Pesquisar este blog

domingo, 20 de abril de 2014

APELO DE UM JORNALISTA AOS SOBRALENSES PARA CONTER A VIOLENCIA


10 de abril 
 

#Insegurança bombando em Sobral
#Assalto #Homicídio #Roubo #Arrombamento
Eles estão agindo 24h, a Pé, de moto, de bicicleta etc...banalizou, o negócio tá "AVACALHADO".

Sinceramente, preciso controlar meus dedos no teclado para não ser acusado de apologia ao crime, incentivando o povo a agir na ausência da polícia. Acabei de chegar em minha residência, me deparando na esquina da rua com um grupo de moradores revoltadas com a ousadia de dois bandidos que neste momento estão sendo procurados por policiais militares, na periferia de Sobral. Eles estavam a pé e abordaram um dos nossos vizinhos, tomando dele uma BIZ, sob ameaça de uma arma de fogo que eles "podem" usar e nós não.

"Eu ví, mais não sabia o que fazer", relatou uma moradora. No momento da ação um policial militar chegava em sua residência, presenciou o assalto, mais sem arma nada pode fazer.
Vamos sair do facebook e fazer alguma coisa gente. A tendência é piorar e a próximo vítima poderá ser você, ai mesmo, dentro de sua casa enquanto dormir, ou até na saída para deixar seu filho na escola.
 — com Ildefonso CvalcanteRoberto MoraesAlvaro Lima e outras 17 pessoas.

GRANDE SOBRAL - MAIS OU MENOS UM DOS BAIRROS DA GRANDE FORTALEZA

DEFESA DA VIDA



Governo do Ceará lança novo programa na tentativa de dar uma resposta positiva a sociedade.

Mais uma vez eu repito: enquanto estiverem tentando agir individualmente, os estados e municípios sem o apoio da comunidade e organizações de classe, os índices vão continuar crescendo.W.Macedo

AVISO AOS PASSAGEIROS DE FORTALEZA A SOBRAL


Fortaleza X Sobral - De volta para casa
Quem deixou para última hora, o jeito agora é esperar a empresa colocar mais ônibus extra, ou perder aula e o trabalho na terça, porque vaga mesmo, restam apenas 10 para às 20h desta terça-feira 22.
Já são 30 ônibus lotados para quem tenta retornar de Fortaleza para Sobral do feriado santo, nesta segunda-feira 21, que também é feriado de Tiradentes.
Wellington Macedo II
9 h · 

VIOLÊNCIA: "CHUVA" DE BALAS NA CIDADE DE SOBRAL

 Há uma hora Nossa equipe de reportagem foi informada que hoje (20), houve uma verdadeira chuva de balas na Bela Princesa do Norte. Foram registradas em vários bairros da cidade, ocorrências de disparos de arma de fogo. Confira abaixo os locais onde ocorreram os tiroteios: 1. Rua São Francisco, bairro Vila União, gangueiros efetuaram vários disparos de arma de fogo em via pública, o fato aconteceu por volta das 19h; 2. Disparo de arma de fogo na RUA 13 DE MAIO, bairro Vila União, nas proximidades do mercantil 13 de maio, por volta das 19h40. Informações dão conta que dois indivídu... mais » Sobral 24 h

BLITZ EM SOBRAL NO FERIADO

N O PÉ DA SERRA DA MERUOCA ACONTECEU UMA BLITZ ONDE MUITOS CARROS E MOTOS FORAM APREENDIDOS, BEM DE MNHÃ CEDO POR OCASIÃO DO ACIDENTE, A PRE , O DETRAN E AS POLÍCIAS MILITARES E CIVIS ESTAVAM DE PRONTIDÃO ALI NA ESPREITA.

