NOTA DE ESCLARECIMENTO da Secretaria da Saúde de Sobral Esclarece que os atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde seguem o protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco em que os pacientes são classificados mediante prévio atendimento da equipe de enfermagem (acolhimento), como estabelece a Estratégia de Saúde da Família. Assim, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, o paciente pode ter sua queixa atendida de imediato ou ser encaminhado ao profissional médico, obedecendo a classificação de risco.
Quanto ao fato narrado, relacionado ao atendimento a uma paciente no Centro de Saúde da Família do bairro Alto do Cristo, no dia 9 de julho de 2019, cumpre esclarecer que foi seguido o protocolo de Atendimento. Contudo, a paciente, juntamente com seu acompanhante, não aceitou seguir o protocolo, preferindo o atendimento médico, que, devido ao elevado número de demandas naquela data, demorou bem mais que o previsto, tendo em vistas as consultas agendadas e outras consultas de demanda espontânea, com classificação de risco mais grave.
Ao final, a paciente decidiu ir embora sem o atendimento. A Secretaria da Saúde orientou à gerência da unidade que procure a referida paciente, a fim de explicá-la sobre o atendimento na unidade e restabelecer o vínculo comunitário. A Secretaria informa ainda que a Ouvidoria do Município está à disposição para acolher quaisquer manifestações dos cidadãos sobralenses acerca dos serviços públicos oferecidos por seus equipamentos no número 0800.085.1600. A ligação é gratuita.
ACIDENTE FATAL: UM MORTO E OUTRO FERIDO EM CONSTRUÇÃO DA PERIMETRAL NAS "MARRECAS"
Sobral e Fazenda Marrecas estão separados por uma distância de cerca de 60.7 km linha reta.
O acidente de trabalho aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), na obra de construção uma ponte nas "Marrecas". De acordo com informações colhidas no local, um caminhão do tipo guindaste acabou atingindo um fio de alta tensão, vindo a ocasionar a morte de uma pessoa e deixando outra com ferimentos graves.

Uma Equipe SAMU esteve no local e socorreu a vítima para a Santa Casa.

