Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2016

RIO 2016 - FAVELA OLÍMPICA

Richard Hinds, jornalista do The Daily Telegraph, não poupou críticas à Vila Olímpica e fuzilou: “É uma favela olímpica” O artigo foi publicado hoje (26)  Hinds…
DIARIODOBRASIL.ORG

Registro de candidatura - Ata da convenção terá que ser entregue de imediato em Fortaleza


Visando a eleição municipal em outubro próximo, os 13 cartórios eleitorais de Fortaleza têm preparado a logística de funcionamento e ações a serem desenvolvidas para atender as demandas do processo eleitoral. Ontem, por exemplo, os servidores se reuniram no Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema, para definir medidas para dar agilidade a entrega dos pedidos dos registros de candidaturas até o dia 15 de agosto. A partir deste dia, a Justiça Eleitoral começa a trabalhar em regime de plantão, de 7h às 19h.

Com o início das convenções, a partir do último dia 20, os partidos devem entregar a ata da reunião 24 horas após a convenção. Apenas após a entrega da ata é que os partidos podem entrar com o pedido de registro das candidaturas.

"Um documento obrigatório que tem que constar no processo dos partidos. Antes da entrega do pedido de registro é necessário que eles entreguem essa ata. A gente recebeu uma ata e a expectativa é que recebamos nesses dias várias atas. Vai direto para a juíza eleitoral e a gente tem que dar publicidade aqui no Fórum e a lista de presença da convenção", destaca Eduardo Figueiredo.

O primeiro a entregar a ata da convenção foi o candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PSTU, o operário da construção civil Francisco Gonzaga. O evento aconteceu no dia 22 passado. A professora Nivânia Amâncio é a vice-prefeita da chapa. Conforme o servidor da Justiça Eleitoral, não foi dada publicidade da ata em razão de o responsável pelo partido não ter assinado o documento. O PSTU já teria sido notificado pela Justiça para corrigir o erro.

Servidores

Hoje, estão previstas duas reuniões com representantes de partidos políticos. Uma pela manhã para tratar sobre propaganda eleitoral e do poder de polícia em Fortaleza e outra à tarde para discutir sobre o registro de candidatura. A propaganda eleitoral é outro tema que preocupa o pessoal da Justiça Eleitoral, também em razão das mudanças impostas pela nova legislação eleitoral.

Na reunião de ontem, servidores das zonas eleitorais responsáveis pelo registro de candidaturas definiram a organização para o Dia D, 15 de agosto, prazo final para a entrega dos pedidos. De acordo com o chefe do cartório da 112ª zona eleitoral, Eduardo Figueiredo, apesar de ser feriado na Capital, o funcionamento vai acontecer de 8h às 19h.

Ao todo, 80 servidores participam do processo no auditório do Fórum Eleitoral. "Como os partidos historicamente deixam para o último dia para se organizar, a gente faz o dia D, uma força tarefa das cinco zonas para receber registro e notificar se houver alguma pendência para resolver a pendência", explica.

Eduardo aponta que as zonas têm se reunido também para treinar o sistema de candidaturas que vai alimentar as urnas eletrônicas e em breve os partidos também deve ser treinados para realizar o procedimento. "Desde o dia 20 os partidos podem fazer as convenções e entregar as documentações necessárias ao TRE", disse.

TRE ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 - FONE 148

ÚLTIMA HORA


Justiça Eleitoral busca ampliar diálogo com eleitor e partidos

Por meio do número 148, qualquer cidadão pode denunciar desvios de conduta de partidos e candidatos ao TRE-CE

EMPRESAS EM CRISE NO CEARÁ LEVA A FECHAMENTO

PRIMEIRO SEMESTRE
CE: fechamento de empresas salta 31,5%; abertura sobe 4,3%

Estado perdeu 13.257 negócios entre janeiro e junho deste ano, de acordo com dados da Junta Comercial
Para o economista Alex Araújo, os números do último semestre refletem o cenário atual da economia do Estado e do País ( Foto: Bruno Gomes )

O Ceará perdeu 13.257 empresas no primeiro semestre deste ano, número que representa um crescimento de 31,5% em relação às 10.081 unidades extintas em igual período de 2015. Em contrapartida, foram constituídos 30.328 negócios, um aumento de 4,34% na comparação com o número observado de janeiro a junho do ano passado. Atualmente, são 682.668 empresas ativas de pequeno, médio e grande portes em território cearense.

De acordo com a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) - responsável pela compilação dos os dados referentes à abertura e fechamento de empresas -, 6.865 das 13.257 empresas (51,7%) que fecharam as portas no primeiro semestre de 2016 atuavam no comércio, 32,6% (4.330) eram do segmento de serviços, 14,4% (1.912) da indústria e 1,1% (150) em outros setores da economia.

O economista Alex Araujo destaca que o aumento no número de negócios fechados no Estado é representativo frente a anos anteriores e está ligado ao atual momento econômico do Brasil.

"As atividades relacionadas ao comércio e aos serviços são mais fáceis de serem abertas, por exigirem menos investimento e burocracia. Geralmente, por presentarem menor robustez, ficam mais vulneráveis em épocas de crise", afirma o economista sobre a dinâmica do mercado cearense na conjuntura atual.

Quanto aos 30.328 negócios abertos no período investigado, 41,7% (12.658) estão ligados ao comércio, 39,5% ( 4.330) aos serviços, 15,2% (1.912) à indústria e 3,4% (1.035) a outros setores produtivos.

No que se refere aos Microempreendedores Individuais (MEIs), foram fechados 8.378 negócios no Estado no primeiro semestre, 25,3% a mais que os 6.683 identificados em igual período de 2015. No entanto, foram formalizados 23.227 MEIs de janeiro a junho deste ano, um crescimento de 10,8% frente aos 20.952 micronegócios abertos nos seis primeiros meses de 2015. Para esta categoria empresarial, a Jucec não tem os dados do semestre de abertura e fechamentos por setor. "A crise econômica também tem feito vários trabalhadores que foram demitidos, até mesmo por causa da extinção de empresas, e não conseguiram se reposicionar do mercado, abrir seus próprios negócios. O empreendedorismo individual, apesar de também ser impactado, vem sendo uma alternativa", afirma Araújo. Hoje, existem no Ceará 193.732 MEIs, de acordo com informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

CICLOVIÁRIO, SISTEMA PARA SOBRAL

LEI N° 1486 DE 03 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário e uso de bicicleta compartilhada do Município de Sobral.