Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Desviar vacinas contra covid-19 é crime, alerta Ministério Público Prática configurada como peculato pode ser denunciada pelo app do MPF ou na sala de atendimento ao cidadão do órgão Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados - 10.12.2020 PLÍNIO AGUIAR E MARIANA LONDRES, DO R7 / HÁ 5 HORAS Deputados defendem volta presencial de votações na Câmara Tema ainda não foi discutido de forma oficial pela Casa. Eleição para presidência, em 1º de fevereiro, contudo, será em pessoa Marcello Casal Jr./Agência Brasil DO R7 / HÁ 5 HORAS Bolsonaro parabeniza chanceler após liberação de vacina pela Índia "Meus cumprimentos ao ministro Ernesto Araújo e servidores do Itamaraty pelo trabalho realizado", escreveu Bolsonaro nas redes Reprodução/Instagram/Prefeitura de Candibe Agência Estado AGÊNCIA ESTADO / HÁ 6 HORAS Bahia: MP pede multa a prefeito que 'furou fila' da CoronaVac Reginaldo Prado, de Candiba, diz que 'tomou a vacina não preocupado com seu bem estar, mas em incentivar as pessoas' Agência Brasil DO R7 / HÁ 6 HORAS Diplomacia indiana confirma envio iminente de vacinas, diz deputado Cônsul da Índia em Belo Horizonte, Élcio Barros, informou o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) que remessa de imunizante será enviada DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO DO R7, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADO / HÁ 7 HORAS Aplicativo que indica tratamento precoce contra covid-19 sai do ar TrateCov, lançado pelo Ministério da Saúde com orientações como uso da cloroquina, não está mais disponível nesta quinta Divulgação DO R7 / HÁ 7 HORAS Crescimento do e-commerce é tema do Estúdio News de sábado Com a pandemia o aumento que já vinha sendo registrado tornou-se mais intenso com empresas e consumidores se adaptando ao novo hábito. Alan Santos/PR Agência Estado - Política AGÊNCIA ESTADO - POLÍTICA / HÁ 7 HORAS Covid-19 multiplica pedidos de impeachment contra Bolsonaro Maioria foi protocolada a partir do início da pandemia. No total, 61 documentos solicitam a saída do presidente do cargo Júlio Gomes/Estadão Conteúdo - 13.01.2021 MARIANA LONDRES, DE BRASÍLIA / HÁ 7 HORAS Câmara oficializa adesão de PSL a bloco de Arthur Lira (PP-AL) Partido era do bloco de apoio à Baleia Rossi (MDB-SP), mas estava rachado. Bloco de Lira vai a 242 deputados e de Baleia tem 236 VEJA MAIS N

CNM

365 DIAS E AS MAIS E MAIS

Manaus: polêmica sobre grupos prioritários e fura-filas paralisa vacinação Autoridades informam que se trata de uma parada técnica que visa reorganizar a campanha; remessa de vacinas pelo governo federais...

 Leia mais em: https://veja.abril.com.br/brasil/manaus-polemica-sobre-grupos-prioritarios-e-fura-filas-paralisa-vacinacao/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Camilo recomenda evitar viagens intermunicipais e proíbe áreas de lazer de condomínios de praia Escrito por Felipe Mesquita , felipe.mesquita@svm.com.br 12:05 / 21 de Janeiro de 2021. Atualizado às 12:28 / 21 de Janeiro de 2021 Dentre as medidas anunciadas na manhã desta quinta, está o aumento de leitos em todo o Estado. Unidades de UTI e enfermaria serão reabertas

O governador Camilo Santana anunciou, na fim da manhã desta quinta-feira (21), que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiu aumentar o número de leitos em todo o Estado, proibir o uso de áreas comuns de lazer em condomínios de praia e recomendar que a população evite viagens intermunicipais. A decisão é baseasa no aumento da concentração viral da doença pandêmica, atualmente, na Capital.

“Vamos recomendar que a população não viaje em transportes intermunicipais. Só o façam se for a trabalho ou em ações essenciais”, alertou. 

