Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

AS FRIAS NO SN

As paredes das lojas que compõem o tradicional Becco do Cotovelo amanheceram pixadas de caneta e pincel atômico, emporcalhando todo o conjunto tombado pelo Patrimônio Histórico.
Os comerciantes estão indignados e pedirão as autoridades policiais que solicitem as imagens das câmeras de segurança. A Justiça Eleitoral também será acionada, haja visto que, propagandas de um determinado candidato a governador foram pregadas em toda a extensão do Becco.

PESQUISA DATAFOLHA DE 20 DE OUTUBRO DE 2014

#hashtag: Viral usa dados antigos para atacar o Datafolha

O mais novo viral sobre eleições tem como alvo o Datafolha, mais precisamente a última pesquisa para as eleições presidenciais. O resultado, divulgado na noite da segunda-feira (20), mostra uma virada de Dilma Rousseff (PT) sobre Aécio Neves (PSDB) -mas ... Leia post completo no blog Leia mais (10/21/2014 - 16h26)

Datafolha: Dilma tem 52%, e Aécio, 48%

A seis dias das eleições, é a primeira vez que a presidente-candidata aparece numericamente à frente do tucano no segundo turno

Segundo o levantamento divulgado pelo Datafolha, a presidente Dilma Rousseff passou pela primeira vez Aécio Neves nas intenções de voto para o segundo turno das eleições.
Dilma aparece com 52% dos votos válidos (que desconsideram os brancos e nulos), contra 48% de Aécio. Mas, apesar da vantagem numérica da presidente, os dois candidatos permanecem tecnicamente empatados no limite da margem de erro.
Considerando todos os votos, Dilma tem 46% das intenções de voto, três pontos percentuais a mais que o registrado na última pesquisa. Aécio aparece com 43%, dois pontos a menos.
Esta também é a primeira pesquisa do instituto que mostra a taxa de rejeição de Aécio numericamente maior do que a de Dilma. Os que não votarão em Aécio "de jeito nenhum" são 40%, dois pontos percentuais a mais que o mostrado no último levantamento.
Os que não votariam em Dilma foram 39% dos eleitores, três pontos a menos.
O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios na última segunda-feira.
Pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 52% das intenções de votos válidos (excluídos brancos e nulos), contra 48% do adversário do PSDB, Aécio Neves. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados – no limite da margem de erro –, mas, em comparação aos dois levantamentos anteriores feitos pelo instituto no segundo turno, é a primeira vez que a petista aparece numericamente à frente do tucano – o cenário era de 51% a 49% a favor dele.

Se considerados os 5% dos entrevistados que pretendem votar em branco ou nulo, além de 6% de indecisos, Dilma tem 46% das intenções de votos, e Aécio marca 43%.

Segundo o instituto, a taxa de rejeição a Aécio ultrapassou os índices de Dilma: 40% e 39%, respectivamente. O instituto atribui o crescimento dela à melhora na avaliação de governo – 42% disseram aprovar sua gestão, o melhor desempenho desde as manifestações de junho do ano passado.

A pesquisa foi feita nesta segunda-feira com 4.389 eleitores, em 257 municípios, e está registrada sob o protocolo BR 01140/2014.

METRÔ DE SOBRAL FUNCIONARÁ EXPERIMENTALMENTE DIA 22 DE OUTUBRO

Na próxima quarta-feira, dia 22, o Metrô de Sobral começará a operar,experimentalmente,das 8 horas até às 12 horas, de segunda até sexta-feira.
metro sobral

Fonte: Prefeito Municipal de Sobral José Clodoveu de Arruda Coêlho (Veveu) - 
Dia 20 de outubro de 2014 - facebook
É mais um conquista que o Governador Cid assegura para a população sobralense.


Metrô de Sobral

O projeto do Metrô de Sobral surge como uma necessidade de estruturação das cidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade destes municípios, de modo a aliviar a pressão migratória sobre a capital cearense. O empreendimento foi concebido pelo Governo do Estado, através da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), em parceria com o Ministério das Cidades, através da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Ao lado deste novo modal de transportes, vários outros investimentos, como a consolidação do pólo universitário, com duas universidades públicas e várias faculdades privadas; o fortalecimento do pólo industrial e, mais recentemente, a construção do Hospital Regional farão de Sobral uma das cidades mais bem preparadas para o desafio do novo milênio que é aliar desenvolvimento com sustentabilidade.

