Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

BANCÁRIOS ENCERRAM GREVE

Acaba greve dos bancários e agências voltarão a funcionar normalmente amanhã
Lages, 06/10/2016, CLMais, por Camila Paes
A partir de amanhã, as agências bancárias voltarão a funcionar normalmente. A greve, que durou 30 dias no Brasil e 21 na Serra Catarinense, teve fim após o sindicato aprovar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na manhã de hoje.
De acordo com o representante do sindicato dos bancários, Renato Dambroz, foi aceito o reajuste salarial de 8%, 10% no vale alimentação, 15% na cesta alimentação e R$ 3500 de abono salarial único.
Também foi garantido o aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.

FURACÃO MATTHEW

STJ

Por unanimidade, STJ confirma afastamento de desembargadores do Ceará
Francisco Pedrosa e Sérgia Miranda são investigados por envolvimento em esquema de venda de liminares em plantões judiciais
17:44 | 05/10/2016114801FacebookTwitterGoogle+

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou nesta quarta-feira, 5, a decisão do ministro Herman Benjamin e confirmou o afastamento dos desembargadores Francisco Pedrosa Teixeira e Sérgia Maria Mendonça Miranda, do Tribunal de Justiça do Ceará. Os dois magistrados são investigados pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no esquema de venda de liminares em plantões judiciais.


Na última quinta-feira, 29, o ministro Herman Benjamin decidiu pelo afastamento dos desembargadores. A decisão foi colocada em votação na Corte e aprovada por unanimidade pelos 15 ministros.

Francisco Pedrosa e Sérgia Miranda foram conduzidos coercitivamente na ultima quarta-feira, 28, para prestar depoimento durante a 2ª fase da Operação Expresso 150, da PF. Na ocasião, foram cumpridos 24 mandados de condução coercitiva e 19 de busca e apreensão. Além dos dois magistrados na ativa, o desembargador aposentado Váldsen Alves Pereira também foi levado por policiais federais.

Na 2ª fase da Operação Expresso 150, a PF investiga crimes como associação criminosa, corrupção passiva, tráfico de influência, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Ao todo, 110 policiais federais participaram da ação.

A investigação da PF também colheu diálogos feitos pelo aplicativo WhatsApp. As conversas giram em torno de acertos sobre a venda de liminares.

AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DE IPAUMIRIM-CE É ASSALTADA

Grupo armado explode agência bancária em Ipaumirim/Ce
Sobral 24 hsemSOBRAL 24 HORAS - Há 6 horas
Criminosos fizeram populares de refém e secaram os pneus de viaturas da Polícia. A agência do Banco do Brasil instalada na cidade de Ipaumirim-CE, a 420 quilômetros de Fortaleza, foi alvo de criminosos na madrugada desta quinta-feira (6). De acordo com informações, um grupo fortemente armado rendeu pessoas que estavam em uma praça, que fica próxima ao estabelecimento, e as levou para o local, onde foram utilizadas como escudo humano para a ação. A quadrilha, composta posta por, pelo menos, quatro pessoas, explodiu os caixas eletrônicos do banco.

TIRANDO O VERMELHO

O presidente Michel Temer definiu com sua equipe de governo o lema para a nova campanha do governo federal, que tratará das reformas para promover o ajuste fiscal. O presidente resolveu adotar o slogan “Vamos tirar o Brasil do Vermelho”, sugerido pelo Secretário Moreira Franco.

Na campanha, Temer denuncia o estado em que encontrou as contas públicas após o afastamento de Dilma Rousseff. Temer diz claramente que a situação deixada por Dilma era muito grave, e que por isso o governo deverá fazer mudanças estruturais para desfazer a herança maldita deixada pelo Partido dos Trabalhadores.

O slogan mal foi definido e já está irritando a extrema-esquerda, em especial os petistas. Eles apontam que a frase sugere um duplo sentido ao fazer alusão a cor dos partidos socialistas. O site Brasil 247, portal do jornalista Leonardo Attuch que atuava na rede de blogs petistas, afirmou que “a frase estimula o ódio ao petismo”
A gritaria petista não intimidou o governo. Inclusive, a ideia do secretário Moreira Franco é justamente mostrar que o cenário de terra arrasada em que se encontra a economia brasileira é justamente marcar a divisão entre o governo petista e o atual, além de apontar o quanto Dilma Rousseff arruinou o Brasil com suas escolhas.

ENEM

Os resultados por escola do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 indicam que 91% das unidades públicas do país ficaram com desempenho…
WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR

POLICIAIS CIVIS CONTINUAM EM GREVE NO CEARÁ

Policiais Civis e governo não chegam a acordo em audiência no Tribunal de Justiça
Estado alega não ter recursos financeiros para aumentar salários. Servidores querem implantação de novo plano de cargos e carreira.

Terminou sem acordo mais uma rodada de negociações entre o Governo do Estado e representantes dos policiais civis cearenses. Nesta quarta-feira (5), as partes se reuniram numa audiência no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no bairro Cambeba. Contudo, depois de quase três horas de sessão, as partes saíram da reunião sem uma solução para o problema. Os servidores permanecem, portanto, em estado de greve. Há duas semanas, a categoria deflagrou greve geral, que foi suspensa por ter sido considerada ilegal. 

O principal entrava nas negociações é a não solução por parte do Estado quanto à melhoria salarial da categoria. Representantes do governo sustentam que o caixa do Estado não tem condições de pagar o que é pedido pela classe, pois estaria em dificuldades financeiras. 

Já os policiais reivindicam, além da reposição salarial anual (que não foi feita pelo Governo neste ano para todas as categorias do funcionalismo público), uma completa reforma no Plano de Cargos e Carreiras da Instituição. A diferença salarial entre delegados de Polícia e os demais integrantes da corporação (inspetores, escrivães, peritos, legistas etc) é imensa e chega a até 60 por cento. 

Delegacias fechadas 

Há duas semanas, os policiais vivis decretaram em assembléia-geral a paralisação das atividades, deixando o Estado com praticamente 100 por cento das delegacias fechadas, funcionando apenas quatro unidades na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e outras duas no Interior. Contudo, a greve foi suspensa pelos agentes após a Justiça decretar a ilegalidade à pedido do governo. A categoria, no entanto, ingressou com recurso judicial. 

Ontem, ainda durante a audiência no TJCE, o desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite concedeu um prazo de cinco dias para que o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) apresente à Justiça a contestação formal (recurso) contra a decretação da ilegalidade da greve. 

Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Lula dá ‘chilique’ em hotel 5 estrelas e ameaça levar 200 deputados para a cadeia junto com ele


Lideranças petistas ameaçam: “Não coloquem a mão no Lula”
Brasília – O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que o indiciamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Polícia Federal por suspeita de…
BRASILVERDEAMARELO.COM





Se tem alguém nervoso nesse mundo, principalmente nesta semana, é a presidente Dilma, o ex-presidente Lula, e também pode-se considerar todos do PT. Segundo o site, Diário do Brasil, Lula está praticamente trancado em seu ‘Quartel General’ no Hotel Royal Tulip, pois se sente humilhado por não ter sido empossado no ministério da Casa Civil.

Um funcionário clandestino do governo federal se vê obrigado a “despachar” dentro de um quarto de hotel. Em momentos de raiva, ele ameaça “levar para cadeia 200 deputados”, sobre os quais ele possui informações devastadoras. A ira de Lula se volta [principalmente] contra o juiz federal Sérgio Moro, que (de acordo com ele) seria oresponsável pela decadência política que se abateu sobre PT.
Lula acha que Moro está destruindo o PT e ele mesmo. “A Lava Jato está provocando prejuízos imensos para a economia brasileira, mas ninguém vê isso. A mídia só faz denuncias quando o PT está envolvido.” disse o petista simbólico e mítico sem o qual nenhuma forma de organização social se sustenta, justifica ou sobrevive. E criam, tanto na vertente eutópica como na distópica, o vocabulário da revolução e da mudança: sem os amanhãs que cantam (ou choram) teríamos, em vez de História, um presente intemporal e eterno - como o dos faraós ou o de Francis Fukuyama.
Aldous Huxley publicou o seu Brave New World em 1932. George Orwell, que não tinha em grande conta este livro ou o seu autor, publicou 17 anos depois a sua própria distopia, Nineteen Eighty-Four. Entre estas duas datas interpôs-se a Segunda Grande Guerra: não admira que na primeira a técnica básica da opressão do Estado fosse a manipulação genética e que na segunda, depois do descrédito em que o regime nazi lançou o eugenismo, as técnicas principais da opressão sejam a lavagem ao cérebro, a crueldade gratuita e a manipulação da linguagem.
Apesar desta e de outras diferenças, os dois textos foram muitas vezes lidos, nas décadas seguintes, como os dois pólos - um hedonista, outro o oposto disto - duma mesma distopia, a que os sinais dos tempos davam e dão plausibilidade. Esta distopia bipolar é identificável em grande.