NOVO ÍCONE DE FORTALEZA

RIO CEARÁ

Ponte é o novo símbolo da Capital

20.04.2014
ponte
As belezas naturais da Barra do Ceará, como o pôr do sol, chamam a atenção dos moradores
iracema
A Lagoa de Messejana, com a estátua de Iracema, ficou com a quarta colocação na pesquisa do portal de notícias G1 e CETV 1ª Edição
FOTO: FABIANE DE PAULA
therato
O Theatro José de Alencar, localizado Centro da cidade, alcançou o quinto lugar na enquete feita em comemoração aos 288 anos de Fortaleza
FOTO: TUNO VIEIRA
praca
A Praça do Ferreira, que muitos defenderam como verdadeiro símbolo da Capital, ficou na terceira colocação na preferência dos internautas
FOTO: JOSÉ LEOMAR
beira
Os encantos da orla marítima de Fortaleza foram o segundo lugar na votação, feita entre os últimos dias 8 de março e 13 de abril

Local foi eleito por 70,23% dos internautas, em enquete, como o que melhor representa a cidadeA Ponte José Martins Rodrigues, mais conhecida como Ponte sobre o Rio Ceará, é o local que melhor representa a cidade de Fortaleza. Pelo menos na opinião de 70,23% de um universo de 26.068 internautas que participaram da votação ocorrida no período de 8 de março a 13 deste mês, através de enquete realizada pelo portal de notícias G1 e CETV 1ª Edição, em comemoração ao aniversário de 288 anos de Fortaleza.


Em virtude de seus encantos naturais – como a bela vista do pôr do sol e dos manguezais que oferece – ou porque está inserida em uma região que deu origem à cidade, conforme acredita um segmento da sociedade, a Ponte sobre o Rio Ceará tem a cara da Capital para a maioria que opinou pela internet.

Na segunda colocação ficou a orla marítima. A Praça do Ferreira, a Lagoa da Messejana e o Theatro José de Alencar alcançaram a terceira, quarta e quinta colocação, respectivamente. Fora da rede, contudo, a escolha sucinta questionamentos. O memorialista Cristiano Câmara chega a afirmar que “todo mundo sabe que a Praça do Ferreira é o local mais representativo da Capital, mesmo a Coluna da Hora não sendo original”. Para ele, o resultado reflete um pensamento juvenil, de quem conhece pouco sobre a história da cidade.

Marco Zero

À primeira vista, eleger uma ponte como símbolo da cidade parece estranho, admite Adauto Leitão de Araújo Júnior, o pesquisador do Marco Zero de Fortaleza. “A resposta para esta questão é refletir: o que a ponte leva ao encontro dos fortalezenses? Ao encontro do Marco Zero! A votação foi uma manifestação expressiva de que existe um reconhecimento que Fortaleza nasceu na Barra do Ceará e tem 410 anos, em desfavor aos 288 anos oficiais”, expressa.

Adauto Leitão observa que aqueles que consideram a “Barra do Ceará um Patrimônio Ambiental e Histórico” não se surpreenderam com a votação. “Arquivos Históricos Ultramarinos atestam o legado existente no Rio Ceará desde o século XVII. A ponte eleita pode levar Fortaleza ao encontro de suas raízes e alçar nossa Capital ao patamar das primeiras e principais construtoras do Brasil com mais de quatro séculos”, enfatiza.

Dono de um dos restaurantes mais tradicionais da Barra do Ceará, Alberto Lopes acredita que a votação ocorreu mesmo inserida em um contexto de reconhecimento aos inúmeros atrativos do lugar. “As belezas naturais são inúmeras”, derrete-se.

