Pesquisar este blog
quarta-feira, 7 de março de 2018
CEARA E AS MARCAS DO CRIME NO TRIMESTRE DE 2018
Ceará supera a marca de mil homicídios em menos de três meses de 2018
Nessa terça-feira, o Ceará fez o registro de 1.002 assassinatos, incluindo os casos de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de óbito. Em Fortaleza, ocorreu o maior número de mortes violentas e intencionais. Foram 318 vítimas.
O Ceará superou a marca de mil assassinatos em 2018 nessa terça-feira (6). Em apenas 65 dias do ano, 1.002 pessoas foram mortas no Estado em homicídios latrocínios (roubo seguido de morte) ou lesões corporais seguidas de óbito, oficialmente denominados de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs).
Em janeiro, 528 pessoas foram assassinadas no Ceará, além de 388 em fevereiro. Em março, entre os dias 1º e 6 foram já foram registrados 86 homicídios. A média diária de CVLIs no Estado até ontem (6) era de 15,4.
Entre os dias 1º de janeiro e 6 de março, 318 pessoas foram assassinadas na Capital, 300 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 199 no Interior Norte e 185 no Interior Sul, perfazendo o total de 1.002 assassinatos nos primeiros 65 dias de 2018.
Entre as vítimas dos 1.002 assassinatos estão 64 pessoas cujos nomes e registros de crimes não vão aparecer na estatística oficial do Estado. Foram 48 mortas em confronto com a Polícia e outras 16 assassinadas em unidades do Sistema Penitenciário, como cadeias públicas, presídios, penitenciárias ou Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs). Na contagem oficial, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) exclui tais óbitos, por não considerá-los CVLIs.
Conforme dados da SSPDS, somente em janeiro, 39 pessoas morreram em tais circunstâncias, sendo 14 em unidades prisionais e 25 por intervenção policial. Os dados oficiais de CVLIs de fevereiro ainda não foram divulgados pelo órgão.
Entre as 1.002 vítimas dos homicídios estão 28 pessoas assassinadas em três chacinas registradas no Estado.
A primeira chacina aconteceu no dia 8 de janeiro, na localidade Serra Pelada, zona rural do Município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), quando quatro homens foram fuzilados no interior de sua residência. Entre as quatro vítimas estavam dois adolescentes com idades entre 16 e 17 anos. As quatro vítimas foram identificadas como: Joaquim Monteiro da Silva Neto, 19 anos; Antônio Heberson Brito Jacinto, 17; João Lucas de Sousa Morais, 18; e Rhuan Ferreira de Sena, 16 anos. A matança foi atribuída à “guerra” de facções criminosas locais.
A segunda chacina aconteceu na madrugada do dia 27 de janeiro na casa de shows “Forró do Gago”, localizada na Rua Madre Teresa de Calcutá, na comunidade Barreirão, bairro Cajazeiras, na zona Sul de Fortaleza. No total, 14 pessoas foram mortas a tiros, sendo oito mulheres e seis homens. Entre as mulheres, duas eram adolescentes.
Os 14 mortos na maior chacina já registrada no Ceará foram as seguintes pessoas: Maíra Santos da Silva, 15 anos; Maria Tatiana da Costa Ferreira, 17; Brenda Oliveira de Menezes, 19; Raquel Martins Neves, 22; Luana Ramos da Silva, 22; Renata Nunes de Sousa, 32; Marisa Mara Nascimento da Silva, 37; Edneusa Pereira de Albuquerque 38; José Jéfferson Spousa Ferreira, 21; Wesley Breno dos Santos Nascimento, 24; Natanael Abreu da Silva, 25; Antônio Gilson Ribeiro Xavier, 31; Raimundo da Cunha Dias, 48; e Antônio José Dias de Oliveira, 55 anos.
A terceira matança aconteceu dentro da Cadeia Pública da cidade de Itapajé, na zona Norte do Estado (a 124 km de Fortaleza) durante uma briga entre detentos de facções criminosas rivais. O fato ocorreu na manhã do dia 29 de janeiro.
