Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Açudes - reservatórios com 'alto risco' de rompimento no Ceará



Relatório aponta açude Araras e mais 8 
O mais recente Relatório sobre Segurança de Barragens (RSB) da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgado neste mês, aponta que o Ceará é o Estado nordestino que mais apresenta barragens classificadas como "de alto risco". São nove, ao total. Conforme o estudo, realizado a partir de fiscalizações in loco, os reservatórios listados apresentam problemas estruturais considerados preocupantes, como deformações e anomalias em estrutura de paredes e sangradouros. Os açudes que exigem mais atenção, segundo a ANA, são o Ayres de Souza (Jaibaras); Forquilha (Forquilha); Frios (Umirim); Lima Campos (Icó); Paulo Sarasate (Varjota); Pompeu Sobrinho (Choró Limão); Roberto Costa - Trussu (Iguatu); Várzea do Boi (Tauá) e Jaburu I (Ubajara/Tianguá). Todos eles são federais e pertencem ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).


Outros cinco reservatórios, que não estão contemplados na relação da ANA, mas também apresentam sinais de anomalias estruturais, estão sendo recuperados: Serafim Dias (Mombaça); Thomás Osterne/Umari (Crato); Barragem Gomes (Mauriti); Forquilha II, Favelas e Trici (Tauá). Estes são de responsabilidade da empresa Construnova.

A recuperação destas barragens é considerada, por especialistas, como crucial neste período de ausência de chuvas. "A quadra chuvosa se aproxima e esses açudes danificados podem receber recarga elevada de água aumentando situação de risco", observou o engenheiro Marcos Ageu Medeiros. No início de 2019, durante a quadra chuvosa, alguns reservatórios cearenses estiveram com risco iminente de rompimento.

Diário do Noroeste

deputado estadual Delegado Cavalcante (PSL) anunciou na terça-feira (03/12), que dará entrada em requerimento na Assembleia Legislativa do Ceará, propondo a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades cometidas pela empresa Enel Distribuição Ceará.


 Segundo o parlamentar, a companhia vem causando sérios problemas à população cearense, com registros de má prestação de serviço e descumprimento de normas de consumo. O parlamentar afirmou que órgãos de defesa do consumidor no Estado já foram acionados diversas vezes com reclamações sobre a Enel.

Central de Tratamento de Resíduos do Vale do Acaraú (CTR Sobral)

Governador Camilo Santana inaugura, neste sábado, às 9h da manhã.

Além da CTR, serão inauguradas também seis Estações de Transbordo de Resíduos (ETRs): Coreaú (sede e Distrito de Ubauna); Forquilha; Pacujá; Massapê e Cariré. E mais três Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs), em Sobral.
Investimento
As obras representam um investimento de R$ 41.185.136,90, por meio de um financiamento do Tesouro Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem o objetivo de adequar a região do Vale do Acaraú à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PMRS).
Serviço: Inauguração da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos
Data: 14 de dezembro (sábado)
Horário: 9h
Local: Estrada do Jordão, Km 6 – Sobral-CE

Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), comunica a todos os agricultores que fizeram cadastro junto ao Garantia Safra 2019/2020 que os boletos já se encontram disponíveis para entrega

O prazo para recebimento é até o dia 27/12/2019. Os agricultores que não comparecerem para o recebimento dos respectivos boletos, ficarão impedidos de receberem o benefício. Os interessados devem se dirigir ao Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sobral (STTR), que fica localizado na Av. Dom José, s/n, Centro (próximo à Santa Casa.