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sábado, 26 de janeiro de 2019

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE SOBRAL quadriênio 2019/ 2022. - Conselheiro Tutelar - Agente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente do Brasil


quadriênio 2016/ 2019. 
A eleição para conselheiro tutelar de Sobral se transformou em prévia de campanha eleitoral. Praticamente todos os candidatos são ligados a vereadores da cidade, sendo muitos até bancados pelos edis, em suas postulações. Os benefícios vão de fornecimento de veículos para locomoção de candidatos até verbas em dinheiro para os mesmos tocarem suas campanhas.
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conselheiro tutelar pode ser professor

Começam nesta segunda (27) as inscrições para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar Municipal quadriênio 2016/ 2019. 

O edital foi publicado no Impresso Oficial do Município e é de cargo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Sobral. As inscrições vão até o próximo dia 22 de maio.

Os interessados em fazer parte do conselho, devem obedecer aos requisitos exigidos no edital, tais como: reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residir em Sobral, ter escolaridade, mínima, do ensino médio completo, ter experiência comprovada na área e ter conhecimentos básicos de informática

Após as inscrições, os candidatos passarão por capacitação no mês de junho. A escolha dos conselheiros, titulares e suplentes, será feita em  de 2019 e a posse em  de 2019.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.


Saiba mais: (88) 3611-3729 ou 3611-2826
O Conselho Tutelar é um órgão colegiado, autônomo, pertencente à administração pública municipal e sem função jurisdicional. É regido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Enquanto órgão colegiado, é caracterizado pela pluralidade de membros. No caso, são 5 membros que compõem o Conselho Tutelar.

A autonomia do órgão é denotada pela falta de relação de subordinação com o Executivo municipal. Portanto, não deve obediência ao comando do Prefeito ou seus secretários, quanto às suas funções institucionais. A orientação técnica do Conselho Tutelar não comporta imposição externa, porém é passível de controle pelo Judiciário.

Não existe Conselho Tutelar nas esferas estaduais e da União, sendo um órgão que apenas existe na órbita dos municípios e do Distrito Federal. Preserva-se uma proximidade do Conselho com as crianças e adolescentes que deva tutelar, com uma ligação mais próxima das realidades sociais, econômicas e culturais que vivem estes sujeitos.

A ausência de função jurisdicional significa que os conselheiros tutelares não possuem as garantias, atribuições nem prerrogativas dos magistrados. Suas decisões podem ser revistas pelo Judiciário, mediante provocação do Ministério Público, dos próprios conselheiros, da sociedade civil ou, mediante ação popular, de qualquer cidadão.

Atribuições
Atender crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts.98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
Atender e aconselhar pais ou responsáveis, aplicando as medidas previstas no art.129, I a VII;
Promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:
Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;
Representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações;
Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente;
Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;
Providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor do ato infracional;
Expedir notificações;
Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
Assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, §3º, inciso II, da Constituição Federal.
Membros
O Conselheiro tutelar é o agente que trabalha no Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente do Brasil, fazendo cumprir o que determina a Lei Federal 8.069/90, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O conselheiro tutelar tem suas competências e atribuições fixadas no artigo 136 do mesmo estatuto. Se um conselheiro fizer além do que está determinado no ECA, pode responder por abuso, e se ficar aquém do que determina a Lei, pode ser responsabilizado por prevaricação Código Penal (art. 319).

São cinco em cada município, escolhidos por processo de escolha unificado, para mandato de 4 anos, com a possibilidade de uma única recondução.

Para ser a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município e possuir reconhecida idoneidade moral, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro, como carteira nacional de habilitação ou nível superior. Há controvérsia sobre isso, havendo entendimento majoritário de que o Município não pode acrescentar critérios aos já estabelecidos pelo legislador federal.

Conforme o art. 133. do ECA, in verbis:

Art. 133 - Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos:

reconhecida idoneidade moral;
idade superior a vinte e um anos;
residir no município.
Não há que se exigir formação superior, porque Conselheiro Tutelar não é técnico e não tem que fazer atendimento técnico, para isto deve requisitar o atendimento necessário. O que o Conselheiro Tutelar precisa é ter bom senso para se fazer presente onde há violação de direitos ou indícios e possibilidades de violação, e agir para cessá-la ou eliminar o risco de que ocorra. Para isto não deve fazer, mas requisitar os meios necessários a que se faça.[carece de fontes]

O exercício efetivo da função de Conselheiro Tutelar constitui serviço público relevante e lhe assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até definitivo julgamento.

