Na próxima quarta-feira, dia 22, o Metrô de Sobral começará a operar,experimentalmente,das 8 horas até às 12 horas, de segunda até sexta-feira.
Fonte: Prefeito Municipal de Sobral José Clodoveu de Arruda Coêlho (Veveu) -
Dia 20 de outubro de 2014 - facebook
É mais um conquista que o Governador Cid assegura para a população sobralense.
Metrô de Sobral
O projeto do Metrô de Sobral surge como uma necessidade de estruturação das cidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade destes municípios, de modo a aliviar a pressão migratória sobre a capital cearense. O empreendimento foi concebido pelo Governo do Estado, através da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), em parceria com o Ministério das Cidades, através da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Ao lado deste novo modal de transportes, vários outros investimentos, como a consolidação do pólo universitário, com duas universidades públicas e várias faculdades privadas; o fortalecimento do pólo industrial e, mais recentemente, a construção do Hospital Regional farão de Sobral uma das cidades mais bem preparadas para o desafio do novo milênio que é aliar desenvolvimento com sustentabilidade.
O Projeto Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Sobral surgiu a partir de duas premissas definidas no Plano Diretor do município: aproveitamento da via ferroviária e a definição do vetor transportes como estruturador de desenvolvimento urbano. Existente na paisagem da cidade desde o final do século passado, a via férrea, usada hoje só para carga, funcionou durante muito tempo como barreira à expansão urbana. Hoje, ela contorna o centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste, e servirá para abrigar a Linha Sul do VLT.
A Linha Norte ligará o Pólo Industrial da Grendene, localizada à margem da avenida - onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, - ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos . As duas linhas formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.
Dentro do projeto do VLT de Sobral, estão previstas a remodelação de sete quilômetros de via permanente já existente; a implantação de mais cinco quilômetros; a construção de 11 estações de passageiros; do complexo de manutenção, da administração e do centro de controle operacional; e a aquisição de cinco VLTs de dois carros bidirecionais cada, com dupla cabine de comando, tração hidráulica e motorização a diesel.
O projeto executivo está sendo desenvolvido pela empresa MWH e, após a aprovação do edital por parte da CBTU, será lançada a licitação para o início das obras. O projeto do Metrô de Sobral está orçado em cerca de R$ 65 milhões. Serão investidos R$ 1,2 milhão em projetos e supervisão; R$ 20 milhões em material rodante; R$ 2 milhões em desapropriações; e R$ 42 milhões na execução das obras.
HISTÓRICO
Metrô de Sobral começa a funcionar somente em julho
29.05.2014 - Diário do Nordeste
No dia do aniversário da cidade, 5 de julho, está prevista a inauguração do equipamento já bastante aguardado
Sobral. Depois de um ano e oito meses de atraso, o Metrô deste município finalmente ganha uma data de inauguração. Será no dia 5 de julho, data do aniversário da cidade. Funcionará em fase experimental por seis meses, período em que o acesso será gratuito. Durante o mês de maio, o equipamento realizou a fase de testes dinâmicos, tendo à frente o prefeito Veveu Arruda. Esta fase é necessária para, dentre outras ações, verificar o funcionamento dos equipamentos na prática.
O próximo passo será a operação assistida, quando os usuários terão a oportunidade de utilizar o equipamento gratuitamente, durante seis meses. De acordo com o prefeito, quando o Metrô começar a operar integralmente será implantado o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), integrando midi-ônibus e Metrô com sincronização de horários e tarifa única.
"Todo o sistema dará uma cobertura de 95% do território de Sobral, o que vai garantir que todo sobralense esteja a 300 metros de um dos modais, seja um ônibus ou o VLT", explica.
O secretário de Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, também acompanhou os testes das instalações, e explica que o equipamento irá operar com quatro Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e um de reserva. É equipado com ar-condicionado e integrará as 12 estações, distribuídas em duas linhas, uma norte e uma sul, numa extensão total de 13,2 quilômetros. Cada VLT é formado por dois carros, com movimentação bidirecional e velocidade máxima operacional de 60 km/h.
De acordo com a assessoria da Metrofor, o Metrô de Sobral, aproveita hoje a via ferroviária e a definição do vetor transportes como estruturador de desenvolvimento urbano. Existente na paisagem da cidade desde o final do século passado, a via férrea, usada hoje só para carga, contorna o Centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste, e servirá para abrigar a Linha Sul do VLT.
A linha norte ligará o Polo Industrial da Grendene, localizada à margem da avenida - onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, - ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. As duas linhas formam dois "us" invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.
A maior demora se deu no trecho que liga o metrô ao bairro do Junco e à Cohab III, onde é feita uma curva que leva ao Centro da cidade. Várias residências tiveram que ser demolidas e indenizadas. Depois, o vagão não chegou a fazer a curva, tendo que o trecho ser refeito.