Escolas do Nordeste têm as melhores notas na redação do Enem 2015

Escola do Piauí tem melhor nota de redação no Enem 2015 com turma de 17 alunos - Divulgação


RIO — As notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, divulgadas nesta terça-feira, revelam a força do Nordeste na redação, a única prova discursiva da avaliação. Dentre as dez escolas com as maiores notas nesse teste, seis são daquela região: quatro de Teresina, no Piauí, e duas de Fortaleza, no Ceará. Do Rio, o Colégio Cruzeiro aparece entre as dez melhores, com a unidade do Centro em sétimo lugar e a de Jacarepaguá na décima colocação.

Em primeiro lugar, com média impressionante de 920 pontos de 1000 possíveis, ficou o Instituto Educacional São José (unidade Mocambinho), de Teresina, seguida por outra escola da capital do Piauí, o Instituto Dom Barreto, com 897,4 pontos. Em terceiro e quarto, aparecem, respectivamente, o Colégio Antares Pré-Vestibular, de Fortaleza, com 887,3 pontos, e o Educandário Santa Maria Goretti, mais uma escola de Teresina nesse ranking, com 870,2 pontos.

A unidade Centro do Colégio Cruzeiro, no Rio, ficou em sétimo com 860,4 pontos, e a unidade Jacarepaguá ficou com a décima melhor nota, com 859,7 pontos. As escolas de São Paulo, que aparecem bem colocadas no ranking que leva em conta apenas as quatro provas objetivas do Enem, não figuram sequer entre as 30 primeiras na lista que considera somente a redação.

A nota média da prova de redação no ano passado foi 543, bem acima da média de 2014, que ficou em 491 pontos. A professora de língua portuguesa e redação Carolina Pavanelli, do Colégio e Curso Pensi, atribuiu o aumento da média diretamente ao tema proposto pela prova. Em 2014, os estudantes tiveram que escrever sobre "Publicidade infantil em questão no Brasil". Já em 2015, o tópico sugerido pelo exame foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

— Eu considero o tema da redação de 2014 o mais difícil desde que o novo Enem começou. Publicidade infantil teve uma presença pequena ao longo daquele ano na mídia e foi uma grande surpresa. A violência contra a mulher era algo mais palpável para a realidade do aluno, além do tema ser constantemente discutido em sala de aula. É mais difícil fugir do tema quando o assunto é mais óbvio — avaliou.

Carolina ressaltou que o desempenho individual de cada escola tem mais a ver com a dinâmica adotada pela instituição a longo prazo do que o tema da prova a cada ano.

— Quanto mais cedo o aluno começar a escrever e a ter essa prática aliada à leitura, mais fácil vai ser para ele fazer a prova. A preparação para o Enem é muito direcionada para um tipo de redação, mas ter uma base sólida facilita. Ir bem na redação é uma combinação de muito treino para estar dentro das competências, aliado a uma boa dose de atualização constante em assuntos gerais — ensinou.

A melhor média na redação do Enem 2015 foi do Instituto Educacional São José, unidade Mocambinho, em Teresina. Com 17 alunos participando da prova, a escola obteve 920 pontos de 1.000 possíveis. Kerena Campelo, coordenadora de redação, ficou emocinada com o desempenho de seus alunos. Ela atribui o sucesso à importância dada a escrita desde o ensino fundamental.

— A gente já conseguiu bons resultados, mas nunca esperávamos ser os primeiros. Nossos alunos têm oficinas de redação durante o ensino médio, além de aula extra no contra turno. No ensino fundamental trabalhamos muito o texto, a nota da redação é baseada em duas correções. A primeira vez o aluno entrega e a segunda, refaz de acordo com as correções da professora — explicou Kerena.

