Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Feriado nesta quinta-feira (15), em Fortaleza.

Dia de Nossa Senhora de Assunção, na tradição da Igreja Católica, indica a elevação da santa ao céu e é celebrado como feriado nesta quinta-feira (15), em Fortaleza. Para o comércio, é ponto facultivo, portanto as lojas podem abrir nessa quinta-feira. Além disso, veja o que deve abrir e fechar durante o dia para se planejar para o feriado:
Comércio / Lojas
A indicação para os lojistas de ruas em Fortaleza é que o funcionamento seja normal, apesar do ponto ser facultativo. Conforme o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas) o feriado foi negociado em Convenção Coletiva e, caso o comércio abra, é necessário notificar o Sindilojas.
Supermercados
Os supermercados de Fortaleza devem funcionar normalmente neste, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) Fortaleza.
Padarias
Será ponto facultativo para as padarias neste feriado. A informação é do Sindicato Das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindipan CE). 
Postos de Gasolina
Os postos de gasolina da Capital abrem normalmente neste feriado, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos).
Agências Bancárias
Os bancos da Capital fecham nesta quinta-feira (15) e voltam a funcionar normalmente na sexta-feira (16), conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB). A indicação para quem quer adiantar algum pagamento é utilizar os canais digitais dos bancos, como aplicativos.
Centro Fashion
Os estabelecimentos do Centro Fashion, no bairro Jacarecanga, funcionarão normalmente das 7h às 21h.
Metrô
Terá funcionamento normal em todas as linhas nesta quinta-feira (15), como informou a assessoria de imprensa do A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).
Enel
As lojas de atendimento da Enel Distribuição Ceará, em Fortaleza, estarão fechadas durante o feriado, mas há um plano de ação com equipe técnica e de atendimento para atuar nesta quinta-feira.
A companhia manterá equipes trabalhando normalmente durante o feriado. Entre elas, operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros estarão trabalhando para garantir o fornecimento de energia no município. 
 
Para atender o cliente, a Central de Relacionamento estará funcionando durante todo o dia, por meio do contato: 0800.285.0196
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer ponto do Estado. As lojas abrirão normalmente na sexta-feira (16). Já as lojas de outros municípios do Ceará estarão funcionando normalmente. 
Shoppings
  • Iguatemi 
O funcionamento do Shopping Iguatemi Fortaleza será normal neste feriado, com as lojas, quiosques e praça de alimentação abertos de 10h às 22h. Já o hipermercado Extra deve funcionar das 7h às 0h e o Cinema de 12h30 às 22h30
  • RioMar
Os shoppings do Grupo JCPM em Fortaleza terão funcionamento normal, exceto os órgãos públicos que serão fechados. Já as academias e as lotéricas terão horários diferenciados. 
No RioMar Fortaleza, no bairro Papicu, a Academia R2 abre de 8h às 16h e a Loteria Boa Sorte de 9h às 16h.
No RioMar Kennedy, a academia Smart Fit  abre de 9h às 15h e a Loteria Bessa de 10h às 21h.
  • Parangaba
Shopping Parangaba funciona normalmente no feriado. As lojas, quiosques, lazer e praça de alimentação estarão abertas das 10h às 22h. Já os horários das sessões de cinema podem ser vistos no site do shopping.
  • North Shopping e Via Sul
Os shoppings da rede Ancar terão funcionamento normal no North Shopping Bezerra, Jóquei e Maracanaú, além do Via Sul Shopping, na Lagoa da Sapiranga. Conforme a assessoria, apenas a clínica médica do North Shopping Jóquei deve fechar.

PGR prorroga força-tarefa da Lava Jato no Paraná por um ano

Foto: José Cruz/Agência Brasil



A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, anunciou hoje (12) que prorrogou por mais um ano os trabalhos da força-tarefa de procuradores que atuam na Operação Lava Jato no Paraná. Segundo a PGR, a portaria que vai oficializar a medida será publicada nesta terça-feira (13) e manterá a estrutura do grupo, composto por 15 procuradores, entre eles, Deltan Dallagnol. 


De acordo com a procuradoria, é a quinta prorrogação dos trabalhos desde 2014, quando as investigações começaram. A equipe também continuará com orçamento de aproximadamente R$ 800 mil para gastos com pagamentos de diárias e passagens para procuradores e servidores que estiverem no trabalho de investigação. 


Passados cinco anos e desencadeadas 61 fases, as investigações da Lava Jato no Paraná resultaram em 244 condenações de 159 pessoas, em 50 processos, acusados de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa, entre outros crimes.

( Agência Brasil )

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) decidiu acatar uma sugestão legislativa apresentada ao Senado para vedar a concessão de benefícios, financeiros ou não, a quem tenha exercido mandato eletivo na esfera federal, estadual, distrital ou municipal. O texto (SUG 23/2018), que agora será transformado em proposta de emenda à Constituição (PEC), terá sua tramitação iniciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A proposição determina que não poderão ser disponibilizados servidores ou bens públicos nem concedidos ou pagos quaisquer espécies de benefícios, como pensões, aposentadorias e planos de saúde, decorrentes exclusivamente da condição de quem tenha exercido tal mandato.

A sugestão legislativa foi apresentada ao Senado pelo cidadão Marcos Miliano Araújo de Almeida, de Pernambuco, por meio do Portal e-Cidadania, e conseguiu o apoio de mais de 20 mil pessoas. Por causa disso, a CDH analisou a sugestão, que foi aprovada pelo colegiado na quinta-feira (8).

A sugestão inicial previa a vedação de benefícios como remuneração mensal, carros oficiais, seguranças e assessores apenas para ex-presidentes e ex-governadores. Mas o relator na comissão, senador Eduardo Girão (Podemos-CE), ampliou o alcance da medida para que todos que tenham exercido mandato eletivo na esfera federal, estadual, distrital ou municipal sejam atendidos pela nova regra.

BAIRROS QUE RECEBERÃO A COLETA SELETIVA EM SOBRAL



Na semana passada, o prefeito Ivo Gomes conheceu a proposta do projeto de implantação da coleta seletiva em Sobral, que tem como objetivo dar uma destinação adequada para o lixo doméstico. Essa é uma das ações da nova Política de Resíduos Sólidos no município.

Durante a reunião, que contou com a presença do consultor da In3city, Haroldo Rodrigues, e representantes das secretarias de Serviços Públicos (Sesep) e do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), foi decidido quais os primeiros bairros a receber o projeto-piloto: Sinhá Sabóia, Cohab I e II.

“O primeiro passo é sensibilizar a população para que separem o resíduo seco, que são os materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico e alumínio, e para que levem esse lixo aos pontos de coleta, que serão denominados como Ecopontos ou Ilhas Ecológicas. No caso das Ilhas, elas serão instaladas em locais estratégicos dos bairros, como escolas, postos de gasolinas, postos de saúde e outros pontos que serão identificados para esse recebimento”, disse Cirliane Viana, do Núcleo da Coleta Seletiva da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). 

Das Ilhas ou Ecopontos, os materiais serão levados para as Centrais Municipais de Resíduos Sólidos (CMR’s) e lá receberão um tratamento, onde serão segregados, separados, enfardados e pesados, e então repassados para indústrias, é a partir dessa comercialização que as associações serão mantidas.

A ação respeita a Lei 2.305 (Política Nacional dos Resíduos Sólidos), que entre suas determinações diz que os municípios devem implantar a coleta seletiva prioritariamente com a participação de associações de catadores. Além das vantagens ambientais, a coleta irá diminuir os gastos do município com a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que ficará responsável apenas por materiais que não poderão ser reutilizados.

O endividamento das famílias voltou a crescer e, segundo dados do Banco Central, alcançou o maior nível em três anos. A taxa de endividamento em relação à renda acumulada em 12 meses em maio subiu para 44,04%.

Foi a sétima alta mensal consecutiva e o maior nível desde abril de 2016, quando atingiu 44,2%.
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o percentual de famílias endividadas no país cresceu de 64% em junho para 64,1% em julho deste ano. Em julho de 2018, a taxa era de 59,6%.

I Encontro de Presidentes de Câmaras do Ceará 2019, em Fortaleza




Senador Cid Gomes participou nesta segunda-feira (12/08), do encontro. O principal objetivo do evento foi discutir a parceria entre a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) e o Interlegis, programa do Senado Federal de apoio ao Legislativo, para o processo de modernização dos legislativos municipais do Estado.

Após ser procurado por presidentes de diversas câmaras municipais do Ceará, Cid Gomes intermediou a vinda de técnicos do Interlegis para que pudessem oferecer capacitação aos servidores das câmaras, a fim de fortalece-las e modernizá-las. Cerca de 90 legislativos municipais, de um total de 184, já aderiram.
“O Interlegis atendeu prontamente à nossa solicitação e tenho certeza de que eles podem cumprir um extraordinário papel de incentivar, estimular e apoiar as câmaras municipais do País pra que elas qualifiquem melhor seus servidores, se esforcem no sentido de modernizar seus regimentos e as leis orgânicas dos municípios”, afirmou Cid, agradecendo aos técnicos do Interlegis pela dedicação especial que vem sendo dada ao Ceará.
Cid Gomes destacou ainda que, quando as câmaras estão mais preparadas, mais equipadas e mais vigilantes em relação ao trabalho dos gestores municipais, quem ganha é a população.
O encontro dos presidentes de Câmaras contou com a participação do presidente da UVC, Guto Mota; do ex-presidente da entidade, César Veras; do diretor Executivo do Interlegis, Marcos Coimbra; do coordenador de planejamento do Interlegis, Leonardo Gadelha, além de vereadores de vários municípios cearenses.
(Blog do Roberto Moreira)

ENEEL

A dor de cabeça de muitos cearenses a respeito das contas de luz chegou à Assembleia. Alguns consumidores receberam duas faturas de energia no mesmo mês, o que causou confusão. O Deputado Vitor Valim disse tratar-se de um “caso de Polícia”. Vários parlamentares engrossaram o coro de críticas à Enel. Querem respostas à Casa.

(Ponto Poder)

Sobral conta com mais duas estações de tratamento de água (ETA) no bairro do Diante de


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), concluiu a construção de duas novas Estações de Tratamento de Água (ETA) no bairro do Sumaré. As duas unidades, que já estão em funcionamento, têm capacidade de tratar 108 mil litros de água por hora, o que representa um total de 2.590.000 litros de água tratada por dia.  

Os recursos para implantação das ETAs, que tiveram investimentos de mais de 1 milhão de reais, são do governo federal, por meio do Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura de Sobral. As duas unidades são moduladas, construídas em fibra, e podem atender uma gama variada de necessidades.  

O funcionamento dessas ETAs são de grande importância, pois ajudam na melhor e mais rápida distribuição da água. Com as novas unidades, Sobral conta agora com 5 Estações de Tratamento de Água, sendo 4 no bairro Sumaré e 1 no Dom Expedito.


PUBLICIDADE: