Pesquisar este blog

sábado, 27 de dezembro de 2014

Massapê no Ceará com 127 casos de sarampo

ZONA NORTE
Massapê é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 era de 35.201 habitantes. Fica ainda nesta cidade o Açude Acaraú Mirim
Resultado de imagem para massape ceara fotos
tabela

Sobral A Zona Norte apresenta índices alarmantes de sarampo. A divulgação do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado aponta cidades da Região com os índices mais altos de casos por habitantes, com destaque para os meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Por isso, ostenta a liderança do quadro estadual dos casos confirmados da doença.

Dentre os 607 casos confirmados no Estado, Massapê possui 127 casos e Sobral 83, perdendo apenas para Fortaleza, que conta com 257. Massapê também ficou com o maior índice de casos por 100 mil habitantes, de 352,4, sendo seguido por Uruburetama, com 300,7, Forquilha, 80,2, Martinópole, com 57,4; Meruoca com 42,7 e Sobral, com 43, todas na Zona Norte do Estado. A campanha de vacinação foi prorrogada até 31 de dezembro. Ao todo, foram notificados 1.733 casos suspeitos de sarampo no Estado, entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014.Dentre os casos notificados 35,02%, o equivalente a 607 casos, foram confirmados, e 111 estão em investigação epidemiológica.

A semana epidemiológica com o maior número de casos confirmados foi a do dia três a nove de agosto, com 6,75% das confirmações de todo o surto. Nos casos confirmados no Ceará, 26,35% , o equivalente a 160 casos, são em crianças com idade abaixo de um ano. Desses 160 casos, 53 são em crianças com menos de seis meses de idade, e 107 têm entre seis meses e um ano. O boletim informa que o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mantêm o estado de alerta aos municípios, hospitais, clínicas, unidades de saúde, laboratórios, portos, municípios limites com outros Estados sobre orientações de detecção, diagnóstico e medidas de prevenção e controle do sarampo.

Em caso de suspeita, a Sesa indica a realização de bloqueio vacinal com a vacina tríplice viral, que é efetiva contra sarampo, caxumba e rubéola, observando sempre o cartão de vacinação. Para crianças, é necessário comprovar duas doses da vacina, com intervalo mínimo de 30 dias. Para adolescentes até 19 anos, é preciso comprovar duas doses da vacina com intervalo mínimo de 30 dias. Para adultos a partir de 20 anos, apenas uma dose comprovada.

Outra ferramenta de prevenção é a educação em saúde na comunidade, abordando de forma clara e simples como prevenir e controlar as doenças e o dever de cada cidadão de informar ao serviço de saúde mais próximo de sua casa a existência de um caso suspeito de sarampo, rubéola ou SRC.

Dentre as medidas que estão sendo tomadas pelos órgãos competentes, há uma reunião semanal com Grupo Técnico composto por representantes da OPAS, do Ministério da Saúde, do Estado, do Município de Fortaleza e dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica dos hospitais para definição de estratégias a serem realizadas e realização de campanha de vacinação indiscriminada para crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos em Fortaleza e Região Metropolitana e em municípios com casos fortemente suspeitos como Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Chorozinho, Pacajus, Horizonte, Itaitinga, Pacatuba, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Maranguape, Guaiuba, Uruburetama, Beberibe, Trairi e Jaguaribe.

Em casos suspeitos atendidos nos ambulatórios dos hospitais, há o deslocamento de uma equipe de laboratório da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza para as residências, para fazer investigação epidemiológica, coleta de sangue e espécimes clínicos, busca ativa de novos casos e realização de bloqueio vacinal. Nada menos que 1.200 profissionais da área de saúde, dentre médicos, enfermeiros e gestores, estão sendo treinados sobre os aspectos epidemiológicos, diagnóstico clínico e laboratorial do sarampo, além de estratégias de imunização.

Em Sobral, serão promovidos dias "D" nas áreas atendidas pelas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), para intensificação das atividades de vigilância e imunização. Já nos municípios com os índices mais altos de casos por 100 mil habitantes, Massapê e Uruburetama, será realizada a campanha de vacinação seletiva para a população entre cinco e 49 anos.

27.12.2014
A semana epidemiológica com o maior número de casos confirmados foi a de 3 a 9 de agosto, com 6,75%

Prefeitura de Sobral deve realizar concurso público em 2015

SmartAddons.Com
A Prefeitura de Sobral confirmou a realização de um concurso público para a seleção de 818 profissionais nas áreas de Saúde, Segurança, Assistência Social, Gestão, Educação e Urbanismo. O certame deverá ocorrer em 2015.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) no boletim oficial da gestão. A prefeitura divulgou que o concuros irá suprir as vagas já existentes no município para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Saúde, Analista de Sistema e Fiscal de Urbanismo.

Contudo, novas vagas também deverão ser criadas para Agente de Endemias, Guarda Municipal, Administrador, Analista de Controle Interno, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Odontólogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional, dentre outras. A mensagem solicitando a criação dos cargos já foi enviada à Câmara de Vereadores de Sobral, segundo a prefeitura.

