 24, 2024
Em Sobral, cidade situada no interior do Ceará, a população enfrenta uma grave crise no abastecimento de água que afeta 15 bairros. Este cenário de escassez hídrica não é recente, mas ganhou destaque após uma série de eventos e denúncias que expuseram a fragilidade e a má gestão dos sistemas de abastecimento e tratamento de água na região.
Em junho do ano passado, o radialista Paulo Profiro lançou luz sobre o sucateamento dos equipamentos responsáveis pela distribuição e tratamento de água na cidade. Essa reportagem levou o Deputado Dr. Oscar Rodrigues a denunciar, na Tribuna da Assembleia Legislativa, o estado precário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), afirmando que as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE's) estavam despejando dejetos in natura diretamente no Rio Acaraú. Tal acusação levou o prefeito Ivo Gomes a criticar as afirmações do deputado, chamando-o de "louco" em uma declaração pública.
A situação escalou quando, dois meses após as denúncias, o Ministério Público deu razão ao Deputado Dr. Oscar Rodrigues, ordenando ao prefeito de Sobral que afastasse o diretor do SAAE. No entanto, a decisão do MP não foi acatada, o que culminou na persistência e agravamento dos problemas de abastecimento de água na cidade.
A crise alcançou um ponto crítico essa semana, quando váriso bairros de Sobral estão mais de quatro dias sem água, forçando os moradores a buscar alternativas nas fontes das praças da cidade, riacho e em outros lugares. Uma tentativa de reparo foi anunciada na noite desse ultimo sábado (23), mas logo em seguida a população foi informada de que o problema não havia sido resolvido de forma eficaz, resultando em novos vazamentos.
Esta sequência de eventos ressalta a falta de investimento em infraestrutura adequada, manutenção preventiva e modernização dos sistemas de distribuição e tratamento de água. Além disso, a gestão financeira e administrativa do SAAE tem sido alvo de críticas, com denúncias envolvendo desperdício de recursos, falta de transparência e uso ineficiente dos fundos destinados ao serviço de água e esgoto. Os moradores de Sobral, que anualmente contribuem com mais de 7 milhões de reais em impostos na conta de água, expressam crescente frustração com a falta de um serviço de qualidade, enquanto enfrentam interrupções frequentes no fornecimento de água
Seria mais um paliativo, já que não fizeram da forma que tinha que ser por conta do muro?
Vice-presidente do PT revela proximidade com Brazão e o defende: “Não creio que matou Marielle”
Por Terra Brasil Notícias
24/mar/2024
Vice-presidente nacional do PT, o deputado federal Washington Quaquá saiu em defesa de Domingos Brazão, citado na delação de Ronnie Lessa como mandante do assassinato de Marielle Franco. Ex-deputado estadual, Brazão é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
Disse o dirigente do PT: “Conheço o Domingos Brazão de longa data, inclusive de campanhas eleitorais nacionais onde ele esteve do nosso lado. Sinceramente, não creio que ele tenha cometido tal brutalidade.
Espero que as acusações que estão lhe fazendo não sejam validadas com base apenas na delação de um assassino ligado ao bolsonarismo. É imprescindível que se apresentem provas concretas que possam confirmar a delação”, afirmou Quaquá em artigo.
Leia, abaixo, a íntegra do posicionamento do vice-presidente nacional do PT:
“O assassinato da vereadora e militante do PSOL, Marielle Franco, foi uma das maiores brutalidades e covardias cometidas no Brasil e, em especial, no território do Rio de Janeiro.
A elucidação de seu assassinato, desde os banditismos de esgoto que participaram do ato covarde, apertando o gatilho e participando diretamente da ignomínia, até os seus mandantes e seus motivos, é um imperativo civilizatório e uma necessidade da afirmação do Estado Democrático de Direito, contra a ordem da desordem do crime que avança no território do Rio de Janeiro.
No entanto, o pior que pode haver é – no açodamento midiático de encontrar solução para o assassinato de Marielle – não haver rigor na apuração das circunstâncias e motivações do crime. O Capitão Adriano e o tal Ronnie Lessa eram/são, por exemplo, muito ligados à trupe bolsonarista, representantes desta desordem do território no campo da política.
Conheço o Domingos Brazão de longa data, inclusive de campanhas eleitorais nacionais onde ele esteve do nosso lado. Sinceramente, não creio que ele tenha cometido tal brutalidade. Espero que as acusações que estão lhe fazendo não sejam validadas com base apenas na delação de um assassino ligado ao bolsonarismo. É imprescindível que se apresentem provas concretas que possam confirmar a delação.