Os dez detentos mortos foram identificados como: Alex Alan de Sousa Silva, Francisco Emanuel de Souza Araújo, William Aguiar da Silva, Francisco Helder Martins Miranda, Carlos Bruno Lopes da Silva, Caio Mendes Mesquita, Francisco Mateus da Costa Mendes, Francisco Davi de Sousa Mesquita, Manuel da Silva Viana e Francisco Elenilson de Souza Braga. Todos foram mortos por espancamento ou golpes de faca e “cossoco”.
(Via Cearanew7)
SOBRAL - OCORRÊNCIAS POLICIAIS
CARRO ROUBADO ÀS 7:30 H DA PRAÇA DA SÉ, EM SOBRAL.
O roubo aconteceu por volta de 7:30 h desta quarta-feira, dia 7, das imediações da praça da Sé, em Sobral. O veículo levado foi um fiat un de placas HVP - 1933. Qualquer informação ligar para 190MAIS UM ACIDENTE ENVOLVENDO O VLT É REGISTRADO EM SOBRAL!

Por volta das 17h desta terça-feira (6), foi registrado mais um acidente envolvendo o VLT de Sobral. O sinistro aconteceu na estação do Junco, nas proximidades do colégio Netinha Castelo. Felizmente, no acidente houve apenas danos materiais. Uma equipe da Guarda Municipal esteve no local, realizando os procedimentos legais. Fonte: Sobral 24 hor
------------------- Bandidos estão praticando assaltos diariamente na Margem Esquerda do Rio Acaraú. Na tarde do último sábado (3), por volta das 15h, dois indivíduos armados com revólver praticaram um roubo a pessoa no estacionamento da Margem Esquerda. Os criminosos levaram o celular e outros pertences da vítima. A Polícia foi acionada, mas os assaltantes não foram localizados. Fonte: Sobral 24 horas
BANDIDO ARMADO PRATICA ASSALTO EM FRENTE O COLÉGIO CIRÃO
No início da noite de ontem (6), por volta das 19h, um indivíduo portando uma arma de fogo invadiu um estabelecimento comercial localizado nas proximidades do colégio Cirão, anunciou o roubo e fez um arrastão no clientes do Cyber Café. O assaltante roubou várias pessoas que estava no estabelecimento e fugiu em seguida, tomando rumo incerto. A Polícia foi acionada, mas o ladrão não foi localizado. Fonte: Sobral 24 horas
ROUBO A PESSOA É REGISTRADO NO CENTRO DE SOBRAL
Uma mulher caminhava pela Av. Dom José, Centro de Sobral, quando foi abordada por indivíduo armado, que anunciou o assalto e tomou o celular da vítima e fugiu em uma motocicleta, tomando rumo ignorado. A Polícia acionada, mas o criminoso não foi localizado. Fonte: Sobral 24 horas
DUPLA ARMADA PRATICA ROUBO NAS PROXIMIDADES DA EMPRESA GRENDENE SOBRAL
O roubo aconteceu na data de ontem (6), por volta das 12h, nas proximidades da empresa Grendene 7, em Sobral. Um funcionário da referida empresa foi abordado por dois assaltantes armados com revólver, onde os mesmos anunciaram o roubo e levaram o celular e a carteira da vítima. Os criminosos fugiram em rumo ignorado. A Polícia foi acionada, realizou diligências mas os bandidos não foram localizados. Fonte: Sobra 24 horas
FARIAS BRITO - MEDICINA UFC
BANDIDOS TOMAM MOTOCICLETA DE ASSALTO NO CENTRO DE SOBRAL. PM RECUPERA MOTO E APREENDE MENORES
Por volta das 13h da última segunda-feira (5), dois indivíduos armados com revólver em uma motocicleta, abordaram uma mulher nas proximidades do Prefeitura de Sobral, anunciaram o roubo e levaram a motocicleta da vítima: Honda CG 125 Fan de cor preta e placa OCB-4956. A Polícia Militar foi acionada, realizou diligências e conseguiu recuperar a moto roubado e apreender dois menores envolvidos no roubo da motocicleta. Fonte: Sobral 24 horas
MAIS UMA MOTOCICLETA FOI FURTADA NA CIDADE DE SOBRAL!
