Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de julho de 2015

SERRA DA IBIAPABA CLIMA AGRADABILÍSSIMO

Provavelmente a mídia nunca te contou isso, mas essas cidades do Ceará - São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara, Tianguá, Carnaubal, Viçosa do Ceará, Croatá e Ipu, localizam-se na Costa da Ibiapaba, região com altitudes de até 903 metros. 
Devido à altitude, o inverno na Costa da Ibiapaba tem temperaturas amenas em comparação com as demais regiões do Ceará, com a ocorrência de Neblina no começo da manhã, e com frequência à noite, dando a paisagem, a aparência das regiões de clima frio, como o Sul ou Sudeste do País. É comum os termômetros registrarem temperaturas que chegam perto dos 15°C, ou menos. 
Nos pontos mais elevados da serra como em São Benedito (Ceará) e Guaraciaba do Norte, o frio pode ser mais intenso, e as temperaturas descem perto dos 13°C no inverno.

LAVA JATO ÚLTIMAS NACIONAIS

Empresário que denunciou esquema da Lava Jato quer pedir asilo à Alemanha
Hermes Magnus diz que se sente abandonado pela Justiça e quer deixar o Brasil para trás. Ele passou os últimos meses em Portugal e afirma que agora pretende pedir asilo político ao Estado alemão.
A.MSN.COM|POR DEUTSCHE WELLE (WWW.DW.COM)

Advogada Catta Preta foge do país e Léo Pinheiro é ameaçado | TRIBUNA DA INTERNET  b

Felipe Moura Brasil O fantasma de Celso Daniel ronda a Lava Jato. Trechos de duas reportagens de VEJA desta semana contêm relatos de ameaças a duas...



Beatriz Catta Preta foi embora com os filhos

LINKS RELACIONADOS
Felipe Moura Brasil
O fantasma de Celso Daniel ronda a Lava Jato. Trechos de duas reportagens de VEJA desta semana contêm relatos de ameaças a duas figuras fundamentais das investigações: o presidente da OAS, Léo Pinheiro, e a advogada que negociou a delação premiada de nove dos dezoito réus confessos da operação, Beatriz Catta Preta.

1) Em abril, VEJA revelou que Léo Pinheiro, quando estava preso, anotava em pedaço de papel histórias que poderiam ser contadas sobre suas relações com Lula e o poder.

Dias depois, revela a revista agora, “Pinheiro foi procurado por um carcereiro em sua cela no Complexo Médico-Penal do Paraná. Enquanto recebia a bandeja com a comida, Léo Pinheiro entendeu que o agente disse que seria melhor ele passar a dormir de olhos abertos. Conselho ou ameaça, o que se sabe é que a frase do carcereiro assustou bastante o preso.

Libertado da prisão preventiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Léo Pinheiro contou esse episódio a familiares durante uma discussão sobre a conveniência de fechar o acordo de delação premiada. A família o estimulou a fazê-lo. Os fatos também. Defendido por três renomadas bancas de advogados em Brasília, São Paulo e Curitiba, Pinheiro viu naufragar todas as estratégias jurídicas empregadas por seus defensores”.

2) Há duas semanas, Beatriz Catta Preta “dispensou recepcionistas e secretária e parou de atender o celular. Na segunda-feira 20, enviou um e-mail a todos os seus clientes anunciando que não mais faria a defesa deles. Ato contínuo, deixou o Brasil”.

“Algo de muito grave fez com que Catta Preta decidisse sair de cena – e há indícios de que ela estava apavorada quando o fez. Em maio, por razões desconhecidas, deixou de mandar o filho à escola e pediu à direção o trancamento da matrícula. Em junho, foi a vez de tirar também a menina mais nova da escolinha que frequentava. Um advogado próximo de Catta Preta afirmou a VEJA que ouviu de um amigo em comum aos dois que ela vinha recebendo ameaças e que, por isso, teria saído ‘fugida’ do país.”

A chapa está quente na República petista. Coincidentemente, quanto mais perto se chega de Lula, mais o fantasma de Celso Daniel grita “Buuuuuuu!”.

OCORRÊNCIA POLICIAL EM SOBRAL

Dois assaltantes foram abordados pela polícia já hoje às 13 horas da tarde, seno que um conseguiu se evadir da captura. E, o outro conhecido como John Lennus, foi capturado.