SN E A FRASE DO DIA

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SN NACIONAIS EM DESTAQUES

Tragédia anunciada, olhe o estado da ponte Rio Niteroi
70% dos médicos recentemente formados no Brasil não sabem nem sequer medir a pressão arterial do paciente!

DEPUTADO ALERTOU EM JULHO DO ANO PASSADO SOBRE NOVAS RUPTURAS DE BARRAGENS. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS REJEITOU UM PROJETO DE LEI COM REGRAS MAIS RÍGIDAS DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE BARRAGENS. QUEM ERA O GOVERNO DE MINAS NO ANO PASSADO?PIMENTEL DO PT
O deputado mineiro que era chamado de “Zé doidinho” tinha razão.
Em julho do ano passado o deputado Estadual João Vitor Xavier, alertou que uma nova tragédia ia acontecer, mas foi vencido pelo lobby das mineradoras. E hoje estamos acompanhando centenas de famílias destruídas, animais mortos, o meio ambiente e o ecossistema seriamente afetados.

Tragédia na Barragem na Mineradora em Brumadinho , Minas Gerais

Tudo em menos de 24 horas.
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Jair Bolsonaro, o presidente da república chegou no local em menos de 24 horas do fato enquanto a Dilmanta foi 7 dias depois.
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A Justiça mineira determinou o terceiro bloqueio de valores da mineradora Vale, desde o rompimento das barragens da Mina Córrego do Feijão, no município de Brumadinho (MG), na tarde de sexta-feira (25). No total, até o momento, a empresa responsável pelo empreendimento terá que dispor de pelo menos R$ 11 bilhões para ressarcir danos e perdas de forma geral.

Este último pedido acatado pela justiça ontem (26) foi apresentado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que definiu o valor de R$ 5 bilhões, seria exclusivamente para garantir reparação de danos causados às vítimas.

Os promotores Maria Alice Costa Teixeira, Marcelo Schirmer Albuquerque, Cláudia Spranger e Márcio Rogério de Oliveira, que assinaram a ação, destacaram que além de danos materiais, as vítimas sofreram “evidentes e notórios os danos morais, psicológicos, emocionais, comunitários, de saúde e culturais”.

De acordo com os autores do pedido, a mineradora obteve proveito econômico da exploração na região e têm que arcar com o ônus do desastre. No pedido, eles apontam que, segundo informações da própria empresa, apenas no 3º trimestre de 2018 a Vale obteve lucro líquido recorrente de R$ 8,3 bilhões e, diante do ocorrido, é fundamental que tais valores não sejam distribuídos entre os acionistas e investidores da empresa, mas sim revertidos para as medidas de recuperação ambiental e reparação dos danos.

O MPMG defende que a mineradora se responsabilize pelo acolhimento, abrigamento em hotéis, pousadas, imóveis locados, arcando com os custos relativos ao traslado, transporte de bens móveis, pessoas e animais, além de total custeio da alimentação, fornecimento de água potável. Para este atendimento, os promotores ainda orientam que pessoas atingidas sejam ouvidas sobre o melhor local e forma de abrigo para cada família.

Em decisão anterior, também nesse sábado, o Judiciário mineiro já havia bloqueado R$ 5 bilhões para a reparação de danos ambientais. No mesmo dia, o juiz Renan Chaves Carreira Machado, responsável pelo plantão judicial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, ordenou o bloqueio de outros R$ 1 bilhão da mineradora. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ainda multou a Vale em R$ 250 milhões. (Agência Brasil)
- 250 milhões em multa;
- Reserva de hospital para vítimas;
- Parceria do Ministério dos Direitos Humanos para cadastramento e envio de voluntários;
- Parceria para envio de doações;
- Ministros de todas as áreas estratégicas convocados e enviados de imediato para o local do crime;
- Criou no local um comitê de crise;


Petrobras anuncia nova redução no preço da gasolina; queda no mês chega a 19%

Só que não chegam nas bombas.



Trabalhador rural não precisará mais da intermediação dos sindicatos para conseguir declaração de sua atividade para se aposentar.




Presidente Bolsonaro assinando MP para combater
fraudes em benefícios pagos pela Previdência Social
O trabalhador rural não precisará mais da intermediação dos sindicatos para conseguir uma declaração de sua atividade e, com isso, conseguir se aposentar.

É o que estabelece a medida provisória assinada presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira 18,  em uma cerimônia no Palácio do Planalto, para combater fraudes em benefícios pagos pela Previdência Social. 

De acordo com o governo, a medida provisória altera regras de concessão dos benefícios,  entre os quais auxílio-reclusão, pensão por morte e aposentadoria rural. Prevê, ainda, a revisão de benefícios pagos atualmente pelo INSS.

Pelo texto da MP, serão criados os programas de Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade e de Revisão de Benefícios por Incapacidade.

Pelas estimativas da equipe econômica, o governo poderá economizar R$ 9,8 bilhões nos primeiros 12 meses com as ações previstas na MP.
Isso porque, de acordo com o governo, a estimativa é que serão cancelados 16% dos 5,5 milhões de benefícios. A revisão será feita nos próximos dois anos.
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Para a concessão de aposentadoria rural, sendo a MP, será criado um cadastro de segurados especiais para abastecer o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). A partir de 2020, o CNIS será a única forma de comprovar o tempo de contribuição para o trabalhador rural. 

Documentos validados por sindicatos não serão mais aceitos. Antes de 2020, o trabalhador rural comprovará período de contribuição por meio de uma autodeclaração. Nos próximos 60 dias, bastará entregar a autodeclaração. A partir de março, a autodocleração terá de ser homologada por entidades do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater).

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João Bosso compartilhou uma publicação.


PROCURADO(s)

URGENTISSIMO : POLICIA FEDERAL JÁ TEM PROVAS DE QUE JEAN WILLYS É O AUTOR INTELECTUAL DO ATENTADO A BOLSONARO.

JEAN WILLYS ESTÁ TENTANDO FUGIR DO BRASIL PARA PEDIR ASILO NO EXTERIOR!




FHC privatizou a Vale, em 1997, por 3 bi, qdo valia 93. Agora, descansa em um apartamento de um amigo, em Paris, que custou 11 milhões de EUROS. Nunca foi QUESTIONADO 



leiam o livro :::::::

Príncipe da Privataria CANALHA 

Detentas vão fazer 100 mil uniformes escolares da rede municipal do Rio




Cem mil camisetas de uniformes das escolas públicas municipais do Rio estão sendo feitas por detentas do Presídio Talavera Bruce, em Bangu, na Zona Oeste, e por costureiras de cinco cooperativas de favelas cariocas. A iniciativa é do prefeito Marcelo Crivella. O montante é parte das 1,3 milhão de camisetas que serão entregues aos alunos.
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SD - NOTÍCIAS POLICIAIS DE SOBRAL DA ÚLTIMA HORA DIA A DIA 365 DIAS DE NOTÍCIAS DE INSTANTE A INSTANTE DESTAQUES EM SOBRAL


Na manhã deste domingo, dia 27, por volta das 11:30h, fugiram vários detentos da cadeia pública de Sobral.

Os presos aproveitaram o horário de visitas e fugiram.
Várias viaturas da PM estão realizando diligências na tentativa de recapturar os fugitivos.
A direção da unidade prisional ainda não divulgou quantos presos fugiram.
(Sobral 24 horas)



Ativo nas redes sociais, o prefeito de Sobral, Ivo Gome, resolveu entrar na onda do “Me Pergunte” no Instagram, essa função é bastante utilizada pelos usuários. Não demorou muito para o prefeito responder os seus seguidores com resposta hilárias e sensatas. 

O prefeito foi questionado sobre vários assuntos da cidade: trânsito, intervenções urbanas, atrações musicais com grandes bandas do país, valorização dos artistas locais e possibilidade de armar sua guarda municipal.  respondeu NÃO. Simples assim. 

Ivo Gomes, prometeu durante sua campanha em 2016, em realizar um plebiscito com a população sobralense para discutir a possibilidade da guarda armada. Mas, pelo visto o prefeito já tem posição definida a esse respeito. 

