Pesquisar este blog

domingo, 8 de julho de 2018

Posto PRF de Sobral recebe nova viatura

SEXTA-FEIRA, JULHO 06, 2018  


Nesta sexta-feira, 06, o Deputado Federal Moses Rodrigues (MDB/CE) participou, em Sobral, da solenidade de entrega de viaturas da Polícia Rodoviária Federal. Os veículos, que foram adquiridos com recursos assegurados de emenda individual, uma delas destinadas pelo parlamentar sobralense, serão utilizados no posto da PRF do município, referência da região Noroeste do Estado.
“Há um ano, o Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal aqui no Ceará, Inspetor Marcos Sena, nos procurou e falou sobre as dificuldades estruturais da PRF, principalmente, sobre a questão das viaturas. Naquele momento, destinei recursos para a aquisição de novos veículos, e que hoje estão sendo entregues”, destacou Moses Rodrigues.
Ainda no ano passado, o Deputado Federal, juntamente com o Presidente do Congresso Nacional, Senador Eunício Oliveira, e com o Deputado Estadual, Danniel Oliveira, conseguiram assegurar recursos para a construção de um novo posto avançado da PRF em Sobral. “A obra, que foi orçada em R$ 7 milhões, deve ser licitada neste ano e entregue em 2019, vai fortalecer o trabalho da PRF na Zona Norte do Ceará”, finalizou o parlamentar. O novo posto avançado que será construído no trecho entre Sobral -Forquilha, contará com instalações amplas, com tecnologia de ponta, com serviços, delegacia, canil, além de um auditório.

A solenidade desta sexta-feira foi acompanhada pelo Chefe da 4ª Delegacia da PRF, Inspetor David Breno, pela Assessora Parlamentar da PRF, Sâmia Prado, pelos Vereadores Júnior Balreira, Adauto Arruda e Giuliano Vasconcelos, além de lideranças políticas locais, como Chico Joia, Jonhson Lima, João Alberto Adeodato, Sidcley Tavares e Hermenegildo Souza.

SOBRALLIXO TEM HORA

SOBRAL

PREFEITO IVO GOMES CONCLUI NEGOCIAÇÕES COM CAF PARA EMPRÉSTIMOS DE 62 MILHÕES DE DÓLARES PARA SOBRAL

Durante agenda em Brasília nesta sexta-feira (06/07), o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, concluiu as negociações para o empréstimo de 62,5 milhões de dólares com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Essa é a primeira vez que o município se prepara para receber um empréstimo estrangeiro.
O prefeito e sua equipe técnica estiveram reunidos com o diretor do CAF, Jaime Holguín, e com servidores da Secretaria do Tesouro Nacional e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Agora, o processo retorna para o Ministério da Fazenda para parecer final e para aprovação do Senado Federal.
O empréstimo é fruto do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), integralmente elaborado por técnicos da Prefeitura. Os principais beneficiários do programa serão os moradores de áreas vulneráveis, contempladas com as obras de saneamento ambiental, requalificação de áreas urbanas e mobilidade urbana.
O maior valor dos recursos será direcionado para obras de saneamento, totalizando um montante de 41,4 milhões de dólares, que deverá resolver o problema histórico de abastecimento de água na cidade.

MICROEMPREENDEDORES TÊM ATÉ SEGUNDA-FEIRA DIA 09 DE JUILHO PARA REFINANCIAR DÍVIDAS

Pequenos e microempreendedores que têm dívida ativa na União podem solicitar refinanciamento do débito com a Receita Federal até segunda-feira (9), pelo Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. A adesão ao chamado Refis das MPPE permite que a dívida seja parcelada em até 180 vezes, com redução de juros e multas.

ELEIÇÕES 2018: CONFIRA PROIBIÇÕES A AGENTES PÚBLICOS

TRE-MT ELEIÇÕES TSE
A partir deste sábado (07/07), os agentes públicos, servidores ou não, estão proibidos de praticar uma série de condutas passíveis de afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos na eleição deste ano. Essas vedações estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e passam a vigorar a três meses do pleito. O objetivo é evitar o uso de cargos e funções públicas em benefício de determinadas candidaturas e partidos. 
Pelo artigo 73 da Lei das Eleições, os agentes públicos estão impedidos, nos três meses que antecedem o pleito, de nomear, contratar ou admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional de servidor público. E, ainda, de ofício, remover, transferir ou exonerar servidor público na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos. A lei estabelece 5 exceções, como, por exemplo, a nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República.
Também estão proibidas nesse período as transferências voluntárias de recursos da União aos estados e municípios, e dos estados aos municípios. A ressalva nesses repasses somente pode ocorrer nos casos de verbas destinadas a cumprir obrigação prévia para execução de obra ou serviço em andamento, com cronograma já fixado, e as utilizadas para atender situações de emergência e de calamidade pública.
É vedada ainda a publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou de entidades da administração indireta, salvo em situação de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral. Essa regra não vale para propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado.
A três meses da eleição, os agentes públicos não podem fazer pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo se, a critério da Justiça Eleitoral, o pronunciamento tratar de matéria urgente, relevante e que esteja relacionada às funções de governo.
Essas duas últimas proibições atingem os agentes públicos das esferas administrativas cujos cargos estejam em disputa na eleição.
Shows artísticos
Já o artigo 75 da Lei das Eleições proíbe, a partir deste sábado, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos em inaugurações.
No caso de desrespeito à norma, além da suspensão imediata da conduta ilícita, o candidato beneficiado, agente público ou não, ficará sujeito à cassação do registro ou do diploma.
Para os efeitos do cumprimento dessas vedações, considera-se agente público aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nos órgãos ou entidades da administração pública direta, indireta ou fundacional.

