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sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Eleições 2020: entenda a diferença entre votar branco e nulo Discrepância, na prática, se dá apenas na maneira como o voto é registrado pelo eleitor

1º turno das Eleições 2020 está marcado para o dia 15 de novembro Foto: ReproduçãoRIO – Às vésperas do 1º turno das eleições municipais de 2020 muitos eleitores permanecem com uma dúvida que ressurge a cada dois anos, na hora de ir às urnas: qual a diferença entre votar nulo ou branco? Apesar de muitas pessoas acreditarem que as duas opções possuem funções diferentes, na prática, após mudanças na legislação eleitoral, não há diferença entre votar nulo ou branco, já que ambos não entram na conta dos votos válidos.

Até 1997, os votos brancos eram considerados válidos e eram contabilizados para o candidato vencedor. Diante da obrigatoriedade do voto, a indicação nesse caso era um conformismo do eleitor com o candidato que vencesse as eleições. Mas após a promulgação da lei Nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a considerar o voto em branco como aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos, ficando de fora  no resultado final.

Como votar em branco nas eleições

Antes da existência do sistema de votação eletrônico, para votar em branco o eleitor podia apenas não assinalar a cédula de votação, deixando-a em branco, o que abriu brecha para fraudes eleitorais. Hoje em dia, para exercer o voto em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”.

Outro boato comum nas semanas que antecedem o período eleitoral é o de que um pleito com maioria de votos brancos e nulos poderia invalidar a eleição, mas isso também não é verdade. De acordo com a legislação, no Brasil as eleições são decididas apenas por quem se manifesta. Ou seja, ainda que 99,9% dos eleitores votem nulo ou branco, a eleição permanecerá válida e os e os vencedores entre os candidatos disponíveis serão escolhidos pelos 0,1% de votos válidos.

Como anular o voto na urna eletrônica

Já o voto nulo ficou conhecido entre a população como um voto de protesto contra os candidatos, suas propostas ou contra a classe política em geral. Na urna eletrônica ele acontece quando o eleitor digita o número de um candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”. Os votos nulos são considerados inválidos pela Justiça Eleitoral e também não são contabilizados no resultado final do pleito.

A Constituição Federal de 1988 definiu que "é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos". Portanto, a regra que vigora é a de que é necessária a maioria de votos válidos para se eleger, sendo considerados apenas os votos nominais e os de legenda.

Apesar da mitificação criada em torno dos votos nulos e brancos, eles funcionam apenas como uma alternativa para o eleitor, que é obrigado a votar no Brasil, manifestar sua insatisfação ou inadequação aos candidatos nas urnas. Como resultado final, a única diferença entre essas modalidades será estatística, já que esses votos são computados separadamente pela Justiça Eleitoral.

Fonte: jornal o globo

Fortaleza tem "microssurtos" de COVID-19, mas não é alvo de segunda onda, diz epidemiologista

Antônio Lima (Tanta) é gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Átila Varela
atila@focus.jor.br

Fortaleza atravessa uma fase de “microssurtos” localizados em bairros como Meireles, Aldeota, estendendo-se para outras áreas como Mucuripe e Cocó. A afirmação é do gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em relato ao Focus.

“Houve um aumento da contaminação provavelmente em eventos disseminadores como casamentos e aniversários realizados em ambientes fechados”, afirmou o especialista.

Na avaliação do médico, a Capital cearense passou por uma alta de resultados positivos de COVID-19 no mês de outubro, mas somente em novembro sentiu-se as consequências dessa situação.

O Boletim Epidemiológico da própria SMS confirma o que diz o epidemiologista. “Houve um incremento da transmissão, iniciado em outubro, que persiste. O declínio da média móvel visto agora, provavelmente, reflete o retardo na liberação de resultados”, destaca um trecho do documento.

O gestor da Célula de Vigilância Epidemiológica também lembra que os efeitos não foram contundentes em Fortaleza. “Não se converteu em aumento de mortalidade e nem aumento de demanda de internação em unidades de saúde pública”, ressaltou. Contudo, lembrou que houve uma elevação do número de internações na estrutura médica privada.