O Projeto Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Sobral surgiu a partir de duas premissas definidas no Plano Diretor do município: aproveitamento da via ferroviária e a definição do vetor transportes como estruturador de desenvolvimento urbano. Existente na paisagem da cidade desde o final do século passado, a via férrea, usada hoje só para carga, funcionou durante muito tempo como barreira à expansão urbana. Hoje, ela contorna o centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste, e servirá para abrigar a Linha Sul do VLT.
A Linha Norte ligará o Pólo Industrial da Grendene, localizada à margem da avenida - onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, - ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos . As duas linhas formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

Dentro do projeto do VLT de Sobral, estão previstas a remodelação de sete quilômetros de via permanente já existente; a implantação de mais cinco quilômetros; a construção de 11 estações de passageiros; do complexo de manutenção, da administração e do centro de controle operacional; e a aquisição de cinco VLTs de dois carros bidirecionais cada, com dupla cabine de comando, tração hidráulica e motorização a diesel.

O projeto executivo está sendo desenvolvido pela empresa MWH e, após a aprovação do edital por parte da CBTU, será lançada a licitação para o início das obras. O projeto do Metrô de Sobral está orçado em cerca de R$ 65 milhões. Serão investidos R$ 1,2 milhão em projetos e supervisão; R$ 20 milhões em material rodante; R$ 2 milhões em desapropriações; e R$ 42 milhões na execução das obras.

HISTÓRICO

Metrô de Sobral começa a funcionar somente em julho
29.05.2014 - Diário do Nordeste

No dia do aniversário da cidade, 5 de julho, está prevista a inauguração do equipamento já bastante aguardado

Sobral. Depois de um ano e oito meses de atraso, o Metrô deste município finalmente ganha uma data de inauguração. Será no dia 5 de julho, data do aniversário da cidade. Funcionará em fase experimental por seis meses, período em que o acesso será gratuito. Durante o mês de maio, o equipamento realizou a fase de testes dinâmicos, tendo à frente o prefeito Veveu Arruda. Esta fase é necessária para, dentre outras ações, verificar o funcionamento dos equipamentos na prática.
O próximo passo será a operação assistida, quando os usuários terão a oportunidade de utilizar o equipamento gratuitamente, durante seis meses. De acordo com o prefeito, quando o Metrô começar a operar integralmente será implantado o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), integrando midi-ônibus e Metrô com sincronização de horários e tarifa única.
"Todo o sistema dará uma cobertura de 95% do território de Sobral, o que vai garantir que todo sobralense esteja a 300 metros de um dos modais, seja um ônibus ou o VLT", explica.
O secretário de Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, também acompanhou os testes das instalações, e explica que o equipamento irá operar com quatro Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e um de reserva. É equipado com ar-condicionado e integrará as 12 estações, distribuídas em duas linhas, uma norte e uma sul, numa extensão total de 13,2 quilômetros. Cada VLT é formado por dois carros, com movimentação bidirecional e velocidade máxima operacional de 60 km/h.
De acordo com a assessoria da Metrofor, o Metrô de Sobral, aproveita hoje a via ferroviária e a definição do vetor transportes como estruturador de desenvolvimento urbano. Existente na paisagem da cidade desde o final do século passado, a via férrea, usada hoje só para carga, contorna o Centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste, e servirá para abrigar a Linha Sul do VLT.
A linha norte ligará o Polo Industrial da Grendene, localizada à margem da avenida - onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, - ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. As duas linhas formam dois "us" invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.
A maior demora se deu no trecho que liga o metrô ao bairro do Junco e à Cohab III, onde é feita uma curva que leva ao Centro da cidade. Várias residências tiveram que ser demolidas e indenizadas. Depois, o vagão não chegou a fazer a curva, tendo que o trecho ser refeito.
Mesmo com as obras concluídas e sem o metrô em movimento, os inconvenientes apontados por moradores e motoristas são inúmeros, e uma das principais reclamações é a falta de educação dos motoristas, que estacionam, trafegam e até mesmo andam na contramão em cima da linha. Segundo a auxiliar de serviços gerais Maya Aparecida Lopes, ela toma o caminho mais longo para casa a fim de evitar o trecho da Av. John Sanford. "Ando de moto e uma vez veio uma Hilux na contramão, quase bate em mim. Desde então evito passar por lá", conta.
Faixa de pedestres
Outro ponto que os pedestres reclamam é o trecho entre as estações Boulevard do Arco e Coração de Jesus. Não há faixas para travessia de pedestres e os arredores possuem diversas escolas. O funcionário público Marcos Gonçalves fala que, quando vai buscar os filhos no colégio, o estresse é tremendo. "O trânsito ali já é um caos, pelo menos 20 a 30 minutos para pegar os meninos, com esse metrô trafegando por lá também vai ser um tormento". Apesar disso, os estudantes já vêm o Metrô como uma saída.
Estudante da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Mario Gomes mora do outro lado da cidade, no Junco, e normalmente tinha que pagar um mototáxi ou fazer o caminho a pé. "Agora, poderei ir até o arco e de lá fica só um pequeno trecho para andar", comemora.
De acordo com a secretária de Urbanismo, Gisela Gomes, o município tem um grande ganho com a implantação do equipamento. Ela afirma que com o novo sistema de transporte público, a expectativa é de que as pessoas passem a deixar mais seus automóveis particulares em casa e passem a usar os coletivos. "A cidade possui alguns polos de geração de tráfego que acabou causando a necessidade dessa criação desse sistema".
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
DEMORA NA INFRAESTRUTURA

