Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2016

Melatonina" faz Muito Mais do que Ajudar a Dormir

A melatonina é uma substância natural semelhante a um hormônio e é produzida na glândula pineal, localizada em nosso cérebro. Sua produção se dá através de ciclos, de acordo com um ritmo de luz e escuridão que conhecemos pelo nome deritmo circadiano. Nossa produção se dá de noite e tem seu pico entre as 2 e 3 horas da manhã sendo que logo ao amanhecer essa quantidade é mínima...



A melatonina é sem dúvida a molécula chave que controla o relógio biológico dos animais e humanos.

Recentemente, essa substancia ficou mais cobiçada pois o cientistaVladimir Dilman (São Peterburgo) e sua equipe acrescentaram gotas de melatonina na água de ratos e observou-se que esses animais viveram 25% a mais do que o esperado!!!.

No mesmo sentido, Walter Pierpaoli, outro pesquisador na Itália, aoimplantar uma glândula pineal novinha em folha em cobaias velhas obteve cerca de 30% a mais de longevidade nesses animais.

Uma pesquisa da Universidade da Barcelona mostrou que em cobaias uma dose diária de melatonina + atividades físicas retardou a instalação do mal de Alzheimer, ao contrário de alguns calmantesbenzodiazepínicos que podem acelerar a doença.

Aqui no Brasil, Mario Peres, da Universidade Federal de São Paulo, demonstrou a eficácia da melatonina contra enxaquecas.
Mas por que a melatonina estaria relacionada à longevidade?

Na verdade, a melatonina é muito eficiente no combate aos radicais livres, segundo o pesquisador Russel Reitel – autor do livroYour Body’s Nature Wonder Drug.

Se não bastasse isso, outras pesquisas já observaram um certo “poder” que ela tem em desacelerar tumor maligno e estimular a multiplicação de células de defesa!


Quando envelhecemos, assim como outras substâncias, amelatonina despenca, o que pode explicar a tão conhecidainsônia na terceira idade.

A melatonina em forma de suplemento é um produto de síntese exatamente idêntico ao hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal.

0s múltiplos benefícios:
Melhora a qualidade do sono;
Melhora o sistema imunológico;
Redução do envelhecimento das células;
Redução da hipertensão arterial;
Previne a depressão;
Protege contra o câncer e contra os efeitos tóxicos da quimioterapia;
Restaura o funcionamento da tireoide e aumenta a população de linfócitos;
Alivia os sintomas das tensões pré-menstrual (a famosa TPM);
Influência no emagrecimento;
Poderoso antioxidante natural;
Não cria dependência (não é remédio, é um suplemento hormonal bioidêntico).



A dose recomendada costuma geralmente variar entre 2 e 10 mg. O melhor meio para conhecer a sua necessidade exata é o exame de saliva. Você deve consultar um profissional especializado, somente ele poderá examiná-lo e prescrever a dose correta. A melatoninadeve sempre ser ingerida a noite, 1 hora antes de deitar ou de acordo com a prescrição médica.

Existem pessoas que não estão autorizadas a ingerir a suplementação do hormônio, já que ainda não há pesquisas específicas sobre esses casos, são elas:
Pessoas que sofrem com as elevadas taxas de colesterol e que consomem estatina;
Quem faz uso de medicamentos para controlar a pressão arterial;
Portadores de doença cardiovascular ou que estejam em tratamento;
Crianças com menos de 12 anos de idade;
Gestante ou que estejam tentando engravidar.
Mas então, por que no Brasil é proibido a sua comercialização?

Por ainda precisarmos de mais estudos comprobatórios de sua eficácia? Sim, pode ser – porém, a venda de calmantes benzodiazepínicos é crescente e claro, de extremo interesse das industria.

De modo contrário, enquanto no Brasil há um aumento no uso de benzodiazepínicos, nos países europeus como Alemanha e Inglaterra o consumo caiu 30% na última década.

Por fim, pesquisas demostram que ao usar a melatonina em pacientes com crises de ansiedade que fazem o uso de antidepressivos, é possível reduzir a frequência dessas crises bem como a quantidade no uso do antidepressivo. Ao reduzir então o antidepressivo, aqueles efeitos colaterais como boca seca e sonolência diurna por exemplo diminuem também.

Na Europa e nos EUA o poder da melatonina já foi reconhecido. Em terras europeias o hormônio é vendido como remédio e, nos Estados Unidos, como suplemento alimentar.
Por que no Brasil ela ainda é proibida? Deixo essa com vc!

Fonte: Dra. Paula Leal Endocrinologia

JORDÃO NA SEMANA SANTA 2016

Logo cedo, na sexta-feira Santa, uma imensa fila se formou, na porta da associação que iria fazer como de costume a distribuição do animal vertebrado. 
A associação é dirigida por pessoas ligadas a um ex-vereador de Sobral.
Os peixes que fizeram a ceia de muita gente do distrito do Jordão foram distribuídos sem nenhuma forma de higiene.



 Jogado ao chão e sem nenhuma proteção, os milhares de peixes tilápias foram parar na panela de muita gente carente.

JAIR KOVALIK RADIALISTA BALEADO


Nesta manhã 
 de domingo dia 27 de março de 2016, por volta das 06h   nas proximidades da maternidade da cidade de Forquilha, o radialista  Jair Kovalic, foi alvejado por um indivíduo, e em seguida foi socorrido às pressas para o hospital Santa Casa de misericórdia da cidade de Sobral.

 Informações de populares dão conta que, um indivíduo efetuou quatro disparos de arma de fogo, vindo atingir a vítima com três tiros. 
 O radialista passa bem e não corre risco de morte.

A Polícia procura o indivíduo que praticou o atentado contra o radialista.

Fonte: Blog Sinhá Sabóia