A escola também oferece atendimento individualizado durantes oficinas. Segundo Kerena, os monitores corrigem a redação junto com o aluno, analisando as competências que foram cumpridas. Depois, as dificuldades que apareceram individualmente são passadas para o professor que desenvolve a aula coletiva em função desse feedback.

— Com o novo Enem, a cada ano vamos modificando a forma de preparar. Enfatizamos a questão da correção, para não ser superficial. O aluno precisa compreender o que errou e melhorar para a hora da prova de verdade. Não maquiamos o resultado.

O Instituto Dom Barreto, também em Teresina, ficou em segundo lugar na média de redação, com 897,4 pontos, além de ter alcançado a sétima posição no ranking geral, considerando a média das provas objetivas. A escola repete a fórmula de apostar no trabalho desenvolvido a longo prazo para conseguir resultados positivos, além de dar atenção personalizada para os alunos.

— Temos um planejamento integrado que engloba o 5° ano e culmina no 3° ano. Realizamos um trabalho quase individualizado com os alunos que é uma filosofia da escola há 30 anos. Trabalhamos com grupos reduzidos, agrupados especificamente de acordo com as dificuldades de cada aluno. É um investimento enorme, temos dez professores, reuniões semanais para análises de diaguinósticos e necessidades dos alunos que vamos identificando ao longo do ano. O cronograma é adptado de acordo com essas demandas — explicou Digenario Pessoa, professor de redação.

Para fechar o pódio de melhores notas na redação do Enem, o terceiro lugar ficou com o Antares Colégio e Pré-vestibular, de Fortaleza, que obteve 887,3 pontos. Segundo Volnei Sacardo, coordenador do ensino médio, a instituição não tem foco diferenciado em redação para o ensino médio e contempla a escrita em todas as disciplinas. Assim como as outras duas escolas, o Antares também adota a técnica de reescrita e disponibiliza atendimento individualizado.

— Acho que esse resultado vem do trabalho contínuo feito desde sempre. Aqui a escrita não é só obrigação na hora de fazer redação. De manhã os alunos assistem as aulas e de tarde escrevem sobre o que aprenderam. Quando recebe uma redação corrigida de volta, o aluno reescreve a partir das orientações da professora. Não tem como errar — garantiu.

ONU SECRETÁRIO GERAL



Guterres vence votação para secretário-geral da ONU
À sexta votação, António Guterres recebeu luz verde para a liderança da ONU.
PUBLICO.PT

António Fernandes Estamos felizes por Guterres! Um homem que soube abdicar de ocupar o lugar de primeiro Ministro. Também não quis a presidência da República! A sua opção é meritória e enche-nos de sentimentos nobres! Dezasseis milhões de portugueses, honrados por tão prestigiosa responsabilidade! O mundo fica bem entregue!

À espera da aclamação. Guterres vai ser o novo secretário-geral da ONU
Ex-primeiro-ministro saiu vencedor da sexta votação secreta para a escolha do próximo secretário-geral das Nações Unidas. Votação formal terá lugar já esta quinta-feira, ao início da tarde.
O perfil do próximo líder da ONU
Engenheiro eletrotécnico de formação, António Guterres foi secretário-geral do PS e primeiro-ministro de dois governos minoritários, de 1995 a 2002. Em 2005, foi nomeado para o cargo de alto-comissário das Nações Unidas para os refugiados, onde permaneceu durante 10 anos.
Merkel não quer Guterres na ONU porque acha que os engenheiros portugueses são todos iguais a Sócrates
A chanceler alemã estará a tentar promover uma candidatura de última hora à ONU para tramar a vida a António Guterres. Merkel ficou traumatizada com o Engenheiro Sócrates e, quando lhe disseram que Guterres também é engenheiro, fez logo o sinal da cruz com os dedos. O preferido da chanceler é Carlos
INIMIGO.PUBLICO.PT ·2.111

FIES

PT, PCdoB, PSOL, REDE fazem obstrução aos estudantes do país que precisa do FIES! Esses petralhas estão prejudicando milhões de estudantes do ensino superior. O importante é prejudicar a população.
Governo é derrotado e não consegue reunir base para votar crédito do Fies

ALZHEIMER CIRURGIA FEITA NA PARAÍBA

Pela primeira vez, na Paraíba, foi realizada a ‘estimulação cerebral profunda’ em paciente com mal de Alzheimer. A cirurgia é capaz de frear a evolução da doença e recuperar as funções da memória quando o problema está em estágio inicial. A intervenção aconteceu no dia 11 de dezembro, no Hospital Napoleão Laureano, em um paciente de 77 anos. Estima-se, no Brasil, 1 milhão e 200 mil pessoas com Alzheimer.