Obras do metrô de Sobral aguardam há dois anos prazo para conclusão

30.08.2014 - Diário do Nordeste
Sobral. As obras do metrô neste município já vão completar dois anos de atraso. O projeto tinha previsão de ser concluído em setembro de 2012. A última data de entrega divulgada pelas autoridades responsáveis foi dia 5 de julho deste ano, dia do aniversário da cidade.
Com muitas paradas e dificuldades durante as obras, o metrô passou por um período paralisado quando, em 26 de maio de 2012, o então juiz substituto da Segunda Vara Cível da Comarca de Sobral, Hyldon Masters, suspendeu a licença para a construção do mesmo sob pena de multa diária de R$50 mil.
A decisão foi dada após o Ministério Público do Ceará entrar com ação civil contra a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), o Estado do Ceará e o município de Sobral, alegando que a construção degradaria o meio ambiente e violaria o Plano Diretor da cidade. O MP ainda sustentou que a obra estaria sendo realizada sem planejamento urbano e estudo ambiental.
Esse foi apenas o primeiro entrave da obra, que ainda teve que passar por mais de 20 desapropriações em âmbito judicial, protesto de moradores de diversas vias, e duras críticas da população que transitava pelas ruas em obras.
A maior demora se deu no trecho que liga o metrô ao bairro do Junco e a Cohab III, onde é feita uma curva que leva ao Centro da cidade. Várias residências tiveram que ser demolidas e indenizadas. Depois, o vagão não chegou a fazer a curva, tendo que o trecho ser refeito.
Hoje, os vagões que ficavam em exposição nas paradas do metrô se encontram em uma garagem, tendo saído pela última vez na ocasião da entrega das casas do Programa Minha Casa Minha Vida, no final do mês passado.
Durante o mês de maio, o equipamento realizou a fase de testes dinâmicos, tendo à frente o prefeito Veveu Arruda. Esta fase era necessária para, dentre outras ações, verificar o funcionamento dos equipamentos na prática. O próximo passo, segundo as informações oficiais, será a operação assistida, quando os usuários terão a oportunidade de utilizar o equipamento gratuitamente, durante seis meses.
De acordo com o prefeito, quando o metrô de Sobral começar a operar integralmente será implantado o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), integrando midi-ônibus e Metrô com sincronização de horários e tarifa única. "Todo o sistema dará uma cobertura de 95% do território de Sobral, o que vai garantir que todo sobralense esteja a 300 metros de um dos modais, seja um ônibus ou o VLT", explica.
O secretário de Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, também acompanhou os testes das instalações, e explica que o equipamento irá operar com quatro Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e um de reserva, é equipado com ar-condicionado e integrará as 12 estações, distribuídas em duas linhas, uma norte e uma sul, numa extensão total de 13,2 quilômetros. Cada VLT é formado por dois carros, com movimentação bidirecional e velocidade máxima operacional de 60 km/h. Foi tentado contato com a assessoria de comunicação da Metrofor, mas não foi obtido retorno.
FIQUE POR DENTRO
Motivos diversos contribuiram para o problema
Com dois anos de atraso, diversos motivos impediram a inauguração do metrô em Sobral: Protesto popular; ação judicial; mudanças e adequações no projeto e estudo de impacto ambiental; indenizações de moradores; demolições de casas e estudos de ângulos de curvas na Avenida John Sanford. Com isso, dentro de 15 dias completará dois anos de atraso na conclusão das obras.
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora


DEBATE DE CANDIDATOS NA RECORD EM TOM SUAVE DE PROPOSTAS

19/10/2014 23h58 - Atualizado em 20/10/2014 00h36


22 h · 

VEJA.ABRIL.COM.BDilma e Aécio durante debate realizado pela TV Record, em São Paulo, na noite deste domingo (19) (Foto: Andre Penner/AP Photo)
Os candidatos a presidente Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) trocaram críticas em debate na noite deste domingo (20) na TV Record, mas privilegiaram a discussão de propostas e amenizaram o tom agressivo dos dois confrontos anteriores do segundo turno, o do SBT, na última quinta (16), e o da TV Bandeirantes, na terça (14). O G1 acompanhou em tempo real (veja aqui).
No terceiro e penúltimo debate entre os presidenciáveis no segundo turno, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) usaram informações e fizeram algumas declarações que não correspondem à realidade como ela é. A equipe da Folha aponta quais foram as falhas e os acertos dos presidenciáveis. http://folha.com/no1535164

(Fotomontagem/ Fotos:Eduardo Knapp 19.out.2014/Folhapress)

Presidenciáveis participaram do terceiro debate do 2º turno, na TV Record.

Ataques se deram em torno de temas, sem agressões de caráter pessoal

Durante todo o debate, eles se trataram por "candidato" ou "candidata", sem se dirigirem um ao outro pelos nomes. Aécio chegou a afirmar, logo na primeira questão formulada a ele por Dilma, sobre o Supersimples: "Agradeço a qualidade da sua primeira pergunta". Em seguida, os dois presidenciáveis passaram a fazer acusações um ao outro, mas dentro de questões que abordaram temas de governo.
 

Ao perguntar sobre violência, Aécio disse que a rival "tem problemas com números".
Sobre direitos trabalhistas, Dilma questionou o tucano sobre supostas "medidas impopulares" que tomaria se eleito. Ele respondeu falando em demissões na indústria de São Paulo, apontando os "piores" números de crescimento econômico.
O tucano lembrou falas anteriores da petista de que a inflação está sob controle, mas perguntou por que países vizinhos crescem mais com inflação menor. "A inflação está aí", disse Aécio. "Vocês sempre gostaram de plantar inflação para colher juros", respondeu Dilma.
Em diferentes momentos do debate, os dois divergiram sobre a paternidade de programas sociais. Dilma se referiu ao "meu Bolsa Família". "Não faça isso. O Bolsa Família não é seu", retrucou o candidato. Dilma disse que Aécio questiona algo que "o mundo reconhece".
Quando debateram sobre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Dilma afirmou que o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) proibiu a construção de escolas técnicas. "Não consigo entender essa obsessão de ter um programa para chamar de seu. O seu governo não inventou as escolas técnicas", disse Aécio.
O tucano questionou Dilma sobre a Petrobras. Neste sábado, ela admitiu que houve desvios de recursos na empresa. Ele quis saber se a candidata confia no tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que teria obtido recursos para campanhas do partido por meio da empresa.
"Da última vez que um delator denunciou alguém do seu partido, no caso do metrô e dos trens, o senhor disse que não confiava na palavra de um delator", afirmou Dilma. "Se a senhora acha que houve desvios, a senhora está confiando na palavra do delator. Por que ao longo desses anos não se tomou providência?", indagou o tucano.

Cometa passa raspando por Marte

France Presse
19/10/2014 22h08 - Atualizado em 19/10/2014 22h08
Ilustração mostra o cometa Siding Spring e o planeta Marte, em imagem divulgada pela Nasa. Após viajar bilhões de quilômetros, o cometa proveniente da Nuvem de Oort passará a 140 mil km de Marte, apenas um terço da distância entre a Terra e a Lua (Foto: AFP/Nasa)Ilustração mostra o cometa Siding Spring e o
planeta Marte, em imagem divulgada pela Nasa
(Foto: AFP/Nasa)

Nova passagem do Siding Spring deve acontecer em um milhão de anos. 