Afinal, dois inocentes foram covardemente assassinados no exercício de suas funções em prol do nosso estado. Espero que encontrem de fato os culpados para que não os assassinem pela segunda vez.”
Créditos: Metrópoles.
365 dias e as imagens do Brasil no mundo
Pesquisa recente da Genial/Quaest,envolvendo 101 profissionais do mercado financeiro de São Paulo e Rio de Janeiro, aponta que as ações e falas controversas do presidente Lula têm contribuído para uma visão muito negativa do Brasil entre os investidores internacionais. Segundo o estudo, realizado nos dias 14 e 15 de março, 45% dos entrevistados percebem uma deterioração da imagem do país desde a posse de Lula. Enquanto isso, 31% veem a percepção externa como inalterada, e 25% consideram que houve melhoria.
Esta tendência de piora na imagem externa do Brasil ganhou força desde novembro de 2023, destacando um aumento significativo na preocupação com as repercussões das declarações do presidente. Além do impacto no mercado, as falhas de Lula também afetaram sua avaliação em diferentes segmentos da sociedade, especialmente entre o público evangélico, devido a comentários sobre o Holocausto e a situação em Gaza.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, destacou em sua rede social a influência dessas declarações na queda da aprovação de Lula, especialmente entre os evangélicos, observando que 60% dos brasileiros acham que o presidente exagerou nas comparações envolvendo Gaza.
No cenário internacional, 49% dos profissionais financeiros acreditam que as eleições americanas terão um impacto na economia brasileira, com 60% preferindo Joe Biden a Donald Trump por considerá-lo mais benéfico para o Brasil. A pesquisa também revela uma expectativa positiva quanto ao afrouxamento monetário pelo Federal Reserve, com 90% dos entrevistados prevendo cortes nas taxas de juros americanas, o que, para 92% deles, impactaria positivamente a economia brasileira.
(Hora Brasília)
365 dias e a OAB neste domingo (24)
Com alta taxa de reprovação, candidatos enfrentam prova
Por Terra Brasil Notícias
24/mar/2024
Neste domingo (24/3), milhares de candidatos enfrentam a 1ª fase do 40º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). E nesse teste, os futuros juristas se deparam com uma realidade que preocupa os candidatos: somente cerca de 20% deles são aprovados de primeira.
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação da prova, o índice de reprovação chega a 80% e muitos candidatos fazem, em média, quatro tentativas até a aprovação.
exame da OAB é dividido em duas fases, ambas eliminatórias:A primeira, deste domingo (24/3), objetiva, com 80 questões de múltipla escolha;
A segunda, em 19 de maio, prático-profissional, de caráter dissertativo.
Para compreender as razões por trás desse cenário, o Metrópoles consultou o advogado criminalista André Maya, que atua como professor da Graduação e Mestrado em Direito da FMP/RS e dá cursos preparatórios para 2ª fase da prova da OAB desde 2017.
Muita faculdade e pouca qualidade
Entre os motivos apontados pelo advogado, destaca-se a baixa qualidade de alguns cursos de Direito. O aumento expressivo no número de faculdades desta graduação nas últimas décadas não se refletiu, necessariamente, em um ensino de qualidade.
“A principal dificuldade é o fato de o ensino jurídico na graduação não ter como foco o exame da OAB. Na sua grande maioria, as faculdades não preparam para essa prova”, explica o advogado André Maya.
Dos 1.300 cursos de Direito ofertados atualmente, cerca de 400 são considerados de boa qualidade pela OAB. Essa disparidade resulta em um descompasso entre a formação acadêmica e as exigências do Exame da Ordem.
Nervosismo e estudo insuficiente
A ausência de uma rotina de estudos e a dificuldade em conciliar atividades acadêmicas, trabalho e outras responsabilidades também são fatores que podem comprometer o rendimento na prova.
“Soma-se a isso o pouco tempo de preparação (entre o edital e as provas não são mais de três meses) e o fato de essa prova normalmente coincidir com o período de formatura, quando a cabeça dos alunos está dividida com outros temas”, completa o advogado.
O medo da reprovação e o nervosismo durante a prova também prejudicam o desempenho dos candidatos. Métodos de visualização e treinamento, como a realização de simulados, podem ajudar a resolver esse problema.
Anuncios
“É preciso ter inteligência emocional, conhecer a prova e ter estratégia para responder as questões dentro do tempo disponível. Especialmente na segunda fase da prova, isso é fundamental. Sem estratégia, o risco de o emocional se desequilibrar diante de uma questão de maior dificuldade é grande”, alerta o advogado.