O geógrafo e professor José Borzacchiello da Silva, titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), reconhece os encantos da vencedora e de seus concorrentes na enquete. A eleita, frisa, marca dos vínculos de Fortaleza com as cidades vizinhas. “O desenho da ponte é banal, mas sua silhueta, refletida nas águas do rio quase mar, é belíssima”, frisa.
OPINIÃO DO ESPECIALISTA
História e memória de Fortaleza
A história é pertencimento, um compromisso com o resgate da cultura e identidade de um povo. Em seu aniversário de 288 anos, Fortaleza cumpre esse papel identificatório, onde passado, presente e futuro se entrelaçam como a fiação ágil que dança entre os dedos de nossa mulher rendeira. Neste contexto de comemoração e resgate, toda escolha de símbolos ou patrimônio transforma-se em preservação de uma memória, que teima em não ser vencida pelo esquecimento.
A enquete revela um dado curioso do imaginário local: a identificação da Ponte sobre o Rio Ceará, cujo nome oficial é Ponte José Martins Rodrigues, inaugurada em outubro de 1997 na gestão de Juraci Magalhães, com o símbolo representativo da cidade. Curiosidade por tratar-se de uma obra recente, construída há 17 anos em meio às polêmicas ligadas às desapropriações (120 em Fortaleza e 50 em Caucaia), suspeitas de superfaturamento e denúncias de crime ambiental, sem falar da controversa cobrança de pedágio.
É inestimável a importância da alegria e otimismo com os quais o fortalezense vislumbra a beleza além do caos. A ponte que liga Capital ao Litoral Oeste torna-se símbolo da Barra do Ceará, onde tudo começou e de onde todos nós viemos. Sob a ponte, o passeio de barco revela mais que dor e medo, o encontro do mangue com o nativo e a hospitalidade do banho tranquilo que espera por todos que atravessam a Barra.
Escolher a ponte sobre o Rio Ceará é o sentimento mais sincero e paradoxal do pertencimento que identifica homem e meio, ajudando a construir o alicerce providencial à preservação da memória do que fomos, somos e pretendemos ser. A importância da ponte e da Barra passa a ser, portanto, a mesma da história: unir o tempo passado e presente para que possamos atravessar, com passos largos de coragem, o caminho rumo a uma cidade melhor e mais justa para seus filhos. Parabéns, Fortaleza.
Márcio Soares
Professor de História
ENQUETE
Qual sua opinião sobre a escolha?
"Foi o reconhecimento da cidade com a Ponte sobre o Rio Ceará. A escolha envolve uma complexidade, pois o local tem história, belezas naturais e o pôr do sol mais lindo do mundo, como dizia o poeta Barros Pinho"
Alberto Lopes
Comerciante da Barra do Ceará
"Não concordo com essa pesquisa. Na minha opinião, a cidade tem locais bem mais atraentes e significativos inclusive para os turistas, como a Beira-Mar e a Praia de Iracema. Há, ainda, a Ponte dos Ingleses, por exemplo"
Ana Carmem Carvalho
Fisioterapeuta
"Nunca tinha pensado nisso. Mas realmente tem sentido, pois foi naquela área que nasceu a cidade, não tenho dúvida. É só observar onde foram instaladas as indústrias têxteis e de castanha. A Aldeota veio depois"
Ronaldo Angelim Gurgel
Empresário

Mozarly Almeida
Repórter

Saiba o que abre e o que não abre durante o feriadão

Bancos, lojas e shopping devem fechar na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21) - Atualizada às 11h13 de 20/04

A população deve ficar atenta ao horário de funcionamento dos serviços e órgãos durante aSemana Santa e o feriado de Tiradentes. Entidades públicas e estabelecimentos comerciais operam em regime especial, mudando a programação de acordo com o dia.
Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza decretaram ponto facultativo na quinta-feira (17). Comérciobancos e shoppings fecharam na sexta-feira (18) e também não abrirão na segunda-feira (21). Lojas e postos de combustíveis, por exemplo, funcionam normalmente no sábado (19) e no domingo (20).
Bancos fecham nos dias 18 e 21
De acordo com o Sindicado dos Bancários do Ceará (SEEB-CE), os bancos voltam a funcionar normalmente somente na terça-feira (22).
Funcionamento facultativo para os postos de combustíveis 
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos) informa que na sexta-feira e na segunda-feira a abertura dos postos é facultativa. No fim de semana os estabelecimentos atuam normalmente.
Correios funcionam, em alguns pontos da cidade, no sábado
Os Correios informaram que as agências da empresa não realizariam atendimento na sexta-feira (18) e segunda-feira (21), devido aos feriados da Paixão de Cristo e de Tiradentes. No sábado, abriram as unidades que costumam funcionar nesse dia da semana, como as agências no shopping Iguatemi, no Centro de Fortaleza e na Av. Oliveira Paiva.  

