Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de junho de 2025

48 auxiliares escolares para reforçar o cuidado com alunos autistas e PCDs em Sobral.

 Prefeito Dr. Oscar Rodrigues contrata,

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), divulgou o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de Auxiliares de Serviços Educacionais e formação de cadastro de reserva.

O processo seletivo, regido pelo Edital nº 004/2025, foi aberto em maio e reuniu mais de 3 mil inscrições.  Foram aprovados 48 candidatos, que serão convocados conforme a necessidade das unidades escolares da rede municipal.

Os auxiliares de serviços educacionais desempenharão um papel estratégico no cotidiano das escolas, contribuindo tanto para o apoio às rotinas pedagógicas inclusivas de alunos autistas e PCDs, em Sobral.

A atuação desses profissionais reforçará a qualidade da organização escolar e favorecerá o desenvolvimento de um ambiente mais acolhedor e eficiente para alunos, professores e toda a comunidade escolar.


(Foto: Divulgação)

remédios no Posto dos Terrenos Novos revolta moradores

 

Seguidor denuncia situação do Posto "Venho por meio desta denúncia relatar uma grave situação enfrentada pela comunidade do Posto de Saúde dos Terrenos Novos. Atualmente, estamos vivenciando um cenário alarmante: a unidade de saúde está sem medicamentos, prejudicando os pacientes que necessitam de tratamentos contínuos.

Pacientes que dependem de medicamentos controlados estão sem acesso aos remédios essenciais, comprometendo sua saúde e bem-estar. É inaceitável que, em um momento em que se busca um novo tempo para Sobral, a população tenha que enfrentar a falta de um serviço básico e essencial como a saúde.

Além disso, os funcionários do posto informam que não há previsão de reposição dos medicamentos, o que agrava ainda mais a situação. É hora de agir e garantir o direito à saúde para todos os cidadãos de Sobral.

Solicitamos, urgentemente, que a Secretaria de Saúde tome medidas necessárias para resolver essa questão e que a população não seja mais uma vez prejudicada por esse descaso. A saúde é um direito de todos e deve ser tratada com a devida importância."

 



O Governo do Ceará anunciou, nesta segunda-feira(16), a criação de um sistema integrado de segurança pública, que vai unificar a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Ceará (PCCE) e as guardas municipais dos 184 municípios cearenses.


O anúncio ocorreu no XIII Seminário de Gestores Públicos, que ocorre no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O governador Elmano de Freitas (PT) ressaltou que o estado conta atualmente com mais de 4 mil guardas municipais e que a integração permitirá ações mais eficazes e coordenadas. “Poderemos fazer um trabalho muito importante, juntos, com tecnologia, ação integrada, comunicação e cooperação, para que possamos trazer mais paz para o povo cearense”, completou.

O seminário reúne gestores de todo o estado e também contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; entre outras autoridades.

O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a qualificação e o fortalecimento das guardas municipais. “Queremos estar cada vez mais próximos dos municípios, fortalecendo as guardas municipais por meio da nossa Secretaria da Segurança Pública, com melhor capacitação e melhores condições de trabalho”, disse.

Mais de 5,42 milhões de cearenses poderão ter a conta de luz zerada a partir de 5 de julho, com a entrada em vigor das novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

 A medida garante isenção total para quem consome até 80 kWh por mês.

A decisão foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no último dia 10 de junho. O benefício será aplicado de forma automática, sem necessidade de cadastro adicional.

De acordo com dados da Secretaria de Comunicação do Ceará (Secom), cerca de 1,54 milhão de unidades consumidoras no estado estão aptas a receber o desconto. O Ceará tem o quarto maior número de beneficiados do Brasil, ficando atrás apenas de outros três estados.

Quem tem direito à conta de luz zerada?

Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda de até meio salário mínimo por pessoa;

Idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC);

Famílias do CadÚnico com renda de até três salários mínimos, que tenham membros com doenças ou deficiências que exigem o uso contínuo de equipamentos elétricos.

