Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

SEMANA DO BEBÊ EM SOBRAL

Sobral - Ceará

Veja como foi a IV Semana do Bebê de Sobral

Thumb_blitz-do-beb_-sobral-ce-_13_-_c_pia_
Com o tema “O Desafio de Implementar Políticas Públicas Intersetoriais para a Primeira Infância”, a IV Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura Municipal de Sobral com o apoio do UNICEF, foi realizada entre os dias 12 e 17 de maio, em conformidade com a lei municipal 1159/2012.
O evento contou com uma vasta programação desenvolvida nos bairros e distritos, como caminhadas de mobilização, mostra cultural, encontro de promoção à saúde do bebê, palestras e atividades lúdicas. As ações contaram com a participação de técnicos das secretarias setoriais da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Cultura, Esporte e Urbanismo tendo como referência a Territorialização dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) na perspectiva de garantir a descentralização das ações e de disseminar o movimento pela Primeira Infância em todos os espaços do município.
Encontro de Promoção da Saúde do Bebê
Ao longo de quatro anos realizando a Semana do Bebê, Sobral já contabiliza resultados positivos:
  • Ampliação das ações de puericultura de 2 para 5 anos de idade;
  • Institucionalização dos comitês intersetoriais de territórios para manter as ações de  atendimento intersetorial  integrado,  para as crianças de até 6 anos no município;
  • A implantação da Rede Municipal da Primeira Infância.
Os dados e os resultados apresentados traduzem muito bem o impacto e a significação de que a Semana Municipal do Bebê é uma importante estratégia de mobilização  e edificação de políticas públicas para os municípios brasileiros.
O encerramento da IV Semana Municipal do Bebê de Sobral foi marcada pela Passeata dos Bebês que percorreu as principais ruas do centro da cidade com muita alegria e entusiasmo, concluindo seu trajeto na Praça  S. Francisco onde ocorrem as ações da Estação do Brincar, assumidas pelos profissionais da Brinquedoteca Municipal, da Secretaria do Esporte e alunos das Faculdades INTA.
A passeata reuniu cerca de 2.000 pessoas, entre autoridades, crianças, pais, professores, Diretores de Escolas e de Centros de Educação Infantis, Profissionais dos CRAS e do CREAS, Agentes de Saúde, Mães Sociais do Programa Trevo de Quatro Folhas e técnicos das secretarias envolvidos na realização das atividades durante a semana.
Veja abaixo mais algumas fotos da IV Semana do Bebê de Sobral:

MOTO TOMADA DE ASSALTO DIA 20 DE MAIO DE 2014 NO BAIRRO DOM EXPEDITO EM SOBRAL


Uma Moto BROS PRETA, Placa OCR 9313 foi tomada de assalto na  tarde de Terça - Feira 20/05/2014 por volta de 14:00 horas, no Bairro Dom Expedito.
O cidadão Etevaldo Vasconcelos ao sair de sua residência, foi abordado por dois elementos armados de revolver, vindo a tomar sua moto.

SOBRAL ESTÁ UMA LOUCURA. MUITOS ASSALTOS A LUZ DO DIA, QUEM SOUBER O PARADEIRO DA MOTOCICLETA INFORME A POLICIA.

FORTE CHUVA COM VENTANIA EM SOBRAL NESTA TARDE

Hoije dia 21 de maio de 2014, caiu uma forte chuva na Cidade de Sobral com ventania.Eram mais de 15:00 horas. E, Terminou quase às 16:35h.

CHUVA FORTE E PASSAGEIRA EM TAPERUABA

              Uma chuva forte e passageira pegou de surpresa os Taperuabenses na tarde desta quarta-feira (21), a comunidade agora espera que muito mais chuvas surjam e que tragam consigo um maior tempo de duração, não seja repentina.


CEI DA COHAB 2 EM CONSTRUÇAO - JÁ SÃO CINCO CEIs INAUGURADOS EM SOBRAL - CE

E aqui na COHAB II já estão avançadas a obras do Centro de Educação Infantil - CEi, igual ao inaugurado ontem, que o prefeito Clodoveu Arrudadeverá entregar a comunidade do bairro no início do próximo semestre. Mas próxima semana, dia 27, será inaugurado, na mesma COHAB II, um outro CEI um pouco menor.

