Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de março de 2015

SER EXTRATERRESTRE DISFARÇADO DE HUMANO NO BRASIL SERIA UM BOATO OU VERDADE?

Segundo a NASA, um extraterreste está no Planeta Terra, precisamente no Brasil, disfarçado de ser humano e observando o nosso comportamento. O governo...
NOTICIASDAATUALIDADE.COM.BR

Boato – Existe um ET disfarçado de humano vivendo no Brasil e observando o nosso comportamento.
O Brasil é um país muito especial mesmo. Até na suposição de que há um ET se passando por humano no Planeta Terra o país escolhido? Isso mesmo, o nosso Brasil. Segundo um texto, divulgado na internet, a Nasa estaria fazendo um alerta aos brasileiros sobre a presença do extraterrestre entre a população.
O texto, na íntegra, diz:
Perigo: NASA diz que existe um ET disfarçado de humano morando no Brasil
NASA alerta o Brasil dizendo que existe um ET disfarçado de humano no meio do povo
Segundo a NASA, um extraterreste está no Planeta Terra, precisamente no Brasil, disfarçado de ser humano e observando o nosso comportamento. O governo americano comunicou o governo brasileiro, desta invasão, na tarde desta segunda-feira (2).
A Presidente Dilma não deu muita importância ao comunicado, achando que é uma mentira e até brincou: “Deve ser o Serra”. Já a oposição acha que o ET pode ser ela. Mas a NASA disse que o assunto é sério e o governo brasileiro não pode levar na brincadeira.
“Existe um ET no meio dos brasileiros e precisamos descobrir quem é, mas para isso precisamos da ajuda do governo brasileiro”, disse um funcionário da NASA.
A notícia sobre a possibilidade da existência de um ET disfarçado no Brasil foi publicada em fevereiro de 2014 e já foi compartilhada no Facebook por 79 mil vezes e recebeu mais de 2.000 comentários. Apesar da popularidade do post, trata-se de mais um caso de divulgação de hoax na internet.
Um pouco da popularidade se deve ao assunto. O mistério da existência de ETs sempre mexe com a imaginação da população. Mas se realmente existe ou não, não é essa notícia que esclareceu. O primeiro indício de que o texto é falso é a falta de precisão de informações.
Ele começa falando que o governo dos EUA avisou o governo brasileiro, mas quem é essa pessoa ou órgão do governo? Qual a prova encontrada? Qual o representante do governo brasileiro que recebeu o aviso? Não temos nada de jornalístico nisso aí.
Vale lembrar que a falta de fontes é um determinante para julgar se um texto é falso. E na notícia, em questão, a fala da informação principal, sobre a existência do ser de outro planeta é citada da seguinte forma: “disse um funcionário da NASA”, que funcionário? De que área? Fica bem difícil acreditar em uma notícia publicada desta forma.
Além disso, o texto foi publicado no site G17, famoso por divulgar notícias falsas e com caráter humorístico. E não á a primeira vez que o portal de falsas notícias publica matérias sobre polêmicas sobre extraterrestres e NASA. A notícia foi publicada em 2013 e o título é “NASA confirma contato de ET ameaçando os terráqueos por causa do barulho”.
Por fim, os únicos sites que publicaram esta notícia foram blogs e sites que postaram exatamente o mesmo texto do G17. Nenhum veículo sério e verídico foi atrás para desvendar esta pauta.
Ou seja, a notícia sobre a presença de um ET disfarçado aqui no país é falsa. Mas fique de olho, nunca se sabe se aquele seu amigo estranho, que parece de outro planeta, é mesmo humano e se aquele objeto estranho no céu não é um disco voador. Mistério.