Mesmo com as obras concluídas e sem o metrô em movimento, os inconvenientes apontados por moradores e motoristas são inúmeros, e uma das principais reclamações é a falta de educação dos motoristas, que estacionam, trafegam e até mesmo andam na contramão em cima da linha. Segundo a auxiliar de serviços gerais Maya Aparecida Lopes, ela toma o caminho mais longo para casa a fim de evitar o trecho da Av. John Sanford. "Ando de moto e uma vez veio uma Hilux na contramão, quase bate em mim. Desde então evito passar por lá", conta.
Faixa de pedestres
Outro ponto que os pedestres reclamam é o trecho entre as estações Boulevard do Arco e Coração de Jesus. Não há faixas para travessia de pedestres e os arredores possuem diversas escolas. O funcionário público Marcos Gonçalves fala que, quando vai buscar os filhos no colégio, o estresse é tremendo. "O trânsito ali já é um caos, pelo menos 20 a 30 minutos para pegar os meninos, com esse metrô trafegando por lá também vai ser um tormento". Apesar disso, os estudantes já vêm o Metrô como uma saída.
Estudante da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Mario Gomes mora do outro lado da cidade, no Junco, e normalmente tinha que pagar um mototáxi ou fazer o caminho a pé. "Agora, poderei ir até o arco e de lá fica só um pequeno trecho para andar", comemora.
De acordo com a secretária de Urbanismo, Gisela Gomes, o município tem um grande ganho com a implantação do equipamento. Ela afirma que com o novo sistema de transporte público, a expectativa é de que as pessoas passem a deixar mais seus automóveis particulares em casa e passem a usar os coletivos. "A cidade possui alguns polos de geração de tráfego que acabou causando a necessidade dessa criação desse sistema".
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
DEMORA NA INFRAESTRUTURA
Obras do metrô de Sobral aguardam há dois anos prazo para conclusão
30.08.2014 - Diário do Nordeste
Sobral. As obras do metrô neste município já vão completar dois anos de atraso. O projeto tinha previsão de ser concluído em setembro de 2012. A última data de entrega divulgada pelas autoridades responsáveis foi dia 5 de julho deste ano, dia do aniversário da cidade.
Com muitas paradas e dificuldades durante as obras, o metrô passou por um período paralisado quando, em 26 de maio de 2012, o então juiz substituto da Segunda Vara Cível da Comarca de Sobral, Hyldon Masters, suspendeu a licença para a construção do mesmo sob pena de multa diária de R$50 mil.
A decisão foi dada após o Ministério Público do Ceará entrar com ação civil contra a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), o Estado do Ceará e o município de Sobral, alegando que a construção degradaria o meio ambiente e violaria o Plano Diretor da cidade. O MP ainda sustentou que a obra estaria sendo realizada sem planejamento urbano e estudo ambiental.
Esse foi apenas o primeiro entrave da obra, que ainda teve que passar por mais de 20 desapropriações em âmbito judicial, protesto de moradores de diversas vias, e duras críticas da população que transitava pelas ruas em obras.
A maior demora se deu no trecho que liga o metrô ao bairro do Junco e a Cohab III, onde é feita uma curva que leva ao Centro da cidade. Várias residências tiveram que ser demolidas e indenizadas. Depois, o vagão não chegou a fazer a curva, tendo que o trecho ser refeito.
Hoje, os vagões que ficavam em exposição nas paradas do metrô se encontram em uma garagem, tendo saído pela última vez na ocasião da entrega das casas do Programa Minha Casa Minha Vida, no final do mês passado.
Durante o mês de maio, o equipamento realizou a fase de testes dinâmicos, tendo à frente o prefeito Veveu Arruda. Esta fase era necessária para, dentre outras ações, verificar o funcionamento dos equipamentos na prática. O próximo passo, segundo as informações oficiais, será a operação assistida, quando os usuários terão a oportunidade de utilizar o equipamento gratuitamente, durante seis meses.
De acordo com o prefeito, quando o metrô de Sobral começar a operar integralmente será implantado o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), integrando midi-ônibus e Metrô com sincronização de horários e tarifa única. "Todo o sistema dará uma cobertura de 95% do território de Sobral, o que vai garantir que todo sobralense esteja a 300 metros de um dos modais, seja um ônibus ou o VLT", explica.
O secretário de Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, também acompanhou os testes das instalações, e explica que o equipamento irá operar com quatro Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e um de reserva, é equipado com ar-condicionado e integrará as 12 estações, distribuídas em duas linhas, uma norte e uma sul, numa extensão total de 13,2 quilômetros. Cada VLT é formado por dois carros, com movimentação bidirecional e velocidade máxima operacional de 60 km/h. Foi tentado contato com a assessoria de comunicação da Metrofor, mas não foi obtido retorno.
FIQUE POR DENTRO
Motivos diversos contribuiram para o problema
Com dois anos de atraso, diversos motivos impediram a inauguração do metrô em Sobral: Protesto popular; ação judicial; mudanças e adequações no projeto e estudo de impacto ambiental; indenizações de moradores; demolições de casas e estudos de ângulos de curvas na Avenida John Sanford. Com isso, dentro de 15 dias completará dois anos de atraso na conclusão das obras.
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora