Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de outubro de 2014

MARIA DE JESUS DOMINGOS ALVES FALECE EM HOSPITAL DE SOBRAL

O crime aconteceu no dia 8 de outubro e a vítima, que estava hospitalizada, veio a óbito. 
Uma mulher identificada como Maria de Jesus Domingos Alves, 19 anos, faleceu em um hospital de Sobral na noite desta terça-feira(14) por conta da gravidade de seus ferimentos provocados por um tiroteio ocorrido na rua Vila Brasil, no bairro Vila União na noite da última quarta-feira(8), onde segundo informações a vítima sofreu um tiro no olho.

DEBATE PRESIDENCIÁVEL NA BAND COMEÇOU HÁ POUCO

Acaba de começar o ‪#‎DebateNaBand‬.
Acompanhe ao vivo os principais destaques do primeiro embate do segundo turno no twitter da ISTOÉ :www.twitter.com/RevistaISTOE
Curtir
Acompanhe o debate entre Aécio Neves e Dilma Rousseff pelo nosso liveblog: http://uol.com/bhdXWY

MOTOTAXISTA DENUNCIADO EM SOBRAL-CE COBRA

Denúncia via whatsapp. Um leitor relata afirma que tentou pegar um mototáxi do Bairro Sinhá Sabóia ao Bairro Cohab III, e o mototáxi cobrou a quantia de R$ 7. Confira a denúncia na íntegra: Hoje estava esperando um mototaxi em frente a lassa quando parei um mototaxi do sinha saboia para Cohab 3 ele mim cobro 7 reais eu achei isso um absurdo Queria sabe isso é normal O número da bata do que me cobrou 7 reais o número é 

Fonte: Sobral 24 horas c/ informações whatsapp

DESPROPORCIONALIDADE NA POSSE DE RIQUEZAS

Metade da riqueza mundial pertence a 1% da população, diz relatório

O 1% mais rico da população detém mais de 48% da riqueza mundial, que cresceu 8,3% de meados do ano passado a meados deste ano. Leia mais (10/14/2014 - 16h34)

REDUÇÃO DA MAIORIDADE

14 de outubro de 2014 • 16h06

Redução da maioridade penal vai contra recomendação da ONU

Defendida por Aécio e rejeitada por Dilma, reforma tem apoio de mais de 90% dos brasileiros.

De 54 países analisados pelo Unicef, 78% fixam a maioridade penal em 18 anos ou mais
O pedido para que o candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) recuasse na defesa da redução da maioridade penal, uma das principais exigências de Marina Silva para conceder seu apoio a ele no segundo turno da corrida presidencial, não foi decisivo e ficou de fora das negociações.
Desculpe, mas isso não é vardade. trabalho no Mp da Infância e pesquisei a matéria em vários países.Vamos lá:
- Bélgica 16
- Bolívia 16
 - Canadá 14
- Dinamarca 15
- Escácia 16
- Estados Unidos - 12/16 (depende do Estado)
- Portugal 16
- Rússia 14
-  Suécia 15
- Suiça 15
- Turquia 15 e tantos outros

Ao anunciar seu apoio ao tucano, no domingo (12/10), Marina mostrou estar satisfeita com uma promessa genérica: “A prevenção frente à vulnerabilidade da juventude, rejeitando a prevalência da ótica da punição”, afirma a carta de compromissos de Aécio. O documento é uma resposta a uma série de demandas apresentadas pela Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora ainda pretende criar.

No Congresso, mais de 50 propostas tratam do tema. A medida foi um dos principais discursos de candidatos ao Legislativo nas propagandas eleitorais e é ponto de discordância entre os dois presidenciáveis. Aécio é favorável à redução da maioridade penal em caso de crimes hediondos, enquanto a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) é contrária à alteração.