FALTA DE SEGURANÇA DO GARI

Flagrante registrado por um internata
Gari sendo conduzido em cima do tanque de combustível de uma caçamba alugada para realizar a limpeza pública da cidade.


CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE TERMINA DIA 30 DE MAIO NO CEARÁ

21/05/2014 06h33 - Atualizado em 21/05/2014 06h33
Campanha de vacinação contra gripe termina dia 30 de maio (Divulgação/Sesau)

No início da manhã do dia 16, o Ceará tinha 951.480 pessoas vacinadas.

A campanha de vacinação contra gripe termina dia 30 de maio no Ceará. O alerta e o prazo para cumprimento da meta de vacinar 80% dos grupos prioritários estão em nota técnica feita pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) no dia 15 de maio. A nota foi encaminhada para todas as 22 regiões de saúde para conhecimento e mobilização dos coordenadores e profissionais de imunização em todos os municípios. 
O primeiro prazo definido pelo Ministério da Saúde para o alcance da meta foi 9 de maio, mas como a maioria dos municípios brasileiros não atingiu prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação da Influenza,  sem fixar data. O início da campanha foi no dia 22 de maio.
Esse número representa 53,66% da meta dos grupos prioritários
No início da manhã do dia 16, o Ceará tinha 951.480 pessoas vacinadas, o que representa 53,66% da meta dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe. Quem deve se vacinar até o dia 30 de maio são: Crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, gestantes, puérperas até 45 após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Vírus influenza
A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Entre os cuidados simples para prevenir a gripe, está a lavagem das mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.
O agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastro-intestinais, dor muscular intensa e prostração.

JERI INVADIDA PEDE SOCORRO

ÁREA DE PRESERVAÇÃO

Terrenos públicos são ocupados ilegalmente na Vila de Jericoacoara

21.05.2014 A falta de fiscalização no local, que é Área de Preservação Ambiental (APA), facilita a ação de especuladores de terras