DILMA INICIA TOUR PELO NORDESTE

Em tour intensivo pela região Nordeste, está disposta a entregar obras, emplacar uma agenda positiva e recuperar a popularidade perdida
BR.NOTICIAS.YAHOO.COM

ACIDENTE NO CENTRO DE SOBRAL

Acidente agora há pouco dia 28 de julho  (terça-feira) de 2015 na Rua Cel. Diogo Gomes HYH 0836 ambulancia bateu em outro veículo

OPOSIÇÃO LANÇA PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO EM SOBRAL 2015

Nesta segunda-feira (27), o presidente do PTN de Sobral, Zé Vital, confirmou sua pré-candidatura a Prefeitura de Sobral. 

Foto de Paulo Porfirio.
Procurado pelo Blog Wilson Gomes, Zé Vital falou sobre sua atuação política e rebateu algumas críticas feitas a ele.
“Sou pré-candidato a Prefeito, porque tenho histórico político para exercer o cargo, pois quando vejo uma pessoa como Dr. Guimarães que não mora em Sobral, não investe em Sobral, que não gera nenhum emprego, e que teve uma votação para prefeito que não é dele, mas sim fruto apenas de uma péssima administração do prefeito Veveu Arruda. Se a votação fosse dele, ele deveria ter se candidatado a deputado na última eleição ou mesmo, o deputado que ele apoiou não teria tido uma ridícula votação. Cadê os votos dele? Enquanto eu fui candidato a vereador e tive 4.633 votos, ficando em primeiro lugar. Além da minha votação tenho consciência do mandato que exerci em prol da população. Já o Dr. Guimarães quando teve a oportunidade de assumir na Assembleia, viajou para Europa a passeio. Eu, Zé Vital, tive a coragem de ser candidato para representar minha cidade. E meu povo me credenciou com 14.010 votos. Na eleição para governador o maior problema do Eunício Oliveira em Sobral não foi o Eunício, como o Dr. Guimarães costuma dizer por aí e sim ele, que não agregou nada, muito menos votos. Aí eu pergunto: por que eu não posso ser pré-candidato a prefeito de Sobral? Tenho consciência do que fiz e do que faço pela minha cidade, assim como tenho consciência que o tempo dos “Ferreira Gomes” já passou”

COELCE LUCRA E CONSUMIDOR SOFRE

Enquanto consumidor sofre com energia mais cara, lucro da Coelce cresce 141%
Como diz o ditado popular, "quem paga a conta sempre é o consumidor", não somente a conta da alta carga tributária; mas também, bancamos os lucros exorbitantes, permanecendo os poderes púbicos inertes, assistindo de camarote a isto tudo (até porque, são "os deles" que lucram).COMENTÁRIO DE INTERNAUTA
DIARIODONORDESTE.VERDESMARES.COM.BR

GOVERNO ATRASA PAGAMENTOS DE SEGUROS-DESEMPREGOS

O Governo Dilma Rousseff voltou a atrasar recursos para a Caixa realizar o pagamento do seguro-desemprego, um programa obrigatório, o que configura a chamada "pedalada fiscal".

Segundo dados fornecidos pela própria instituição financeira e também pelo Banco Central, a Caixa ficou sem R$ 44,5 milhões do Tesouro Nacional no fechamento do mês de março.
Emprego e Renda
Os dados apontam que atrasos no repasse do Tesouro para a Caixa pagar o seguro-desemprego ocorreram nos governos Itamar Franco (1992-94), Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e, principalmente, ao longo do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff (2011-2014). 

O governo defendeu que as pedaladas foram "totalmente corrigidas" desde o fim de 2014. Mas os dados do próprio governo revelam o contrário.

De fato, as transferências do Tesouro para a Caixa pagar os programas Bolsa Família e abono salarial foram colocadas em dia desde outubro. No caso do seguro-desemprego isso também aconteceu, exceto em março. Foi, até aqui, o primeiro atraso verificado em despesas obrigatórias do governo no segundo mandato de Dilma. Os dados da Caixa e do BC, no entanto, terminam em abril.

Os documentos oficiais mostram atrasos no repasse para a Caixa pagar o seguro-desemprego de dois meses no ano de 1994, quando o presidente era Itamar Franco (então pelo PMDB), de um mês em 1996 e outro em 2001, já sob Fernando Henrique (PSDB). Em 2002, ano eleitoral, os atrasos aumentaram: foram quatro meses e somaram R$ 564,5 milhões, em valores nominais.

INTERNET DOS JOVENS

Pela primeira vez, celulares são o principal meio de acesso à internet dos jovens brasileiros
Pesquisa nacional diz que cerca de 82%de usuários entre 9 e 17 anos se conectam pelo aparelho
por Thiago Jansen
28/07/2015 11:03 / Atualizado 28/07/2015 13:48

Em 2014, o celular foi ferramenta de acesso à rede para 82% dos jovens, indica pesquisa TIC Kids On-line - Editoria de Arte
RIO — O telefone celular já é o principal meio de acesso à internet no Brasil entre os usuários de 9 a 17 anos de idade. É o que aponta a pesquisa nacional TIC Kids On-line 2014, apresentada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) nesta terça-feira. Esta é a primeira vez que o uso de dispositivos móveis para acessar a web ultrapassa o uso de computadores para esse fim.

Realizada entre outubro de 2014 e fevereiro 2015, a pesquisa mediu o uso e os hábitos dos jovens do país em relação às tecnologias de informação e de comunicação. Os dados foram divulgados junto ao lançamento de uma campanha da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o Google e a ONG Safernet Brasil, para o uso responsável da rede pelos jovens.

Aumento do uso privado da internet por jovens pede a atenção de pais e responsáveis
Acesso à internet por celulares mais que dobra entre os jovens brasileiros em 2013

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2013, do CETIC.br, de todos os jovens brasileiros de 10 a 17 anos, 77% acessam a internet — o equivalente a 20,5 milhões de pessoas no país. Dos usuários entre 9 e 17 anos, 81% utilizam a rede todos os dias ou quase todos os dias — um salto em relação aos 63% registrados em 2013.

A parcela dos jovens que entraram na rede por meio de dispositivos móveis saltou de 53%, em 2013, para 82% no ano passado, porcentagem superior ao acesso por meio de PCs, que caiu de 71% para 56% no levantamento atual. Confirmando a tendência do crescimento da importância dos dispositivos móveis como ferramenta de conexão, o uso de tablets para esse fim dobrou em um ano, pulando de 16% para 32%.

— O crescimento da importância da mobilidade já era indicado nos levantamentos anteriores, mas em 2014 isso se acentuou, atingindo um marco inédito. Percebemos uma queda na faixa etária no usuário desses dispositivos. Enquanto os jovens estão ganhando celulares, o tablet tem se tornado uma ferramenta cada vez mais frequente de crianças — afirma Fábio Senne, coordenador de projetos e pesquisas do CETIC.br.

Com o crescimento da força dos dispositivos móveis, o acesso mais privado à rede também ganha espaço. Apesar da sala de casa ainda ser o principal local de acesso para 81% dos jovens entrevistados, o próprio quarto tem crescido na preferência desses usuários, chegando a 73% deles — em 2013, o índice era de 57%.

REDES SOCIAIS: PRINCIPAL USO DA INTERNET

Já quanto às atividades na internet, o acesso a redes sociais continua a predominar na preferência dos jovens, alcançando 73% deles. Nesse segmento, o Facebook reina absoluto, sendo utilizado por 78% dos usuários de internet entre 9 a 17 anos. Entre aqueles de 15 a 17 anos, o índice de uso da rede de Mark Zuckerberg chega a 95%, e, entre os de 9 e 10 anos, a 43%. O Instagram é a segunda rede social preferida dos jovens (24%), seguido do Twitter (15%).

A ampla utilização da internet entre os jovens não significa, no entanto, que ela está sendo feita com segurança. A pesquisa da CETIC.br indica que 44% dos jovens de 11 a 17 anos de idade não sabem mudar as preferências de privacidade no seu perfil de redes sociais, 36% não sabem bloquear mensagens de uma pessoa, e 72% não sabem mudar as preferências de filtros.

Como consequência, os riscos que esses jovens estão expostos também são expressivos:15% dos entrevistados disseram já ter sido tratados de maneira ofensiva por alguém na rede; 21% já viram mensagens de ódio on-line contra pessoas ou grupos de pessoas; e 10% já teve informações pessoais utilizadas na internet de forma que não gostou.

Para Rodrigo Nejm, diretor da Safernet Brasil, ONG que se dedica a luta pela preservação dos direitos humanos na internet, os dados mostram que crianças e adolescentes ainda precisam de orientação de pais, responsáveis e escolas para fazer um uso seguro e responsável da internet — apesar da percepção disseminada sobre a sua condição de nativos digitais.