Caso o consumo ultrapasse os 80 kWh, a gratuidade vale até esse limite. O excedente será cobrado normalmente. Por exemplo, se o consumo for de 100 kWh, os 80 kWh são gratuitos e os 20 kWh excedentes serão cobrados.

O benefício faz parte da Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Lula em 21 de maio, que está em tramitação no Congresso. A MP vale por 120 dias, podendo perder validade se não for aprovada por deputados e senadores. Antes da mudança, a TSEE oferecia apenas descontos parciais, que variavam de 10% a 65% conforme o consumo.

Fonte: GC Mais

Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) tem gerado forte repercussão entre os alunos da instituição.

 A crise na qualidade dos serviços do 

Nos últimos dias, o Centro Acadêmico de Direito Manoel de Castro Carneiro Neto divulgou uma nota de repúdio denunciando insalubridade, descaso e alto custo no RU, após a troca da empresa responsável pela alimentação.

📢 Denúncia dos estudantes

Na publicação, os estudantes relatam filas intermináveis, desorganização no atendimento, presença de fios de cabelo e até larvas na comida. O documento aponta ainda que a qualidade das refeições é “abaixo do aceitável”, e que o preço cobrado é um dos mais altos entre as universidades públicas do Ceará — sem condizer com o serviço oferecido.

Além disso, a nota afirma que a alimentação estudantil não é um privilégio, mas um direito básico, cobrando transparência da administração universitária, rigor na fiscalização da nova empresa e providências urgentes para garantir segurança alimentar e respeito à permanência estudantil.

🏛️ Resposta da UVA

Em nota oficial publicada no dia 17 de junho, a Universidade Estadual Vale do Acaraú afirmou que a situação vem sendo acompanhada e que decisões administrativas foram tomadas para resolver os problemas relatados. A UVA informou que a empresa anterior foi notificada diversas vezes e que a nova empresa foi contratada após recomendação jurídica e avaliação técnica.

A instituição também garantiu que está mantendo a fiscalização do serviço prestado e destacou que a qualidade das refeições, “ainda em fase de transição contratual”, será alvo de ações contínuas de controle e melhoria.

A UVA reforçou seu compromisso com o bem-estar dos estudantes e assegurou que continuará monitorando o contrato e adotando medidas administrativas cabíveis, sempre com apoio da Pró-Reitoria de Administração, da PRAE e da Coordenadoria de Contratos.

📸 Reprodução/GoogleMaps

🔗 Para mais conteúdos, siga @SobralOnline nas redes sociais

denunciam que estão sendo impedidos de estacionar no local por um flanelinha que atua na região.

 Funcionários denunciam flanelinha que impede estacionamento em via pública no Centro de Sobral,

Trabalhadores de estabelecimentos na Rua Coronel Rangel, no Centro de Sobral, 

Segundo os relatos, ele reserva as vagas para os “clientes dele”, impedindo que os funcionários utilizem o espaço público.

“Um flanelinha que atua na Rua Coronel Rangel, onde eu trabalho, impede os funcionários de estacionar no local, afirmando que as vagas são reservadas para os ‘clientes dele’, como se o espaço público pertencesse a ele. Estamos sendo obrigados a procurar vagas em outra rua, onde é zona azul, gerando mais gastos, deslocamentos e insegurança para quem precisa apenas trabalhar com dignidade. Peço que a Prefeitura, a Secretaria de Segurança e a fiscalização do trânsito tomem providências urgentes. É inadmissível que o espaço público seja controlado por indivíduos que agem de forma arbitrária, abusiva e, muitas vezes, com práticas que beiram à ameaça”, diz a denúncia enviada por uma seguidora do portal.

O caso foi encaminhado para os órgãos responsáveis. O espaço está aberto para o posicionamento da Prefeitura de Sobral e da Secretaria de Segurança sobre a situação.