De acordo com o neurocirurgião Rodrigo Marmo, que realizou a cirurgia, a melhora da função da memória é comprovada e tem se mostrado em ressonâncias realizadas nos pacientes um ano depois da operação. “Há um aumento do volume do hipocampo, que é a parte do cérebro que controla a memória”, observou. Os médicos também se baseiam num exame chamado PET-Scan, que mede o metabolismo cerebral. Ele se modifica após a cirurgia no paciente com Alzheimer, e áreas da memória que estavam com pouco metabolismo se tornam mais ‘quentes’, segundo o especialista.

Antes do paciente se submeter à cirurgia, a família até pensou em ir para o Canadá, mas o médico explicou que ela poderia ser feita aqui e, após todos os exames necessários, realizou o procedimento. O idoso estava perdendo a memória e a medicação que tomava há um ano e meio fazia pouco efeito.

A família preferiu não identificar o paciente, mas a esposa dele afirmou que, ao saber da possibilidade da cirurgia, todos ficaram entusiasmados. “Tínhamos a opção de investir na cirurgia, cujos benefícios ainda não podemos ver, ou ficávamos na administração normal da medicação sem saber o destino. Optamos por lutar pela cirurgia. Fomos à Justiça e conseguimos que fosse realizada”, comemorou.

Resultados. O paciente paraibano foi operado na manhã da sexta-feira e recebeu alta no domingo, sem intercorrência neurológica. A melhora é progressiva, mas só após 30 dias é possível perceber alguma evolução. “Acho que o grande desafio foi o fato de ter sido uma primeira cirurgia desse porte no Brasil”, destacou o neurocirurgião Rodrigo Marmo.

É possível prevenir o mal de Alzheimer em alguns casos. O neurocirurgião Rodrigo Marmo explicou que existe o fator genético, que influencia e não é modificável, e há os modificáveis. Pacientes que têm um grau de escolaridade maior, que têm mais leitura, que trabalham mais a mente de alguma forma, até com palavra cruzada, têm menos Alzheimer dos que os pacientes com baixa escolaridade.

“Isso é evidência. Previne Alzheimer e retarda em quem tem a doença. Essa é a principal forma de prevenir, além de ter hábitos de vida saudáveis, como praticar atividade física, ter um bom relacionamento familiar, com os colegas, participar de grupos de igrejas, encontros de casais. Isso tudo retarda a evolução do Alzheimer, comprovadamente”, disse o médico.

Pacientes depressivos, segundo ele, têm mais tendência a evoluir para doença de Alzheimer. “Temos que fazer o diagnóstico diferencial. Quando um paciente chega com perda de memória é suspeita de Alzheimer. Para confirmar, tem que afastar outras coisas”, destacou o neurocirurgião.

Lapsos na memória recente;

Mudanças de comportamento (o introvertido fica falante e vice-versa);

Senso de direção comprometido;

Atitude mais agressiva que o normal;

Dificuldade de fixar novas informações;

Teimosia: diz que não há nada errado com ele.

Fase intermediária:

Perda de memória se intensifica;

Repetição infinita de informações;

Dependência física para desempenhar atividades simples;

Se tornam penosas ou perigosas;

Estranhamento da própria casa e dos pertences;

Alternância de momentos de lucidez e confusão mental;

Estresse, depressão e agressividade ao ser contrariado;

Esquecimento de palavras óbvias. Vocabulário prejudicado.

Fase avançada:

Dependência física total;

O paciente não anda e quase não fala;

Não reconhece ninguém, nem a si mesmo;

Aparecimento de feridas, pneumonia, infecções e problemas de circulação;

A deglutição fica prejudicada.