— Percebemos que entre os nativos digitais, quase metade deles ainda não possuem noções básicas de segurança na rede, como configurar as suas preferências de privacidade. O ponto crítico para isso é a nossa ausência de atenção para a educação de um uso responsável das tecnologias junto aos mais jovens. Muitos adultos, pais e responsáveis, partem do princípio que os jovens sabem utilizar a tecnologia mais que eles, e os dados mostram que não é bem assim. Daí a importância da orientação ao jovem nesse uso, seja em casa ou na escola.

A TIC Kids On-line 2014 foi realizada em todo o país, com 2.105 crianças (entre 9 e 17 anos) e 2.105 pais/responsáveis, em 251 setores censitários em 129 municípios do país.

CAMPANHA PARA O USO RESPONSÁVEL DA REDE

Diante desse contexto, o Unicef lançou nesta terça-feira, em associação com o Google e a Safernet Brasil, uma campanha voltada para o uso responsável da internet entre os jovens. Batizada de "Internet sem vacilo", a campanha conta com a participação dos youtubers Pyong Lee e Jout Jout, bastante populares entre o público adolescente.
A iniciativa vai contar com vídeos dos dois sobre cyberbulling e sexting, privacidade, amizade e relacionamentos on-line, busca com segurança, além de preconceito e intolerância na rede.

— A ideia da campanha é respeitar a autonomia e munir o adolescente de informação para que ele tome atitudes responsáveis na rede, não só consumindo conteúdo, mas também produzindo conteúdo. Queremos cativar esse público, convidando-o para a reflexão na sua atitude on-line, de uma forma informal e bem-humorada. Por isso a participação do Pyong Lee e da Jout Jout — afirma Gabriela Mora, especialista da área de cidadania dos adolescentes do Unicef.

PREFEITO DE SOBRAL POSSÍVEIS CANDIDATOS DA SITUAÇÃO

 Segundo o deputado federal, a saída de Ivo da Pasta  da Secretaria Estadual das Cidades,foi meramente pessoal e a questão já foi superada no Governo do Estado.
“O Ivo é um homem muito competente, porque por onde passou, em cargos públicos, deixou uma marca altamente positiva”, disse Leônidas, afirmando que o governador Camilo Santana havia lamentado muito o ocorrido.
De acordo com o deputado federal Leônidas Cristino, filiado ao Pros, Ivo Gomes substituirá à altura, Veveu Arruda, na Prefeitura de Sobral. 
Já nos bastidores, o nome de Cristino circula como um dos cotados para disputar a Prefeitura de Sobral, contudo, nega que tenha algum projeto de disputa na Cidade. “Estou muito feliz com a lembrança do meu nome para o comando de Sobral, mas o meu projeto é continuar em Brasília”, reforça. (O Estado)

PEIXE SEM CABEÇA ATACA

😱

O momento bizarro foi registrado em vídeo, no qual o peixe é mostrado sendo limpo e sua cabeça imóvel encontra-se na pia.
A mulher usa uma toalha para segurar o peixe, que desliza para fora de suas mãos. De repente, o peixe inteiro se contorce e pula em sua direção, como se estivesse tentando atacar sem sua cabeça. Isso faz com que a mulher tropece para trás em estado de choque.
Repetindo o processo, a senhora segura o pescado novamente, e desta vez ele se mexe mais violentamente e cai na tábua de cortar e na pia. O homem responde dizendo: "Eu não acredito nisso", acrescentando: "Seus músculos ainda estão se movendo, seus músculos ainda funcionam". A mulher então acrescente: “Nervos, músculos, tudo”.
O vídeo termina com a senhora tentando descamar o peixe novamente. Mas cada vez que ela aplica algum tipo de pressão, ele imediatamente responde, se contorcendo.
A filmagem, que foi postada no YouTube, recebeu inúmeros comentários de pessoas que tentam explicar o que está acontecendo. O usuário Gol D. Rogers escreveu: “Isso acontece porque não há um nervo na coluna vertebral. O corpo é controlada por duas partes, o cérebro e a medula espinhal. O corpo pode ainda movimentar-se mesmo que a cabeça é cortada, porque a medula pode ainda enviar impulso para o corpo”.
William Bradey comentou: "É a mesma coisa que faz com que uma cobra se esquive depois de ter a cabeça cortada ou o coração arrancado continuar batendo. Não é que ele está vivo, são os nervos fazendo o trabalho. O cérebro se foi, mas a coluna vertebral e os nervos ainda estão ativos. Os músculos possuem energia e podem mover-se por conta própria. Isto, no entanto, é um reflexo. Ele ativa os músculos nessa área. Seu corpo faz isso para minimizar os riscos e danos. É isso que acontece aqui. Os músculos estão sendo estimulados pelas mãos e pela faca, simplesmente reagindo. Novamente, ele não está vivo, não está tentando mordê-la, ele não sente nada, está 100% morto”.
Confira o vídeo:
Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / DailyMail

VÍDEO: Peixe “zumbi” sem cabeça e sem vísceras ataca mulher que tentava cortar o resto de sua carne


Um peixe morto e decapitado surpreendeu uma mulher quando ele começou a se mover em suas mãos, enquanto ela estava tentando descamá-lo. O momento...