"A proposta tem um apelo popular, e no Brasil foi divulgado que ela pode resolver o problema da criminalidade. Não é verdade, porque, na prática, o menor já fica preso. Isso vem de uma linguagem de endurecimento penal, que sempre se difunde em épocas eleitorais", opina o jurista Miguel Reale Jr., ex-ministro da Justiça e um dos autores da Parte Geral do Código Penal.

Na contramão da maioria
Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), 20 deputados federais ligados à área de segurança, eleitos para a próxima legislatura, vão defender mudanças no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, em prol de uma redução da maioridade final.

Para os defensores da proposta, reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos, como prevê a maior parte dos projetos de emenda constitucional, é chave para combater a impunidade. E os políticos encontram amparo em parcela expressiva da população. Uma pesquisa de 2013 da CNA mostrou que 92,7% dos brasileiros apoiam a redução da maioridade penal.

"A grande maioria dos jovens, quando é posta em liberdade antes de completar 18 anos, volta a cometer crimes, e até mais bárbaros. Lá dentro eles acabam aprendendo que são verdadeiramente inimputáveis, independentemente do crime que venham a praticar", argumenta ex-capitão do Exército Jair Bolsonaro (PP/RJ), deputado federal mais votado no Rio de Janeiro nestas eleições.

Signatário da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente das Nações Unidas, o Brasil oferece tratamento penal diferenciado a todos os menores de 18 anos, com recolhimento em unidades de ressocialização.

Segundo especialistas, a diminuição do patamar da idade mínima contraria as principais tendências de gestão de justiça juvenil em todo o mundo. E vai de encontro a uma recomendação da própria ONU, que diz que a reforma representaria uma ameaça para os direitos de crianças e adolescentes.

De 54 países analisados pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), 78% fixam a maioridade penal em 18 anos ou mais, como Argentina, França, Espanha, China, Suíça, Noruega e Uruguai.

Na Alemanha, adota-se o sistema de jovens adultos: entre 18 e 21 anos ainda é possível ao infrator receber um tratamento penal diferenciado, relativo à esfera juvenil. Já nos Estados Unidos, país que não ratificou a convenção internacional, a maioria dos estados permite que adolescentes com mais de 12 anos possam ser submetidos à Justiça comum, com possibilidade de aplicação de pena de morte e prisão perpétua. Pesquisas locais, no entanto, apontam que tratar adolescentes como adultos tem agravado os casos de violência.

Como prisões
As unidades de ressocialização, para onde são encaminhados infratores com idade a partir de 12 anos, não têm cumprido o papel de reeducar os adolescentes. Em São Paulo, estado dono da maior população carcerária do Brasil, o Ministério Público de São Paulo (MP/SP) fala em situação de "calamidade e horror" nos centros de acolhimento de menores infratores.

Em uma ação civil pública, o MP aponta casos de superlotação em mais de 90% das unidades para menores no estado, além de um déficit de mais de 1.400 vagas. No documento, o órgão pede uma liminar que obrigue o governo de São Paulo e a Fundação Casa a atender a demanda de vagas e melhorar a infraestrutura, sob pena de multa. A Justiça, no entanto, indeferiu a ação.

Por esse e outros motivos, Tiago de Toledo, promotor da Infância e da Juventude e um dos autores do documento, diz não ser possível discutir com seriedade a questão da maioridade penal no Brasil, uma vez que as regras penais vigentes "não são sequer aplicadas".

"O Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA] e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo não são observados no estado de São Paulo, por exemplo. Nós encontramos todo o tipo de resistência para o cumprimento da lei", diz.

Dados preliminares do MP mostram que o índice de reincidência no mês de setembro entre os jovens infratores internados em unidades da cidade de São Paulo foi de 58,33%. Mais da metade dos atos infracionais se refere a roubo e tráfico de drogas, enquanto os homicídios representam uma fatia pequena.

Políticas sociais
O período máximo de recolhimento de adolescentes infratores em unidades de ressocialização é de três anos, de acordo com o ECA. Em agosto, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e lideranças do PSDB foram a Brasília pedir que a Câmara dos Deputados acelere a votação sobre alterações do estatuto.

Sob o argumento de dar um "basta à impunidade", os tucanos sugerem a ampliação do tempo de internação de três para oito anos nos casos de crimes hediondos, a criação de uma ala separada na Fundação Casa para adolescentes que completem 18 anos durante o período de internação e a aplicação de penas mais severas para o maior de idade que usar uma criança ou adolescente para praticar um crime.

O ex-ministro Miguel Reale Jr. sugere que o fim dos três anos de reclusão seja condicionado a um período de experiência fora das grades, nos moldes do regime de liberdade condicional. De acordo com o jurista, o número de menores envolvidos em crimes hediondos é muito menor na comparação com os adultos que estão nos presídios.

"Em parte dos estabelecimentos de recolhimento de menores, as condições são piores do que nas unidades prisionais. A redução da maioridade penal só se justificaria se houvesse uma redução da criminalidade, o que não irá ocorrer. A ameaça abstrata da lei não produz um efeito intimidativo", argumenta.

O especialista enumera a má aplicação da lei, a falta de políticas sociais e a inoperância policial – o percentual de descoberta de autoria de latrocínios, por exemplo, não passa de 2% – como os principais fatores para o agravamento da violência.


Para Reale, a solução reside em políticas criminais de cunho social, que incluam desde a melhora das condições de vida na periferia, com condições de existência mais dignas, até a regularização imobiliária. "São políticas de longo prazo, mas que surtem efeito na redução da criminalidade. A maioridade penal não se traduz em impunidade, porque os adolescentes já estão sujeitos a medidas repressivas."

NOTA DE FALECIMENTO DE REGINALDO DE ATHEYDES

Registramos o falecimento do Sr. Reginaldo de Athaydes, o maior Ufólogo do Nordeste. Ele era coeditor da Revista Ufo, era escritor com vários livros publicado sobre o tema "Ufologia".  Maçom iniciado em 1957 numa época de muito trabalho da arte real e pesquisas em seus Templos maçônicos

FACEBOOK DOA US$ 25 MILHÕES PARA COMBATER O EBOLA

TERÇA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO DE 2014 

Facebook

"Esperamos que isso ajude a salvar vidas e a conter a epidemia", indicou o chefe do Facebook, Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg, e sua esposa, Priscilla Chan, anunciaram a doação para os Centros Americanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), para ajudar no combate à epidemia de Ebola

O CEO do Facebook,Mark Zuckerberg, e sua esposa, Priscilla Chan, anunciaram nesta terça-feira, 14, a doação de 25 milhões de dólares para os Centros Americanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), para ajudar no combate à epidemia de Ebola.

"A epidemia de Ebola está em um momento crítico. O vírus infectou (8.900) pessoas até o momento, mas tem se espalhado muito rapidamente e alguns preveem que poderia contaminar 1 milhão de pessoas, ou mais, daqui vários meses se nada for feito para combatê-lo", explicou o jovem proprietário em sua rede social.

"Precisamos controlar o vírus Ebola em curto prazo para que ele não cresça ainda mais e não se torne uma crise de saúde global de longo prazo que teremos de combater por décadas em grande escala, como o HIV ou a pólio", acrescentou em um post na rede.

"Esperamos que isso ajude a salvar vidas e a conter a epidemia", indicou o chefe do Facebook.

A fortuna pessoal de Mark Zuckerberg foi avaliada em 32,4 bilhões de dólares pela revista Forbes.

Outra fortuna da internet, o co-fundador da Microsoft Bill Gates, doou recentemente, via sua Fundação Bill e Melinda Gates, US$ 50 milhões para as agências da ONU e organizações internacionais na luta contra a doença.

AFP

PAUTA E TRIBUNA DA 64ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL DE 14 DE OUTUBRO DE 2014

PAUTAS DAS SESSÕES

Clique aqui para ler a pauta de 14/10/2014 - PAUTA DA 64ª SESSÃO ORDINÁRIA


GRANDE EXPEDIENTE

TRIBUNA
Gilmar da Cruz Bastos

INTERDIÇÃO NA BR 222 NO TRECHO DA SERRA DA IBIAPABA DIA 14 ÀS 09 HORAS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai interditar o trânsito na BR-222, às 9 horas desta terça-feira, 14, no trecho do km 298 ao 308. Interrupção vai durar aproximadamente 1h40min, até o término total do deslocamento dos veículos superdimensionados, que ocupam toda a largura da via.


Segundo a PRF, equipes estarão no local fazendo a escolta das cargas. É recomendado que os motoristas evitem iniciar viagem nesse horário.

FORÇAS ARMADAS NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES

A Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará (PRE-CE) pediu nesta segunda-feira, 13, envio de tropas da Força de Segurança Nacional para garantir o 2º turno das eleições na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo a PRE, medida é necessária diante de denúncias de Cid Gomes (Pros) da existência de “milícias” na Polícia Militar do Estado e acirramento entre grupo do governador e aliados de Capitão Wagner (PR) na corporação.

Segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), a decisão foi tomada pela PRE em diálogo com a presidente da Corte, Iracema do Vale. O pedido será protocolado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo TRE, que irá notificar o governo do Estado questionando sobre a real necessidade do reforço. Caso o governador concorde, a Corte deve reforçar o pedido de tropas.

 “Tem-se situação de notório acirramento de ânimos considerando o engajamento em campanha eleitoral do candidato Capitão Wagner, candidato mais votado ao cargo de Deputado Estadual, opositor do grupo político liderado pelo Governador Cid Ferreira Gomes”, diz a PRE.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, a presença de tropas federais seria necessária na Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo os municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, além da capital cearense. A ideia seria evitar cerceamento das atividades da PM, bem como da "prática esdrúxula" de fixar viaturas em pontos fixos, evitando fiscalização militar.

Fonte: O Povo

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS DA CAIXA ECONÔMICA NO CEARÁ

A Caixa Econômica está com processo seletivo aberto, no Ceará, para escolher estagiários de níveis médio e técnico. As inscrições ocorrem até as 17h desta terça-feira (14).

Podem participar da seleção alunos matriculados, com frequência efetiva em ensino regular nas instituições de ensino médio e técnico, vinculados ao ensino público ou particular, no 1º ou 2º ano e com idade mínima de 16 anos no ato da assinatura do contrato.

São autorizados a participar desta seleção estudantes do Ensino Médio, Técnico em Administração, Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Finanças Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio. O valor da bolsa auxílio é de R$ 500 por mês e o auxílio transporte é de R$ 130. A jornada de trabalho é de 25 horas semanais.

A seleção é destinada à formação de cadastro de reserva para preenchimento de vagas que surgirem em 6 meses, período da validade do certame. As cidades contempladas são Acaraú, Acopiara, Aracati, Barbalha, Baturité, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Ipueiras, Itapagé, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Marco, Mauriti, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixadá, Quixeramobim, Redenção, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Sobral, Tamboril, Tauá, Tianguá, Trairi e Várzea Alegre.

O processo seletivo conta com pré-inscrição e inscrição, análise curricular e documental e entrevista pessoal estruturada na Unidade da Caixa.

Na pré-inscrição, o aluno precisa preencher um formulário no site do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que executa o processo seletivo. Já na fase de inscrição, o estudante deve enviar os documentos listados no edital até as 17h do dia 24, para uma dos seguintes Postos do CIEE:

a) Juazeiro do Norte: Rua Pe. Cícero, nº 817 – Centro
b) Fortaleza: Av. Barão de Studart 2360 – Aldeota
c) Sobral: Rua Jornalista Deolindo Barreto,1113 – Centro

Clique e confira o Edital

LULA NAS CAMPANHAS DO SEGUNDO TURNO DO PT NO NORDESTE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai começar na próxima quinta-feira (16) um “giro” pelos Estados onde pretende turbinar seus aliados que disputam o segundo turno. Lula revelou que teria gosto pessoal em derrotar quem “desprezou” o PT nestas eleições. O primeiro da lista será o Acre e, na sequência, o petista programa uma incursão em Pernambuco.

No Estado controlado pelo PSB, Lula pretende levar a candidata à reeleição Dilma Rousseff na próxima semana. A proposta é promover agendas separadas e potencializar Dilma na última semana antes do segundo turno.Lula mandou avisar aos aliados que faz questão de eleger os governadores em cinco locais onde, na visão dele, o PT foi rejeitado: Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará e Goiás. O ex-presidente disse que vai se empenhar pessoalmente nestes locais.

Fonte: Estadão 

OCORRÊNCIA POLICIAL NA CIDADE DE ALCÂNTARAS-CE: FLAGRANTE : INQUÉRITO POLICIAL 1035/2014.

QUE HOJE, 13/10/2014, POR VOLTA DAS 16H00, NAS PROXIMIDADES DO GINÁSIO POLIESPORTIVO, NESTA CIDADE, O SENHOR JUTELEIFER LEITÃO FERREIRA, FILHO DE JUVENAL FERREIRA DE SOUSA E TEREZINHA DE JESUS LEITÃO SOUSA, MOTORISTA, CASADO; EM TOTAL ESTADO DE EMBRIAGUÊS, ESTAVA CONDUZINDO UM VEICULO AUTOMOTOR / D 20 DE PLACAS HUT 9798-ALCÂNTARAS-CE, QUE COLIDIU E DANIFICOU TRÊS MOTOCICLETAS; QUE ESSE CIDADÃO FOI PRESO E AUTUADO EM FLAGRANTE NA LEI SECA, (ARTIGOS 306. 309 CTB); QUE O CITADO INFRATOR PAGOU UMA FIANÇA DE R$ 1.500,00 (HUM MIL E QUINHENTOS REAIS), PARA SER POSTO EM LIBERDADE.
EFETIVO DE SERVIÇO: SGT JOHNSON, SOLDADOS: RAFAEL, SILVA E PAIVA. VTR 3651.

PESQUISA VOX POPULI DE 13 DE OUTUBRO DE 2014

Pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, indica que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o candidato Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados na corrida ao Palácio do Planalto. A petista, porém, aparece um ponto percentual à frente do tucano, segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (13).5604_2_L


Em relação às intenções de voto, Dilma Rousseff tem 45% e Aécio Neves aparece com 44%. Os brancos e nulos são 5% do total, enquanto que os eleitores indecisos também somam 5%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem as intenções votos em branco e nulo e os eleitores que não sabem em quem vão votar, outro empate técnico: Dilma aparece com 51% e Aécio totaliza 49%.
LINKS RELACIONADOS
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 147 cidades de todas as regiões do País entre o sábado (11) e domingo (12). A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01079/2014.
O levantamento do Vox Populi traz um recorte das intenções de voto pelas regiões do País. Aécio ganha no Sul e Sudeste, e Dilma vai melhor no Nordeste. No Centro-Oeste e Norte, os candidatos estão empatados.
No Sul, o tucano tem 55% da preferência, contra 33% de Dilma — brancos/nulos são 4% e eleitores indecisos, 7%. No Sudeste, Aécio tem 51%, contra 36% de Dilma — brancos/nulos somam 7%, e eleitores indecisos são 6%.
No Nordeste, Dilma tem 67% das intenções de voto, contra 26% do tucano. Os brancos e nulos na região são 4%, e os eleitores indecisos totalizam 3%. No Centro-Oeste e Norte, ambos os candidatos têm 45% das intenções de voto cada — brancos e nulos são 4%, e indecisos somam 6%.
Desempenho da presidente
O Vox Populi também quis saber a avaliação que os eleitores fazem da presidente Dilma Rousseff (PT). A avaliação positiva da petista chegou a 40% do total. Outros 37% consideram a presidente “regular” e, por fim, 22% fizeram avaliação negativa de Dilma e 1% não opinou.
Fonte: R7, 13.10.2014, Postado por Márcia Vieira

Datafolha: Dilma lidera no Nordeste com 60%. Aécio tem 31%

PUBLICADO EM 10/10/2014 ÀS 9:27 

Foto: Montagem do Blog
Tida como uma região estratégica para definir a eleição presidencial, o Nordeste, até o momento, dá ampla vantagem à presidente Dilma Rousseff (PT), segundo os novos detalhes da pesquisa do Datafolha divulgados nesta sexta-feira (10). O instituto mostra que, na região, Dilma lidera com 60% dos votos, enquanto o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem apenas 31%.
Dilma também vence a disputa no Norte do País, onde tem 56% da preferência dos eleitores, contra 37% de Aécio.
Nas outras três regiões, a eleição é comandada pelo tucano. Aécio tem 55% tanto no Sudeste, quanto no Centro-Oeste. Já a petista tem, respectivamente, 34% e 33% das intenções de voto nas duas regiões.
A região onde a eleição estaria mais acirrada é o Sul. Lá, Aécio atingiu 50% dos votos, enquanto Dilma ficou com 41%.
No primeiro turno, Dilma venceu em todos os estados do Nordeste, com exceção de Pernambuco, onde o grupo político do ex-governador Eduardo Campos ajudou na vitória da ex-senadora Marina Silva (PSB).
Com a adesão do PSB à campanha de Aécio, o tucano vem ao Estado neste sábado (11), onde se encontrará com a ex-primeira-dama Renata Campos. Desde o início da campanha do segundo turno, Dilma já esteve na Piauí, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Alagoas.
 BRASIL – Considerando-se a participação de cada uma dessas regiões no eleitorado nacional, a pesquisa do Datafolha mostra que Aécio tem 51% das intenções de voto e Dilma, 49%. A situação é de empate técnico porque a margem de erro do Datafolha é de dois pontos percentuais.
Ainda assim, o instituto informa que desde 1989, esta é a primeira vez em que um candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno aparece à frente na simulação de voto no segundo turno. O Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 cidades nos dias 8 e 9 de outubro.

Google diz que principal concorrente da empresa é a Amazon

14/10/2014 08h50 - Atualizado em 14/10/2014 08h51 
google
Amazon é o principal concorrente do Google, revelou nesta segunda-feira em Berlim o presidente-executivo da companhia americana, Eric Schmidt.
"Muita gente pensa que nossos principais concorrentes são o Bing e o Yahoo. Mas na verdade nosso principal concorrente em matéria de busca online é a Amazon", afirmou Schmidt, em um discurso feito durante uma visita a uma startup alemã09/10/2014 - Amazon pode abrir sua primeira loja física nos EUA, diz jornal



"Obviamente, eles se concentram mais no aspecto comercial, mas, basicamente, respondem às perguntas e às buscas dos usuários, como nós", explicou.
Atualmente, os embates na Europa se multiplicam, com os gigantes norte-americanos, como Google, Amazon e Uber, driblando os códigos e as normas dos países da União Europeia por um lado e, por outro, com o endurecimento da regulação do bloco sobre a economia digital.
Os grupos da imprensa alemã, aos quais se juntaram centenas de sociedades europeias do setor digital, foram os primeiros a reativar a queixa à Comissão europeia, acusando o Google de abuso de posição dominante e de promover seus próprios serviços nos resultados de sua ferramenta de busca.
"Não somos uma companhia ferroviária, nem uma rede de comunicações, ou de eletricidade, com as portas fechadas à concorrência. Ninguém tem a obrigação de usar o Google", reagiu Schmidt no discurso.