Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Aposentado do INSS pode indicar em vida filho que receberá pensão por morte

reforma da Previdência também modificou um procedimento que facilitará a vida dos beneficiários de pensão por morte do INSS.
A partir de agora, o aposentado pode indicar ainda em vida o filho dependente que receberá o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após a sua morte.
Até então, o dependente poderia reivindicar o direito somente após o óbito do aposentado.
É um benefício preventivo, segundo o advogado João Badari, especialista em direito previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, para facilitar a identificação automática do dependente que, normalmente, tem deficiência física ou mental.
“Se o aposentado tiver um filho inválido, que tem o direito de pedir pensão por morte, ele pode realizar a perícia do dependente ainda em vida e deixar o processo de transferência do benefício encaminhado”, explica Badari.
Segundo o advogado, a medida é positiva porque, normalmente, com a morte do aposentado esse dependente tinha muita dificuldade para agendar a perícia e começar a receber o benefício.
“São pessoas que precisam da ajuda de alguém para ir à agência do INSS para fazer a perícia e comprovar a necessidade de receber a pensão por morte. Com a mudança, o aposentado pode deixar tudo encaminhado para esse dependente ficar amparado no caso da sua morte”, pontua o advogado.
A medida já está valendo e o segurado que deseja cadastrar seu dependente precisa agendar a perícia em uma agência do INSS.
O agendamento pode ser feito pelo site da Previdência ou pelo número 135.

Como fica a aposentadoria a partir de agora?

Entre as mudanças estabelecidas com a reforma da Previdência, estão:
• Idade mínima: mulheres (62 anos) e homens (65 anos);
• Tempo mínimo de contribuição: no setor privado, mulheres (15 anos) e homens (20 anos); no caso dos servidores, homens e mulheres deverão trabalhar durante 20 anos;
• Regras de transição: tanto o trabalhador do setor privado quanto público precisam escolher qual regra que mais se encaixa com a sua realidade e calcular quanto tempo de contribuição falta para se aposentar;
• Cálculo da aposentadoria: O valor do benefício será calculado com base na média de todo o histórico de contribuições do trabalhador (não descartando as 20% mais baixas como feito atualmente).
Para ter direito a 100% da média dos salários, a mulher terá de contribuir por 35 anos, e o homem, por 40 anos.
Fonte: R7

Diante do impasse, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) tem recomendado aos motoristas que se aguarde a recomendação final do STF antes de realizar o pagamento. Apesar disso, a seguradora Líder, que detém o monopólio do seguro obrigatório para licenciamento anual do veículo, tem insistido que os motoristas devem fazer o pagamento, que já está disponível no site da empresa.


O impasse continua: os motoristas que estão preparando o bolso para o pagamento do IPVA e outras taxas obrigatórias de licenciamento de veículos vivem um dilema para quitar os tributos. A polêmica da vez é sobre o seguro DPVAT. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, notificou a Seguradora Líder para, no prazo de 10 dias, prestar esclarecimentos sobre suposto sob preço do seguro DPVAT. Além disso, a empresa terá que dar informações sobre a destinação dos recursos.

A notificação ocorreu uma semana depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspender em caráter liminar a aplicação de redução de até 85,4% dos valores do seguro DPVAT para 2020, restituindo o preço praticado na tabela de 2019. Em manifestação feita ao Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), a Secretaria Nacional do Consumidor avaliou que a Seguradora Líder não assume risco atuarial, cobrando um excedente dos segurados e, por isso, deveria utilizar essa variável no cálculo da tarifa de forma a reduzi-la”.


Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, fez um pronunciamento em cadeia nacional, na tarde desta quarta-feira (8), onde abordou o ataque lançado pelo Irã contra bases aéreas do Iraque ocupadas por tropas norte-americanas.

Em um aguardado pronunciamento, Trump ressaltou que nenhuma vida americana foi perdida no ataque iraniano.

Ao lado do vice-presidente Mike Pence e do alto escalão do Conselho de Segurança Nacional, em discurso na Casa Branca, Trump iniciou dizendo que Teerã nunca terá uma arma nuclear enquanto ele for presidente.

O presidente dos EUA disse que as bases militares atacadas pelo Irã sofreram poucos danos e que nenhum americano ficou ferido. “Nenhuma vida americana ou iraquiana foi perdida”, destacou Trump.

Durante o pronunciamento, Trump destacou os últimos atos de hostilidade lançados pelo regime islâmico e o “inferno” criado por Teerã em países do Oriente Médio.

O líder norte-americano também pediu às principais potências militares do planeta para abandonarem o fracassado acordo nuclear criado pela gestão de Barack Obama. Ele também pediu uma maior atuação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no Oriente Médio.

“Ao povo e aos líderes do Irã: nós queremos que vocês tenham um grande futuro, com prosperidade e harmonia. Os Estados Unidos querem paz para todos que também a queiram”, completou Trump.