USP comprova: Energia liberada pelas mãos tem o poder de curar

Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”

Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.
O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.
Fonte: http://portal.rac.com.br/noticias/index_teste.php?tp=correio-escola...
Postado por Miguel Galli às 23:36 em 25/11/2011
Fonte: Monica Heymann Fedele

AMAZÔNIA FLORESTA EM EXTINÇÃO

Imagens de satélite indicam que as florestas tropicais, da Amazônia às Filipinas, estão desaparecendo em um ritmo mais acelerado do que se imaginava, segundo pesquisadores florestais da Universidade de Maryland (EUA) - http://bit.ly/1GYRl52


AQUÁRIO EM DEBATE

Ciro Gomes e Acquario – “Quem for podre que se quebre!”
4 de março de 2015 às 06:32 Ceará, Cidades, Ecologia e Meio Ambiente, Economia, Política, Turismo Deixe um comentário
Da Coluna Vertical, do O POVO desta quarta-feira:
“Quem for podre que se quebre”. Quem diz é o ex-governador Ciro Gomes (Pros), ao ser indagado por esta Vertical sobre a polêmica em torno do projeto Acquario do Ceará. Para Ciro, se for detectado algum tipo de irregularidade, que haja apuração e punição devida.
Ele, no entanto, lamenta que a oposição esteja fazendo tanto alarde em torno do projeto, quando poderia avaliar a iniciativa como importante para a qualificação do turismo do Ceará.
Ciro não entra no mérito dos questionamentos sobre os preços, empréstimos e outros problemas levantados pelo Ministério Público. Defende o equipamento como fundamental e apela:. “É preciso apostar na troca do turismo sexual pelo turismo de família.” Hoje a oposição na Assembleia voltará a mergulhar nesse mar sem calmaria.

3/03/2015 20h20 (editada em 03/03/2015 20h24)
POLÊMICA
Vitor Valin desmoraliza Cid e prova que nunca houve empréstimo para Acquário
Documento apresentado pelo parlamentar no plenário da Câmara comprova afirmação.
redação
jornalismo@cearanews7.com.br
O deputado federal Vitor Valin (PMDB-CE) ocupou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (3) para desmascarar a falsa informação do ex-governador Cid Gomes (PROS) ao declarar que o governo fez um pedido de empréstimo ao Export-Import Bank of the United States para construção do Acquário do Ceará.
Na oportunidade, Valin apresentou documento assinado pelo Secretário Geral da Mesa do Senado Federal, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, onde afirma que não transita, nem transitou, entre 2011 e 2015 qualquer proposição que trate de operação financeira externa entre o Estado do Ceará e a instituição financeira norte-americana. O documento foi solicitado e obtido pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).
Com essa confirmação, todo o dinheiro gasto com as obras do equipamento saíram dos cofres do próprio Governo do Estado, que esperava contar com a liberação de US$ 105 milhões após a aprovação do empréstimo junto ao banco americano que nunca foi apresentado.

PEDRA DA ANDORINHA EM TAPERUABA SE TORNA LOCAL DE ATRAÇÃO

Amma realiza visita técnica com comitiva da UVA ao Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha
Durante a manhã desta quarta-feira (4), a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente; por meio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amma); realiza uma visita técnica ao “Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha”. A visita contará com pesquisadores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva), coordenada pelo Prof. Dr. Ernane Cortez, e tem como objetivo favorece
pesquisas e estudos de caráter biológico e ecológico, fortalecendo a Parceria de Cooperação Técnica com a universidade.
De acordo com o gerente da Pedra da Andorinha, Francisco Ávila, o refúgio é o único do Estado do Ceará e um dos 17 espalhados pelo Brasil. Com 600 hectares de área, o local abriga ampla fauna e flora, já tendo sido relatadas as presenças de animais como onça vermelha e raposa. Seu nome vem devido a chegada de um grande número de andorinhas, árvores migratórias que aparecem em grupos de milhares pelo local.
Via: Blog de Sobral


SOBRAL VAGAS DE EMPREGO

Oportunidades de Trabalho
Empresa contrata GERENTE DE LOJA
Para trabalhar no North Shopping Sobral. Salário + comissão. 50% do Plano de saúde. Experiência de no mínimo 6 meses em gestão de equipe e negócio (varejo). Ensino médio concluído (obrigatório), ensino superior em andamento (preferencial).
Interessados devem enviar o currículo para m.janaina_sa@yahoo.com.br com o nome da vaga no titulo do e-mail.
Palace Buffet contrata AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS.
Pessoa do sexo masculino ágil e habilidosa,que saiba trabalhar em equipe. Interessados enviar currículo para buffetpallace@hotmail.com ou ou na sede do Pallace Buffet, na Rua José Lopes Ponte, 100, bairro Dom Expedito, ao lado do North Shopping Sobral.
Oportunidade para VENDEDOR EXTERNO no segmento de alimentos.
REQUISITOS: Habilitação A ou B; 2º grau concluido; experiência na área de vendas
pró-ativo e comunicativo; Salário a combinar.
Os interessados devem enviar curriculum para o email naelalmeida38@gmail.com


DILMA ABANDONADA POR TUDO E POR TODOS

CARLOS CHAGAS

  •  
  •  
  •  
Para cada lado que Dilma se volte, encontra um adversário, até um inimigo. Raras vezes um governante enfrentou situação assim. Faltando quase quatro anos para o fim de seu mandato, a pergunta é se vai aguentar, se vai mudar ou se vai sair.
Madame comprou briga com os presidentes da Câmara e do Senado. Renan Calheiros e Eduardo Cunha dispõem de meios para tornar a vida e a administração dela um inferno. Importa menos se a recíproca for verdadeira, mas a verdade é que os comandantes do Congresso estão em guerra aberta e declarada contra Dilma. Da devolução da medida provisória da desoneração das folhas de pagamento à ausência num jantar no Alvorada e à recusa de atender telefonema da presidente, Renan demonstra uma intransigência óbvia quando declara aos jornalistas estar farto da desconsideração do Planalto para com o Senado. Cunha já deixou clara a disposição de rejeitar projetos do governo. O grave é que ambos contam com o apoio maciço das respectivas bancadas, com gente até do PT.
Quanto aos partidos, os da oposição deitam e rolam sem qualquer aceno de entendimento com Dilma, mas salta aos olhos que ela perdeu o PMDB e penduricalhos de sua base na votação de qualquer iniciativa do ajuste econômico. Nesse particular, não conta com o PT inteiro e só por milagre deixará de ser derrotada.
O empresariado rejeita até mesmo as medidas que poderiam favorecê-lo. Imagine-se a reação diante da extinção da desoneração das folhas de pagamento e do anunciado imposto sobre grandes fortunas. Paulo Skaf acaba de pôr a Fiesp em armas e as empreiteiras, se não receberem alguns bilhões do BNDES, ampliarão denuncias premiadas e poderão envolver mais companheiros e até seus mentores.
As centrais sindicais, inclusive a CUT, levantaram-se contra a redução de direitos trabalhistas proposta dias atrás, já ocuparam e mais ocuparão os páteos das indústrias para defender o salário desemprego e as pensões das viúvas. Se convocados para apoiar o governo, não aparecerão.
Dos estudantes nem haverá que falar. O desemprego os atinge na moleira e a manifestação prevista para o dia 15 em todo o país não deixará ninguém mentir. Será essencialmente um protesto contra Dilma. A previsão é de milhões de pessoas na rua, nas capitais e principais cidades.
O Procurador Geral da República não quer conversa com a presidente desde que se negou a antecipar-lhe a lista de envolvidos no escândalo da Petrobras. O conceito de persona non grata vale para os dois lados.
No Supremo Tribunal Federal, aumenta o número de ministros que não poupam Dilma por deixar de indicar, desde julho do ano passado, o sucessor de Joaquim Barbosa. Ela vem sendo acusada de desídia e de manobras pouco éticas para permanecer desfalcada uma das Turmas da corte. Se espera contar com os ministros que nomeou, fica a hipótese cada vez mais remota.
Mesmo no seu quintal, a chefe do governo não parece à vontade. Ministros se engalfinham, assim como ministros saltam de banda, deixando claro não se conformarem com as recentes mudanças na estratégia oficial, que era e não é mais de beneficiar os trabalhadores e os pobres. A última paulada nos assalariados menos favorecidos foi o corte no subsídio de luz para cinco milhões de famílias. Nem o vice-presidente Michel Temer pode concordar com tamanha maldade. Se comparecer a conciliábulos palacianos, será para ficar calado.
Falta referir outro personagem, dentro da casa da Dilma, que ao contrário de suas aparições públicas, mais a vem censurando nas últimas semanas: o Lula. Nem é preciso demonstrar o desgaste de um afastamento que, faz pouco, tornou-se ostensivo.
Em suma, a presidente encontra-se cada vez mais sozinha. Se a poeira não baixar, ninguém garante que mantenha o poder até 2018. Está abandonada por todos. Ou terá sido ela que os abandonou?

DILMA EXCLUI 5,8 MILHÕES FAMÍLIAS DA TARIFA SOCIAL DE ENERGIA

ESTELIONATO ELEITORAL
QUASE METADE DOS USUÁRIOS DO PROGRAMA DE TARIFA SOCIAL DA BAIXA RENDA FOI EXCLUÍDA PELO GOVERNO
Publicado: 04 de março de 2015 às 10:49 - Atualizado às 15:28
Redação
  •  
  •  
  •  
   
ANEEL DIZ QUE FAMÍLIAS NÃO SE ENQUADRAM MAIS NOS CRITÉRIOS DO PROGRAMA (FOTO: ESTADÃO CONTEÚDO)
Apºos prometer reducação da conta de luz nno ano eleitoral de 2014, a presidente Dilma determinou a exclusão de 5,8 milhões de famílias do programa Tarifa Social da Baixa Renda neste ano. É quase metade do total de beneficiados. O programa, que concede desconto na conta de luz de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, era uma das principais bandeiras dos governos petistas.
Até o ano passado, 13,1 milhões de famílias tinham direito à Tarifa Social, programa que concede descontos escalonados de 10% a 65% na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alega que as famílias excluídas do programa não se enquadram mais nos critérios exigidos pelo governo.
"Nossa preocupação foi garantir que todos que merecem o benefício continuem recebendo e assegurar que quem não faz jus ao programa não seja subsidiado", disse o diretor da Aneel Tiago de Barros Correia.
Todas as pessoas excluídas tiveram problemas com o cadastro único para programas sociais do governo, exigido para a concessão do benefício. Para ter direito ao desconto na conta de luz, é preciso estar em dia com o cadastro do Número de Identificação Social (NIS), feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Cerca de 2,801 milhões de famílias perderam o benefício porque deixaram de atualizar o cadastro nos últimos dois anos. Para esse grupo, o desconto deixou de valer em 1.º de março.
A duplicidade de cadastro resultou na retirada de 909,6 mil famílias. Era o caso em que um mesmo NIS era usado em mais de uma residência. Somente o primeiro endereço cadastrado foi mantido. Esse grupo perdeu o desconto em 1º de janeiro.
Outros 2,185 milhões de famílias perderam o direito ao benefício por não terem sido localizadas no cadastro ou por terem renda superior a 0,5 salário mínimo. Esse grupo perdeu o desconto em 1.º de novembro.
Ao todo, foram 5,8 milhões famílias excluídas, ou 45% do total de beneficiários de 2014, que somava 13,1 milhões. Até o ano passado, cerca de 60% dos beneficiários eram do Nordeste e 20% do Sudeste. O restante se dividia de forma semelhante no Norte, Sul e Centro-Oeste.
A Aneel informou que não fechou o número total de beneficiários excluídos. A agência reconheceu que o potencial de exclusão era de 5,8 milhões, mas, ao fazer o orçamento do programa neste ano, considerou que 5 milhões deixariam o programa.
Custo. O programa Tarifa Social consumirá R$ 2,166 bilhões neste ano, ante R$ 2,099 bilhões em 2014. Até o ano passado, o Tesouro bancava o custo.
Neste ano, ele será pago por todos os consumidores, que tiveram um aumento extra na conta de luz. Por causa dos aumentos expressivos da conta de luz neste ano, o gasto foi praticamente mantido, apesar dos milhões de famílias excluídas. Se ninguém tivesse perdido o benefício, o gasto seria de R$ 2,78 bilhões em 2015.
O programa funciona de forma escalonada, como o recolhimento de Imposto de Renda. Uma família com consumo mensal de 250 kWh paga os primeiros 30 kWh com 65% de desconto; a faixa entre 31 kWh e 100 kWh com 40% de desconto; a parcela entre 101 kWh e 220 kWh com 10% de desconto; e a parte acima de 220 kWh sem desconto algum.

ELEVADORES PARA MINHA CASA MINHA VIDA

Dilma Rousseff anunciou que o governo vai incluir a instalação de elevadores no programa "Minha Casa, Minha Vida", em locais onde o terreno for muito caro, para viabilizar a construção de mais unidades.

CARACARÁ NOS CUIDADOS DA SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Hoje está sendo feito hoje um belo trabalho da Secretaria de Serviços Públicos de Sobral a arborização do distrito de Caracará.Parabéns aos secretários da pasta Jorge Trindade e Eugênio Eugenio Parceli

ALTA DOS PREÇO ESVAZIA CESTA BÁSICA CADA DIA

Dura realidade! O que você tem feito para driblar a alta dos preços nos supermercados?

CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA CONVIVÊNCIA COM A SECA

Vereadora CHRISTIANNE COELHO autora do REQUERIMENTO de numero 229/15... Presidiu ontem dia 03/03, AUDIÊNCIA PÚBLICA com a presença do comitê de monitoramento das ações de convivência com a seca. 
Várias autoridades se fizeram presentes representado diversos órgãos de nossa cidade.

INTA ALUNOS FAZEM GREVE CONTRA AUMENTO DO FIES

MOVIMENTO AGORA A POUCO NA FACULDADE INTA CONTRA O AUMENTO ABUSIVO DA FACULDADE NO VALOR DO FIES. MATÉRIA COMPLETA NO SITE www.plantaoalerta.com


CID GOMES É CONVOCADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA DAR EXPLICAÇÕES DE DECLARAÇÕES

Declarações do ministro incendiaram a Câmara e provocaram uma crise institucional com a presidente Dilma.
CEARANEWS7.COM.BR


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) a convocação do ministro da Educação, Cid Gomes, para explicar declaração de que a Casa possui de 300 a 400 membros que achacam. O requerimento foi aprovado com 280 votos favoráveis, 102 contrários e 4 abstenções.

A declaração foi feita a uma plateia de estudantes da Universidade Federal do Pará na sexta-feira (27). A pretexto de defender a gestão de Dilma Rousseff, o ministro atacou o Legislativo. O verbo '"achacar" significa extorquir dinheiro e é usado para fazer referência a casos de chantagem.  O termo também pode ser usado no sentido de causar aborrecimento ou desagrado e fazer denúncia ou queixa.

“Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que, quanto pior, melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil, porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas”, declarou Cid.

A fala de Gomes causou forte indignação entre os líderes da oposição na Câmara, que se mobilizaram atrás de assinaturas para o requerimento de convocação.

Pouco antes da votação, Cunha chamou Cid de “mal educado” e cobrou a presença dele. “Ele vai ter que vir aqui explicar quem são os achacadores do Congresso. Um governo que tem como lema pátria educadora não pode ter um ministro da Educação mal educado. Então, nós precisamos colocar isso efetivamente à prova”, afirmou.

Momento crítico
A convocação do ministro ocorre em um momento crítico no relacionamento do Planalto com seus aliados no Congresso. No últimos dias, uma série de medidas tomadas por parlamentares têm gerado incômodo para o governo. Na semana passada, uma nova CPI para investigar denúncias contra a Petrobras foi instalada na Câmara. Outra medida polêmica foi a inclusão na pauta do plenário de projeto que estende para aposentados o reajuste no salário mínimo, o que gera impacto nas contas públicas.

No Senado, a relação com o Executivo também passa por momento delicado. Nesta terça-feira (3), o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), devolveu à Presidência da República medida provisória encaminhada na sexta-feira que reduz o benefício da desoneração da folha de pagamento. No dia anterior, Renan já havia se recusado a participar de jantar oferecido pela presidente Dilma à cúpula do PMDB.

O líder do DEM, Mendonça Filho (PE), defendeu a convocação do ministro para “apontar quem são os achacadores”. “Achacar é crime. Se o ministro tem conhecimento de que algum parlamentar que o achacou e cometeu crime, ele tem obrigação de representar o parlamentar junto à Procuradoria Geral da República. Do contrário, ele está prevaricando”, disse.

Da tribuna, o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), reconheceu que a declaração do ministro foi “infeliz”, mas disse não ver motivo “para um processo de radicalização”. Ele ressaltou que “a posição do governo não é a do ministro” e defendeu que o melhor seria acertar a ida dele para esclarecer a questão. “Essa declaração recai sobre todos nós e não considero que seja justa com a Casa”, afirmou.

O líder do PROS na Câmara, Domingos Neto (CE), criticou a convocação do ministro. Ele chegou a propor que, no lugar da convocação, fosse aprovado um convite ao titular da Educação, que tem um peso político menor uma vez que o convite não obriga o comparecimento, ao contrário de uma convocação.

“O ministro tem, quinzenalmente, tido reuniões com os parlamentares e isso faz com que a necessidade de convocação seja nula”, afirmou. “[A convocação] É um movimento 100% político”, disse. Para Neto, a declaração do ministro foi divulgada fora de contexto.

CÂMARA DÁ DE BENGALA EM DILMA

O texto aprovado foi o original que veio do Senado. A comissão especial na Câmara criada para analisar a PEC chegou a aprovar em 2006 um texto substitutivo que ampliava o alcance da proposta para todos os servidores públicos. No entanto, os líderes partidários fecharam um acordo na semana passada, em uma reunião com ministros de tribunais superiores e do TCU, de votar o texto conforme aprovado no Senado.

A aprovação é mais um revés para o Palácio do Planalto, que é contrário ao texto porque vai tirar da presidente Dilma Rousseff o direito de indicar cinco novos ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF) até o final do seu segundo mandato.

Até 2018, cinco ministros terão completado 70 anos: Celso de Mello (novembro de 2015); Marco Aurélio Mello (julho de 2016); Ricardo Lewandowski (maio de 2018); Teori Zavascki (agosto de 2018); e Rosa Weber (outubro de 2018).

Antes de nomear os substitutos desses ministros, a presidente ainda precisa indicar quem ocupará a vaga ainda aberta de Joaquim Barbosa, que se aposentou no ano passado, antes de completar 70 anos.

O deputado Silvio Costa (PSC-PE) subiu à tribuna na condição de vice-líder do governo para discursar contra a PEC.

"Estão querendo votar a favor não por causa do conteúdo da PEC, mas por causa do conteúdo político para a presidente Dilma não ter direito de indicar ministros do Supremo", criticou.

Plenário da Câmara discute PEC da Bengala (Foto: Fernanda Cagaro / G1)
Por se tratar de uma alteração constitucional, a medida ainda precisará ser votada em um segundo turno na Casa. A matéria já havia sido aprovada pelo Senado em dois turnos e ficou parada na Câmara por quase uma década.
Em mais uma derrota do governo Dilma Rousseff, a Câmara aprovou o primeiro turno da Proposta de Emenda Constitucional que amplia de 70 para 75 anos a idade máxima para a aposentadoria de ministros dos Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas da União e dos demais tribunais superiores. Conhecida como PEC da Bengala, a emenda vai tirar da presidente Dilma Rousseff o direito de indicar cinco ministros do STF durante este segundo mandato. A emenda foi aprovada por 318 votos a favor - 131 contra e 10 abstenções - e terá ainda que ser votada em segundo turno, para que a votação seja concluída.
O governo vinha se mobilizando desde a legislatura passada para evitar a votação, mas desde que assumiu a presidência o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou votaria a emenda. Deputados do PT encaminharam contra a aprovação da emenda, acusando-a de ser casuística.
De O Globo – Isabel Braga