JORNALCIENCIA.COM|POR ADMINISTRADOR

UROLOGIA EM SOBRAL

SOBRAL ESTÁ DE PARABÉNS , ESPERAMOS QUE TUDO DÊ CERTO.

Aloísio da Silva Sousa e Carlos Henrique Vasconcelos

SOBRAL-CE: Dupla é presa após tentativa de assalto, no bairro Junco
Sobral Portal de Notícias - O maior portal de notícias de Sobral e região
SOBRALPORTALDENOTICIAS.COM|POR REDAÇÃO SPN
Na manhã de segunda-feira dia 27 de julho de 2015), foram os dois homens foram autuados em flagrante quando tentavam assaltar uma mulher no bairro Junco, em Sobral.
Segundo informações da vítima, os bandidos já estavam com a chave do carro que seria roubado, quando na tentativa de fuga foram surpreendidos por uma equipe do carro-forte que passava no local e impediu o assalto.
Os indivíduos foram identificados como Aloísio da Silva Sousa, 42 anos, e Carlos Henrique Vasconcelos, 20 anos. Ambos moravam no bairro Paraíso das Flores.
Os vigilantes da CORPVS renderam os indivíduos e acionaram a polícia. A dupla foi encaminhada à Delegacia Municipal de Sobral.

REAL X DOLAR REPRISE

Dólar de Dilma!!!

ARARAS E JAIBARAS

Nível dos açudes Aires de Sousa e Paulo Sarasate chama a atenção de cearenses

Seg, 27 De Julho De 2015
Em meio a crise hídrica os açudes Aires de Sousa (AÇUDE JAIBARAS) e Paulo Sarasate (AÇUDE ARARAS) chamam a atenção de moradores do interior do Ceará pelo seu volume de água abaixo do normal.

O Açude Jaibaras (AIRES DE SOUSA), fica localizado em um distrito de mesmo nome, na cidade de Sobral, faz parte da Bacia do Acaraú e além de abastacer o município sobralense, nele são desenvolvidas atividades de piscicultura (cultivo de peixes). Atualmente, o açude encontra-se com o seu volume de água bem abaixo do seu armazenamento inicial, que era de 104.430.000 m³.



Já o Açude Paulo Sarasate, conhecido como Açude Araras, localiza-se sobre o leito do rio Acaraú e abastece municípios como Sobral, Santana do Acaraú, Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria. Foi construído e é administrado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). 
O reservatório tem capacidade de acumular 1.000.000.000 ( um bilhão ) de metros cúbicos de água, mas atualmente, o Açude Araras encontra-se com apenas 8,8% da sua capacidade total de armazenamento.

DILMA ELEITA PELO STE?



CONSTRUTORAS DE LADO

No Brasil é assim construtoras se irritam com eficiência e cumprimento de prazos! !!!??? Isso é incrível ou imoral?

Exército agiliza obras no país e irrita construtoras
Exército Brasileiro tem se destacado por agilidade em obras públicas como a transposição do Rio São Francisco

PORTALMETROPOLE.COM

Iraquiano gay relata como escapou de ser atirado de prédio pelo 'EI'

Taim: 'É devastador ver a reação pública aos assassinatos do 'EI'; as pessoas se solidarizam com as vítimas apenas se não forem gays.'
    27 julho 2015 
O grupo extremista autodenominado Estado Islâmico (EI) tem uma punição especial para gays - o lançamento à morte do topo de prédios altos. Taim, um estudante de Medicina de 24 anos, conta a história de como escapou desse destino numa fuga do Iraque ao Líbano.
LINKS QUE AS PESSOAS TAMBÉM COMPARTILHARAM
"Na nossa sociedade (iraquiana), ser gay é igual a uma sentença de morte. Quando o 'EI' mata gays, muitos ficam felizes porque pensam que somos doentes.

