O Governo do Estado já definiu a empresa responsável pela elaboração dos estudos sobre a destinação da área do atual Aeroporto de Sobral, que tem planos para ser desativado. Trata-se da espanhola Idom Consulting, Engineering & Architeture, que possui escritório em São Paulo. O resultado final da licitação foi publicado no último dia 23.
“A área remanescente possui um potencial a ser desenvolvido. O que a empresa irá fazer é diagnosticar quais as atividades que podem ser inseridas, como vão se relacionar com o entorno, desde que respeitem o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo de Sobral”, detalha Carolina Rocha, coordenadora do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais (Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe) da Secretaria das Cidades. O prazo de execução do plano varia, aproximadamente, de seis a oito meses.
A expectativa é que o terreno do atual equipamento seja utilizado como contrapartida para um futuro negócio com a iniciativa privada, tendo como condicionante assumir as obras do novo aeroporto na região. O instrumento urbanístico que melhor se adequa à área, seja uma parceria público-privada (PPP) ou uma Operação Urbana Consorciada (OUP) ou outros, ainda será definido.
“A Prefeitura poderia, por exemplo, liberar o potencial construtivo da área remanescente mediante a construção do novo aeroporto. Mas isso ainda está sendo estudado”, afirma.
Lúcio Gomes, titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), reforça a necessidade do estudo. “Não podemos entregar a área para que seja feita qualquer coisa. Algumas regras precisam ser definidas, desde o percentual de área verde, a quantidade de pavimentos, a área patrimonial. As regras serão estabelecidas após esse trabalho”.
Além do Brasil, a espanhola Idom possui unidades nos Estados Unidos, Costa Rica, Índia, Marrocos, Portugal, Arábia Saudita, entre outros. Atua no mercado de consultoria, energia, telecomunicações, transportes e tratamento de água.
O novo aeroporto ficará localizado em uma área a sete quilômetros do perímetro urbano da cidade de Sobral. A limitação física é um dos fatores para a transferência.
“Ele (atual aeroporto) não tem condições de ser expandido. É limitado por uma lagoa de um lado, enquanto na outra margem tem o rio Acaraú”, detalha o secretário.
Em estudo conduzido em 2016 pelo Governo do Estado, os investimentos previstos para o equipamento incluíam construção de terminal de passageiros de 3,5 mil metros quadrados (m²); pátio de aeronaves de 21,3 mil m², com oito posições; pista de pouso e decolagem de 1.600m x 30m; e seção contra incêndio modelo padrão.
O novo aeroporto, de acordo com a característica, pode operar aeronaves da aviação comercial, como o Airbus A319, com capacidade para cerca de 120 passageiros.
TURISMO
MAIS SOBRE O TERMINAL
PRÉDIOS E COMÉRCIOS
No atual local do Aeroporto de Sobral, a ideia é que se construam prédios, comércios e seja realizado um projeto de arborização da área.
LOCALIZAÇÃO
O equipamento atual está localizado no bairro Derby Clube, considerado um dos mais valorizados do município.
AVIAÇÃO REGIONAL
A partir de maio de 2018, o Aeroporto de Sobral deve receber voos regionais da parceria entre a TWO Taxi Aéreo e a Gol Linhas Aéreas. A aeronave será a Cessna Caravan, com capacidade média de 12 passageiros.
PROJEÇÃO
A projeção para o Aeroporto de Sobral é que, em 2037, a demanda de passageiros atinja 92,7 mil por ano. Em 2017, a quantidade de pessoas que passaram pelo equipamento atingiu 53,6 mil.
Fonte: O Povo
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SÁBADO, NOVEMBRO 25, 2017
Estado busca parceiro privado para a obra e recursos da União. Na quinta-feira, 16, o terminal sobralense foi tratado em reunião de Brasília.
O Governo do Estado tenta emplacar o novo Aeroporto de Sobral e busca inseri-lo em pacote de privatizações para obras e recebimento de recursos da União. No local onde se encontra o atual equipamento, em área de 37 hectares, seriam construídos prédios, comércios e realizada arborização. A ideia é fazer um concurso para escolher o melhor projeto.
O secretário da Infraestrutura do Estado, Lúcio Gomes, diz que há muitas ideias para a área do atual aeroporto, no bairro sobralense Derby Clube, mas que o concurso seria mais viável. Sobre o novo terminal, a 28 km de Sobral, próximo à Rodovia CE-178, o Governo do Estado designou o coronel Paulo Edson Ferreira, gerente de Aeroportos do Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER), para viajar a Brasília (DF), a fim de participar de reunião na Secretaria de Aviação Civil (SAC).
Lúcio diz que a estratégia é buscar, em chamamento público, parceiro ou parceiros que possam utilizar a área do aeroporto atual, localizado em um bairro pequeno, mas um dos mais caros de Sobral. “E entrar numa parceria com empreendedor ou empreendedores para construir o novo aeroporto”. Já a ideia do secretário para o terreno antigo é que tenham regras de urbanização, como recuo, índice de aproveitamento, reserva para área verde, etc.
“O terreno do futuro já tem até reconhecimento pela Anac (Agência Nacional da Aviação Civil). Também fizemos avaliações na área, e o DER (administradora do Aeroporto de Sobral) já fez projeto, orçou a pista. Essa equação está toda feita”, explica, acrescentando que o coronel Paulo Edson foi apresentar o projeto para o novo terminal na reunião em Brasília, no último dia 16 de novembro.Licitação
Conforme O POVO publicou, em março de 2016, caso o Governo do Estado entenda, após estudo de viabilidade, o aeroporto poderá vir a ser concedido à iniciativa privada. Com isso, na licitação, a contrapartida do Estado poderia ser a própria área onde está o atual terminal, que iria para a empresa vencedora do edital para o aeroporto.
Em estudo feito em 2016, os investimentos previstos para o equipamento incluíam construção de terminal de passageiros de 3,5 mil metros quadrados (m²); pátio de aeronaves de 21,3 mil m², com oito posições; pista de pouso e decolagem de 1.600m x 30m; e seção contra incêndio modelo padrão.
As características habilitariam o novo aeroporto regional de Sobral a operar com aeronaves de porte comercial, como o Airbus A319 (com capacidade para cerca de 120 passageiros).
Fonte: O Povo / BEATRIZ CAVALCANTE