jeri

As áreas foram ocupadas por cerca de 200 pessoas que, segundo a Procuradoria do município, são moradores mas também pessoas de fora da cidade. O local deveria abrigar escolas, praças e até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Jijoca. A Vila de Jericoacoara, neste município, é alvo de uma invasão em massa de terrenos públicos destinados a obras estaduais e Área de Proteção Ambiental. De acordo com os dados da Prefeitura Municipal de Jijoca, foram contabilizadas mais de 200 pessoas nos terrenos invadidos. De acordo com a procuradora do município, Solange Santos, os terrenos não pertencem a Jijoca, não podendo o município remover as pessoas que ali se encontram. "Os terrenos ocupados hoje são de propriedade do Governo do Estado, onde deverá ser construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e avança para as dunas, entrando em Área de Proteção Ambiental, cuja tutela é federal", explica.
Segundo ela, o problema já vinha acontecendo há algum tempo, inclusive em áreas do município, onde as desapropriações iniciaram. Porém, na sexta-feira, a ocupação foi em massa e cercou os locais reivindicados pelos populares. "Na terça-feira passada, havíamos feito a primeira desapropriação de uma casa construída indevidamente. Mas no final de semana, momento em que os órgãos públicos se encontram em sua maioria fechados, os populares realizaram essa invasão em massa e cercaram os terrenos".
De acordo com a procuradora, os invasores se dividem em nativos e não nativos da vila. Os órgãos públicos foram alertados, segundo Solange, sobre os prejuízos que tal invasão pode causar. "Existem pessoas ali de municípios vizinhos. A Prefeitura fez sua parte e oficiou aos órgãos estaduais e federais responsáveis, como Ministério Publico, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace)", explicou a procuradora.
O Conselho Comunitário de Jericoacoara é a favor da retirada dos invasores das terras. De acordo com o presidente do Conselho, Elenildo Silva, no local tem tanto pessoas nativas da vila, que realmente não possuem terrenos, como também pessoas com grande poder aquisitivo. "O problema não vem de hoje. Começou pequeno e, nesse fim de semana, a população, inclusive nativos, se revoltou porque as pessoas de fora vinham e construíam em Jeri como invasores e a própria população não pode", explicou ele.
Essa justificativa é falha no ponto de vista do presidente. "Eu nasci e cresci aqui e não tenho essa pretensão de querer terras de graça. Onde eles ficaram está atrapalhando o desenvolvimento da vila e a vinda de equipamentos que realmente necessitamos, como a UPA", destaca.
De acordo com o deputado João Jaime, que esteve em Jericoacoara neste fim de semana e flagrou a invasão nos lotes de terras, os populares aproveitaram a falta de fiscalização dos órgãos competentes e passaram a ocupar terrenos definidos no plano diretor do município de Jijoca para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), escolas, avenidas, estacionamentos, equipamentos de lazer e usina de reciclagem de lixo. Durante a ordem do dia da sessão plenária de ontem, o deputado solicitou a retirada de pessoas que invadiram terrenos da união e do Estado na vila de Jericoacoara.
"São pessoas que vieram de fora e não fazem parte da comunidade. Eles invadiram na sexta-feira terrenos onde vão ser construídas praças, escolas e até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)", pontuou.
O parlamentar fez um apelo à Procuradoria da República para que tome providências no sentido de garantir a reintegração de posse do terreno, e solicitou apoio do líder do Governo do Estado, deputado José Sarto.
O deputado falou ainda que conversou sobre o tema com o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque, que comunicou ao governador Cid Gomes para que seja acionada a Procuradoria Geral do Estado.
"O governador já está sabendo e agora esperamos a ação da Polícia para que a joia do turismo do Brasil, que é Jericoacoara, seja preservada e não caia na especulação", ressaltou.
João Jaime disse que, como a invasão é em uma Área de Preservação Ambiental (APA), se comete um crime ainda maior. "Não podemos permitir isso. Eles querem tomar posse dos terrenos para depois vender, mas não existe usucapião em terreno que pertence à União e do Estado", frisou o parlamentar.
Jericoacoara já vem sem sendo palco de diversas polêmicas, como a proposta de Parceria Público Privada (PPP) para o Parque Nacional daquela área. A mais recente audiência acerca do assunto aconteceu na última quinta-feira, em Brasília, convocada pelo deputado Raimundo Gomes de Matos.
Na ocasião, foi divulgado que o dinheiro arrecadado com o Parque seria destinado para outros parques nacionais. O assunto gerou discussão entre os parlamentares, que desaprovam a proposta. Até o momento, três reuniões foram feitas para o assunto.
Taxa de entrada
O projeto ainda não foi divulgado para a população, o que tem gerado receio dos moradores. Dentre as mudanças que a PPP trará será a cobrança de taxa de entrada e permanecia dentro do Parque, além de pequenas intervenções em pontos muito procurados por turistas e esportistas do mundo inteiro.
A Vila de Jericoacoara vem relevando grande interesse por parte de investidores do turismo. Muitas pousadas do lugar são pertencentes a pessoas de fora. A reportagem entrou em contato com o ICMBio na última sexta-feira e no início da manhã de ontem, mas até o fechamento desta edição, no início da tarde de ontem, não houve resposta.
Mais informações
ICMBio - Brasília - (61) 3341.9101 ascomchicomendes@icmbio.Gov.Br
Pref. De Jijoca - (88) 3669.1133 Conselho Comunitário de Jericoacoara - (88) 9914.8625
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora

AUDIENCIA PÚBLICA DO DIA 20 DE MAIO DE 2014 COM O CONSELHO TUTELAR DE SOBRAL

ONTEM DIA 20 DE MAIO ACONTECEU MAIS UMA REUNIÃO SOLENE, AUDIÊNCIA PÚBLICA NO PALÁCIO DR. PLÍNIO DE SABÓIA MAGALHÃES. E, DESTA FEITA, O ASSUNTO FOI DESTINADO AS CONDIÇÕES SALARIAIS E FORMAS DE TRABALHO DO CONSELHO TUTELAR DE SOBRAL. A REUNIÃO PECOU POR FALTA DE UM CERIMONIALISTA E EQUIPE.

FORTALEZA TEM O PIOR ÍNDICE DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ

SPAECE-ALFA 21.05.2014
educação

Depois de Fortaleza, Icó e Morada Nova apresentaram os piores resultados no desempenho

Pelo segundo ano consecutivo, Fortaleza ficou em último lugar no ranking do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa), que apresenta o desempenho da alfabetização de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I das escolas públicas do Estado. Segundo dados da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a Capital obteve a média de proficiência de 136,3 pontos. Em seguida, vem Icó, com 136,6 e Morada Nova, com 138,9.

