Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de junho de 2014

COPA MEIA HORA ANTES E MEIA HORA DEPOIS

Confira o que funciona em Fortaleza na abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira, 12. A maioria dos shoppings vai parar meia hora antes do jogo e volta a funcionar meia hora depois. Veja mais emhttp://bit.ly/1pDKlCA.
(Foto: Divulgação)
Saiba como ficará Fortaleza nesta quinta-feira, 12, quando o Brasil enfrenta a Croácia no jogo de abertura da Copa do Mundo no Brasil.
O POVO ONLINE

Os rótulos sexuais estão chegando ao fim?

Comportamento sexual

Os g0ys, homens que gostam de outros homens, mas não se consideram gays, colocam à prova as barreiras tradicionais entre os gêneros. A ciência aponta que o comportamento sexual é tão múltiplo que as categorias, como as conhecemos, podem estar acabando

Rita Loiola e Juliana Santos
Bandeira gay
O Facebook disponibiliza aos usuários 50 alternativas de gênero: andrógino, transexual, pangênero e fluido são algumas denominações (Thinkstock)
Aos 27 anos, o paraense Joseph Campestri, morador de Brasília, descobriu que era g0y (g-zero-y). Ele gosta de outros homens, troca carícias íntimas com eles, mas não se considera gay. Sexo, só com mulheres. Foi em um grupo na rede social Facebook, em 2011, que Campestri descobriu que existiam outras pessoas assimautointituladas g0ys. O termo surgiu nos Estados Unidos, por volta dos anos 2000 e, dez anos depois, chegou ao Brasil por meio de blogs. Em novembro do ano passado, a página do Facebook "Espaço G0ys e afins" contava com 43 participantes. Hoje, esse grupo é uma das principais comunidades de g0ys por aqui, com 1 994 perfis. Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Belo Horizonte são as cinco capitais que mais concentram g0ys, de acordo com estatísticas dos blogs e redes sociais onde eles se apresentam.
"Os g0ys não se enquadram nos padrões heterossexual, homossexual ou bissexual", diz Campestri, de 30 anos, um dos líderes do movimento no Brasil e o criador de sua bandeira, com faixas em tons de azul. A maior parte dos g0ys se diz hétero e mantêm relacionamentos com mulheres – alguns são até casados. "Os homens com os quais me envolvo na privacidade podem ter qualquer orientação sexual, isto é, podem ser g0ys ou não. Posso me relacionar com todos os homens por quem eu me sinta atraído."
Pessoas como Campestri mostram que as fronteiras entre as orientações sexuais heterossexual, homossexual ou bissexual são, cada vez mais, colocadas à prova. O Facebook adicionou, em fevereiro deste ano, uma opção customizada para os usuários que escolhem o inglês americano como idioma dando a eles 50 alternativas de gênero. A pessoa pode se definir como andrógina, transexual, pangênera, fluida, entre outras denominações. No início de abril, a Suprema Corte da Austrália concedeu a uma pessoa nascida homem, que fez a cirurgia de mudança de sexo, a opção de gênero "não-específica".
A multiplicação do sexo — À primeira vista, essa confusão entre gêneros, orientações e expressões sexuais é um fenômeno recente. Mas, para os cientistas que estudam o comportamento humano, a época em que vivemos — com muitas informações circulando nos meios de comunicação — apenas deu visibilidade a práticas que há muito são vividas na intimidade.
"Hoje, com o estigma e os preconceitos diminuindo, as pessoas se sentem mais livres para falar de sexo e declarar suas preferências", diz a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex), do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). "O mundo está ficando menos dicotômico e passamos a questionar o que significa ser homem ou mulher. E, agora, vamos ter que encontrar formas de lidar com todas essas formas de sexualidade que estão aparecendo."
Outro fator que colaborou para tirar da sombra comportamentos que fogem do tradicional foi o avanço da ciência, que mostrou que nem todas as atitudes distantes do convencional são doenças ou transtornos. "Somados, os elementos sociais e biológicos estão mostrando que os homens podem ter um comportamento sexual mais variado do que, tradicionalmente, se acreditava", afirma a psiquiatra Alessandra Diehl, coordenadora da Pós-Graduação em Transtornos da Sexualidade e Saúde Sexual da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "A sexualidade é uma área fluida."