Lojas da Cagece fecham, mas unidades ficam de plantão

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) trabalhará em regime de plantão na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21). As lojas estarão fechadas nesses dias, retornando na terça-feira (22). Para qualquer solicitação, a Cagece disponibiliza o telefone: 0800-275-0195.

Lojas abrem no fim de semana
O comércio de Fortaleza funcionará durante o fim de semana. Conforme o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), as lojas e os shoppings da Capital fecham no dia de Tiradentes. 
No caso dos shoppings, a praça de alimentação, os cinemas, os supermercados localizados no empreendimento e as Lojas Americanas irão abrir na segunda-feira. 
Supermercados abrem durante todo o feriado
 
Os supermercados de Fortaleza irão abrir e funcionar normalmente durante a Semana Santa e o feriado do Dia de Tiradentes, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

O QUE SIGNIFICA A SIGLA PAPA?

 O TERMO NÃO EXISTE NAS ESCRITURAS SAGRADAS


1ª Teoria:

Papa é o título dado ao Bispo e Patriarca de Roma, supremo líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana e também chefe do Estado do Vaticano. Nos primórdios da Igreja, os sucessores de São Pedro denominavam-se apenas Bispos de Roma. O Papa, (do grego, pai), segundo a santa doutrina católica, é o sucessor de São Pedrono governo da Igreja Católica Apostólica Romana e o Vigário de Cristo na terra. Tem autoridade sobre todos os fieis e sobre toda hierarquia eclesiástica, incluindo Concilio Ecumênico, e é infalível quando fala “ex cathedra” sobre assuntos de fé e moral.


Há quem defenda a origem do palavra como resultado dos iniciais do título de São Pedro: “Petrus Apostolus Princeps Apostolurum (Pedro Apostolo, Príncipe dos Apóstolos)...


2ª Teoria:

A palavra “papa” significa pai, até o ano 500 todos os bispos ocidentais foram chamados assim: aos poucos, restringiram esse tratamento aos bispos de Roma, que valorizados, entenderam que a Capital do império desfeito deveria ser Sede da Igreja.Via vocesabia Sobral 24 h -  Há 50 minutos

PÁSCOA "LIBERTAÇÃO" - 21 DE ABRIL - FERIADO NACIONAL

5 min ·E JESUS  NOSSA PÁSCOA "LIBERTADOR DA TIRANIA DO DIABO"
Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil
...Ver mais
Veja a história das principais datas comemorativas, feriados, dias santos, fatos históricos e outras efemérides no Brasil e do mundo
EDUCACAO.UOL.COM.BR

DOIS BANDIDOS ARMADOS PRATICAM ASSALTO NO CENTRO DA CIDADE DE SOBRAL

SOBRAL-CE: 

 - Há 33 minutos
Nossa equipe de reportagem foi informada que na data de hoje (20), por volta das 10h30m, dois bandidos armados com armas de fogo, em uma motocicleta honda fan de cor preta efetuaram um assalto nas proximidades da Praça São João, Centro. O bandidos roubaram a bolsa e o celular da vítima. Os meliantes fugiram em rumo ignorado. A Polícia Militar foi acionada, realizou diligências, mas nenhum suspeito foi preso. Sobral 24 h

Menina no Ceará fica cega após tomar vacina contra HPV

Há 28 minutos - Mais um caso revoltante de efeitos adversos graves causados pela vacina contra HPV. Diversos casos estão surgindo e mesmo assim as "autoridades" fingem que não existe nenhuma relação com a vacina. Vejam no link abaixo os diversos casos de efeitos colaterais e complicações da Vacina contra HPV. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=5w4FrhACucE&feature=youtu.be

POLITICA ELEIÇÕES 2014

PSDB nacional pressiona por candidatura de Tasso ao Senado. O pré-candidato à Presidência Aécio Neves se diz otimista, mas, nos bastidores, o clima é de preocupação. O cearense é fator crucial para palanque da oposição: http://bit.ly/1iwmy5j

