Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Francisco Chagas da Silva, marceneiro um dos primeiros moradores do Bairro Dom Expedito em Sobral. Figura icônica do bairro, conhecido como Chaga Sabino o marceneiro. Homenageado recentemente quando completara 104 anos de vida em seu aniversário dia 24/08/2020.




Blogueiros, Grupos de face book, todos queriam parabeniza-lo primeiro, que lindo.
12 dias após o seu aniversário de 104 anos, o Sr. Chagas Sabino se viu enfermo.

Dia 5 de setembro a família o levou para Unidade de pronto atendimento (UPA), com sintomas gripais e forte cansaço, passou a noite na UPA e no domingo (6), a tarde foi transferido para o Hospital Regional Norte sob suspeita de covid-19. No Regional fez o teste de covid-19 e mais outros exames, ficando sob observação. A família foi informada por médicos que poderia ser uma pneumonia ou covid-19, porém só os exames iriam de fato acabar com a dúvida.

Infelizmente hoje segunda-feira 14, às 10:00hs , o senhor Chagas não resistiu e veio a óbito sob os cuidados do Hospital Regional Norte de Sobral. O teste swab deu negativo pra covid-19. Na declaração médica a causa morte nitidamente acusa pneumonia.

A família acionou o serviço funerário que ao chegar no HRN, percebeu que o corpo do Sr. Chagas estava lacrado junto aos outros corpos na ala da covid-19.

O funcionário da funerária ficou intrigado, pois sabia que na declaração assinada pelo médico a causa morte era pneumonia e não covid-19. Logo questionou com os funcionários do hospital o porquê de o corpo estar na ala de vítimas da covid-19, más não obteve uma resposta racional.

Confira no áudio:

Fonte: Ceará em Rede

Postado por Bené Fernandes

Ceará tem o melhor desempenho do ensino fundamental do País; Ensino Médio ainda é desafio Os dados são do Ideb 2019. Estado teve índice superior a duas vezes a média nacional, com avanços mais significativos na rede pública

 98,9% das escolas públicas cearenses (em 182 dos 184 municípios) conseguiram alcançar a meta de desempenho proposta para 2019



Legenda: 98,9% das escolas públicas cearenses (em 182 dos 184 municípios) conseguiram alcançar a meta de desempenho proposta para 2019

A rede pública de educação do Ceará teve, em 2019, a maior evolução histórica do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), passando de 2,8 em 2005 para 6,3 ano passado. Ritmo de crescimento que, segundo relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgado na manhã desta terça-feira, 15, é quase duas vezes superior à média nacional.

Isso significa que 98,9% das escolas públicas cearenses (em 182 dos 184 municípios) conseguiram alcançar a meta de desempenho proposta para 2019. Desempenho este que, de acordo com o Inep, é calculado a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações de larga escala, como o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e nas taxas de aprovação, ou seja, na progressão deles entre etapas/anos escolares.

Com a consolidação da base do ensino fundamental, a educação pública tem conseguido progredir, também, em séries mais avançadas. Quando se trata do desempenho escolar nos anos finais (6º ao 9º ano), o Ceará teve a melhor nota do País (5,2), de acordo com o Inep, figurando entre os sete únicos estados que conseguiram alcançar a meta estipulada para o Ideb 2019, ao lado de Amazonas, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Paraná e Goiás.

Ao chegar ao ensino médio, porém, essa melhoria desacelera, mas não deixa de ser significativa. Após anos com o desempenho estagnado (em 2009, 3,4; em 2011, 3,4; em 2013, 3,3; em 2015, 3,4; em 2017, 3,7), o Ceará conseguiu alcançar a nota 4,2 no Ideb 2019. Não é ainda a meta estipulada para o ano (4,5), mas está entre as maiores do País. Neste aspecto, somente Pernambuco e Goiás conseguiram alcançar as notas que deveriam.

Rede privada

A rede privada de educação do Ceará também tem progredido, mas de forma menos acelerada e ainda sem alcançar metas de desempenho. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a rede privada saiu de um Ideb de 5,4 em 2005 para 6,7 em 2019. Nos anos finais, de 5,5 para 6,1. Já no ensino médio, de 5,5 para 5,7 (mesma nota alcançada em 2017).