Inúmeros caminhos — De acordo com os médicos e psiquiatras, sexo biológico, gênero, orientação e expressão — elementos que formam o comportamento sexual humano — não são opções divididas apenas entre o feminino e o masculino. São gradações e podem ser combinadas, dando origem a inúmeras possibilidades. E isso é verdade mesmo para o sexo biológico. Enquanto a maioria das pessoas nasce com órgãos sexuais de apenas um dos gêneros, outras vêm ao mundo com os dois (os hermafroditas) e há aquelas que nascem com o órgão feminino, mas têm resquícios do masculino e vice-versa.
Mas o campo que pode ganhar mais definições e denominações diferentes é o da orientação ou preferências sexuais, isto é, o sexo por quem uma pessoa se sente atraída. Além dos tradicionais LGBT para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, já há novas classificações em inglês que incluem ao final da sigla as letras QIA, que significam "questionando", "intersexo" (equivalente ao hermafrodita) e "assexuado".
Tantos nomes novos, obviamente, não querem dizer que homens e mulheres heterossexuais possam ser considerados "uma minoria entre outras". "É importante notar que, em todas as culturas ao redor do mundo, o comportamento homossexual é minoria. O que estamos descobrindo é que, talvez, ele não seja tão raro quanto imaginávamos", explica o médico Amílton dos Santos Júnior, pesquisador do departamento psiquiatria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "A parte majoritária da população é heterossexual, embora mesmo esses possam ter experiências que fogem a essa norma. Admitir uma experiência sexual com alguém do mesmo sexo não torna uma pessoa homossexual ou de outro gênero." 
História do sexo — A enorme variação entre as orientações sexuais foi identificada pela primeira vez nos anos 1950 pelo biólogo americano Alfred Kinsey (1894-1956), pioneiro em estudos sobre a sexualidade humana. Reunindo cerca de 18 000 entrevistas de pessoas das mais variadas classes e profissões, feitas a partir dos anos 1930 até sua morte, o cientista elaborou a Escala Kinsey, que ia de um comportamento exclusivamente heterossexual até o exclusivamente homossexual. Entre os dois extremos, identificou cinco gradações, que mesclavam as duas atitudes: heterossexuais com alguns eventos homossexuais, heterossexuais com muitas relações com o mesmo sexo, bissexuais, homossexuais com muitas relações heterossexuais ou homossexuais com raros eventos heterossexuais. 
Atualmente, psicólogos e psiquiatras identificaram muito mais que as sete categorias definidas por Kinsey. Além de serem numerosas — os especialistas chegaram à conclusão que as diversas possibilidades não são fechadas em um número único ou finito — elas ainda podem mudar ao longo da vida. "O que ocorre é que, predominantemente, nos sentimos atraídos por um sexo, mas, incidentalmente, podemos gostar de outro", explica Alessandra. "A ciência nos dá indícios para acreditar que a orientação sexual é inata. Nascemos com tendências, mas elas vão se transformando ao longo da vida, de acordo com as influências e experiências de vida."
Pan-gênero — Desde criança, Föxx Salema, de Bragança Paulista (interior de São Paulo), sabia que o sexo com que nasceu não correspondia a seus sentimentos e inclinações. Nasceu homem, mas sentia-se mulher. Aceitar essa situação causou inúmeros conflitos na adolescência. Entrou em depressão, tentou se matar e demorou a aceitar que era transgênero.
Hoje, aos 36 anos, é vocalista de uma banda de metal e hard rock, tem feições masculinas e define-se com identidade feminina. Embora não queira mudar de sexo ou adotar uma aparência de mulher, pede para que os interlocutores usem o pronome "ela" nas conversas e afirma que se relaciona com "pessoas" — homens, mulheres, travestis ou transgêneros. Föxx diz que as dúvidas a respeito de sua identidade só tiveram fim há poucos anos quando, pelas redes sociais, encontrou outras pessoas que também não se encaixam nas categorias fixas de homem, mulher ou gay.