Aumento de leitos 

Por outro lado, o governador detalhou que a rede de saúde deverá preparar a capacidade estrutural de atendimento para receber infectados com demanda de internação hospitalar. As acomodações criadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e em enfermarias serão reabertas.

"Nós vamos retomar muitos dos leitos que criamos ao longo da pandmeia, praticamente 1.800. Todos eles foram mantidos para atender outras demandas. Agora, nós vamos retomar os leitos de UTI transformando de volta para Covid-19 exatamente para garantir não só na Capital, mas em todo o Interior, que a população tenha leitos". 

 

Nessa quarta-feira (20), o chefe do Executivo estadual já havia antecipado que a reunião das autoridades de Saúde discutiria a situação epidemiológica diante do "aumento dos números da Covid-19", também motivo de "muita preocupação". 

Veja o anúncio

Camilo voltou a mencionar o acréscimo de testes positivos no Ceará para justificar a decisão. Dados do IntegraSUS, por exemplo, apontam que 107 dos 184 municípios estão com níveis de alerta "alto" ou "altíssimo" de propagação do SARS-CoV-2. Um mês atrás, esse alerta  era registrado em 90 cidades. 

Durante a coletiva de imprensa, o gestor explicou que a aceleração de casos até então não vinha trazendo reflexos negativos na demanda por atendimento médico em hospitais e nem no número de mortes, mas na última semana essa situação mudou. “Houve aumento significativo na demanda assistencial, principalmente na Capital. Isso acende uma luz de alerta”, disse. 

Saiba mais 

Último decreto

O decreto anterior, cuja validade seria até 31 de janeiro, seguiu as mesmas recomendações sanitárias impostas nas festas de fim de ano para evitar a disseminação do novo coronavírus. As recomendações obrigatórias foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 9. 

Além da proibição de festas, shows e eventos sociais, além da ampliação do horário comercial de estabelecimentos para evitar aglomerações, o documento citou ainda o cancelamento do carnaval em ambientes abertos e fechados.


Em dez cidades com "kit covid", nove tiveram taxa de mortalidade mais alta

Um levantamento com dez municípios com mais de 100 mil habitantes que distribuíram um kit com medicamentos para o chamado "tratamento precoce", no ano passado, revela que nove deles registram uma taxa de mortalidade por covid-19 mais alta do que a média estadual. A única exceção, Parintins (AM), tem uma taxa de mortalidade apenas 1,3% menor do que a média do Amazonas: enquanto o estado registra um acumulado de 159 óbitos por covid-19 por 100 .
UOL 21/01/2021 11h28
Covid-19: taxa de ocupação de leitos de UTI cresce e passa de 70% no Ceará em um mês. Estado terá mais 211 leitos de UTI para Covid em até 15 dias; 
A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) destinados a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 saiu de 63,52%, em 21 de dezembro de 2020, para 71,56% nesta quinta-feira (21), segundo dados do IntegraSUS até 15h02. O aumento acontece praticamente um mês após o início da temporada de festas de fim de ano, mesmo que, à época, o Governo tenha tentado impor medidas para evitar a propagação da doença.

 "Não está no nosso planejamento", diz secretária de Saúde sobre reativação do Hospital de Campanha
 Escolas da rede estadual e professores poderão escolher entre aulas presenciais ou virtuais
 Ceará terá mais 211 leitos de UTI para Covid-19 em até 15 dias; confira onde
 Covid-19: Ceará se aproxima de 360 mil casos; mortes chegam a 10.299
 Saiba a diferença entre condomínios urbanos e de praia; ambos têm áreas comuns proibidas por decreto
A pressão sobre o sistema de saúde obriga o Estado a aumentar a disponibilidade de leitos exclusivos para atendimento a pacientes infectados.

Só de terapia intensiva, devem ser acrescidos a hospitais públicos do Ceará, durante os próximos 15 dias, 211 leitos de UTI, sendo 162 na região de saúde de Fortaleza, 19 na do Cariri e 30 na região do Sertão Central.

Neste último mês, a taxa de ocupação de leitos em enfermarias no Ceará também aumentou. Saiu de 39,47% em dezembro, para 46,9% agora.

