Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2022

Ceará comemora, neste dia 25 de março, a declaração da abolição da escravatura, realizada em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, tornando o estado como a primeira província a decretar, oficialmente, o fim da escravidão no Brasil.

A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS NO CEARÁ

Em 25 de março de 1884, o presidente da província, o baiano Sátiro Dias, declarou a libertação de todos os escravos do Ceará, tornando o estado o primeiro a abolir a escravidão no país, quatro anos antes da Lei Áurea.

Sobre o Dragão do Mar

Em 15 de abril de 1839, nascia em Aracati, no Ceará, Francisco José do Nascimento, o "Chico da Matilde", que entrou para a história como o Dragão do Mar.

A proibição do tráfico intercontinental em 1850 havia fomentado o tráfico interprovincial de escravizados, principalmente entre norte/nordeste e sudeste. Aos ele poucos foi se envolvendo diretamente na luta pelo abolicionismo e, em 1881, convenceu os colegas jangadeiros a se recusarem a transportar para os navios negreiros os escravos que seriam vendidos para o sul do país e, assim, fechou o Porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos para outras províncias.

A ação repercutiu em boa parte do país, o que colaborou para o fortalecimento das lutas de outros abolicionistas do Ceará, que pertenciam à elite econômica e intelectual do estado, contribuindo dessa forma para o fim da escravidão no Ceará. Dragão do Mar faleceu em Fortaleza, no dia 5 de março de 1914. Sua luta pelo fim da escravidão lhe rendeu várias homenagens, e uma delas aconteceu no dia 28 de abril de 1999, quando o Governo do Estado do Ceará deu seu nome ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

PARQUE EVANGELINA SABOIA, CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO QUE MORA EM TORNO

A conscientização dos moderadores em torno do Parque Evangelina Saboia, que não jogue lixo no local. Pois uma praça recém inaugurada de vez em quando jogam lixo doméstico nas lixeiras e hoje um móvel  (sofá) se encontra no local. 

servidores municipais de Sobral

Vereadores conhecem detalhes do projeto de lei que reajusta os salários

Atendendo ao pedido de um grupo de vereadores, o chefe do gabinete da Prefeitura de Sobral, David Duarte, recebeu, nesta quarta-feira (23/03), o presidente da Câmara Municipal, Paulão Albuquerque, e os vereadores Roque Hudson, Rogério Arruda, Alessandra Ponte e Camilo Motos, para apresentação dos principais pontos do projeto de lei que trata do aumento do salário dos servidores púbicos municipais para o ano de 2022, encaminhado pelo prefeito Ivo Gomes à Câmara. O secretário do Planejamento e Gestão, Ramom Carvalho, também participou do encontro.

Apesar de um cenário econômico cheio de incertezas, o projeto prevê um reajuste geral de 10,06% para os servidores, o que representa a reposição da inflação calculada pelo Banco Central para o ano de 2021. O projeto também prevê reajustes diferenciados para servidores da Saúde e Educação. Pela proposta, médicos e enfermeiros terão os salários reajustados em 26,71% e 45,83%, respectivamente. Já os professores receberão piso salarial de R$ 4,087,12, superando o piso nacional.

David Duarte lembrou que médicos e enfermeiros realizaram um trabalho muito importante na linha de frente do enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Historicamente, essas categorias estavam com parâmetros salariais regionais defasados, e a proposta do prefeito Ivo Gomes vem atenuar esse problema”, justificou o chefe do gabinete.

David Duarte destacou ainda o compromisso da gestão com a educação. “Sobral tem um Plano de Carreira e Remuneração (PCR) com progressão horizontal por desempenho e vertical como incentivo para a qualificação dos professores. Um professor com mestrado na última referência e jornada de 40 horas poderá receber salário superior a R$ 7.600”, pontuou.

O projeto, que já foi protocolado na Câmara, entrará na pauta de votação na próxima semana.

açude Aires de Sousa localizado no distrito de Jaibaras em Sobral, que tem capacidade de 104.430.00 milhões de metros cúbicos, está hoje com 75.137.302 milhões de metros cúbicos faltando ainda para sua capacidade máximo, 29.292.698 milhões de metros cúbicos.

capacidade de 104.430.00 milhões de metros cúbicos, está hoje com 75.137.302 milhões de metros cúbicos.
 O açude aumentou neste ano de 2022, 1,26 metro faltando ainda para sangrar 2,72 metros.

O Portal Paraíso conversou com o administrador do reservatório de Jaibaras, José Tupinambá F. Costa, que afirmou que com as chuvas de janeiro houve um aumento no volume de água de 34 centímetros, sendo que em fevereiro permaneceu com o mesmo volume. Já em março, até esta terça-feira (22), o açude teve aumento de 92 centímetros. Ainda de acordo com o José Tupinambá, desde de 2011 que o reservatório não atinge sua capacidade máxima.