Medicamentos na fila de espera

Tratamento
O canabidiol, derivado da maconha utilizado para tratar convulsão, ainda está sob análise da Anvisa. Mas esse não é o único caso empacado na agência. Medicamentos e pesquisas clínicas que poderiam beneficiar milhares de brasileiros esbarram na burocracia do órgão
Vivian Carrer Elias
Medicamentos: Fila de espera para aprovação na Anvisa ultrapassa os 500 dias
Medicamentos: Fila de espera para aprovação na Anvisa ultrapassa os 500 dias (ThinkStock)
Na última semana, uma reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deveria discutir a reclassificação do canabidiol, um composto derivado da maconha. Se aprovada, a substância passaria de proibida para de controle especial. A Anvisa, no entanto, resolveu adiara decisão.
O canabidiol é um dos componentes da cannabis — sozinho, ele não provoca dependência e nem desencadeia efeitos psicoativos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o extrato da substância é autorizado em alguns Estados e vendido como suplemento alimentar — o produto não é regulado pelo Food and Drug Administration (FDA).
Em agosto de 2013, a rede americana CNN exibiu uma reportagem sobre a história de Charlotte Figi, hoje com sete anos e portadora de Síndrome de Dravet, uma forma rara e grave de epilepsia. Aos cinco anos, ela sofria 300 convulsões graves por semana e havia perdido a capacidade de andar, falar e comer. Sua família decidiu tratá-la com o extrato de um tipo de cannabis rico em canabidiol. Aos seis anos, Charlotte voltou a andar e a falar, e seus episódios de convulsões foram reduzidos para duas a três vezes por mês. Depois de Charlotte, outras histórias semelhantes se tornaram conhecidas. No Brasil, famílias entraram na Justiça para terem o direito de importar o extrato de canabidiol.
Decisão — A reclassificação do canabidiol para substância controlada poderia facilitar a condução de pesquisas sobre o composto, explica o psiquiatra José Alexandre de Souza Crippa, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP) e pesquisador do assunto. Seus estudos testam o composto, em animais e em humanos, para o tratamento de doença de Parkinson, esquizofrenia, fobia social, transtornos do sono e até dependência química.
"Quase todas as nossas pesquisas são feitas com canabidiol puro, e isso é diferente da maconha. A maconha possui outros compostos e seu uso a longo prazo pode prejudicar a saúde", diz Crippa. "É um equívoco pensar que reclassificar o canabidiol seria o mesmo que liberar a maconha."
Mesmo que o canabidiol deixe de ser uma substância proibida, contudo, ele não será receitado e comercializado no Brasil imediatamente. Antes dessa etapa, seria preciso que estudos clínicos de grande escala que comprovem a eficácia e segurança fossem concluídos — a partir dos resultados, o produto seria submetido à análise na Anvisa.
Demora — Esse é o caminho que deve ser seguido por todo novo medicamento antes de chegar às prateleiras brasileiras. É necessário que o fabricante prove à agência que o produto é eficaz e não colocará a vida do paciente em risco. A partir das informações apresentadas, a entidade decide se concede ou não o registro. Esse é um processo complexo e lento. Segundo dados disponíveis no site da Anvisa, o prazo médio para a análise de registro de novos remédios é de 512 dias.
"Um medicamento inovador geralmente representa um tratamento que não existia até então. Se um paciente não responde aos medicamentos disponíveis e não tem acesso ao remédio novo, fica sem opção", diz Antônio Britto, presidente executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma).

