Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

 


FEMINICIDIO NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ

 A região norte do Ceará registrou, em menos de uma semana, três casos de homicídios de mulheres, todas assassinadas a tiros. O primeiro caso aconteceu na tarde de domingo, 17 de novembro, em Groaíras, Maria Eduarda Matos Oliveira, de 23 anos, foi morta na rua Marcolino Olavo enquanto estava acompanhada de um amigo, que também foi baleado, mas sobreviveu. Maria Eduarda morreu no local

O segundo caso ocorreu na noite de domingo 17, na zona rural de Viçosa do Ceará, no sítio Araticum. Mikaelly Rodrigues Carvalho foi vítima de um duplo homicídio ao lado de seu companheiro. Dois indivíduos em uma motocicleta efetuaram disparos contra o casal nas proximidades da casa onde ela residia,os autores após os disparos fugiram.

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, em Forquilha, Ramila Guilherme Monção, de 21 anos, foi assassinada a tiros na rua Antônio Mendes, no bairro Cidade de Deus. A jovem já havia perdido seu companheiro em um crime semelhante anteriormente.

Os três homicídios estão sendo investigados pela polícia, mas até o momento, os autores dos crimes não foram identificados. A sequência de assassinatos evidencia o aumento da insegurança nas cidades afetadas, a polícia investiga se esses homicídios estão relacionados a guerra de organizações criminosas.

@portalfnews

Brasil é o maior país no mundo em que grande parte de sua população acredita em Deus.

 ‼️🇧🇷É o que mostra um estudo feito pelo Instituto Ipsos, indicando que 89% dos brasileiros acreditam em um deus único (caso de religiões cristãs, judeus e muçulmanos), mesmo percentual encontrado na África do Sul. Segundo o levantamento, 2% preferiram não responder, 4% não tinham opinião definida sobre o assunto e outros 5% não acreditavam em um deus ou em outra divindade única superior.

Além de Brasil e África do Sul, o ranking conta em suas primeiras posições com Colômbia (86%), México (85%), Peru (84%) e Turquia (82%). Na outra ponta do levantamento está o Japão, país onde apenas 19% da população afirmou acreditar em um deus único, seguido de Coreia do Sul (33%), Holanda (39%), Suécia (41%) e Bélgica (42%).

O estudo, realizado em 26 países, aponta que 61% da população dessas nações acredita em Deus ou em uma entidade superior equivalente. O índice de ateus entre os países chega a 21%. O percentual é maior entre mulheres .

SAAE FALTA ÁGUA EM VARIOS BAIRROS DE SOBRAL, HÁ CINCO DIAS

Problema ocorrido no reservatório Piçarreira, de distribuição de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (Saae), localizado na rua Pedro Aguiar Carneiro, no bairro Domingos Olímpio, está afetando nove bairros de Sobral. 
A interrupção do abastecimento ocorreu no domingo (17) e em nota, o Saae afirmou que seria normalizado em 96 horas, o que não aconteceu até o presente momento.
De acordo com informações de pessoas que moram próximo ao reservatório, por causa do problema elétrico, à noite a água transborda e causa um vazamento de grandes proporções ao ponto de alagar as ruas, enquanto muitos estão sem o precioso líquido. Imagens do desperdício foram postadas em grupos de whatsapp pelos moradores.

Os bairros afetados são: Cidade José Euclides (Terrenos Novos), Cidade Pedro Mendes Carneiro, Colinas, Conviver, Domingos Olímpio, Junco, Juvêncio de Andrade, Nova Caiçara, Parque Silvana, Renato Parente e Vila União.

Já nesta quarta-feira (20) o Saae soltou outra nota informando a persistência do problema e que os bairros Vila União, José Euclides, Caiçara e Pedro Mendes Carneiro serão excepcionalmente abastecidos por carros-pipas.

Moradores de alguns destes bairros reclamam que já são cinco dias sem água e que apesar de estarem sendo atendidos por carros-pipas o abastecimento não é suficiente para atender a demanda. Em um grupo de whatsapp um morador dos Terrenos Novos relatou que o desabastecimento de água está prejudicando, inclusive, empresários que estão sem trabalhar por falta de água.

A assessoria de imprensa do Saae não atende às tentativas de contato do Portal Paraíso.

Por Edwalcyr Santos
Moradores de alguns destes bairros reclamam que já são cinco dias sem água.
pq
por conta disso ai, fora as que ainda não sabem, que só aparecem no decorrer do tempo
[20/11 16:50] +55 88 9449-7206: Deixaram construir várias casas por cima da adutora

[20/11 16:50] +55 88 8885-4532: Exato, tem até galpão

[20/11 16:51] +55 88 8885-4532: Agora será um B.O grande, como falou um cara que foi na residência da senhora

[20/11 16:52] +55 88 9449-7206: Ao certo não se sabe ainda onde é realmente o vazamento. A água procura um lugar mais fácil pra sair.

Massapê: Receita Federal bloqueia contas do FPM por apropriação indébita do INSS de servidores municipais.

Apesar dos esforços do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em propor medidas de acompanhamento para uma transição responsável  de gestão após as eleições municipais de 2024, o município de Massapê,  enfrenta uma grave crise financeira e de sucateamento que atinge em cheio a população e compromete ações da futura gestão.  Atualmente, Massapê  está na lista de bloqueados para receber os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O bloqueio é resultado de pendências financeiras e administrativas não resolvidas por parte da  prefeita Aline Albuquerque (Republicanos), que concorreu  à reeleição, mas foi derrotada por Ozires Pontes (PSDB),  em uma  acirrada disputa no município.

De acordo com o Artigo 160 da Constituição Federal, algumas regras devem ser respeitadas para que o repasse do FPM seja realizado. Caso tenha algum débito com o Pasep, INSS ou alguma dívida ativa na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, o FPM é bloqueado. No caso específico de Massapê, a pendência que motivou o bloqueio é com a Secretaria da Receita Federal.

A atual gestão é alvo de uma representação criminal no Ministério Público Federal por aplicar calote na Previdência Social com não-repasse das contribuições previdenciárias dos funcionários, mesmo com os valores descontados em folha. 

Os servidores  públicos municipais de Massapê  são vinculados ao Regime Geral de Previdência Social  (RGPS), e portanto,  são obrigados a descontar do salário a contribuição de suas respectivas remunerações, competindo ao empregador, no caso a Prefeitura de Massapê, realizar o devido repasse ao INSS.  A  não dar efetividade a esse ato, a prefeita Aline Albuquerque agora é  alvo de representação por crime de apropriação indébita previdenciária, conforme prevê o artigo 168-A do Código Penal.

Para o Sindicato dos Servidores Municipais de Massapê, a gravidade do problema vai além do débito que será deixado para a futura gestão municipal, sendo ainda mais cruel com os próprios servidores, uma vez que deverá comprometer  a concessão de benefícios  como aposentadorias. O sindicato relata, como exemplo dessa insegurança, o caso de um servidor que tem idade e tempo de contribuição para se aposentar, mas que teve o benefício travado porque a Prefeitura, embora tenha retido os valores, não os repassou ao INSS. 

“A Prefeitura está quebrada, enquanto isso, a prefeita Aline Albuquerque encontra disposição para dançar em cima de um trio elétrico com o marido, no carnaval fora de época em Sobral”, denunciam os servidores.

Transição não anda – O TCE lançou um documento com orientações aos municípios sobre como realizar uma transição responsável, de modo a garantir aos atuais prefeitos que estão em vias de deixar seus mandatos informações para os eleitos com medidas para evitar o sucateamento e descontinuidade de serviços das novas gestões. Em Massapê, a comissão de transição está travada  e a falta de informações tem prejudicado o planejamento por parte dos técnicos indicados para realizar esse trabalho.

Outras denúncias – Afora isso, a prefeita Aline Albuquerque tem enviado mensagens com projetos de lei à Câmara Municipal que aumentam ainda mais encargos em 2025, quando ela já não estará no comando da gestão. “Fica claro o intuito único de comprometer e levar à exaustão a capacidade fiscal e financeira do município, para inviabilizar o que vai vir”, destaca a presidente do sindicato, Jancerly Nascimento.

Entram  nessa listagem projetos como a criação do Programa Auxílio-Transporte para trabalhadores empregados em empresas privadas fora do município. Outra mensagem prevê a ampliação definitiva da carga horária de trabalho dos professores integrantes do quadro de pessoal efetivo do magistério, sem qualquer estudo de impacto financeiro. Todos eles, com impacto a partir de janeiro de 20025, quando a prefeita já não estará mais no exercício do cargo.