As guardas têm como atribuições, entre outras, zelar por equipamentos públicos, inibir infrações contra estes, atuar no trânsito e colaborar de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social.
(Blog do Célio Brito)

OBS. NA INGLATERRA NÃO HÁ POLICIAIS ARMADOS
 Saiba quais são os países onde os policiais não usam armas
Na Grã-Bretanha, na Irlanda, na Islândia, na Noruega, na Nova Zelândia os policiais patrulham desarmados.
"Seria impossível fazer nosso trabalho se não estivéssemos armados", disse à BBC o coronel Richie Johnson, do escritório do xerife de West Baton Rouge, na Louisiana (Estados Unidos).

"O público também espera que estejamos armados (...). Quando você responde a uma chamada te perguntam : 'onde está sua submetralhadora'?".

Mas não são todos os países do mundo em que os cidadãos esperam que a polícia chegue armada até os dentes.
Na Grã-Bretanha, na Irlanda, na Islândia, na Noruega, na Nova Zelândia e em uma série de nações insulares no Pacífico os policiais patrulham desarmados.

Apenas algumas unidades especiais usam armas de fogo - e apenas em determinadas situações.

E isso não faz com que os homicídios por arma de fogo se multipliquem, segundo estatísticas.

Porém, há quem não concorde com o método. Na Grã-Bretanha, sobretudo em Londres, a discussão sobre o uso de mais agentes armados está na ordem do dia.

Armas protegem?
O tema foi amplamente debatido na Grã-Bretanha em setembro de 2012, quando policiais femininas morreram em um tiroteio em Manchester, uma cidade ao noroeste da Inglaterra – que tem a segunda maior população do país.

As policiais Nicola Hughes e Fiona Bone respondiam a uma chamada de roubo e não portavam armas.

Diante disso, o cineasta Michael Winner – fundador do Police Memorial Trust, uma organização que ergue monumentos aos policiais britânicos mortos no cumprimento do dever – e Tony Rayner, ex-presidente da Federação Policial de Essex, pediram para que os policiais passassem a ser armados.

Mas apesar da perda dos agentes, o chefe de polícia da região metropolitana de Manchester, Peter Fahy, apoiou a política de policiais desarmados.

"Nós gostamos do estilo britânico", disse. "É triste, mas sabemos pela experiência dos Estados Unidos e de outros países onde os oficiais andam armados que isso não significa que eles não são mortos", disse.

Na Grã-Bretanha os policiais não andam totalmente desarmados. Eles usam cassetetes, spray de pimenta e algemas.

Mas se considerarem que isso não é suficiente, têm de pedir assistência de policiais com autorização para usar armas.

Estes recebem, desde 1991, um treinamento especial para poder usar o armamento e se organizam em unidades de resposta rápida.

De acordo com a última estatística do Ministério do Interior da Grã-Bretanha, em 31 de março de 2014 havia 5.875 policiais armados na Inglaterra e no País de Gales – 4% menos que no ano anterior e 15% menos que em 2009.

"Nos últimos seis anos tem havido uma tendência geral a uma baixa no número de oficiais de polícia com armas de fogo", segundo um documento divulgado pela pasta.

Opinião dos policiais
Segundo levantamentos, os próprios policiais preferem esta política.

Uma pesquisa realizada pela Federação de Polícia da Grã-Bretanha em um universo de 47.328 membros constatou que 82% não desejavam andar armados.

Ao mesmo tempo, quase a metade deles afirmou que já esteve em "grave perigo" nos últimos três anos.

"Uma vez fui ferido em uma agressão. Meu colega e eu tememos por nossas vidas (...). Mas não acredito que uma pistola teria nos ajudado naquela situação", disse à BBC em 2012 um policial que preferiu não se identificar.

"Para ser honesto, portar uma arma poderia provocar excesso de confiança em um oficial".

Mas também há pesquisas de organizações independentes que sugerem que o desejo da população em geral poderia ser outro.

Em 2007, o centro de pesquisa britânico Policy Exchange determinou que 72% de 2.156 adultos entrevistados queriam ver mais policiais armados.
Seja como for, até agora as autoridades têm preferido não alterar uma medida que caracteriza a polícia britânica há 186 anos.

"Grande parte do que consideramos normal no trabalho policial foi estabelecido no começo do século 19", disse à BBC Peter Waddington, professor de Política Social da Universidade de Wolverhampton, da Grã-Bretanha.