Por fim, o especialista ressaltou que uma segunda onda de COVID-19 está, no momento, descartada. “Não notamos uma segunda onda que atingisse Fortaleza inteira. Percebemos apenas os microssurtos e as cadeias de transmissão”, complementa.

Boletim Epidemiológico
De acordo com Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a média móvel estimada hoje, 13, foi de 59 casos, sendo inferior (60% de redução) à registrada duas semanas atrás e, aproximadamente, 94% menor do que a mensurada no ápice da série temporal (952,9 casos).

Ceará tem, nestas Eleições, 6.567.760 eleitores aptos a votar, o que corresponde ao 8º maior colégio eleitoral do País.

 

Eleitor com sintomas de Covid-19 deve permanecer em casa no dia da eleição, recomenda TSE

As recomendações sanitárias se estendem a mesários, colaboradores e policiais militares. Ausência deve ser provada e justificada

Legenda: As recomendações sanitárias do TSE vão valer em todo o Brasil, durante o 1º e 2º turno das eleições municipais
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

O eleitor que apresente sintomas, como febre, ou quadro confirmado de Covid-19 não deve comparecer à votação, recomenda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O motivo da ausência, no entanto, deve ser provado e justificado em até 60 dias após o pleito. 

Portanto, sentir febre ou testar positivo para o novo coronavírus nos 14 dias que antecedem as eleições são motivos plausíveis este ano para permanecer em casa e não votar.

As regras fazem parte do Plano de Segurança Sanitária, elaborado pelo TSE para as eleições municipais de 2020. E são válidas para todo o Brasil, durante o 1º e 2ª turno das eleições municipais, marcadas para acontecerem nos dias 15 e 29 de novembro.

O plano tem como objetivo reduzir os riscos de propagação do Covid-19 e não se restringe aos eleitores. Se aplica também ainda a mesários, colaboradores - técnicos, carregadores de urna e motoristas - e Polícia Militar.

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Sem proibição

Por não haver uma norma de proibição e se tratar apenas de uma recomendação, o Tribunal Superior Eleitoral reforça a importância do respeito às orientações sanitárias, como o uso de máscara, o distanciamento social e o uso de álcool em gel nas seções eleitorais.

Tomando como justificativas o custo-benefício da medida e para evitar aglomerações, o TSE resolveu não adotar a medição de temperatura nos locais de votação. Por isso, é importante redobrar os cuidados.

Justificar a ausência

A Justiça Eleitoral reforça que o voto é obrigatório para todos os maiores de 18 anos e menores de 70 anos.

Porém, ressalta que "quem deixar de votar por essa razão [Covid-19] deve apresentar documento, como atestado, declaração médica ou teste que comprovem a condição".

O eleitor tem até 60 dias para apresentar sua justificativa ao juiz eleitoral. Caso não tenha em mãos um documento comprobatório, deve expor as razões da ausência.

Caberá ao juiz da zona eleitoral em que o eleitor é inscrito analisar a documentação. É ele quem vai decidir, "de forma fundamentada, se houve justificativa ou se é cabível aplicar a multa ao eleitor. Serão consideradas, nessa decisão, as orientações do TSE, inclusive no sentido de ser a contaminação comprovada por Covid-19 um justo motivo para ausência", informa o TSE, em comunicado.

Mesários

Caso a pessoa a apresentar febre ou diagnóstico positivo seja mesário, ela deve comunicar imediatamente a situação a sua zona eleitoral para que seja substituído.

Se tiver mais de 60 anos, inclusive, poderá pedir para ser dispensado do trabalho como mesário.

Fitas adesivas no chão devem estabelecer o distanciamento mínimo de um metro entre mesários e eleitores.

 Por unanimidade, STF nega pedido do PDT para afastar ministro Paulo Guedes - VEJA O VÍDEO!

 Dória pode sofrer IMPEACHMENT por 'CHEQUE EM BRANCO' à China...

A imagem pode conter: 4 pessoas, texto
2 h 
Doria pode sofrer impeachment por ‘cheque em branco’ à China!
Após a divulgação do documento pela CNN, o Instituto Butantan enviou nota à emissora dizendo que o texto é um acordo de intenções e não um contrato.
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o que funciona no feriado da República e domingo de eleição em Fortaleza. Ônibus e VLT funcionarão com operações especiais, buscando contemplar o público durante o dia da eleição.