Além disso, alguns participantes negligenciam a complexidade do exame e subestimam a necessidade de uma preparação adequada. Por isso, reconhecer a importância de uma preparação focada e intensiva é fundamental para aumentar as chances de aprovação.
Culpa da banca?
Em relatos publicados no Reclame Aqui, participantes da prova criticaram a banca do exame, a FGV.
“Banca FGV não lê os recursos do exame da OAB, não pontua respostas totalmente corretas, mentem em atendimento telefônico. Chega de prejudicar formandos e bacharéis em Direito, chega de impedir pessoas de ter acesso a carteira da ordem, tá na hora de agir com decência FGV”, escreveu um.
“Após tantos estudos e ansiedade, nós como candidatos ainda passamos por uma correção sofrível por parte dos contratados da empresa”, diz outro.
Em nota enviada ao Metrópoles, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) se defendeu das acusações.
“As bancas do Exame de Ordem são formadas por profissionais do direito, de elevado e notório conhecimento jurídico em suas especialidades, em sua maioria professores de direito, membros do Ministério Público e magistrados, estaduais e federais.”
O advogado e professor André Maya diz que, apesar da FGV ter passado por alguma oscilação nas últimas provas, “isso não exclui a constatação de que a preparação dos candidatos para a prova da OAB é muito frágil.”
“Basta observar que esses índices altos de reprovação são históricos. Esse é um indicativo de que é preciso pensar de forma estrutural na preparação para essa prova, em especial as faculdades”, afirma.
O Metrópoles procurou a OAB para comentar o caso, mas a entidade não quis se manifestar.
1ª fase do 40º Exame de Ordem Unificado – Prova objetivaData: 24 de março de 2024
Horário: 13h (horário de Brasília)
Duração da prova: 5h
Consulte o local da prova acessando este link
Créditos: Metrópoles.
365 dias e o JOVEM ELEITOR 2024.fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor.
A Justiça Eleitoral lançou na segunda-feira (18) a Semana do Jovem Eleitoral 2024, voltada a incentivar o alistamento eleitoral de jovens entre 15 e 17 anos, que não são obrigados, mas já podem votar nas eleições municipais de outubro.JUSTIÇA ELEITORAL LANÇA MOBILIZAÇÃO PARA ALISTAMENTO
A campanha mira também naqueles que são obrigados a votar pela primeira vez, pois completam 18 anos antes das eleições, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno).
Segundo a Justiça Eleitoral, entre janeiro e O adolescente de 15 anos já pode se alistar caso complete 16 anos, idade mínima para votar, até o dia do primeiro turno.
Durante a semana de mobilização do TSE, costumasse concentrar grande parte do alistamento eleitoral dos jovens. Antes das eleições de 2022, por exemplo, foram 100 mil registros feitos para jovens nos cinco dias de campanha, quando costuma haver a adesão de celebridades, figuras públicas e instituições.
A mobilização costuma ocorrer entre os meses de março e abril, algumas semanas antes do fechamento do período de alistamento eleitoral antes da eleição. Neste ano, a data limite para tirar o título de eleitor é 8 de maio. Após esse dia, o cadastramento de eleitores fica fechado até depois do pleito.
Neste ano, o mote da campanha, focada em redes sociais como Instagram e TikTok, é “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”. O material da mobilização pode ser encontrado no portal do TSE.
“Para conteúdos autorais, as mensagens podem conter informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastramento biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitoral e político”, orienta o TSE para quem quiser compartilhar o material.
Fonte: Agência Brasil
365 dias e o WhatsApp atualiza visual: Veja o que mudou e quais são as críticas.
Por Terra Brasil Notícia
24/mar/2024
O WhatsApp tem feito mudanças em seu visual que vão desde o tom de verde da sua marca até o estilo dos botões do aplicativo. As alterações são pequenas, mas não deixaram de ser percebidas e até criticadas, por alguns usuários.
Nas redes sociais, há várias reclamações sobre os ajustes, principalmente o que em passou a mostrar os botões do menu na parte debaixo da tela em celulares com sistema Android – até então, as opções “Conversas”, “Atualizações”, “Comunidades” e “Ligações” apareciam na parte superior do app.
O novo visual será implementado de forma gradual para todos os usuários e não poderá ser revertido, segundo o WhatsApp.
“Essas mudanças foram feitas para proporcionar uma experiência mais moderna no WhatsApp, além de deixar o app mais acessível e fácil de usar”, disse a plataforma.