"Quando (em 1829, o ministro do Interior) Robert Peel formou a Polícia Metropolitana havia muito medo dos militares", afirmou.

"Os cidadãos temiam que a nova força fosse repressiva".

Segundo Waddington, eles eram chamados de bobbies, referência ao diminutivo de Robert Peel, Bob, e se vestiam de azul "em um esforço para distingui-los do Exército".

O uniforme da infantaria era vermelho.

Mas os especialistas apontam outro argumento para não armar a polícia: o econômico.

Equipar todo o pessoal e oferecer treinamento seria proibitivo em tempos de cortes.


Na Irlanda, os policiais também não andam armados, exceto se fizerem parte de alguma unidade especial – como da força contraterrorista ou de equipes táticas.

Além disso, segundo a GunPolicy.org, uma página de internet que recolhe informações sobre uso de armas, a maioria dos policiais não recebeu treinamento do poder público para usar armas de fogo.

De acordo com o site, entre 20% e 25% dos agentes metropolitanos, conhecidos localmente como os Guardiães da Paz (An Garda Síochána, em irlandês) foram treinados.

Esses fatos influenciam outras estatísticas.
Morte de policiais mulheres em 2012 fez a Grã-Bretanha debater o uso de armas por policiais
Mortos pela polícia
De acordo com o relatório Uniform Crime Report, do FBI, em 2013 a polícia dos Estados Unidos cometeu 461 "homicídios justificáveis".

A polícia da Grã Bretanha não cometeu nenhum no período. Porém, em 2005, o assassinato equivocado do brasileiro Jean Charles de Menezes por policiais britânicos em uma estação de metrô repercutiu mundialmente.

Ele foi confundido com um suspeito de terrorismo e morto a tiros. Hoje, sua morte é considerada um símbolo da luta de ONGs de direitos humanos que cobram mais responsabilidade da polícia britânica em ações envolvendo o uso de agentes armados.

Leia também: Índio de região afetada por lama em Mariana hoje vive em praça no RJ

Recentemente, a Islândia reportou a primeira morte de um suspeito por policias na história moderna do país.

Um cidadão chamou a polícia para avisar que havia escutado disparos em um apartamento no subúrbio da capital Reykjavik.

Ao chegar ao local, os agentes encontraram um homem de 50 anos, armado. Os policiais tentaram lidar com ele usando gás lacrimogênio, mas dispararam para matar quando ele reagiu.

Em um gesto pouco comum em outros países, o comissário da Polícia Nacional, Haraldur Johannessen, descreveu o ocorrido como "um incidente sem precedentes" e imediatamente pediu perdão para a família do morto.

A Noruega é o quarto país europeu cujos policiais não portam armas. Porém, eles podem mantê-las no porta-luvas do carro durante patrulhamento.

No entanto, essa prática foi bastante discutida quando, em 2011, Anders Behring Breivik, de 32 anos, disparou indiscriminadamente e matou 77 pessoas em Utoya, ua ilha próxima à capital Oslo.

Proteção ilusória
Na Nova Zelândia também houve um debate considerável, em 2010, quando agentes morreram no cumprimento do dever.

"A experiência internacional demonstra que tornar as armas de fogo mais acessíveis aumenta certos riscos que são muito difíceis de controlar", disse o então chefe de polícia Peter Marshall.

Dessa forma, a polícia da Nova Zelândia segue desarmada.

A lista dos países onde a polícia normal não porta armas se completa com outras nove ilhas do Pacífico: Tonga, Samoa, Tuvalu, Vanuatu, Kiribati, Niue, Fiji e as Ilhas Cook.

"Não tenho dúvidas de que portar pistolas comprometeria a capacidade de oficiais para fazer seu trabalho no dia a dia, porque quando você leva uma arma, sua principal preocupação é cuidar da arma", escreveu um comissário no blog da Polícia da Nova Zelândia.

"Se isso fosse compensado com um aumento claro e demonstrável da proteção pessoal, então seria um preço a pagar. Mas a proteção que oferece uma arma de fogo é mais ilusória que real'.

No Brasil, policiais militares, civis e até guardas municipais de algumas cidades portam armas.

Em 2014, 3009 pessoas foram mortas por policiais, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pela organização Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No mesmo período, 398 policiais foram assassinados.