Percebi que era gay aos 13 ou 14 anos. Também pensava que a homossexualidade era uma doença, e só queria me sentir normal. Por isso fiz terapia durante meu primeiro ano na faculdade. Meu terapeuta me aconselhou a pedir ajuda aos amigos e dizer que eu passava por um 'período difícil'.

Minha formação é muçulmana, mas meu ex-namorado vinha de um ambiente cristão, e eu também tinha muitos amigos cristãos, com quem costumava sair. Em 2013, envolvi-me numa briga com um colega de faculdade, Omar - que depois se integrou ao 'EI' -, motivada por essa convivência com cristãos.

Um amigo meu disse a ele que pegasse leve porque eu enfrentava um momento duro e recebia tratamento por ser gay. Foi assim que ficaram sabendo. Acho que a intenção do meu amigo era boa, mas o que aconteceu em consequência disso arruinou minha vida.

Em novembro de 2013, Omar me atacou com dois amigos. Eu estava apenas andando para casa depois de um ótimo dia. Eles me espancaram, jogaram-me no chão e rasparam minha cabeça. Diziam: 'Essa é só uma lição por enquanto, porque seu pai é um homem religioso. Olhe o que você faz!'. Ele queria dizer que eu só não tinha sido morto ali em respeito ao meu pai, porque venho de uma família religiosa.

Deixei a cidade por alguns dias e não apareci na universidade. Mas acabei voltando, e, em março de 2014, deixei Omar furioso de novo, desta vez por dizer que não-muçulmanos não deveriam pagar a "jizya", uma taxa paga por não-muçulmanos a governos muçulmanos. Estava lavando as mãos no banheiro da faculdade quando ele e outros me atacaram mais uma vez.

Eles chegaram por trás, mas reconheci um deles pelo relógio verde. Era o mesmo grupo. Eles me bateram até me deixar semiconsciente. Quase não conseguia andar, e parei de ir à faculdade por um mês.

Então, no meio das provas finais, o 'EI' tomou o poder. Omar me ligou, pediu que me arrependesse e me juntasse a eles. Eu desliguei o telefone.

Em 4 de julho, um grupo de soldados do 'EI' veio até minha casa. Meu pai atendeu a porta e eles teriam dito: 'Seu filho é um infiel e um homossexual, e nós viemos trazer a punição de Deus para ele'.

Meu pai é um homem religioso, e para minha sorte conseguiu convencê-los a voltar no dia seguinte, para que ele pudesse verificar a veracidade da acusação. Ele entrou em casa e começou a gritar. Ao final, afirmou: 'Se essas acusações forem verdade, eu vou entregá-lo a eles, e feliz'. Eu fiquei estático, sem saber o que fazer ou dizer - muito menos me defender.

Eu estava em choque. Mas minha mãe decidiu que eu deveria deixar nossa casa imediatamente, e começou a me ajudar a conseguir um visto para sair do Iraque. Era meia-noite e ela me disse: 'Estamos indo agora'.


Ela me levou até a casa da minha tia. No dia seguinte, reservou um voo para a Turquia e conseguiu um visto para mim. Mas eu teria que passar por Erbil (capital da região curda do Iraque), e eles não nos deixariam entrar no Curdistão. Passei duas semanas num vilarejo perto de Erbil tentando entrar, e nada. Tentei ir por Bagdá mas havia combates na estrada e o motorista se recusava a ir. Tentei sair muitas vezes, sem sucesso.

Em agosto, após semanas me escondendo, minha mãe deu um jeito de me levar a Kirkuk, dirigindo por campos e estradas de terra. De lá segui para Sulaymaniyah. Planejava ir para a Turquia, mas o primeiro voo disponível era para Beirute, e eu não precisava de visto - e aqui estou.

Se eu tivesse ficado, o 'EI' teria ido atrás de mim e me matado como fizeram com outros. Se não me pegassem, meus próprios parentes teriam feito o serviço. Poucos dias depois que saí, soube que meu tio - irmão do meu pai - tinha jurado limpar a honra da família.


Recentemente recebi uma mensagem anônima pelo Facebook - minha mãe acha que foi meu tio. Dizia: 'Você está em Beirute. Vou te perseguir até no inferno'.

Recentemente recebi uma mensagem anônima pelo Facebook - minha mãe acha que foi meu tio. Dizia: 'Você está em Beirute. Vou te perseguir até no inferno'.

Tudo o que quero agora é ficar em um lugar seguro, fora de alcance do meu pai e de qualquer extremista. Quero estar seguro, ser livre e ser eu mesmo - quero me formar e começar a viver... Só quero começar a viver.

