Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

cientista iraniana Fatima Ebrahimi desenvolveu um novo protótipo de motor de fusão que utilizaria os mesmos princípios das explosões solares para impulsionar as naves espaciais até 10 vezes mais rapidamente.

 Seu possível uso permitiria viajar para Marte e colonizar parte do Sistema Solar em tempo recorde, transformando o homem em uma espécie interplanetária.

Atualmente, estima-se que uma viagem a Marte pode demorar de cinco a sete meses, uma travessia considerada muito longa. Com a utilização desse novo motor, o tempo seria reduzido de forma considerável, fazendo com que a possibilidade de os seres humanos chegarem ao Planeta Vermelho ou às luas de Júpiter e Saturno seja real.

No estudo, publicado no Journal of Plasma Physics, Ebrahimi propõe a utilização do princípio de reconexão magnética, um fenômeno que acontece em todo o universo, inclusive na superfícies do Sol. Nele, linhas de campos magnéticos coincidem para se separar de repente e se unir novamente, gerando plasma, produzindo grandes quantidades de energia. Isso poderia representar um enorme avanço em relação aos atuais propulsores, que oferecem pouco impulso e velocidade.

“As viagens de longa distância levam meses ou anos porque o impulso específico dos motores de foguetes químicos é muito baixo, então a nave demora um pouco para ganhar velocidade”, disse Ebrahimi, doutora em física do plasma pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. “Mas se fizermos propulsores com base na reconexão magnética, poderemos concluir missões de longa distância em um período de tempo mais curto”, completou.

falta de testes de covid-19 no Brasil, 14 de janeiro de 2022.

 Associação alerta:

Abramed destaca que, na primeira semana de janeiro, houve aumento de 98% na procura por testes de coronavírus em comparação com a semana do Natal. Entidade recomenda que casos graves sejam priorizados nas testagens.

À medida que a variante ômicron do coronavírus se espalha pelo Brasil, cada vez mais testes de covid-19 estão sendo realizados. Diante desse cenário, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou nesta quarta-feira (12/01) para o risco de desabastecimento de insumos para testes e recomendou, em nota técnica, que pacientes graves sejam priorizados para a realização dos exames. 

Pela escala proposta pela associação, devem ser testados primeiro os pacientes com maior gravidade de sintomas, seguidos por casos de hospitalização e cirurgia, pessoas de grupos de risco, gestantes, trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais.

Fonte: DW Brasil

Chuvas tem motivado a propagação de moscas


Pessoal vamos ter muito cuidado que o mês de janeiro é os tempos das moscas tem gente q vai parar no Hospital veja como se previnir delas.

Prefeitura de Sobral divulgou, nesta quarta-feira (12/01), uma nova convocação do programa ''Mais Emprego, Mais Sobral'' (Edital n°001/2022).

Nesta convocação, 59 pessoas foram selecionadas para os cargos de gari e eletricista. Os nomes dos candidatos selecionados e os documentos necessários para dar início ao processo de contratação estão listados no Diário Oficial do Município (DOM) n°1243. Esta convocação faz parte do edital de seleção das 250 vagas disponibilizadas em julho de 2021.

Os convocados devem se apresentar na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), localizada no Centro de Convenções (Av. Dr Arimateia Monte e Silva, n° 300, Junco), de acordo com as datas e horários indicados para cada candidato.

No edital, estão disponíveis a declaração de renda familiar de até um salário mínimo e meio; a declaração de renda familiar per capita; e a declaração de comprovação de experiência profissional, caso o candidato não tenha como comprovar o tempo de serviço pela carteira de trabalho. Os modelos estão disponíveis no edital de convocação.

Confira o edital AQUI

Programa Garantia Safra cearense 2021/2022.

Com o objetivo de garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residem em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes, o Garantia Safra beneficia trabalhadores do campo com renda mensal, de até um salário-mínimo e meio, quando houver perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%. Ao todo, o chamamento é feito a agricultores familiares de 113 cidades cearenses (Região1), que aderiram ao Programa Garantia Safra 2021/2022.

O boleto a ser pago, até o dia 20 de janeiro, custa R$ 17,00. O aviso é da Coordenadoria do Crédito Rural.