(Foto: Edimar Soares)
Heclenia Pires Marques Marques
  • Luciana Andrade Não creio que tem gente que diz que o Tasso foi o melhor governador que o ceara teve!  O coronel que apenas enriqueceu a si proprio!!! Derrubou metade do Cocó pra construir o shopping dele, o Iguatemi! Chocada  Gente pelo amordeDeus leiam coisas da época antes de fazer tal afirmação! Brasileiro tem memoria muito curta e pessimo hábito de NAO ler.

Tremor de 7,2 graus atinge o México, mas não deixa vítimas

SUSTO 19/04/2014 - Houve variações no mar de até 40 centímetros, mas sem alerta de tsunami. Mexicanos e turistas relataram pânico durante o terremoto YURI CORTEZ/AFP
Mexicanos confortaram uns aos outros após o forte tremor



Um terremoto de 7,2 graus sacudiu, na manhã de ontem, a Cidade do México e a turística Acapulco, provocando cenas de pânico, danos em prédios e estradas, mas sem deixar vítimas. O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) calculou a magnitude do tremor em 7,2 graus, enquanto o Serviço Sismológico Nacional do México (SSN) estimou em 7 graus na escala de momento (usada para medir a magnitude dos terremotos em termos de energia liberada).O coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, informou sobre variações no mar de no máximo 40 centímetros, mas não houve alerta de tsunami, embora a hipótese tenha sido cogitada.O tremor foi sentido com força na região central do México, incluindo a superpovoada capital, e em regiões do leste, como Veracruz, e do sul, como Guerrero, Oaxaca e Chiapas.Prejuízos e depoimentos Na capital mexicana, o prefeito Miguel Ángel Mancera informou sobre retiradas preventivas de edifícios. No bairro central da cidade foram registrados cortes de energia elétrica e janelas de prédios quebradas. “Os móveis se moveram e caíram meus CDs da torre de discos. Corri do apartamento e esqueci as chaves”, disse Angélica Lasso, 30 anos, após abandonar um prédio de três andares.Helicópteros sobrevoavam a capital mexicana em busca de possíveis danos, enquanto o aeroporto e o metrô funcionavam normalmente. Em Acapulco, o terremoto provocou momentos de pânico e também a saída de turistas dos hotéis, que estavam lotados devido ao feriado da Semana Santa. “Estávamos nos preparando para o café da manhã no restaurante do hotel quando o chão começou a tremer. Corremos para a rua descendo as escadas desde o quinto andar e ficamos muito assustados”, disse a turista Elia Núñez.Em 1985, um terremoto de 8,1 graus destruiu parte da Cidade do México, matando 3.700 pessoas, segundo dados oficiais, mas organizações civis afirmam que o tremor deixou mais de 20 mil vítimas. (Das agências de notícias)

O peso de Fortaleza na sucessão estadual

ELEIÇÕES NO CEARÁ 19/04/2014   - Detentora de 26% do eleitorado estadual, a Capital exerce influência numa disputa para além dos números.
As eleições estaduais e nacionais se aproximam e as capitais são os locais onde o debate político tende a acontecer de forma mais intensa. Fortaleza, quinta capital do País em população, é responsável por 26% do eleitorado do Ceará, e exerce influência significativa na política local. De maneira tal que o papel da principal cidade do Estado numa disputa pelo comando do Palácio da Abolição se configura para além dos números. Ter o prefeito deste importante reduto eleitoral como aliado, por exemplo, pode ser uma arma decisiva. Mas tudo vai depender, é claro, do seu nível de popularidade, e da capacidade do candidato de penetrar no complexo mundo político do Interior.
 Historicamente, a metrópole funciona como centro irradiador de opinião pública, exercendo papel importante nas opiniões de sua região metropolitana e demais municípios. Existem diferenças, entretanto, entre o eleitor fortalezense e de outros locais. “O comportamento do eleitor fortalezense, principalmente após a redemocratização, é crítico em relação à concentração de poder nas mãos do Governo do Estado. Isso varia de acordo com o cenário, mas esse é o histórico do eleitorado”, afirma Aurízio Freitas, analista político. Ou seja, conquistar a confiança do eleitorado de Fortaleza - já tachado como “rebelde” - é uma tarefa bem mais complicada.
 De 1986, quando foi eleita Maria Luiza Fontenele (PT) para prefeitura da cidade, até 2008, quando Cid Gomes (ex-PSB, atual Pros) apoiou a reeleição de Luizianne Lins (PT), impera no Estado uma rivalidade entre as administrações municipais e estaduais, com os eleitores da Capital tendendo a não apoiar o candidato do governador de plantão. A exceção foi a eleição de 1988, quando Ciro Gomes (à época PMDB, atual Pros) foi eleito prefeito de Fortaleza apoiado pelo então governador Tasso Jereissati (PSDB). Seu vice, Juraci Magalhães, acabou assumindo o poder quando Ciro foi eleito governador. Tinha grande popularidade, mas nunca foi aliado do chamado “Cambeba” nas disputas estaduais.
 Em 2009, Luizianne e Cid tiveram sua relação abalada após conflito em relação à instalação de um estaleiro no Titanzinho. Embora o PT tenha apoiado a reeleição de Cid em 2010, o governador não contou com o apoio explícito da então prefeita. Foi nas eleições de 2012 que governo e prefeitura romperam relações e voltaram a dialogar após a eleição de Roberto Cláudio (Pros).
 Influência de RC
Questionado sobre a influência que Roberto Cláudio - eleito com o apoio de Cid - poderia exercer sobre os eleitores da Capital, o deputado Heitor Férrer (PDT) defende que o eleitorado tende a não seguir suas orientações devido à má avaliação de sua gestão. Segundo pesquisa Ibope/CNI divulgada em dezembro do ano passado, a atual administração municipal possui 42% de avaliação como ruim ou péssimo e apenas 24% como bom ou ótimo. Para o consultor Teixeira Santos, “o prefeito ainda não tem marca de governo. Não tem uma biografia para assumir um papel mais relevante nessas eleições para o Governo do Estado”
.

ACQUARIO CEARÁ - SOA MAL EM TEMPO DE CAMPANHA



Na próxima terça-feira, chegarão ao porto do Pecém 14 contêineres com equipamentos para a construção do Acquario Ceará. No mesmo dia, a ICM Reynolds, empresa norte-americana responsável pelas obras, apresentará ao Governo do Estado o cronograma definitivo. Também na próxima semana, a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, virá ao Ceará para tratar do empréstimo que o Estado negocia com o Ex-Im Bank para erguer o equipamento.Segundo o titular da Secretaria do Turismo (Setur), o Ceará espera receber a qualquer momento minuta definitiva do contrato com o banco norte-americano para o empréstimo, da ordem de US$ 108 milhões, com US$ 42 milhões de contrapartida. No orçamento da obra, também constam R$ 42 milhões, referentes à parte de concreto, feita pela brasileira CG Construções.Perguntado se a demora no fechamento do contrato teria relação com pressões contrárias à obra, ele descarta. “Isso é uma questão superada. O contrato não saiu ainda por burocracia, que existe aqui, mas também existe lá (nos Estados Unidos)”. De acordo com o secretário, as obras seguem em ritmo normal. “É uma grande piscina que está sendo levantada agora. Os equipamentos que estão chegando são para a parte subterrânea”. Os 14 contêineres somam entre US$ 6 e US$ 8 milhões em equipamentos. A previsão de conclusão do equipamento é no final de 2015, mas sem data definida. “Esse cronograma final de obras é que vai ser apresentado pela empresa norte-americana”. Bismarck reforça que a gerência do Acquario Ceará será privada, sob supervisão do Estado. Ele diz que propõe a criação de um órgão específico para a gestão do equipamento. Perguntado se seria uma empresa – pública ou privada – ou uma pasta no Governo, ele diz não haver nenhuma definição. “Hoje, na fase de obras, é a Setur que administra. Mas o poder público não tem velocidade para administrar o Acquario. Defendo que seja algo privado, mas sob supervisão do Estado e com colaboração do Labomar (Instituto de Ciências do Mar, da Universidade Federal do Ceará)”. Ele diz que esse modelo não será uma concessão, nem privatização do equipamento.