Educação brasileira

A educação brasileira avançou em todas as etapas do ensino. Contudo, somente nos anos iniciais do ensino fundamental é que conseguiu cumprir as metas previstas para 2019. Os índices nacionais ficaram abaixo do esperado tanto nos anos finais quanto no ensino médio.

“A avaliação (do Ideb) é relativa à expectativa que o Inep tem de (evolução em) cada região. Em cada estado há uma. Olhamos com muito critério”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em coletiva de imprensa transmitida ao vivo na manhã desta terça-feira, 15.

Nova avaliação da educação básica

Na mesma coletiva, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, informou que a última aplicação do Ideb no formato atual será em 2021, com previsão para publicação de dados em 2022. Contudo, adiantou, “ao final de um ciclo, a gente sempre começa um novo”.

Segundo o gestor, as mudanças na avaliação da educação básica devem começar pelo Saeb, que, atualmente, é aplicado a cada dois anos aos estudantes de 2º, 5º e 9º anos. Na nova proposta, o Saeb será anual e aplicado em todas as séries do ensino fundamental e do ensino médio. Além disso, deve chegar de forma censitária a todos os estudantes, inclusive, os da rede privada, e englobar todas as áreas do conhecimento, não apenas português e matemática.

O início dessa reformulação está previsto para 2021, especificamente para o ensino médio e paralelamente à aplicação do Saeb tradicional. De acordo com Lopes, o teste “vai compor uma proficiência que chamamos de ‘Enem Seriado’. Os jovens brasileiros vão ter mais uma oportunidade de ingressar no ensino superior”.

O novo modelo do Ideb, bem como a pactuação de novas metas para o desenvolvimento da educação brasileira, ainda estão em estudo pelo Inep.

365 DIAS E AS MANCHETES

 

INSS: 90 serviços podem ser acessados pela internet. telefone 135 ou por meio do WhatsApp oficial


O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) iniciou a retomada gradual das atividades presenciais, mas vários serviços da instituição podem ser acessados de forma remota, pela internet, a exemplo do pedido de aposentadoria por idade, salário maternidade e pensão por morte. Também é possível buscar contato com o INSS por meio do telefone 135 ou por meio do WhatsApp oficial do INSS.
 Os interessados podem acessar os serviços online pelo site ou instalando o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS
De acordo com o INSS, a forma de atendimento à distância, pela internet e por telefone responde por 90 dos 96 serviços prestados pela instituição. Mesmo após a abertura total das agências, os serviços continuarão a ser ofertados também online.

Os interessados podem acessar os serviços online pelo site ou instalando o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Já a Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação feita de telefone fixo é gratuita, e via celular custa o valor de uma ligação local.
Veja como resolver pendências do INSS pela internet
Novos pedidos de benefícios previdenciários ou assistenciais, alterar dados cadastrais, mudar forma ou local de pagamento, cadastrar ou alterar representante legal, ou ver extratos e consultas: solicitações e inclusão dos documentos correspondentes, escaneados ou fotografados, pela página www.meu.inss.gov.br, ou o aplicativo para celular “Meu INSS”, ou ainda o telefone 135.
Perícias Médicas: acompanhe o status do pedido pelo Meu INSS ou pela Central Telefônica 135. Na situação “concluído”, deve ser acessada a carta de concessão com o resultado e o extrato de pagamento com os detalhes. Se “pendente” deve aguardar análise, e em “exigência” devem ser anexados os documentos pedidos. A antecipação do pagamento de 1 salário-mínimo do auxílio-doença, até 31 de outubro, será liberado a partir da análise do atestado (legível, com carimbo e CRM, código da doença e tempo de afastamento, de no máximo 60 dias).
Prorrogação do auxílio-doença: Será automática, enquanto durar o fechamento das agências, ou limitado a 6 pedidos. Confira a data de cessação no Meu INSS, e se for o caso agende Prorrogação com o anexo de novos atestados. Se passar da data de cessação, utilize os atestados para solicitar perícia do tipo “inicial”.
Antecipação de R$ 600,00 para requerentes que aguardam análise de BPC (Benefício Assistencial ao Deficiente), até 31 de outubro: confira no Meu INSS se a antecipação foi liberada. Os critérios são constar como deficiente no Cadastro Único do Governo Federal, ter renda familiar abaixo de ¼ do salário-mínimo por pessoa e estar com pedido pendente no INSS;