Separados, os aumentos das taxas de ocupação parecem pequenos, mas, sistematicamente, somados ao aumento da circulação viral e dos registros de óbitos por Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), representam o agravamento da pandemia no Estado. "A gente tem um pico anterior a esse, de novembro, decorrente do momento de eleições", lembra o biólogo e epidemiologista Luciano Pamplona. Desta vez, confirma o especialista, a progressão da pandemia se deve, sobretudo, às confraternizações familiares no fim de ano.

Contudo, na prática, o momento não é tão crítico quanto nos primeiros meses da pandemia. "Quanto mais precocemente (o Governo) disponibilizar esses leitos, mais chance há de salvar as pessoas. Que é o que não aconteceu naquele primeiro momento".

Diante desse cenário, o epidemiologista acredita que, apesar do aumento de internações, as mortes não devem disparar. "Acredito que, nessa segunda onda, a gente vá ter um impacto menor de mortalidade. Porque, além dos profissionais (estarem) mais treinados, a gente aprendeu com a doença. E temos um serviço de saúde que sabe se articular mais rápido".

Keny Colares, consultor em infectologia da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), também acredita que a situação está, até então, controlada. Em pandemias como a de Covid-19, geralmente, a curva de casos confirmados, óbitos e internações segue uma linha horizontal que, de repente, pode se verticalizar.

"Quando isso acontece rápido demais, não tem sistema de saúde que sobreviva. Então, enquanto a curva estiver desse jeito, com um aumento leve, em que a gente pode ir aumentando leito, vai dando pra segurar. Mas, se tiver uma elevação rápida demais, a gente pode passar por aperto de novo", analisa.

O consultor pondera ainda que, neste momento, não é possível dizer, objetivamente, o que tem provocado a progressão da doença. Isso porque a flutuação de melhora ou piora dos índices pode ser influenciada por mais de um fator. "Confunde porque não se sabe se é por causa do comportamento das pessoas quanto às orientações (sanitárias), se tem uma questão da imunidade ou mesmo por influências climáticas", presume.

Prevenção
Independentemente das causas, ambos os especialistas reforçam a necessidade de obediência ao distanciamento social e ao uso da máscara e do álcool em gel para higiene das mãos. "A pessoa acha que a vacina resolve, mas as vacinas estão chegando gotinha por gotinha. Entre chegar a primeira dose e a situação estar controlada vai demorar muito tempo", alerta Keny Colares. "O que temos (218 mil doses da CoronaVac) é muito mais pra mostrar uma esperança do que, de fato, ter vacina pra proteger a população", complementa o epidemiologista Luciano Pamplona.

INCÊNDIO ATINGE MAIOR FABRICANTE DE VACINAS DO MUNDO, NA ÍNDIA - Incêndio atinge prédios do Instituto Serum, na cidade de Pune, na Índia

A União Química previa o início da produção no último dia 15, o que não aconteceu. Na última quarta-feira, a companhia anunciou que pretendia resolver até esta quinta-feira as pendências com a reguladora brasileira. A Anvisa afirmou, no último sábado, que o pedido foi devolvido pela falta de autorização para a condução dos ensaios clínicos fase 3, a condução em andamento no país desses estudos e questões relativas às boas práticas de fabricação. 
ÍNDIA
A União Química previa o início da produção no último dia 15, o que não aconteceu. Na última quarta-feira, a companhia anunciou que pretendia resolver até esta quinta-feira as pendências com a reguladora brasileira. A Anvisa afirmou, no último sábado, que o pedido foi devolvido pela falta de autorização para a condução dos ensaios clínicos fase 3, a condução em andamento no país desses estudos e questões relativas às boas práticas de fabricação.
Instituto Serum produz 50 milhões de doses por mês de vacina contra Covid-19 Foto: - / AFPTrabalhadores usando equipamento de proteção caminham após um incêndio no Instituto Serum, da Índia Foto: - / AFP

O estoque e a produção das vacinas contra Covid-19 estão seguros, segundo o jornal "Times of India" Foto: - 

/ AFP
Trabalhadores usando equipamento de proteção caminham após um incêndio no Instituto Serum, em Pune Foto: - / AFP

Covid-19 EM LABORATÓRIO

21/01/2021 - 09:00 / Atualizado em 21/01/2021 - 10:03

Brasil já começou a produzir vacina Sputnik V, diz fundo russo
Laboratório União Química é responsável pela produção do imunizante em Brasília
Reuters
MOSCOU — O diretor do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), Kirill Dmitriev, afirmou nesta quinta-feira que a União Química, farmacêutica brasileira responsável pela produção da vacina experimental contra Covid-19 Sputnik V em solo nacional, começou a fabricar o imunizante no Brasil.

Dmitriev não precisou quando a produção da Sputnik V teve início. A União Química pretendia iniciar o processo na próxima sexta-feira em uma planta de Brasília. O diretor do fundo russo disse esperar que o pedido do uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) caminhe "nas próximas semanas". No último sábado, a agência recusou um pedido submetido pelos russos e pelo laboratório brasileiro alegando que requisitos mínimos "não foram atingidos".
SOCIEDADE
SOCIEDADE
SOCIEDADE
MAIS E MAIS NOS 365 DIAS
Thayz Guimarães
Paula Ferreira
Eliane Oliveira
Gustavo Maia

AÇÕES E AS BOLSAS E OUTROS INVESTIMENTOS - investir na bolsa não é só multiplicar o dinheiro com a alta nas cotações das ações, mas também com os dividendos pagos pelas empresas. Há ações que oferecem uma coisa e deixam a desejar na outra, mas e se eu te falar que há uma oportunidade de você juntar essas duas vantagens em um só ativo, com ótimo ponto de entrada?



Investidores amanhecem cautelosos após decisão do BC de retirar o forward guidancedisso, o mercado aponta seus holofotes para a decisão da taxa de juros da Europa e os pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos.
21 de janeiro de 2021 
 8:38

Fachada da sede do Banco Central (BPaulo - Imagem: Shutterstock
D

epois da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que decidiu manter a taxa Selic em 2% ao ano e retirar o forward guidance, os investidores amanhecem cautelosos, digerindo a decisão dos diretores do BC e apontando seus holofotes para a decisão da taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE) e os pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos.

Brasília também deve estar no radar, com o mercado dando atenção a possíveis movimentações de Jair Bolsonaro para aumentar sua popularidade via gastos públicos e a eleição na Câmara dos Deputados, que se aproxima.

Por volta das 08h20, os índices futuros norte-americanos operavam em alta. As principais praças europeias estão operando de forma mista, registrando desde -0,41% a 0,25%.

Repercussão da decisão do Copom

A notícia que deve dar o tom do dia no mercado é a decisão do Banco Central de manter a Selic em 2% ao ano. Ontem, o Copom decidiu também derrubar o forward guidance.

O mercado majoritariamente esperava que o BC mantivesse a Selic em 2%. A expectativa no caso vinha nas entrelinhas, com o forward guidance - que indicava que a taxa permaneceria baixa por um longo tempo.

Comitê disse que a retirada do instrumento não implica mecanicamente uma elevação da taxa de juros. Para o Copom, a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo "extraordinariamente elevado frente às incertezas quanto à evolução da atividade".

Segundo o Copom, as próximas decisões dependerão da análise usual do balanço de riscos para a inflação prospectiva.

Após dificuldades encontradas pela vacinação em larga escala no País, o otimismo deu lugar à cautela. O Ibovespa registrou queda de 0,82%, aos 119.646,40 pontos. O dólar, por sua vez, terminou o dia em queda de 0,63%, a R$ 5,3118.

Passou o ponto

Donald Trump passou raiva e vexame, mas no fim, passou o ponto. A Casa Branca tem um novo morador e ele é o presidente Joe Biden, juntamente com sua vice-presidente, Kamala Harris.

Em seu discurso de posse, Biden confirmou tudo o que o mercado esperava: reafirmou seu compromisso com a democracia e com o combate da covid-19, o que inclui o pacote de US$ 1,9 trilhão e um esforço de ampliação da campanha de vacinação no país.