Otaviano Costa usa coco para impedir assalto em Ipanema

Apresentador caminhava com a mulher pela orla quando viu turista ser atacada

Otaviano Costa e Flávia Alessandra caminham pela orla de Ipanema
Otaviano Costa e Flávia Alessandra caminham pela orla de Ipanema (Agnews)
Otaviano Costa e a mulher, Flávia Alessandra, caminhavam tranquilamente pela orla de Ipanema, Zona Sul do Rio, quando presenciaram um assalto. O ladrão agiu de um modo que se tornou muito comum na cidade: arrancou o cordão de ouro do pescoço de uma turista que passeava desatenta. O apresentador reagiu imediatamente e acertou em cheio a cabeça do bandido com um coco verde que tinha em mãos. Desorientado, o criminoso soltou o objeto do roubo e foi alcançado por policiais, que o prenderam. O caso, confirmado pela assessoria do casal global, aconteceu no último sábado.


Foto 13 / 13
AMPLIAR FOTOS
A atriz Flavia Alessandra chega com a filha, Giulia, e o marido, Otaviano Costa, ao velório do ex Marcos Paulo, pai de Giulia, no Memorial do Carmo, no Caju, Rio de Janeiro
A atriz Flavia Alessandra chega com a filha, Giulia, e o marido, Otaviano Costa, ao velório do ex Marcos Paulo, pai de Giulia, no Memorial do Carmo, no Caju, Rio de Janeiro - Andre Muzzel/AgNews

Quarta-feira, 11 de junho de 2014

Acidente na CE 321 que liga Graça a Pacujá deixa uma vítima fatal

 Um grave acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (10), por volta das 10h30min, no município de Graça. 

Segundo informações, o sinistro envolveu uma moto e dois carros na CE 321, que liga os municípios de Graça a Pacujá, um dos veículos envolvidos é um veículo oficial do governo do estado, o outro carro seria uma Hilux que se evadiu do local e uma moto. 

Ainda de acordo com as informações, o condutor da moto não resistiu aos ferimentos causados pelo acidente e morreu na hora. 

GUERRA POLITICA NO CEARÁ

POLÍTICA| http://bit.ly/1quSAAH
Troca de acusações, ameaças e insultos marcaram bate-boca virtual entre Ciro Gomes e Capitão Wagner.

GUERRA POLITICA

11/06/2014 16h45 (editada em 11/06/2014 16h50)
ELEIÇÕES 2014
Cid Gomes procura Gilberto Kassab para reaver apoio do PSD ao PROS
O governador do Ceará esteve reunido nesta terça-feira com o presidente nacional do Partido Social Democrático.
O governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), encontrou-se na noite desta terça-feira (10) com o presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo (SP). Há dias, o cearense tentava agendar uma reunião com o líder paulista para articular a retomada da aliança entre os dois respectivos partidos em uma mesma chapa para a disputa das próximas eleições estaduais.
A reunião entre Cid e Kassab foi solicitada após o presidente regional do PSD, Almicir Pinto, apontar um possível alinhamento do diretório à candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) ao Abolição, abandonado a base do PROS no Ceará. A troca de palanque foi confirmada pelo próprio Cid durante o último encontro dos partidos que apoiam o Governo, na segunda-feira (09).
Para reverter a situação, Cid foi até a Executiva Nacional do PSD, acompanhado de 5 membros da legenda no Ceará, requisitando a intervenção do presidente Kassab no Estado. O governador saiu bastante otimista do encontro. Já Almicir Pinto segue em rota de colisão com Cid.

11/06/2014 10h17 (editada em 11/06/2014 14h53)
ELEIÇÕES 2014
Cid abre mão de Integração para barrar aliança com Eduardo Campos
Euripedes alega que o Pros vive uma grave situação financeira, tanto que sequer o aluguel da sede foi pago
Mesmo com a viagem às pressas a Brasília do governador Cid Gomes (Pros) e do secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes (Pros), o partido está cada vez mais próximo ao pré-candidato à presidência Eduardo Campos (PSB). Ciro e Cid, que permanecem em Brasília, não medem esforços e chegaram até a por, à disposição do presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior, o Ministério da Integração Nacional, hoje liderado por Francisco Teixeira, nome ligado aos Ferreira Gomes.
Esse movimento da direção nacional do Pros para apoiar a candidatura de Eduardo Campos ao Planalto é mais uma barganha do presidente Eurípedes Junior para atingir o governador Cid com quem trava uma queda de braço. Euripedes alega que o Pros vive uma grave situação financeira, tanto que sequer o aluguel da sede foi pago, com a indiferença do comando cearense do partido, leia-se Cid e Ciro Gomes.
Crise na base
Enquanto os Ferreira Gomes correm em auxílio de Dilma, os problemas crescem no seu próprio quintal com o esvaziamento da base aliada. Tanto o PSD quanto o PSC estão cada dia mais próximos de uma aliança com Eunício, apesar do esforço de Cid e Ciro para segurá-los em seu palanque.
Como se não bastasse, agora é o PP , do deputado federal Padre José Linhares que está na mira dos peemedebistas. Padre Z está descontente com o apoio do prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT) à candidatura de Leônidas Cristino e ameaça deixar também a base de Cid.
Sobre a atual conjuntura política cearense, o presidente regional do PHS, Tin Gomes,critica a postura de Eunício Oliveira ao fazer pressões em nível nacional para influenciar a política local. De toda forma, a situação não está nada boa para a aliança do Pros com o PT.


O PSB entrou com representação contra a presidente Dilma Rousseff por propaganda eleitoral antecipada. O motivo foi o pronunciamento feito pela presidente na noite de ontem em rede nacional de rádio e TV.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) entrou nesta quarta-feira (11) com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a presidente Dilma Rousseff por propaganda eleitoral antecipada. O motivo foi o pronunciamento feito pela presidente da República na noite da última terça-feira (10) em…
PSB40.ORG.BR

jornalista britânico explica, da melhor maneira, como a Copa do Mundo pode quebrar com o Brasil.

QUARTA-FEIRA, JUNHO 11, 2014  NENHUM COMENTÁRIO


 
Em um dos episódios do programa americano Las Week Tonight, da HBO, o apresentador e comediante John Oliver resolveu explicar, de uma maneira simples, o que a FIFA está fazendo com o Brasil nesta Copa do Mundo.

Em muitos momentos você vai rir das explicações e da forma como ele apresenta, porém, se trata de uma conversa séria e que poucos tem noção. É meio que uma dica para todos os amantes de futebol, veja só:


Sei que todos amam Copa do Mundo, Futebol e tudo mais, mas é foda quando sabemos que tem muito esquema e desvios por trás disso. Na verdade, nada é pela diversão. É tudo negócio!

POLICIA RECUPERA MOTOCICLETA TOMADA DE ASSALTO NA CIDADE DE SOBRAL

QUARTA-FEIRA, 11 DE  JUNHO DE 2014

Policiais Militares recuperaram mais uma motocicleta roubada na cidade de Sobral. Policiais abordaram dois indivíduos no bairro Alto da Brasília, e ao verificarem a procedência do veículo, constataram que o mesmo tinha queixa de roubo. Um indivíduo maior e outro menor foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil, para os procedimentos legais. A motocicleta foi roubada às 21h30 e às 22h ela foi apreendida (recuperada).

Fonte: Sobral 24 horas c/ Robens Dias

ONU lança portal para informar e coordenar vítimas do terrorismo


Agência EFE
Terrorismo
A ONU lançou nesta quarta-feira um portal dedicado a ajudar vítimas de terrorismo de todo o mundo, às quais oferece informações sobre todo tipo de apoio que têm à sua disposição e também permite que as pessoas se comuniquem entre si.
O portal faz parte da estratégia integral de luta contra o terrorismo aprovada pelas Nações Unidas em 2006. A página de internet foi apresentada em um ato das Nações Unidas com a participação do secretário-geral, Ban Ki-moon, responsáveis nacionais e vítimas, como María del Mar Blanco, presidente da Fundação de Vítimas do Terrorismo (FVT) da Espanha.
O portal "é uma medida importante, porque vai permitir estabelecer uma relação entre vítimas de todo o mundo", disse à Agência Efe o secretário de Estado das Relações Exteriores espanhol, Gonzalo de Benito.
Em seu discurso na apresentação do portal, De Benito lembrou que "apesar dos avanços registrados, não existe ainda uma norma internacional vinculativa que tenha como alvo específico a proteção dos direitos das vítimas do terrorismo".
"A Espanha apoia a criação de um futuro estatuto internacional que reconheça a obrigação dos estados de compensar e dar assistência às vítimas", acrescentou.
O secretário-geral afirmou por sua parte que "as vítimas do terrorismo merecem nosso apoio", já que "frequentemente são abandonadas para sofrer em silêncio", algo que "exacerba seu sofrimento".
Por isso, o portal "é um grande passo" na direção para dar apoio de instituições governamentais e da sociedade civil, acrescentou Ban Ki-moon, que também agradeceu à Espanha por "sua generosa contribuição" que tornou possível o lançamento deste site.
María disse à Agência Efe após o ato que a inauguração deste portal constitui "um marco histórico", já que representa a materialização de "algo que sempre reivindicamos: que houvesse algo que fosse capaz de unir às vítimas do terrorismo independentemente do lugar".
A presidente da FVT acrescentou que, como vítima do terrorismo, "é um dia muito importante e sobretudo muito gratificante", já que representa que "nenhuma vítima mais vai ficar isolada".

Corrida eleitoral volta a influenciar investidores e Bolsa sobe pelo 4º dia

A corrida eleitoral no Brasil voltou a influenciar o comportamento do principal índice da Bolsa brasileira nesta quarta-feira (11). O Ibovespa fechou em alta pelo quarto dia seguido, na contramão do mau humor generalizado nos mercados internacionais. A valorização foi de 0,91%, para 55.102 pontos. É a maior pontuação desde 23 de outubro do ano passado, quando ficou em 55.440 pontos. As ações de estatais continuaram guiando o avanço do índice, assim como nos últimos dias, com os papéis preferenciais (sem direito a voto) da Petrobras fechando o pregão com ganho de 2,94%. Já o Banco do... mais »

GRENDENE OFERECE VAGAS DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM EM SOBRAL CE




Inscreva-se através do site: www.vagas.com.br/grendene

Ministério Público desarticula grupo que vendia títulos sem valor a empresas

O Ministério Público de São Paulo informou ter desarticulado uma organização criminosa que vendia títulos da dívida pública sem valor a empresas interessadas em quitar dívidas com a Receita Federal. Quatro pessoas foram presas em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Guarujá, no litoral, na manhã desta quarta-feira (11). As prisões são temporárias –valem por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco. Leia mais (06/11/2014 - 18h41)

AS OBRAS MAIS CARAS DA COPA 2014 NO BRASIL

QUARTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2014 

Levantamento das obras mais caras para a Copa do 2014 de acordo com o do valor contratado de cada projeto. Em alguns casos, nem todo o valor previsto foi desembolsado até o momento. 

Confira as dez mais caras em ordem decrescente:

A 10º. - A Reforma do Mineirão (Belo Horizonte): R$ 678 milhões

A 9º.-  Reforma do Fonte Nova (Salvador): R$ 689 milhões

A 8º. Construção do Itaquerão em (São Paulo): R$ 820 milhões

A 7º. Reforma do Maracanã (Rio de Janeiro): R$ 1,07 bilhão

A 6º. Ampliação do Aeroporto de Brasília: R$ 1,10 bilhão
1

A 5º. Ampliação do Aeroporto de Campinas: R$ 1,18 bilhão

A 4º. Reforma do Mané Garrincha (Brasília): R$ 1,6 bilhão

A 3º. VLT de Cuiabá: R$ 1,5 bilhão

A 2º. Transcarioca (Rio de Janeiro): R$ 1,7 bilhão

A 1º. Ampliação do Aeroporto de Guarulhos (São Paulo): R$ 2,1 bilhões