Atendimento por telefone: a central telefônica 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. É gratuito se for de telefone fixo, ou o custo de uma chamada local se for de celular. O número oficial de WhatsApp do INSS é (61) 9638-8396.
Veja abaixo a lista completa dos serviços ofertados pelo Meu INSS e pelo telefone 135:
Aposentadoria por Idade Urbana
Salário Maternidade Urbano
Apuração de Batimento Contínuo/MDS – Decreto 9462/2018
Agendamentos e Consultas de pedidos
Extrato Previdenciário (CNIS)
Extrato de Pagamento de Benefício (HISCRE)
Extrato de Empréstimo Consignado
Extrato para Imposto de Renda (IR)
Carta de Concessão do Benefício
Agendamento de Perícia Médica
Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI
Alterar dados Básicos de Contato
Resultado da Perícia Médica
Recurso
Recurso de Benefício por Incapacidade
Revisão
Cópia de Processo
Recurso – Seguro Defeso
Cessação de Benefício por Óbito
Cadastrar Declaração de Cárcere/Reclusão
Cadastrar ou Renovar Representante Legal
Alteração de Forma de Pagamento
Reativar Benefício
Atualização de Dependentes para Imposto de Renda
Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário
Desistência de Benefício
Solicitar Valor não Recebido Até a Data do Óbito do Beneficiário
Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família
Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
Bloqueio/Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
Transferir Benefício para Outra Agência da Previdência Social
Cadastrar ou Renovar Procuração
Atualização do Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País
Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
Atualização de Dados do Imposto de Renda – Retificação da Dirf
Certidão para Saque de Pis/Pasep/Fgts
Exclusão de Desconto de Mensalidade Associativa/Sindicato em Benefício Previdenciário
Solicitação de Exclusão de Empréstimo Consignado
Cadastrar Pensão Alimentícia
Aposentadoria por Idade Rural
Aposentadoria por Tempo de Contribuição
Auxílio-Reclusão Rural
Auxílio-Reclusão Urbano
Benefício Assistencial ao Idoso
Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência
Certidão de Tempo de Contribuição
Pecúlio
Pensão por Morte Rural
Pensão por Morte Urbana.
Salário Maternidade Rural
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência – Microcefalia
Aeronauta Gestante – Auxílio-Doença
Saldo na tela (tempo ou valor de benefício)
Calculadora da Aposentadoria por Idade
Calculadora da Aposentadoria por Tempo de Contribuição
Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Rural
Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Urbana
Acordo Internacional – Aposentadoria por Tempo de Contribuição
Acordo Internacional – Atualização de Atestado de Vida
Acordo Internacional – Atualização de Dados Cadastrais e/ou Bancários
Acordo Internacional – Atualização de Dados de Imposto de Renda
Acordo Internacional – Benefício Exclusivo do País Acordante
Acordo Internacional – Certificado de Deslocamento Temporário Inicial
Acordo Internacional – Certificado de Prorrogação de Deslocamento Temporário
Acordo Internacional – Histórico de Seguro em País Acordante
Acordo Internacional – Pensão por Morte Rural
Acordo Internacional – Pensão por Morte Urbana
Acordo Internacional – Reativação de Benefício
Acordo Internacional – Recurso
Acordo Internacional – Regularização de Pagamentos em Atraso
Acordo Internacional – Retificação de Deslocamento Temporário
Acordo Internacional – Revisão
Acordo Internacional – Salário-Maternidade
Acordo Internacional – Transferência de Benefício em Manutenção
Cálculo de Contribuição em Atraso, Emissão e/ou Cálculo de Gps
Cat, Acréscimo 25%, Isenção de Ir e Auxílio-Acidente
Inscrição Junto À Previdência Social
Marcação ou Remarcação de Perícia Médica
Reemitir Parcelas – Seguro Defeso
Requerimento de Antecipação de Pagamento da Revisão do Art. 29
Seguro Defeso – Pescador Artesanal
Validação Facultativo Baixa Renda
Atualização de Dados Cadastrais