Advogados de direitos humanos do Projeto de Assistência a Refugiados Iraquianos me ajudaram a obter status de refugiado e estão tentando me realocar em outro país, onde quero continuar meus estudos. Aqui vivo em um quarto do tamanho do banheiro da minha antiga casa. Estou num limbo.

Acho que vou me recuperar aos poucos, mas sempre haverá a lembrança desse período negro quando tive que literalmente correr pela minha vida. Foi muito estressante, mas consegui.

Perdi contato com a maior parte da minha família. Um mês depois que fugi, meu irmão mais novo me enviou uma mensagem no Facebook dizendo: 'Tive que deixar a cidade. A família está despedaçada e a culpa é toda sua'.

Fiquei nervoso e não respondi. Mas senti saudades dele no Revéillon, então escrevi dizendo: 'Não é minha culpa ter nascido assim. Eles ('EI') são os criminosos'. E depois disso tivemos uma longa conversa no Facebook sobre nossas infâncias.

Não falei mais com meu pai. O que ele fez foi muito doloroso. Ele é meu pai. Teria que me proteger e me defender acima de tudo. Mas quando ele disse que me entregaria ao 'EI', ele sabia o que fariam comigo. Ele sabia. Talvez o perdoe no futuro, mas agora não quero nem pensar nele. Quero que fique fora da minha vida.

Mas com minha mãe falo toda semana. É difícil para ela porque não há sinal de celular e ela tem que sair da cidade para conseguir sinal. Ela é a mulher mais incrível do mundo. Ela é culta e respeitosa - é brilhante. Ela me ama, e nunca discutiu minha homossexualidade quando me ajudava a fugir.


Ela estava apenas focada em me deixar em segurança. Porque é minha mãe, acho que ela sempre soube que sou gay. Mas tudo que senti dela foi o amor, um amor verdadeiro. Nunca me despedi dela porque quando consegui (fugir) já havia tido tantas tentativas frustradas que achava que iria voltar e vê-la novamente.

Tudo o que queria era um abraço dela.

Ainda tenho amigos gays, mas perdemos contato para a própria segurança deles.

No começo deste ano um dos meus melhores amigos, que ficou no Iraque, foi morto. Ele foi jogado do alto do principal prédio do governo.

Era um grande homem, uma pessoa muito gentil. Tinha 22 anos, era estudante de Medicina, muito calmo e esperto - quase um gênio. Costumava me contar sobre as últimas descobertas científicas - sempre tirava notas altas, e nunca andava sem um livro.

Nós nos conhecemos pela internet - gays iraquianos costumam frequentar comunidades online - e depois pessoalmente. Ao vivo ele era bem quieto, mas online não parava de falar. Ele compartilhava seus maiores segredos comigo. Como homens gays, todos tínhamos que ter vidas secretas.


O Estado Islâmico é profissional ao perseguir gays - caçam um por um.

Não sei como ele foi descoberto, porque era muito cuidadoso - talvez por meio de uma mensagem de celular ou de internet. Quando o 'EI' captura alguém, eles vasculham todas as mensagens.

A última vez que o vi ao vivo foi pouco antes de o 'EI' tomar nossa cidade, mas continuamos em contato até minha fuga.

Não consigo descrever o que senti quando vi imagens dele pela primeira vez. Aquele vídeo me persegue em pesadelos. Sinto que estou caindo do alto. Sonho que estou sendo preso e depois jogado de um edifício - o mesmo destino do meu amigo.

É devastador vê-lo ir dessa maneira brutal. Ele foi vendado, mas sei que era ele pelo porte físico e tom de pele. Parece que ele morreu imediatamente, mas um amigo me disse que não - talvez o prédio não fosse alto o suficiente. Esse amigo me disse que ele foi apedrejado até a morte.

Eu queria desabar. Não podia acreditar. Um dia ele estava vivo, ativo, vivendo sua vida.

E agora ele se foi.


Temos sentimentos e alma - parem de nos odiar só porque nascemos diferentes.

Mesmo antes da chegada do 'EI', eu vivia em estado de medo constante. Não há leis para te proteger. Milicianos estavam matando pessoas em segredo - e ninguém dizia nada. Para eles, somos apenas um bando de criminosos sujos que precisam ser eliminados porque atraímos a ira de Deus e somos a fonte de todo o mal.