A data para a publicação do Edital e a realização do concurso ainda não foi divulgadas.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO NOS TERRENOS NOVOS EM SOBRAL DEIXA JOVEM GRAVE EM HRN

 Neste sábado, dia 27 de dezembro de 2014, por volta das 18 horas e 40 minutos aconteceu  uma tentativa de homicídio na Rua Simão Alves, no bairro Terrenos Novos, . 
 Um indivíduo de alcunha "Pedim", efetuou vários disparos contra um jovem, na região do abdome. 
A vítima foi socorrido para o Hospital Regional Norte por populares e seu estado de saúde é grave

PRESÍDIOS CASA DA MÃE JOANA

Condenado pula muro de presídio para comprar gelo e carvão para churrasco na cadeia http://r7.com/4lSi



4








12.493 visualizações

MANIFESTAÇÕES EM SÃO PAULO MANDAM RECADO A PRESIDENTE

A luta em 2014
Ato mandou um recado à Dilma: se diminuir os recursos voltados a programas sociais e priorizar as demandas do mercado financeiro, os movimentos sociais vão parar o país; ato também atacou os pedidos de impeachment de grupos descontentes com o resultado das eleições
http://www.brasildefato.com.br/node/30541

RELACIONADOS


Manifestação em SP manda recados para governo federal e...
Ato mandou um recado à Dilma: se diminuir os recursos voltados a programas sociais e priorizar as demandas do mercado financeiro, os movimentos...
WWW.BRASILDEFATO.COM.BR

CONFRATERNIZAÇÃO DA IMPRENSA DE SOBRAL

SÁBADO, 27 DE DEZEMBRO DE 2014 


A confraternização da Imprensa Sobralense foi realizada na tarde deste sábado 27 de dezembro de 2014, no Palace Buffet. 

O evento contou com a presença do Prefeito de Sobral, Veveu Arruda.
 Foram distribuídos vários presentes entre os participantes.

Drones alçam voo civil e se instalam de vez na paisagem mundial

27/12/2014 11h15 - Atualizado em 27/12/2014 10h14



Os drones civis foram descobertos pelo grande público em 2014 e, depois do barulho causado na mídia por este setor em desenvolvimento, cada vez mais se torna presente no cotidiano de pessoas comuns.

"O setor dos drones deve explodir mundialmente, de maneira simultânea, com a abertura das regulamentações", estima Emmanuel de Maistre, fundador da Redbird, uma start-up francesa que trabalha com drones com fins industriais.


Até o momento relegados ao uso militar, os drones chegaram ao mundo civil com diversos usos - abrindo novas perspectivas, que vão além da simples captura de imagens.

Eles foram a sensação como presente de Natal este ano.

Leves, macios e fáceis de utilizar, os drones oferecem desempenhos frequentemente melhores do que os obtidos com meios tradicionais (helicópteros, aviões leves, satélites) e "podem ajudar a produzir mais e melhor e, em certos casos, mais barato", avalia a Academia do Ar e do Espaço (AAE).

Na interseção de caminhos entre a aeronáutica civil e a tecnologia de ponta, o uso dos drones é regulamentado pelas autoridades de segurança aérea, embora ofereçam mais novidades tecnológicas do que aeronáuticas.

"Você encontra em um drone tudo o que tem no seu smartphone", explica Emmanuel de Maistre.

O público geral descobriu o uso dos drones durante a cobertura de eventos da atualidade, esportivos e culturais, vistos por novos ângulos graças às imagens aéreas inéditas que eles oferecem.

É especialmente graças a estes "pássaros-robôs" que os meios de comunicação internacionais cobriram acontecimentos como a praça Maidan, em Kiev, ou o Tour de France. No Canadá, faculdades de jornalismo agora dão aulas de reportagens filmadas com a ajuda de drones.

Empresas como a Parrot chegaram ao mercado com drones-câmeras voadores pilotados com a ajuda de um smartphone, segmento que interessa a fabricante de câmeras esportivas norte-americana GoPro.

No momento, o mercado continua engatinhando - cerca de 500 milhões de euros na Europa - longe dos números estimados pela Associação Americana de Fabricantes de Drones (AUVSI). A associação avalia um potencial de criação de 100.000 empregos e 82 bilhões de dólares de lucro em dez anos nos Estados Unidos.

Graças à legislação de 2012, a França tornou-se pioneira no mercado de drones, com um quadro favorável ao desenvolvimento em que despontam figuras como Redbird.

Entre os franceses, o setor emprega cerca de 3.000 pessoas, essencialmente em pequenas empresas especializadas em captura de imagens (90% do mercado atual), movimentando entre 50 a 100 milhões de euros.

Legislação esperada nos EUA

A Redbird vai mais longe, oferecendo a grupos industriais ou mineradores dados para otimizar a exploração de suas redes e mercados, ou permitindo à agricultura aprimorar o uso de agrotóxicos - preservando, assim, o meio ambiente.

Os drones são, principalmente, ferramentas de captura de informação, por isso o interesse de atores do mundo digital, como Amazon, Google ou Facebook, que causaram frisson ao anunciar experiências de entrega em domicílio com o auxílio de drones.

Uma perspectiva dificilmente tangível por ora, tendo em vista as legislações atuais, que proíbem o sobrevoo de zonas residenciais, o voo noturno e impõem "zonas de não-voo" nos arredores de aeroportos.

Segundo os empresários da área, estes anúncios aumentam o lobby para a adoção, em 2015, de uma legislação sobre o uso privado de drones nos Estados Unidos, o que deve dar um grande pontapé nos negócios.

O sócio-fundador da Amazon, Jeff Bezos, avalia que o principal obstáculo dos Estados Unidos não é tecnológico, mas "regulamentar".

A Federal Aviation Authority (FAA) lançou em 2013 uma experiência sobre os drones em seis regiões americanas, e prevê integrar 7.500 mini-drones nos céus americanos até 2018.

Os drones levantam muitas questões, ilustradas por dois incidentes envolvendo aviões de passageiros em 2014, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, colocando em evidência a necessidade de melhores regras e maior formação para os pilotos de drones.

Os drones também suscitam questões em termos de privacidade, já que permitem capturar e conservar imagens pessoais.




AFP