Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Saúde de Sobral celebra investimento

365diasnoticia.blogspot.com

A secretária de Saúde de Sobral, Dra. Michelle Alves, reuniu sua d equipe para celebrar a conquista de R$ 150 milhões em recursos para a área da saúde do município. Os recursos foram garantidos por meio da habilitação de projetos do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS), destinados a reforçar a rede de serviços e ampliar o atendimento à população.

O pacote de investimentos foi anunciado pelo prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, durante visita a Brasília ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas. As informações foram divulgadas em vídeo publicado nas redes sociais do prefeito, destacando os impactos positivos para a saúde municipal.

De acordo com o anúncio, os recursos serão aplicados na construção de cinco hospitais, uma Policlínica Municipal e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Tipo III. Também estão previstas duas Unidades Básicas de Saúde, nos bairros Renato Parente e Boa Vizinhança, além da criação de um Centro Especializado no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ampliando o atendimento a crianças e adultos.

O pacote ainda contempla a chegada de uma Unidade Odontológica Móvel e microônibus urbanos destinados ao transporte de pacientes, com o objetivo de facilitar o acesso da população a consultas, exames e demais serviços de saúde, fortalecendo a rede de cuidado no município de Sobral.

morte de Francisco Edimar de Moura, às 3h da madrugada conhecido como Edimar, pedreiro, 51 anos.

365diasnoticia.blogspot.com

Uma família do bairro Vila União, em Sobral, procurou o Portal O Sobralense na manhã desta quinta-feira (04/12/2025), para relatar a angústia vivida durante a ocorrência.

Segundo a esposa, Claudiane, o marido começou a passar mal por volta das 3h da manhã, apresentando sinais de forte mal-estar, como se estivesse tendo um pesadelo. Desesperada, ela buscou ajuda na casa da vizinha Rosemeire, que realizou ligações para o SAMU.

A família afirma que, apesar de ter sido atendido, nenhuma ambulância foi enviada ao local.

Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados por 8 de janeiro; texto segue para o Senado

365diasnoticia.blogspot.com
10 de dezembro de 20250
 Bruno Spada/ Agência Câmara

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10), o Projeto de Lei 2162/23, conhecido como PL da Dosimetria, que recalcula e reduz as penas aplicadas aos condenados por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023. O texto também alcança o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado em setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A votação foi anunciada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), às 2h25, com 291 votos a favor e 148 contrários. Agora, o projeto seguirá para análise do Senado Federal.

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou em plenário que pretende colocar o tema em votação ainda em 2025.

A aprovação representa um avanço parcial para parlamentares da oposição, que inicialmente defendiam uma anistia ampla aos condenados pelo STF. Sem apoio suficiente à ideia, o grupo passou a articular um projeto que apenas reduz as penalidades impostas.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2026, foi um dos articuladores da proposta na Câmara. Ele chegou a condicionar sua candidatura ao avanço do texto.

Em setembro de 2025, o STF condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado, por liderar a tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente está preso desde 22 de novembro, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Com o PL da Dosimetria aprovado, a expectativa de aliados é que a pena seja recalculada, permitindo uma redução do tempo de encarceramento.
Veja como votou os deputados cearenses no projeto que reduz penas do 8/1

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10), o projeto de dosimetria que reduz as penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. No total, o texto recebeu 292 votos favoráveis e 141 contrários.

No Ceará, a bancada se dividiu: 11 deputados votaram contra, 4 votaram a favor e 7 estiveram ausentes. Rejeitaram o projeto: André Figueiredo, Célio Studart, Domingos Neto, José Airton, José Guimarães, Júnior Mano, Leônidas Cristino, Luizianne Lins, Mauro Benevides Filho, Robério Monteiro e Vanderlan Alves.

Votaram a favor: André Fernandes, Dayany Bittencourt, Dr. Jaziele e Luiz Gastão. Não registraram presença: AJ Albuquerque, Danilo Forte, Enfermeira Ana Paula, Eunício Oliveira, Matheus Noronha, Moses Rodrigues e Yury do Paredão.