Foi muito difícil nos anos recentes. Havia milicianos e homens de segurança que - se descobrissem que alguém era gay - prendiam, estupravam e torturavam essa pessoa. Houve muitos assassinatos supervisionados pelo Exército iraquiano. É possível ver soldados em vídeos de pessoas sendo apedrejadas ou queimadas vivas.

Eu vi um vídeo em que um homem gay teve cordas amarradas no pescoço e foi arrastado pelas ruas, apedrejado e queimado. Alguns tiveram os retos preenchidos com cola e foram deixados no deserto para morrer.

Antes do 'EI', acho que talvez o poder da minha família tenha me protegido. Mas mesmo se o 'EI' desaparecesse agora, o risco seria o mesmo, agora que já fui identificado como gay.

A diferença agora é que o 'EI' tem apenas um método terrível de matar pessoas - jogando essas pessoas de prédios e apedrejando-as caso não morreram na queda. Esse era o meu destino se o 'EI' tivesse me pegado.

O que também mudou é que a mídia está atenta às ações do 'EI', porque é o 'EI'. E o 'EI' filma tudo, divulga o vídeo e afirma 'Matamos essas pessoas por serem gays, e essa é a punição deles de acordo com nosso Livro Sagrado'.

O 'EI' é profissional quando o assunto é perseguir gays. Caçam um a um. E quando pegam algum, vasculham seu telefone e amigos do Facebook. Eles estão tentando identificar todo homem gay. É como uma trilha de dominó - se um cai, os outros irão cair também.

Maomé pregava contra os gays?

O pesquisador do Islã Usama Hasan, da Fundação Quilliam, afirma que há muitos hadiths atribuídos ao profeta Maomé e seus discípulos sobre o tema da punição a homossexuais. "Contudo, todos são controversos e nunca houve consenso sobre seu conteúdo, principalmente porque eles parecem contradizer o Alcorão, 4:15-16." Ele acrescenta que alguns estudiosos afirmam que Maomé não poderia ter dado nenhuma ordem do tipo porque nunca teria tido conhecimento de nenhum episódio confirmado de homossexualidade.

É devastador ver a reação pública aos assassinatos. Normalmente, quando o 'EI' divulga imagens online, as pessoas se solidarizam com as vítimas - mas apenas se não forem gays. Você deveria ver os comentários no Facebook sobre os vídeos de assassinatos. "Odiamos o 'EI' mas amamos quando fazem coisas assim. Deus o abençoe, 'EI'". "Sou contra o 'EI' mas sou totalmente a favor quando matam gays". "Ótimas notícias. Isso é o mínimo que os gays merecem." "A homossexualidade é o crime mais horrendo do mundo. Belo trabalho 'EI'." "A cena é horrível, mas eles merecem." "Esses sujos merecem o 'EI'."

E há milhares de pessoas concordando com esses comentários cheios de ódio. É isso que perturba tanto. É dessa sociedade que eu fugi.

O Islã se opõe à homossexualidade. Meu pai me fez estudar a sharia (lei islâmica) por seis anos porque queria que fosse religioso como ele. Há um hadith (narrativas e pregações atribuídas ao profeta Maomé) que recomenda que homens gays sejam jogados de desfiladeiros, e depois que um juiz ou um califa decida se devem ser queimados ou apedrejados até a morte.

Penso que o 'EI' está jogando homens gays do alto de prédios porque nossa sociedade nos odeia e é uma maneira de conseguir apoio.

Eu tento não assistir aos vídeos do 'EI'. Mas para ser sincero eu procuro os vídeos deles de martírio. Quero ver se consigo ver Omar, o homem que arruinou minha vida.

Fico muito preocupado com os gays que ainda estão lá. Tenho dezenas de amigos que não podem deixar o país porque não têm dinheiro para isso. Mas depois da morte de nosso amigo eu me despedi e bloqueei todos (em redes sociais), para a própria segurança deles.

Vim a público para honrar meu amigo que foi morto - e para todo homem gay que conheço que ainda está no Iraque. Quero que os iraquianos saibam que somos seres humanos, e não bandidos. Temos sentimentos e temos alma. Parem de nos odiar apenas porque nascemos diferentes.

Tive sorte em conseguir sair. Salvei minha alma. Mas e eles? Terão sorte suficiente para sobreviver? E, se sobreviverem, irão se recuperar do trauma da perseguição? É um desastre, e todos eles são alvos.

Taim contou sua história à repórter da BBC Caroline Hawley. Taim não é seu nome real, e Omar também não é o nome verdadeiro de seu algoz.