BANDIDOS REALIZAM ARRASTÃO NO SÍTIO SÃO FRANCISCO - JORDÃO

Bandidos armados botam terror e fazem arrastão no distrito de Jordão, em Sobral. A polícia registrou na noite desta quinta-feira, dia 24, um arrastão no sítio São Francisco. As informações dão conta que quatro criminosos em duas motos, armados com revólveres colocaram terror na comunidade. Os assaltantes roubaram vários celulares, som e Tv's.

Com informações do portal O Sobralense

SN NOTÍCIAS - DESTAQUES NO CEARÁ

Secretário avisa que as visitas nos presídios só voltarão quando os ataques acabarem
Albuquerque disse também que vai prender bandidos: "Denunciem que eu vou buscar".
Todas as visitas aos presos do Sistema Penitenciário cearense estão suspensas até que os criminosos cessem os ataques nas ruas. A ordem partiu do secretário da Administração Penitenciária do Estado, Luís Mauro Albuquerque. Para ele, a medida é disciplinadora e já está valendo. Ele fez um apelo à população para que colabore dando informações acerca dos autores dos atentados. “Denunciem que a gente vai lá e vai buscar, vou prender para que a população não fique refém da bandidagem”.

Em tom incisivo, Albuquerque deu seu recado aos bandidos e à população numa entrevista exclusiva, na manhã desta sexta-feira, ao jornal Diário do Nordeste. Ao ser indagado sobre a visita dos presos ele não deixou barato: “Só voltam se eles (os bandidos) terminarem com esses ataques”, avisou.

O secretário ressaltou ter acabado com as “regalias” de presos nas cadeias públicas e presídios do Ceará. “Com as mudanças, foram tiradas todas essas regalias, tipo, televisão, rádio, celular e eletricidade das celas, mas não estamos deixando eles (os presos) no escuro. A iluminação existe”, aliviou.

Albuquerque conta que as medidas que ele e sua equipe estão colocando em prática tem por objetivo reorganizar o Sistema Penitenciário cearense. “Nesse sistema,. O Estado tem o controle total”. Uma das medidas de Albuquerque foi mandar retirar todas as tomadas existentes nas celas. “É para evitar que eles recarreguem a bateria dos celulares, quando estes entram nas celas”

O novo gestor do Sistema Penitenciário desmentiu a boataria de que estaria prestes a entregar o cargo ao governador Camilo Santana (PT), e disse que quer contar com a população para ter sucesso na sua administração. “Nosso apoio maior está na população”. (Via Cearanews7)

Concurso PM e Perícia: Ceará 2019

Uma terceira seleção, para a Polícia Civil, é esperado para este ano.
O Ceará deverá ter um novo concurso para a Polícia Militar neste ano. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também está com um certame em planejamento para ser lançado em 2019. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana na manhã desta sexta-feira (25).

Os dois exames se juntam ao anunciado anteriormente para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), cujo edital era esperado para 2018, mas ainda não foi publicado. 

"Já tinha anunciado no ano passado um novo concurso da Polícia Civil. Este ano deverei anunciar um novo concurso para a Políca Militar e também para a Pefoce", ressaltou Camilo durante entrevista coletiva durante a entrega de 156 novos veículos para a PM.

Detalhes quanto ao número de vagas para o concurso da PM e da Pefoce não foram revelados, assim como quando o edital dos dois certames deve ser divulgado. 

Já o exame para a Polícia Civil prevê o preenchimento de 1.496 vagas para delegado, escrivão e inspetor. Contudo, a distribução das oportunidades pelos cargos não foi anunciada. 

O concurso da PCCE ainda está sem banca organizadora, mas o Governo do Estado prevê que ele ocorra até o final deste ano.

Fonte: Diário do Nordeste

Bolsonaro passa por cirurgia para retirada da bolsa de colostomia nesta segunda (28)


O presidente Jair Bolsonaro viaja neste domingo (27) para São Paulo, onde passará por uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia, na segunda-feira (28).

Um grupo de reduzido de assessores, além do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Heleno, e de familiares do presidente, o acompanharão na viagem.

Segundo o porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros, Jair Bolsonaro ficará em repouso absoluto por 48 horas após a cirurgia, marcada para as primeiras horas da manhã de segunda-feira (28). Nesse período, o general Hamilton Mourão ocupará, interinamente, a presidência do país.
O presidente Jair Bolsonaro deve permanecer cerca de 10 dias em São Paulo.