Veja abaixo as mudanças no visual do WhatsApp:as abas, que costumavam ficar na parte superior da tela, agora aparecem na parte inferior nos celulares Android.
o tom de verde do logotipo foi alterado e as cores do aplicativo ficaram mais intensas, para ajudar os usuários a focarem nas áreas mais importantes da tela, diz a empresa.
o modo escuro agora é ainda mais escuro, e o modo claro tem mais áreas na cor branca, para facilitar a leitura, segundo o WhatsApp.
ícones e botões ganharam formatos e cores diferentes.
informações e textos agora possuem um espaçamento maior entre eles.
o logotipo do WhatsApp passa a ser exibido na aba “Conversas”.Gente PÉSSIMA essa atualização do WhatsApp que jogou tudo pra baixo
PÉSSIMA— Debs (@debs_ccp) March 21, 2024
Créditos: G1.
24/mar/2024
O WhatsApp tem feito mudanças em seu visual que vão desde o tom de verde da sua marca até o estilo dos botões do aplicativo. As alterações são pequenas, mas não deixaram de ser percebidas e até criticadas, por alguns usuários.
Nas redes sociais, há várias reclamações sobre os ajustes, principalmente o que em passou a mostrar os botões do menu na parte debaixo da tela em celulares com sistema Android – até então, as opções “Conversas”, “Atualizações”, “Comunidades” e “Ligações” apareciam na parte superior do app.
O novo visual será implementado de forma gradual para todos os usuários e não poderá ser revertido, segundo o WhatsApp.
“Essas mudanças foram feitas para proporcionar uma experiência mais moderna no WhatsApp, além de deixar o app mais acessível e fácil de usar”, disse a plataforma.
Veja abaixo as mudanças no visual do WhatsApp:as abas, que costumavam ficar na parte superior da tela, agora aparecem na parte inferior nos celulares Android.
o tom de verde do logotipo foi alterado e as cores do aplicativo ficaram mais intensas, para ajudar os usuários a focarem nas áreas mais importantes da tela, diz a empresa.
o modo escuro agora é ainda mais escuro, e o modo claro tem mais áreas na cor branca, para facilitar a leitura, segundo o WhatsApp.
ícones e botões ganharam formatos e cores diferentes.
informações e textos agora possuem um espaçamento maior entre eles.
o logotipo do WhatsApp passa a ser exibido na aba “Conversas”.Gente PÉSSIMA essa atualização do WhatsApp que jogou tudo pra baixo
PÉSSIMA— Debs (@debs_ccp) March 21, 2024
Créditos: G1.
365 dias e o Eclipse Lunar Penumbral: Veja como acompanhar o fenômeno que acontecerá nesta segunda-feira.
Por Terra Brasil Notícias
23/mar/2024
Na madrugada desta segunda-feira (25), os brasileiros terão a oportunidade de testemunhar um eclipse lunar penumbral. O fenômeno será visível em todo o país, com algumas regiões, como São Paulo, contemplando uma pequena parte da Lua escapando da penumbra terrestre.
Para apreciar o evento, basta olhar para o céu (contando com a sorte de ter um céu limpo). A outra condição é estar acordado durante a noite ou despertar no meio da madrugada para observar o ápice do fenômeno.
O eclipse terá início à 1h53, horário de Brasília, na madrugada de segunda-feira. O ponto máximo está previsto para ocorrer às 4h12.
Dividindo o Brasil quase ao meio, a parte oeste do país terá a chance de observar o fenômeno de forma total. Já a outra metade, incluindo locais como Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e todo o Nordeste, verá apenas uma pequena porção da Lua escapando da penumbra da Terra.
Embora o eclipse lunar penumbral seja menos impressionante em comparação com outros eclipses, ele oferece um espetáculo visual interessante. Este tipo de eclipse acontece quando a Lua está em sua fase cheia e o Sol, a Terra e o satélite natural do nosso planeta estão quase alinhados. Como resultado, a Lua fica dentro de uma faixa de sombra clara, ainda recebendo luminosidade solar, e a diferença no brilho lunar não é facilmente percebida a olho nu.
Além deste evento, os brasileiros poderão aguardar um eclipse lunar parcial entre os dias 17 e 18 de setembro deste ano. Para 2025, está programado um eclipse lunar total, quando a Lua adquire uma tonalidade avermelhada.
Observar um eclipse lunar total ou parcial não requer equipamento especial, sendo seguro para os olhos. Ao contrário do eclipse solar, que pode ser total, parcial ou anular, o eclipse lunar apresenta sete estágios distintos, desde o início da sombra penumbral até o fim do evento.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Assinar:
Comentários (Atom)