(Renovamídia)

ESTATÍSTICAS DOS HOMICÍDIOS NO CEARÁ

* Subiu para 11 o número de mulheres assassinadas no Ceará em apenas sete dias de 2020. Duas mulheres foram mortas, nesta terça-feira (7), na Grande Fortaleza, no intervalo de apenas quatro horas. O primeiro crime ficou caracterizado como feminicídio. O segundo, uma provável execução sumária na guerra entre facções criminosas. Na manhã de ontem (7), uma mulher foi morta, a tiros, pelo marido, e o corpo jogado de um carro em movimento, em plena Rua.

* Ceará fecha o ano de 2019 com 50% de redução nos homicídios
O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) é o menor em dez anos. Já o índice de resolução de inquéritos policiais no Estado também foi positivo, com 39,7% de resolutibilidade, enquanto a média nacional é de apenas 9%. O ano de 2019 teve redução de 50% dos homicídios dolosos/feminicídios, latrocínios e nas lesões corporais seguidas de morte no Ceará, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Estado (SSPDS).

Boeing 737 da companhia Ukraine International Airlines caiu devido a problemas técnicos após decolar do aeroporto internacional Imam Khomeini, em Teerã, na madrugada desta quarta-feira (8). Pouco depois, a TV estatal iraniana veiculou que todos os passageiros a bordo da aeronave foram mortos. Segundo informações iniciais, o avião levava 180 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Logo depois, o porta-voz da Organização de Aviação Civil do Irã, Reza Jafarzadeh, colocou o número total de pessoas a bordo em 176. Equipes de resgate foram enviadas para uma área próxima ao aeroporto, adicionou Jafarzadeh à emissora. Não há confirmação sobre identidade das possíveis vítimas até o momento. – O avião está pegando fogo, mas nós enviamos equipes, e podemos salvar alguns passageiros – disse a princípio o chefe dos serviços de emergência do Irã, Pirhossein Koulivand. Mais tarde, porém, Koulivand acrescentou que era impossível resgatar qualquer pessoa.

Avião teve problemas técnicos após decolar do aeroporto de Teerã.
– O fogo é tão forte que não podemos fazer nenhum resgate, temos 22 ambulâncias, quatro ônibus-ambulâncias e um helicóptero no local – declarou.
O serviço de rastreamento aéreo FlightRadar24, apontou que o avião que caiu operava o voo PS 752. Consultada, a Boeing disse que a empresa está ciente dos relatos da mídia sobre um acidente de avião no Irã e coleta mais informações.

*Folhapress

o terceiro homicídio em menos de uma semana em Sobral.


Na noite de ontem (7/01/20), por volta das 23 horas aconteceu mais um homicídio a bala no bairro Dom Expedito, nas proximidades da AESC.
Segundo informações, vários indivíduos a pé invadiram a casa de um homem e o executaram com vários tiros. Logo após o homicídio, os criminosos se evadiram em rumo ignorado.

A perícia recolheu o corpo para ser necropsiado no IML.

A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar a autoria e a motivação do crime.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima comprar 100 mil urnas eletrônicas para as próximas eleições municipais, número abaixo do teto de 180 mil equipamentos previstos na milionária licitação lançada no ano passado – e que até agora não foi concluída. Em uma sessão extraordinária, convocada às pressas, o plenário do tribunal analisará o caso na tarde desta quarta-feira, 8, em plena férias dos ministros.

Secretaria Nacional de Assistência Social autorizou por meio da Portaria nº 339, de 31 de dezembro de 2019, a transferência de recursos financeiros para estados e municípios, oriundos de emendas parlamentares ou programação orçamentária própria executadas pelo Fundo Nacional de Assistência Social, no exercício financeiro de 2019. Os recursos são destinados à estruturação da rede socioassistencial dos estados, municípios e do Distrito Federal, para fins de investimento; e/ou ao incremento temporário às transferências automáticas.




Aproximadamente 80 pessoas morreram em decorrência dos ataques com dezenas de mísseis balísticos realizados pelo Irã durante a madrugada desta quarta-feira (8) contra as bases aéreas no Iraque, que abrigam as tropas norte-americanas, segundo a Iribnews.

Míssil iraniano de longo alcance, foto de arquivo

Ataques contra bases dos EUA no Iraque matam 80 pessoas, segundo mídia

A informação foi concedida por uma fonte importante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) à emissora de televisão do país, ressaltando que os "terroristas americanos" morreram nos ataques com 15 mísseis lançados por Teerã contra alvos dos EUA. Além disso, a fonte informou que nenhum míssil foi interceptado.
Além disso, o Irã afirmou que os equipamentos militares dos EUA foram "seriamente danificados", ressaltando que há outros 100 alvos prontos para serem atacados, caso Washington decida tomar medidas de represália. 


Por sua vez, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que "está tudo bem", enquanto os danos causados pelos ataques são avaliados.