Com informações da Agência Brasil
publicação.

GOVERNO FEDERAL DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 23 MUNICÍPIOS

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), informou, na quinta-feira (24) que publicou no Diário Oficial da União (DOU) o reconhecimento federal de situação de emergência em 23 municípios dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Segundo a pasta, com a medida os entes já podem solicitar ajuda emergencial e recursos da União.
Segundo a portaria, a situação de emergência abrange sete cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas fortes chuvas que causaram danos físicos e econômicos na região. São elas: Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul (chuvas intensas); Dom Pedrito e São Francisco de Assis (enxurradas); Gentil (Granizo); e Uruguaiana (Vendaval).
Na tarde de quinta (23), o ministro do MDR, Gustavo Canuto, anunciou o repasse de R$ 4,5 milhões para 18 cidades gaúchas que decretaram situação de emergência em função de danos causados por chuvas intensas no estado. Cada município receberá cerca de R$ 250 mil.
Na Bahia, os municípios atingidos pelas chuvas intensas foram Ilhéus, Jequié e Jucuruçu. O município de Mucuri atingido por erosão costeira e o de Remanso que sofre com a estiagem.
O longo período de estiagem também atinge a população de quatro municípios mineiros: Carbonita, Januária, Juramento e Matias Cardoso. O mesmo fenômeno acontece na cidade cearense de Itatira e nos municípios de Amparo de São Francisco (SE) e Tobias Barreto (SE).
A capital do Amazonas, Manaus foi enquadrada em outro tipo de desastres naturais, por um incêndios. O município paulista de Tejupá foi enquadrado por colapso de edificações.
De acordo com o ministério, para receber auxílio da Defesa Civil Nacional, estados e municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública. O reconhecimento federal permite o acesso das cidades afetadas por desastres naturais.
(Agência Brasil)

Postado por Sobral de Prima às 12:30

CONCURSO DE CARTÓRIO NO CEARÁ - DATAS E HORÁRIOS DAS PROVAS ORAIS POR MEIO DE SORTEIO



A Comissão Organizadora do Concurso Público para Cartórios (notariais e registrais) do Estado, realizou, nessa quinta-feira (24/01), audiência pública para sortear os dias e horários para as provas orais. À frente dos trabalhos, está o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, que preside a Comissão.
Para os candidatos que tiveram a inscrição definitiva deferida, as avaliações ocorrerão entre os dias 10 a 15 de fevereiro desse ano, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses), responsável por realizar o Concurso, divulgará no site da instituição a lista dos nomes dos candidatos e dos horários das provas. O resultado também será publicado no Diário da Justiça dessa quinta-feira (24/01).
Ao todo, 507 candidatos estão aptos à prova oral, última fase do Certame. São 228 vagas, sendo 152 para serem preenchidas por meio de provimento e 76 por remoção; além da disposição de 10% das vagas para pessoas com deficiência.
Participaram da audiência pública, os juízes Joriza Magalhães Pinheiro, Flávio Vinicius Bastos Sousa e Fernando Teles de Paula Lima; o representante do Ministério Público, procurador Antônio Iran Coelho Filho; o representante dos Notários do Estado do Ceará, Samuel Vilar de Alencar Araripe; e o representante da OAB-CE, Fábio Hiluy Moreira.

APRECE NOVA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2019-2020 É ELEITA E EMPOSSADA