Além disso, Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve e que assume o Tesouro americano, discursou na terça-feira no Congresso e também confirmou os acenos para estímulos maiores.

Nasdaq e o S&P 500 chegaram a marcar novos recordes intraday, enquanto o Dow Jones também flertou com as novas máximas. Contudo, no Brasil, ficamos fora da festa.

Agenda do dia

A agenda desta quinta traz a divulgação das decisões de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) às 09h45 e do Banco do Japão (BoJ) às 20h30.

Destaque ainda para indicadores de auxílio-desemprego e construção de moradias nos Estados Unidos, ambos às 10h30.

o Brasil, o Tesouro faz leilão de títulos prefixados às 11h.Luciano Hang, dono da Havan, está internado com covid-19 em São PauloMorgan Stanley registra lucro e receita acima do esperado no 4º trimestreMoro cita governos do PT e diz que gestões anteriores garantiram autonomia à PFSegredos da Bolsa: Semana promete ser agitada com Copom, IBC-Br, Biden e mais...Caixa Seguridade fecha nova parceria, desta vez em seguros habitacionais

Advertisements
Advertisements
>

 

Retornos passados não são garantia de retorno futuro. Investimentos envolvem riscos e podem causar perdas ao investidor.

A Empiricus prioriza a preocupação com a saúde de seus assinantes, leitores, colaboradores e familiares. Fique em casa e proteja sua família. Paralelamente, também é importante pensar em proteger o patrimônio da sua família, dado o impacto que economias, empregos e mercados estão sofrendo. E isso pode ser feito da sua casa, pelo celular ou computador. Esse é o motivo da oportunidade que trazemos hoje para você.

Esta ação da construção civil pode subir 47% e pagar 9% de dividendos em 2021

Incorporadora fora do radar está barata, tem estrutura para dobrar de lucro em dois anos e integra carteira que se multiplicou por cinco desde 2015; empresa pode virar potência até o fim da década
14 de janeiro de 2021 

É o caso de uma ação fora do radar encontrada pelo analista e sócio-fundador da Empiricus, Felipe Miranda. O papel é de uma construtora brasileira que está abaixo do seu preço justo, com potencial de se valorizar 47% e pagar dividendos de 9% em 2021 - algo invejável frente a uma taxa básica (Selic) de 2%.

“É uma empresa que não precisa de altos investimentos ou imobilização de capital em seus projetos, trabalhando com permutas na aquisição de terrenos e repasse de financiamento na planta, o que lhe permite gerar mais caixa e pagar altos proventos”, explica o analista em sua série Palavra do Estrategista.
Lucro pode dobrar em dois anos — e construtora pode virar uma potência em 10 anos

Se você busca uma empresa em franca ascensão com potencial de se multiplicar exponencialmente nesta década, a ação dessa construtora pode ser interessante para seu portfólio.

Ela conta com um banco de terrenos avaliado em R$ 25 bilhões, sendo boa parte adquirida em meio à crise do coronavírus, quando os preços estavam deprimidos. Agora com os lotes se valorizando, a tendência é a construtora ver esse valor aumentar cada vez mais, dando condições de ela dobrar seus lançamentos daqui para frente.

“Esse banco de terrenos pode ser o suficiente para manter o atual ritmo de lançamentos pelos próximos dez anos, uma vez que a construtora tem um dos maiores bancos de terrenos do setor e está bem organizada operacionalmente”, explica Felipe Miranda.

Com essa liderança e os resultados recordes que apresentou no 4º trimestre de 2020, a companhia ainda conta com um amplo espaço de crescimento. Afinal, o déficit habitacional no país é estimado em quase 8 milhões de moradias.

Ou seja, é irracional essa ação estar fora do radar…

O papel, porém, é só um em meio à lista de 17 ações da carteira Oportunidades de Uma Vida, disponível na série Palavra do Estrategista, de Felipe Miranda, que acumula lucro de 406% nos últimos cinco anos — o mesmo que multiplicar o patrimônio dos assinantes em cinco vezes.