Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de junho de 2025

suspensão cautelar por 12 meses da advogada Monika Fernandes Portela

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) anunciou, nesta sexta-feira (13), a **, alvo da operação “Além do Ofício”, deflagrada pela Polícia Civil do Ceará. A decisão foi tomada em conjunto com a diretoria do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da instituição.

Monika foi **presa na última quarta-feira (11)**, suspeita de atuar como informante para integrantes do Comando Vermelho (CV), facção criminosa com atuação no Estado. De acordo com as investigações, ela teria **repassado bilhetes de chefes da facção detidos no sistema prisional do Ceará para comparsas em liberdade**, com mensagens relacionadas ao tráfico de drogas no município de Sobral, na Região Norte.

Além da suspensão, a OAB-CE determinou a comunicação oficial da medida ao **Poder Judiciário e a todos os órgãos da Ordem**, com o devido registro nos sistemas **Cadastro Nacional de Advogados (CNA)** e **Cadastro Nacional de Sanções Disciplinares (CNSD)**. A advogada também será intimada a devolver a carteira profissional, que permanecerá retida durante todo o período da suspensão.

Segundo a OAB-CE, a suspensão tem como base a **gravidade dos fatos apurados**, os quais configuram **condutas incompatíveis com o exercício da advocacia, inidoneidade moral e infrações éticas graves**. A entidade ressaltou seu compromisso com a preservação da dignidade da profissão e a confiança da sociedade no papel do advogado.

Monika Fernandes já havia sido **presa em dezembro de 2023**, também em Sobral, por suspeita de associação criminosa durante outra operação da Polícia Civil.

Por fim, a OAB-CE reforçou que, conforme o **Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94)**, o trâmite dos processos disciplinares no TED é sigiloso, sendo acessível apenas às partes envolvidas, seus defensores legais e autoridades judiciais competentes.

abono salarial PIS/Pasep é um benefício concedido anualmente a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos no Brasil.

  O valor do benefício pode chegar até um salário-mínimo, dependendo do tempo de serviço do trabalhador no ano-base. 

Este programa tem como objetivo complementar a renda dos trabalhadores que recebem até dois salários-mínimos mensais.

Para ter direito ao abono, é necessário que o trabalhador tenha exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base e esteja cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, os dados do trabalhador devem estar corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

Como será o pagamento do PIS/Pasep 2025 em junho?

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base de 2023, será retomado no dia 16 de junho, uma segunda-feira. Nessa etapa, o benefício será liberado para os trabalhadores nascidos em julho e agosto. O saque poderá ser realizado até o fim do cronograma, que se encerra em 29 de dezembro de 2025.

Serra da Meruoca, em Sobral. após praticarem uma série de assaltos na subida da serra,

 Dois meliantes foram presos na manhã desta sexta-feira (13),  

A prisão foi realizada por equipes do RAIO, com apoio da ROMU, da Guarda Civil Municipal.

Os indivíduos teriam roubado uma motocicleta na Cohab , e continuaram com roubos de celulares. As vítimas relataram que a dupla vinha cometendo assaltos em sequência, utilizando a moto tomada de assalto para se locomover entre os alvos.

A abordagem que resultou na prisão aconteceu na subida da serra. Com os suspeitos, os agentes recuperaram a motocicleta roubada, além de celulares pertencentes às vítimas.

Os dois presos irão ser conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Sobral.

 A polícia segue investigando a participação da dupla em outros crimes ocorridos na região nos últimos dias.

Fonte: Portalfnews

professores da rede municipal de Sobral passarão a contar com plano de saúde.

 Oscar Rodrigues destacou que a iniciativa está sendo viabilizada por meio dos recursos obrigatórios destinados à educação.

A partir de agosto, os 

 O anúncio foi feito pelo prefeito Oscar Rodrigues, que destacou que a iniciativa está sendo viabilizada por meio dos recursos obrigatórios destinados à educação, conforme determina a legislação federal.

“Esse benefício diferenciado só está sendo possível porque todos os municípios brasileiros são obrigados a garantir uma grande parte dos seus orçamentos para a educação, com a maior parte devendo ser destinada aos professores”, explicou o prefeito.

Além do impacto direto na qualidade de vida dos profissionais da educação, a medida também deve contribuir para desafogar a rede pública de saúde no município. A expectativa da gestão é que, com os professores sendo atendidos por meio do plano, haja uma redução da demanda nos serviços públicos, ampliando a capacidade de atendimento aos demais servidores e à população em geral.

Oscar Rodrigues também afirmou que a administração municipal continuará empenhada na busca por novas fontes de financiamento junto aos governos estadual e federal, com o objetivo de enfrentar os desafios que afetam a saúde pública em todo o país.

“Nossa gestão reforça o compromisso de trabalhar com responsabilidade, respeito e transparência para garantir novas conquistas para Sobral. Juntos, construímos um novo tempo para todos em nossa cidade”, concluiu o prefeito.