Conheça, abaixo, os novos dirigentes da Aprece:
Biênio 2019-2020
Diretoria Executiva
Presidente: Franscisco Nilson Alves Diniz (Cedro)
Vice-Presidente: Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula (São Benedito)
Secretário- Geral: Maria Irisneile Gadelha Sousa Costa (Alto Santo)
1° Secretário: Josevan Leite de Oliveira (Maurití)
Tesoureiro Geral: Francisco de Castro Menezes Junior (Chorozinho)
1° Tesoureir: Osvaldo Honório Lemos Neto (Reriutaba)
Presidente de Honra: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (Fortaleza)
Conselho Fiscal
Titular: Aline Cavalcante Vieira (Boa Viagem)
Titular: Ecildo Evangelista Filho (Mombaça)
Titular: José Webston Nogueira Pinheiro (Solonópole)
Suplente: Carlos Frederico Citó Cesar Rêgo (Tauá)
Suplente: Luiz Claudenilton Pinheiro (Dep. Irapuan Pinheiro)
Suplente: Carlos Sergio Rufino Moreira (Ipu)
Conselho Deliberativo
Região 01: José Firmo Camurça Neto (Maracanaú)
Região 02: Felipe Carlos Uchoa Sales Ribeiro (Umirim)
Região 03: Carlos Alberto Rocha Bruno (Morrinhos)
Região 04: Amanda Arruda Menezes (Granja)
Região 05: José Jaydson Saraiva de Aguiar (Tianguá)
Região 06: Alex Henrique Alves de Melo (Pacujá)
Região 07: Francisco Cordeiro Moreira (General Sampaio)
Região 08: Roberlandia Ferreira Castelo Branco (Guaramiranga)
Região 09: Valdemar Araújo da Silva Filho (Pindoretama)
Região 10: Raimundo Weber de Araújo (Russas)
Região 11: Joacy Alves dos Santos Junior (Jaguaribara)
Região 12: Marcondes de Holanda Jucá (Choró)
Região 13: Carlisson Emerson Araújo da Assunção (Poranga)
Região 14: Bismarck Barros Bezerra (Piquet Carneiro)
Região 15: José Barreto Couto Neto (Quiterianópolis)
Região 16: Simão Pedro Alves Pequeno (Orós)
Região 17: José Geraldo dos Santos (Ipaumirim)
Região 18: Francisco Dariomar Rodrigues Soares (Altaneira)
Região 19: João Gregorio Neto (Granjeiro)
Região 20: Francisco Agabio Sampaio Gondim (Penaforte)

O evento – que contou com representações do Governo do Estado do Ceará, da Assembleia Legislativa e de diversos órgãos parceiros – foi aberto pelo então presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, que falou sobre as principais ações da entidade nos últimos anos. Após sua fala de boas-vindas, ele ressaltou a relevância do trabalho da Aprece para o desenvolvimento municipal e a importância da união de todos os gestores municipais em torno de uma entidade forte e atuante. Gadyel aproveitou para enaltecer e agradecer a estreita parceria do Governo do Estado com a Aprece, colocando-se sempre aberto ao diálogo e realizando ações e articulações conjuntas.

Durante a Assembleia, o diretor de Relações Institucionais da Aprece, Expedito José do Nascimento, fez uma apresentação sobre as principais ações realizadas pela entidade nos dois últimos anos. Na oportunidade, ele destacou o foco dado pela última gestão da Aprece para a área da capacitação, com a oficialização e o efetivo funcionamento da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece e das Redes Técnicas da entidade. Enumerou e apresentou, com dados e números, os resultados positivos das ações implantadas pela Aprece, a exemplo da grande economia gerada aos municípios filiados pelo Diário Oficial Eletrônico administrado pela entidade, e dos serviços prestados pela equipe técnica da associação nas mais diversas áreas. Além disso, ressaltou as conquistas municipalistas nacionais encabeçadas pela Aprece, por sua articulação nesses dois anos com a presidência do Senado Federal e por sua força na Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O processo eleitoral transcorreu conduzido por comissão presidida pela prefeita de Aratuba, Maria Auxiliadora Batista. Aclamados por unanimidades, os membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade para o biênio 2019/2020 foram imediatamente empossados. Em sua fala após a posse, o novo presidente da Aprece, Nilson Diniz, agradeceu o apoio e a confiança dos prefeitos e prefeitas cearenses que confiaram na sua pessoa para a presidência da Aprece, bem como todos os colegas de chapa que ao seu lado certamente trabalharão com afinco em favor do municipalismo e dos municípios cearenses. O novo presidente da Aprece salientou a importância da parceria entre o Estado e os municípios, a exemplo do que houve na Educação, afirmando que esse tipo de ação tem excelentes resultados e torna o Ceará pioneiro e exemplo nacional. “Vamos sugerir ao Governo algum tipo de trabalho conjunto voltado para estimular o esforço fiscal dos municípios. É preciso ajudar os municípios a ter equilíbrio financeiro, não só como um programa de Governo, mas sim de Estado. Confiamos na possibilidade de trabalho conjunto com o governador Camilo Santana”, adiantou Nilson Diniz.