Cientistas citam oportunidade única de estudo sobre atmosfera marciana.

Um cometa do tamanho de uma pequena montanha passou raspando por Marte neste domingo, um encontro que acontece uma vez a cada milhão de anos.
O cometa, conhecido como Siding Spring (C/2013 A1), chegou ao ponto mais próximo de marte às 18h27 deste domingo, passando pelo Planeta Vermelho a uma velocidade de 203.000 km/h.
Ele ficou a uma distância de 139.500 km de Marte, menos da metade da distância entre a Terra e a Lua.
Segundo cientistas, a passagem do cometa ofereceu uma oportunidade única de estudo do seu impacto sobre a atmosfera marciana. "É uma ótima oportunidade de aprendizado", comemorou Nick Schneider, da missão da sonda Maven em Marte.
O cometa foi descoberto por Robert McNaught no observatório australiano Siding Spring, em janeiro de 2013. Acredita-se que ele tenha se originado bilhões de anos atrás, na Nuvem de Oort, uma região distante do espaço de onde partem cometas que "permanecem inalterados desde os primeiros dias do Sistema Solar", segundo a Nasa.
O cometa viajou mais de 1 milhão de anos para fazer esta primeira parada em Marte, e só irá retornar dentro de outro milhão de anos, assim que completar uma volta ao redor do Sol.
Antes de o cometa entrar na órbita do Planeta Vermelho, a Nasa reposicionou as naves Mars Reconnaissance Orbiter, Mars Odyssey e Maven, para evitar danos às mesmas causados pelos resíduos do Siding Spring.

PAUTA E TRIBUNA DA 65ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL DE 20 DE OUTUBRO DE 20134



PAUTAS DAS SESSÕES

Clique aqui para ler a pauta de 20/10/2014 - PAUTA DA 65ª SESSÃO ORDINÁRIA - 1ª PRÉVIA

GRANDE EXPEDIENTE - TRIBUNA
ORADORES - 0

ESTUPRO NO CEARÁ CHEGA A 1.832 CASOS EM 2013

 De janeiro a agosto de 2014, 324 mulheres sofreram abusos sexuais em todo o estado. Só na capital, foram 80 casos. De acordo com a delegada adjunta da Delegacia de Defesa da Mulher, Ivana Marques, o número pode ser ainda maior, pois muita mulheres não denunciam os crimes. No entanto, ela ressalta que a implantação de leis que protegem as mulheres, nesse caso, ajudam a encorajá-las a notificar os casos de estupro. “Muitas mulheres que antes não notificavam essas ocorrências, estão se sentindo mais encorajadas e informadas”.

A delegada destaca a importância de denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher. “É importantíssimo, pios ainda estamos inseridos numa sociedade machista, e esse tipo de crime tem que ser combatido, a mulher tem que noticiar”. A pesquisadora do Laboratório de Violência Contra a Mulher da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Socorro Osterne, defende medidas que possam combater crimes de estupro contra a mulher. “Infelizmente, nós não temos uma retaguarda em termos de política pública, capaz de acompanhar esses casos devidamente”.

Em 2013, 1.832 casos de estupro foram registrados no estado do Ceará. Denúncias e violência contra a mulher em Fortaleza, podem ser feitas pelo telefone (85) 3101-2495 ou pelo 190.

Fonte: Tribuna do Ceará

O FOGO CASTIGA A SERRA DO BOQUEIRÃO EM SOBRAL - CE

O flagrante foi registrado no dia 18/10, por volta das 13h30min, na Serra do Boqueirão! O fogo castiga a vegetação seca da referida serra, que parece não ter fim. 

Segundo informações o incêndio teve início com caçadores de animais e aves.


Sobral 24 h Fotos: Jorge Alves

INFLAÇÃO SUPERA PREVISÕES

Dinheiro Público & Cia: Inflação supera previsões desde 2010; sob Dilma, BC erra mais que mercado

A inflação anual supera as previsões do Banco Central e dos analistas de mercado desde 2010. No governo Dilma Rousseff, os erros dos cálculos oficiais superam os dos bancos e consultorias privadas. O gráfico abaixo compara as estimativas para o ... Leia post completo no blog Leia mais (10/20/2014 - 11h15)