O furto foi registrado na noite do último sábado (3), por volta das 20h, no Conjunto Jatobá, bairro Sinhá Sabóia. A motocicleta furtada foi uma Honda C100 biz vermelha de placa HYC-3179. Quem souber informações do paradeiro da motocicleta furtada, ligar para o telefone da Polícia (190). O sigilo das informações é 100% garantido.
Fonte: Sobral 24 horas
PAUTA DA SESSÃO ESPECIAL terça-feira, 06 de março de 2018.
NOTÍCIAS EM DESTAQUE
A Câmara de Sobral entrega hoje (06/03) várias comendas, totalizando 09 (nove), sendo: 06 (seis) Títulos de Cidadania Sobralense, 01 (um) Título de Educador Notável Maria Regina da Justa Feijão, 01 (uma) Menção Honrosa, e 01 (um) Prêmio Padre Ibipina; além de uma homenagem especial para 07 (sete) mulheres por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Os agraciados estão no convite em anexo.

Profº Raimundo Evaristo Nascimento dos Santos - título Educador Notável Maria Regina Justa Feijão - Projeto Decreto Legislativo 774/18
O local do evento será no Plenário 05 de Julho da Câmara Municipal de Sobral, com início as 18:30 horas, traje esporte fino.
Profº Raimundo Evaristo Nascimento dos Santos - título Educador Notável Maria Regina Justa Feijão - Projeto Decreto Legislativo 774/18
CEARÁ EM DESTAQUE
Pelo menos três detentos são mortos e 11 feridos na Cadeia Pública de Pentecoste
Pelo menos três detentos foram mortos e 11 saíram feridos na cadeia Pública de Pentecoste. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7. O presidente do Conselho Penitenciário, Cláudio Justa, confirmou a informação.
De acordo com Justa, os números são preliminares e a contabilização total de feridos, mortos e fugitivos será realizada nesta tarde. "Ainda não sabemos se foi um ataque interno ou externo, ainda não está confirmado se houve a invasão. A Coordenação do sistema não confirma", relata. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará confirmou dois óbitos. Conforme o órgão, os internos começaram uma briga entre grupos rivais e deixaram 11 pessoas feridas.
Duas morreram a caminho do hospital e outras precisarão ser transferidas para outra cidade, os outros estão sendo atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e na própria cadeia. As causas do conflito estão sendo apuradas pela delegacia de Pentecoste. A Polícia Militar local e o Comando Tático Rural (Cotar) foram acionados para a ocorrência.
Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoa a área e deve realizar o translado das vítimas para o Instituto Doutor José Frota (IJF). Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, foram apreendidos cossocos e três armas de fogo no local. A vistoria na cadeia pública continua. Os mortos ainda não foram identificados. A Polícia Civil invesiga as circunstâncias da ocorrência.
Pelo menos três detentos foram mortos e 11 saíram feridos na cadeia Pública de Pentecoste. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7. O presidente do Conselho Penitenciário, Cláudio Justa, confirmou a informação.
De acordo com Justa, os números são preliminares e a contabilização total de feridos, mortos e fugitivos será realizada nesta tarde. "Ainda não sabemos se foi um ataque interno ou externo, ainda não está confirmado se houve a invasão. A Coordenação do sistema não confirma", relata. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará confirmou dois óbitos. Conforme o órgão, os internos começaram uma briga entre grupos rivais e deixaram 11 pessoas feridas.
Duas morreram a caminho do hospital e outras precisarão ser transferidas para outra cidade, os outros estão sendo atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e na própria cadeia. As causas do conflito estão sendo apuradas pela delegacia de Pentecoste. A Polícia Militar local e o Comando Tático Rural (Cotar) foram acionados para a ocorrência.
Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoa a área e deve realizar o translado das vítimas para o Instituto Doutor José Frota (IJF). Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, foram apreendidos cossocos e três armas de fogo no local. A vistoria na cadeia pública continua. Os mortos ainda não foram identificados. A Polícia Civil invesiga as circunstâncias da ocorrência.
Assinar:
Comentários (Atom)
