Dados do Instituto Sou da Paz, apenas 37% dos homicídios praticados em 2019 geraram denúncias à Justiça até o final de 2020; índice foi de 44% no ano anterior, segundo pesquisa “Onde Mora a Impunidade”. Apesar de quase 40 mil pessoas serem vítimas de homicídios todos os anos no Brasil, com 76% desses crimes tendo sido praticados com armas de fogo, o país ainda enfrenta o enorme desafio de conseguir esclarecer a maioria desses assassinatos e sem saber com precisão qual o percentual deles foram solucionados em cada estado.Nos Estados Unidos, a taxa de resolutividade criminal é de 65%, no Reino Unido é de 90% e na França é de 80%. O Brasil vive o século do Abolicionismo penal. A crise de criminalidade no Brasil é resultado da impunidade, precisa-se de uma Reestruturação da Policia, uma retomada dos Presídios, uma Reformulação da lei penal e a implementação de um sistema de educação voltada para o trabalho.
No brasil o crime é mau investigado, o que se faz é tentar esclarecer, mas ser esclarecido não significa que o agente seja preso,
condenado, ou permaneça o tempo necessário – pedagógico na cadeia. Sem a presença de uma Lei impositiva, forte, sem a confiança nas instituições, o tecido social se rompe e o pais vira um verdadeiro inferno. Ao que se parece, o desastre da segurança pública no Brasil é um projeto defendido por muitos deputados, senadores, governadores e residente. O “Relativismo Moral” no país transformou a nossa bandeira em um pais da bandidolatria.
As instituições públicas devem buscar, imediatamente a discussão científica da Segurança Pública, no Brasil, ao que parece, as faculdades e universidades existem apenas para formar profissionais, distantes de uma realidade social, precisamos mudar esta realidade.
#eleniltonroratto
#observatóriocriminalarenanotícias