SOBRAL - CHUVA DA TARDE DO DIA 07 DE JULHO CAUSA TRANSTORNO NA CIDADE

FALTA DE UMA REDE ESGOTO EFICIENTE PREJUDICA MORADORES DA RUA SIMÃO ALVES; 


Moradores da rua Simão Alves, bairro Terrenos Novos, sofrem com a falta de um sistema de esgoto eficiente, quando chove a rua fica totalmente alagada, causando transtornos e prejuízos aos moradores.

Confira como ficou a rua após a chuva de hoje à tarde:

Com informações de R. Soares

LULA E A JUSTIÇA

Desembargador João Pedro Gebran Neto determinou que PF se abstenha de praticar qualquer ato que modifique decisão da 8ª Turma, que confirmou condenação. Mais cedo, Rogério Favreto, que é plantonista do TRF-4, havia determinado liberdade a Lula; Moro disse que não havia competência.

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Lava Jato em segunda instância, determinou que não seja cumprida a decisão do plantonista Rogério Favreto, que mandou soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Determino que a autoridade coatora e a Polícia Federal do Paraná se abstenham de praticar qualquer ato que modifique a decisão colegiada da 8ª Turma", diz o texto assinado por Gebran.

Na manhã neste domingo (8), o desembargador federal plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Rogério Favreto, decidiu conceder liberdade a Lula.

O petista foi condenado no processo do triplex, no âmbito da Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele está preso desde abril deste ano em Curitiba.

Em seguida, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, no Paraná, afirmou que o desembargador plantonista não tem competência para mandar soltar Lula. De acordo com o magistrado, caso ele ou a autoridade policial cumpra a decisão, estará "concomitantemente" descumprindo a ordem de prisão do Colegiado da 8ª Turma do TRF-4.

Mas Favreto emitiu um novo despacho, reiterando a decisão de mandar soltar o ex-presidente.

O despacho determina a suspensão da execução provisória da pena e a liberdade de Lula. Favreto é desembargador plantonista e já foi filiado ao PT. Ele se desfiliou ao assumir o cargo no tribunal.

Em setembro de 2016, durante votação da Corte Especial do TRF-4, ele foi o único que votou a favor da abertura de um processo administrativo disciplinar contra Moro e por seu afastamento cautelar da jurisdição, até a conclusão da investigação.

No início da tarde, o procurador regional da República plantonista José Osmar Pumes também se manifestou. Ele pediu a reconsideração da decisão sobre o pedido de soltura de Lula.

"O Ministério Público Federal requer que seja reconsiderada a decisão liminar, para que seja suspensa a determinação contida no evento 3, recolhendo-se o alvará de soltura, até que o pedido de habeas corpus aqui tratado seja submetido ao escrutínio da c. 8ª Turma dessa Corte", apontou o procurador.

O G1 tenta contato com a assessoria do ex-presidente, mas não teve as ligações atendidas.

Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum.

O petista se entregou à Polícia Federal no dia 7 de abril. O petista estava em uma sala especial de 15 metros quadrados, no 4º andar do prédio da PF, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal. O espaço reservado é um direito previsto em lei.


Lula condenado

O ex-presidente é acusado de receber o triplex no litoral de SP como propina dissimulada da construtora OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. O ex-presidente nega as acusações e afirma ser inocente.

Lula foi condenado por Moro na primeira instância, e a condenação foi confirmada na segunda instância pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

A defesa tentou evitar a prisão de Lula com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o pedido foi negado pelos ministros, por 6 votos a 5, em votação encerrada na madrugada de quinta.

Na tarde de quinta, o TRF-4 enviou um ofício a Moro autorizando a prisão, e o juiz expediu o mandado em poucos minutos.

Os advogados de Lula, porém, questionaram a ordem de prisão porque ainda poderiam apresentar ao TRF-4 os chamados "embargos dos embargos de declaração".

Depois, a defesa ainda tentou evitar a prisão com recursos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no STF, que também foram rejeitados.


Repercussão

O caso gerou repercussão entre lideranças do PT e apoiadores de Lula.

"Esse habeas corpus traz como fato novo o poder de exercer o direito de candidato. Direito que está garantido na Constiuição. O desembargador entendeu que era relevante, um fato novo. Aliás, a prisão em segunda instância parece prisão preventiva, tem que estar fundamentada", disse a senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann em sua página no Facebook.

DISTRITO BONFIM, JOVEM É EXECUTADO A BALA NA RODAGEM DE BONFIM A SOBRAL

DOMINGO, JULHO 08, 2018  

Na tarde deste domingo, dia 8, por volta das 15h, a Polícia registrou uma execução a bala de um jovem na estrada que dá acesso ao distrito de Bonfim, em Sobral.
As primeiras informações dão conta de que a vítima, identificada por Janilson de Sousa Brito Filho, 17 anos, residia no bairro Vila União, estava ocupando um veículo VW Gol, juntamente com sua genitora, quando foi interceptado por bandidos armados de pistola em uma motocicleta, que mandaram a vítima descer do carro. Ao descer do veículo, Janilson foi executado com vários tiros.

Vítima: Janilson de Sousa Brito Filho

O jovem foi executado na frente da mãe.

Equipes da Polícia Civil e Militar estão realizando diligências na tentativa de prender os autores do crime.

A Perícia foi acionada para o local do crime.

Olivando Alves ao vivo no local do crime:

Fonte: Sobral 24 horas

CEARÁ NO PISCINÃO

A obra não resistiu ao volume d'água e inundou, causando problemas no tráfego da Avenida Borges de Melo nesta manhã de sábado. O Governo do Estado inaugurou o túnel na última segunda-feira (2).

Virou um “piscinão” o mais novo túnel de Fortaleza. A obra inaugurada e entregue à população na última segunda-feira (2), na Avenida Borges de Melo, no bairro de Fátima, não suportou a chuva que caiu na Capital durante a madrugada deste sábado (7). Foi necessária a intervenção de equipes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para orientar os motoristas no local.

Moradores e comerciantes da área foram os mais prejudicados com a inundação do túnel batizado de Eduardo Dourado da Fonte. A rota dos coletivos foi alterada e muita gente ficou sem saber o que fazer para retomar seu trajeto para o trabalho ou local de diversão neste começo de mais um fim de semana. Até mesmo os pedestres e os ambulantes com seus carrinhos não tiveram como passar pelo local, por conta do nível da água represada.

O túnel tem 300 metros de extensão e duas pistas de 10 metros de largura cada uma. A obra entregue pelo Governo do Estado custou R$ 30 milhões e foi construído sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). Faz parte do conjunto de equipamentos do Veículo Leve Sobre trilhos (VLT) no trajeto de Parangaba-Mucuripe.

Até o momento o Governo do Estado não se pronunciou sobre o fato.

VEJA IMAGENS DO LOCAL:
Via Cearanews7


 O dono da TV União o pré-candidato ao Senado Alberto Bardawil (Podemos) destacou no Ceará  o novo túnel da Av. Borges de Melo, inaugurado na última segunda-feira, que se tornou um verdadeiro piscinão . 

As chuvas deste fim de semana foram suficientes para transformar em um aquário a obra de R$ 30 milhões. 

Cid Gomes (PDT) usou o Whatsapp, neste sábado (7/07/2018), para atacar o pré-candidato ao Senado Alberto Bardawil (Podemos).O ex-governador, ao saber que Bardawil estava noticiando o descaso com o dinheiro público, passou a enviar mensagens ofensivas. 


FONTE: CEARANEWS7

Inspetor Gonçalo Neto - falece


O Inspetor Gonçalo Neto teve morte confirmada na manhã de sexta-feira, dia 6, em um dos leitos do hospital Santa Casa, onde estava hospitalizado desde quando deu entrada gravemente ferido a bala, juntamente com outro homem identificado como Francisco Israele Porfírio Soares, 20 anos, que também não resistiu e foi a óbito ainda na terça-feira, do dia 3. 
Após missa de corpo presente celebrada na Igreja Santo Antônio, no Conjunto Monsenhor Aloisio Pinto, na tarde de domingo (08), o corpo do Inspetor da Guarda Municipal, Gonçalo Neto, foi levado em cortejo até o cemitério São Francisco, numa viatura do Corpo de Bombeiros, ao som das sirenes da viatura. 
O cortejo foi acompanhado por veículos oficiais e também de familiares e amigos do inspetor. Além seus colegas de farda membros da Guarda Municipal, policiais militares, policiais civis, Corpo de Bombeiros e Agentes Penitenciários participaram da despedida.

Emocionados os colegas de farda prestaram sua ultima homenagem ao agente no momento do enterro, com honras militares. 

Fonte: Blog do CBrito)

IO