Sobral concentra topics de toda a Zona Norte.
O serviço começou com o ex-governador Cid Gomes que assinou na tarde de quarta-feira, 08 de dezembro de 2010, no auditório do Palácio Iracema, a ordem de serviço para o início das operações do transporte rodoviário intermunicipal complementar de passageiros, pelas cooperativas dos proprietários das vans. Com esse ato, fica concluído o processo de licitação das vans, realizado ano passado. A solenidade contou com as presenças do Secretário da Infraestrutura, Adahil Fontenele, e do Superintendente do Detran, João Pupo, além dos dirigentes e associados das cooperativas.
Das 27 cooperativas que passam a atuar no transporte alternativo em todo o Estado, 05 cooperativas irão explorar 07 rotas tendo Sobral como cidade pólo. São elas:
– Coopfornorte
(Forquilha, Groaíras, Irauçuba e Sobral)
– Coopfornorte
(Catunda, Hidrolândia, Santa Quitéria e Sobral.
– Cootman
(Martinópole, Massapê, Senador Sá, Sobral e Uruoca)
– Coopitrace
(Alcântaras, Barroquinha, Camocim, Chaval, Coreaú, Granja, Meruoca, Moraújo e Sobral).
– Coopitrace
(Carnaubal, Frecheirinha, Graça, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Mucambo, Pacujá, São Benedito, Sobral, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará).
– Cooprovar
(Cariré, Croatá, Guaraciaba do Norte, Reriutaba, Santa Quitéria, Sobral e Varjota).
– Rota Norte
(Ipu, Upueiras, Hidrolândia, Nova Russas, Pires Ferreira, São Benedito e Sobral).

( F. Edilson Silva )Sobral (Sucursal) —
A cidade de Sobral recebe diariamente topics procedentes de toda a Zona Norte do Ceará.
Informações: Fone: (88) 3671-3454
Cooperativa dos profissionais de transporte Intermunicipal.
Nossos veículos são rigorosamente vistoriados e seguem todas as normas como pede as exigências dos órgãos fiscalizadores. Os mesmos são monitorados via satélite
A Coopitrace atua com suas linhas em mais de vinte e três cidades da região norte do Ceará, sendo responsável por transportar passageiros com segurança e conforto. Confira abaixo a beleza de algumas cidades atendidas.

São mais de 300 veículos principalmente topics, que fazem transporte alternativo, procedentes de toda a Zona Norte do Ceará. É grande a movimentação nos pontos de parada como praça do Fórum, Praça da Sé, Santa Casa e mercado público. João Bosco Ribeiro de Farias, de Croatá dos Martins, Varjota, explica que é cobrado o mesmo preço dos ônibus, com a vantagem de que a topic pega em casa e deixa em qualquer lugar, para satisfazer o passageiro. Comenta, ainda, que “o pessoal tem experiência na estrada, não tendo ocorrência de acidentes”. Também proprietário de topic, Everaldo Jorge de Souza destaca que em São Benedito a categoria está organizada em uma associação. Em Tianguá, existe uma cooperativa. Importante destacar que todos os sócios possuem carteira D e curso de direção defensiva, que já está sendo exigido pela Policia Rodoviária Federal.
O sistema de transporte alternativo intermunicipal é considerado irregular, uma vez que as linhas existentes pertencem a empresas de ônibus. Mesmo assim, são muitos os veículos que exploram esta atividade. Os agentes de trânsito do Dert estão encarregados da fiscalização nas CEs, com blitze para documentação, lotação e estado de conservação. O que se observa, no entanto, é que o número de fiscais é insuficiente na região de Sobral. As topics procedem de cidades como Mucambo, Frecheirinha, Tianguá, São Benedito, Ipu, Ipueiras, Hidrolândia, Santa Quitéria, Ipapopranga, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Varjorta, Reriutaba e Camocim. Existem também os taxis da cidade de Massapê que fazem linha para Sobral, em grande quantidade, chegando a transportar até dez passageiros, configurando-se uma flagrante falha da fiscalização dos órgãos competentes.
Outra situação das mais graves ocorre com caminhões paus-de-arara e carros D-20 que fazem o percurso Serra da Meruoca-Sobral, sempre com excesso de passageiros, sem segurança; e com a utilização até mesmo da tampa traseira, presa em correntes, para acomodar pessoas e cargas. No que se refere especificamente a Sobral, a Prefeitura fez a regularização através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com a distribuição de adesivo com o número do carro e da rota. O coordenador de Serviços Públicos, coloca que a autorização é para rodar dentro do Município e com uma linha determinada. Também é feita a fiscalização com a guarda municipal. “No geral, temos 91 carros atuando no transporte alternativo, com um maior número para o distrito de Jordão”.
O trânsito de Sobral aporrinha o juízo de qualquer um é uma realidade, como também são necessárias atitudes para facilitar o direito de ir e vir de todos.
Isso passa por uma série de coisas: sinalização, bilhete único, organização das motos, veículos, VLT e por aí vai, e passa também pelas TOPICS que vem de outros municípios.
O disciplinamento desses veículos que "perturbam" e muito o juízo de todos nós vai começar pelo trecho próximo aos correios. Mesmo contra a vontade topiqueiros de Cariré, Varjota, Reriutaba, Mucambo, Tianguá e de muitos outros municípios circunvizinhos a Sobral vão fazer parada agora próximo à Faculdade de Medicina, ali pelo Colégio Estadual.
Perto dos Correios só ficarão as TOPICS de RAFAEL ARRUDA.
Fonte: O.D facebook
Tá uma chiadeira geral desse povo que abusa e muito com os motoristas de Sobral, e de quebra detestam os mototaxistas que tantos bons serviços prestam aos sobralenses.