CHUVAS NO CEARÁ

CHUVAS EM SOBRAL
Uma chuvas de aproximadamente 20 minutos deixou vários bairros de sobral alagados nesta sexta-feira de feriado dia 18/04/2014. o bairro sinhá sabóia foi um dos mais atingidos, com as ruas inudadas d'água.

Nesta semana, o volume represado pelo açude Castanhão - o maior do Ceará e um dos maiores da região Nordeste - chegou aos 39%. Suas águas estão abastecendo a Região Metropolitana de Fortaleza e mais o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Assim, estima-se que no fim deste ano o espelho d'água do Castanhão estará, digamos assim, preocupantemente reduzido. As águas do São Francisco só chegarão ao Castanhão no fim do ano que vem. E só virão 10 m³/s, algo insuficiente para a demanda que cresce.Volume dos açudes aumenta 10% com as chuvas de abril. Na última quinta-feira choveu em 63 municípios do Ceará. Previsão é de precipitações, até segunda-feira, em todas as regiões do Estado: http://bit.ly/1iwixhe (Foto: Evilázio Bezerra)Segundo o Portal Hidrológico do Ceará, ferramenta na Internet atualizada por técnicos da Funceme e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), 99 açudes estão com volumes inferiores a 30%. Apenas três reservatórios têm volume superior a 90%. São eles: Curral Velho, em Morada Nova, com 90,8%; o Gavião, em Pacatuba, com 92,7%; e a Barragem do Batalhão, em Crateús, com 94,1%. Ainda conforme o Portal Hidrológico, nenhum reservatório está sangrando e o Ceará tem hoje 32% do seu volume total de água armazenado.  Saiba quanto choveu no seu município em: http://goo.gl/9PHSvjO nível dos açudes você acessa em: www.hidro.ce.gov.br Apenas motoristas de caminhões, ônibus e veículos de grande porte arriscavam a travessia pela faixa mais cheia. Ainda assim, com cautela. Carros de passeio e motos formavam fila única para cruzarem o trecho até depois da capela São Francisco. Cerca de 200 metros submersos.Vários motociclistas utilizavam o canteiro central e ciclovia, também parcialmente alagada, para escaparem do risco de um banho e abalroamentos. “Se duvidar, tem até peixe aqui de tanto tempo que fica alagado”, gritou um ao O POVO. “Tem que trazer é uma balsa pra passar aqui. Ninguém aguenta mais isso”, acrescentou outro. Na orla de Fortaleza, os alagamentos habituais de determinados trechos não aconteceram e a chuva não afastou quem pretendia praticar exercícios na Sexta-feira da Paixão. No Aterrinho, grupos revezavam-se em partidas de futebol de areia na quadra ao lado do espigão da Rui Barbosa.Alguns atletas arriscaram caminhadas e corridas no calçadão e no espigão. O POVO também flagrou ciclistas e surfistas. No Parque do Cocó, algumas pessoas aproveitaram para caminhar e pedalar. “Treino é todo dia. A gente não pode parar por causa de uma chuvinha. Nem foi tão forte assim pra se ficar em casa, né?”, brincou o universitário Stélvio Júnior, 24.A chuva também não afastou os frequentadores do Mercado São Sebastião. Pela manhã, muita gente ainda procurava produtos típicos da Semana Santa. Na rua Padre Ibiapina, o comércio de espigas de milho e feijão verde era intenso. Busca grande também por peixes em preços mais em conta do que em supermercados.Domingo - Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ontem choveu em mais 56 municípios além de Fortaleza. Para amanhã, a previsão é de “nebulosidade variável com chuvas no centro-norte do Ceará, principalmente entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas isoladas.” Chuvas - As maiores chuvas do dia no Ceará
Viçosa do Ceará: 60mm Reriutaba: 57mm 
Mucambo: 55mm 
Mauriti: 54mm
Crato: 49mm
Ibicuitinga: 46,2mm
Graça: 43mm 
Granja: 38mm
Frecheirinha: 37mm
Fonte: Funceme

CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS FACILITADA COM NOVO TEXTO APROVADO

TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO 20/04/2014
Veto da presidente Dilma ao texto anterior aprovado no Congresso levou a uma negociação com o Executivo por uma solução intermediária. Temor do Governo é quanto ao custo da iniciativa, calculado em R$ 9 bilhões
O novo projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, sobre a criação de municípios no Brasil prevê regras mais rígidas para que as novas cidades sejam criadas ou incorporadas por outras. O projeto determina que os municípios sejam criados preferencialmente nas regiões Norte e Nordeste, que têm menor densidade demográfica. O texto aumenta o tamanho da população mínima do município para que ele seja criado, desmembrado ou incorporado por outro em relação ao projeto do Congresso: 20 mil habitantes nas regiões Sudeste e Sul.

Em contrapartida, abaixou para 6.000 habitantes no Norte e Centro-Oeste. No Nordeste, a exigência mínima é de 12 mil habitantes. No projeto inicial, os números não beneficiavam as regiões menos populosas do país. Apesar do discurso dos senadores de que o projeto limita a proliferação de novas cidades, o texto estimula fusões e incorporações ao permitir que cidades que se aglutinarem recebam o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) até 12 anos depois de serem criadas. Pelas regras do fundo, a aglutinação de dois municípios de, por exemplo, cinco mil habitantes cada um, faria com que o novo município de dez mil habitantes recebesse menos do que a soma recebida pelos dois de cinco mil habitantes.
“Preservar por 12 anos uma receita maior dá tempo suficiente para que as unidades fundidas possam ajustar suas administrações a ponto de, no futuro, terem uma participação menor no FPM”, disse o relator do projeto, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Ele também sugeriu uma “regra de transição” para que, a partir do 13º ano, os novos municípios tenham 10 anos para começarem a receber gradativamente a nova cota do FPM. Pela nova proposta, a formação de novas cidades só será permitida após a realização de estudo de viabilidade municipal e de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações envolvidas. Texto anterior, que abria caminho para criação de 269 novos municípios, foi vetado pela presidente Dilma Rousseff. O Planalto teme os impactos fiscais da criação dos novos municípios, estimados em R$ 9 bilhões.

Com a nova versão, as entidades municipalistas ainda não calculam quantas novas cidades poderão surgir no País. Presidente da Confederação Nacional do Municípios, Paulo Zilkoski defendeu a criação de novas cidades ao afirmar que a principal discussão não está sendo realizada pelo Congresso: o impacto político das novas cidades, com a criação de prefeituras e câmaras de vereadores.
“O que está errado não é a criação de municípios, mas o custo da chamada área política de gestão do município. Isso ninguém discute porque há muito deputado e senador com bases eleitorais em cima de prefeitos. O debate não ocorre por interesses locais”, afirmou.

NOTA DE FALECIMENTO DE TONI NEWMAN



Era funcionário do SESC de Sobral, trabalhava na parte cultural.
BOM DESCANSO TONI NEWMAN!!!
Com grande pesar que comunico o falecimento de TONI NEWMAN hoje ás 5 e 30h no Hospital Santa Casa de Sobral.O movimento cultural de Sobral perde uma grande figura.
Ainda não temos definido o local do velório.
É com grande pesar e com o coração dilacerado que no dia de hoje (19 de abril), nos despedimos do nosso amigo, colega de trabalho e irmão Toni Newman....Um ser humano despojado de si, simples, gentil, carinhoso e sobre tudo amigo....Impossível não lembrar de suas brincadeiras de seu ar sempre positivo e de sua sabedoria.Jonas Deison Blog Sobral Online