Em relação ao desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, os alunos de Fortaleza estão no nível intermediário. O prefeito Roberto Cláudio reconhece o problema e garante que os investimentos começarão a dar bons frutos no próximo ano. "Estamos investindo em equipamentos, capacitação de professores, acompanhamento dos alunos da rede, gestão escolar por merecimento, e isso vai começar a aparecer", afirma.
O ex-secretário da Educação e deputado estadual Ivo Gomes qualifica como "vexatória" a posição de Fortaleza perante o resto do Estado. "Isso é resultado de sete anos de déficit e não podemos reverter o quadro de repente. É preciso tempo", justifica.
O Ceará vem obtendo avanços em relação à Educação. Em sete anos do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), o Estado obteve o índice de 81,6% de suas crianças alfabetizadas no final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, quando o Paic começou, esse índice era de 39,8%.
Ainda segundo o resultado, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, também melhorou em relação a 2008, quando começou essa avaliação específica. Na primeira, o nível adequado de aprendizagem saiu de 6,8% para 31,1%, enquanto que em Matemática, o nível adequado passou de 3,5% para 20,5%.
Prêmio
O resultado do período 2007/ 2013, foi apresentado ontem no Centro de Eventos pelo Governo do Estado e contou com a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim. O evento também marcou a entrega do Prêmio Escola Nota Dez.
As informações estão relacionadas aos resultados das avaliações da alfabetização ao término do 2º ano e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao fim do 5º ano, realizadas em 2013, pelo sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Ao todo, 99,5 mil alunos do 2º ano e 122,5 mil do 5º ano do Ensino Fundamental de 4.550 escolas públicas participaram da avaliação externa da Secretaria da Educação (Seduc) no ano passado.
De acordo com o titular da Seduc, Maurício Holanda, com relação ao 2º ano, um acompanhamento do desempenho entre 2007 e 2013 demonstra que 81,6% dos estudantes estão sabendo ler, escrever e entender o que leem ao final dessa série.
Henrique Paim ressaltou os resultados do Ceará e adiantou que, no segundo ano do Paic nacional, já divulgará resultados em julho próximo. "Em 2015, quando tivermos outros dados, podemos comparar resultados e aprimorarmos o programa".
Neste ano, a escola indígena Jardim das Oliveira, de Crateús, recebeu prêmio especial por seu desempenho. É a primeira vez que uma escola indígena é premiada por conseguir bons resultados entre todas as escolas. Entre os municípios em destaque com relação aos resultados do 2º ano, estão Abaiara, Tauá e Quixeramobim. Em relação à proficiência média em Educação, 166 municípios se destacaram. Meruoca, Mucambo e Nova Olinda estão entre os primeiros lugares na alfabetização. Escolas dos municípios de Pires Ferreira, Cariré e Sobral também são destaques no Spaece-5º ano.
Henrique Paim também esteve na tarde de ontem em Sobral para a inauguração do Centro de Educação Infantil da Vila União e visita ao Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, no Complexo Monsenhor Aloísio. O Centro de Educação Infantil atenderá 40 crianças de 2 a 6 anos, e é o quinto dos 19 que serão construídos até 2016.
Os colégios contam com laboratórios, salas de aula, administração, biblioteca, sala multimídia, bloco do recreio (cozinha, despensa, banheiros, vestiários, armários e espaços de descanso), quadra poliesportiva e anfiteatro.
Mais informações
Clique no link e confira o desempenho dos municípios: http://svmar.es/ZxQyKN

NOVO COMANDANTE CEL. CAVALCANTE NO CAFÉ DO BECO EM SOBRAL

Novo Comandante da PM, hoje no becco
No Becco

SOBRAL UM GRANDE LICHÃO?


POR ONDE SE PASSA EM SOBRAL TEM LIXO. NUNCA SE VIU TANTO LIXO. EU JÁ PRESTEI ATENÇÃO, QUE A PRÓPRIA POPULAÇÃO ESTÁ CONTRIBUINDO PARA JOGAR LIXO FORA. SÃO VERDADEIROS MONTÕES DE LIXO MISTURADO COM MÓVEIS (SOFÁS, CADEIRAS ETC) JOGADOS EM LOCAIS IMPRÓPRIOS. PARECE ATÉ QUE O POVO SE COMBINOU PARA SE DESFAZER DOS LIXOS DO INTERIOR DAS SUAS RESIDÊNCIAS. FOI ASSIM NA GESTÃO DA EX-PREFEITA DE FORTALEZA MARIA LUÍZA DO PT. RESOLVERAM IMPLICAR. AGORA OS GESTORES ESTÃO IMPASSÍVEIS, SEM TOMAR NENHUMA MEDIDA. A CARRUAGEM ESTÁ PASSANDO. CUIDADO PREFEITURA.
AQUI ESTÁ UM DEPOIMENTO REGISTRADO DE UM DOS INTERNAUTAS
Dona CIBELI e Secretaria competente, só tomar conhecimento das reclamações de formações de lixões na cidade de Sobral e não fazer nada causa indignação da população. Os garis passam uma hora antes do caminhão e concentram o lixo nas esquinas formando verdadeiros lixões, a população sem educação adota a moda. Esse lixão é na Rua 7 de Setembro, irritando a família da professora aposentada Fransquinha Linhares. Caso típico e não menos irritante o outro lixão na Rua Doutor Monte, passagem também pra prefeitura de Sobral, até quando? Fiscais pra perseguir construtores que geram emprego e renda tem... pra orientar e multar infratores do Código de Postura não tem...
Curtir ·  · 

POPULAÇÃO EM SOBRAL FAZ JUSTIÇA COM AS PROPRIAS MÃOS

Assalto frustrado faz bandidos chamarem o Ronda do Quarteirão. Eles foram linchados por populares.
Impunidade faz populares reagirem em legítima defesa contra assaltantes no centro de Sobral nesta terca-feira 20. População dá voz de prisão e lincha mais dois assaltantes no interior do Ceará. Gritos de socorro quebrou o silêncio na noite desta terç.a

Terça-feira 20 de maio em Sobral, cidade distante 230km de Fortaleza. Parecia uma noite tranquila com um grupo de jovens jogando bola na praça da Igreja Matriz, no centro da cidade. Moradores estavam sentados na calçada quando três garotas corriam desesperadas gritando por socorro, uma delas estava com um corte, provocado por um assaltante, segundo relatou um morador.

Três acusados foram rapidamente identificados por populares que não se intimidaram em dá voz de prisão aos assaltantes, um deles conseguiu fugir mergulhando no rio Acaraú, mais os outros dois não tiveram a mesma sorte e levaram uma surra da comunidade, revoltada com a onda de assaltos naquela região da cidade. "Chama o RONDA pelo amor de Deus, vão me matar", esse pedido foi de um dos acusados. Além da equipe da viatura 1255, do Ronda do Quarteirão, o SAMU teve que atender a ocorrência pois um dos jovens estava bastante machucado. Ele foi socorrido e atendido na Santa Casa, em seguida foi levado a DRPC, onde foi reconhecido pelas vítimas e encaminhado ao núcleo de menores deste município, onde vão aguardar o posicionamento da justiça.
O "homem aranha" reaparece no Parque Silvana I
Enquanto isso, no outro lado da cidade, o "homem aranha", escalava muros invadindo residências no bairro Parque Silvana I. Moradores também deram voz de prisão, dominaram o ladrão, mais neste caso, a polícia chegou antes da sessão de linchamento. Várias pessoas já armadas de pau e pedra aguardavam para agredir o acusado. Os policiais foram aplaudidos pela multidão que se reuniu na rua Silvana. Felipe, o (LIPE), também foi conduzido a DRPC, mais apesar de ser maior de idade e ter sido reconhecido por três vítimas que alegaram já terem tido suas residências invadidas e roubados pelo acusado, ele já está na rua. "Lipe" não chegou a praticar o crime, o que lhe deu o direito de ser posto imediatamente em liberdade, declarou o Dr. Paulo, delegado de plantão.comunidade, revoltada com a onda de assaltos naquela região da cidade.

SERRA DO BARRIGA - PROXIMO A PATOS - SOBRAL CE







IMAGEM DO DIA NA LENTE DO BLOG WILSON GOMES

BOLSA FAMILIA

13,9 Milhões de famílias x 4 membros = 55.600.000 eleitores no Bolsa Família