No próximo domingo (15), o feriado de Proclamação da República coincide com o primeiro domingo eleitoral. Em Fortaleza, estabelecimentos terão mudanças no funcionamento, enquanto outros terão horário reduzido. Empresas de transporte também atuam para atender ao público na data. Veja o que abre e o que fecha na capital.
Supermercados​ 
Os situados em Fortaleza devem funcionar normalmente, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).
Lojas​
Ponto facultativo. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas Fortaleza), em feriados a abertura ficará a critério do proprietário, tanto lojas de shopping quanto as de rua.
Shoppings e Bancos
No Shopping Iguatemi Fortaleza, lojas e quiosques irão funcionar das 14 horas às 21 horas. As Lojas Americanas abrirão somente às 13 horas e fecharão às 21 horas, enquanto as praças de alimentação e restaurantes funcionarão das 11h30 às 22 horas. As salas de cinema funcionarão das 14h30 às 20h30 e o Hipermercado Extra abre às 7h até às 23h. 
No Grand Shopping, as lojas e quiosques funcionarão de 14h às 21h, enquanto a praça de alimentação do empreendimento estará aberta de 11h30 às 22h.
Conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB), as agências bancárias não funcionarão, voltando ao funcionamento normal na segunda-feira (16). Saques, transferências e outras operações similares poderão ser efetuados pelos clientes nos caixas eletrônicos das unidades. 
Saúde
Durante o feriado, os postos de saúde da capital funcionarão exclusivamente para vacinação no horário de 8h às 17h, nas Regionais II e VI, com as unidades Paulo Marcelo, na Rua 25 de Março, 607, e Messejana, na Rua Guilherme Alencar s/n, respectivamente. 
Em caso de usuários apresentarem síndrome gripal, é possível buscar qualquer uma das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, com funcionamento 24h, aponta a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 
Para doar sangue, estará aberto apenas o posto de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), na Praça das Flores, localizado na Avenida Desembargador Moreira, atendendo de 7h às 18h. O posto de coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF) não funcionará, assim como todas as unidades do interior. 
Transporte
Considerando o feriado e a eleição do 1º turno, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) terá 50 veículos extras, operando com um total de 1100. O funcionamento deverá começar às 6 horas, antes do início da votação, e deverá se estender até 18h. 
“Os cinquenta veículos ficam à disposição para atender toda a demanda de acordo com a localização dos maiores colégios eleitorais da cidade”, aponta a Etufor. O órgão ressalta também que os passageiros contam com a tarifa social de domingos, sendo R$ 3 a inteira. As estações de BRT na Av. Bezerra de Menezes e Av. Aguanambi vão funcionar normalmente.
Já a Linha Sul e o VLT Parangaba-Mucuripe funcionará em horários especiais, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos informa que a Linha Sul, mantendo as viagens concentradas nos períodos da manhã e da tarde. A Linhas Oeste e nos VLTs de Cariri e Sobral não contarão com operações. 
Linha Sul, no sentido Centro: 8h25 às 16h10
Linha Sul, no sentido Carlito Benevides: 8h30 às 16h15
VLT Parangaba-Mucuripe (Linha Nordeste), no sentido Iate: 8h05 às 15h50
VLT Parangaba-Mucuripe(Linha Nordeste), no sentido Parangaba: 8h05 às 15h50

Lei Seca não deve ser adotada em Fortaleza, define Justiça Eleitoral; decisão será do Estado.

 Lei Seca não deve ser adotada em Fortaleza, define Justiça Eleitoral; decisão será do Estado

A permissão de venda e consumo de álcool vale para as 17 Zonas Eleitorais da Capital; outros 23 municípios mantiveram a proibição, segundo o TRE

A proibição de consumo e venda de bebidas alcoólicas durante as eleições municipais deste domingo (15) não será adotada em Fortaleza. A decisão foi comunicada pelos juízes das 17 zonas eleitorais da Capital ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). O tribunal, porém, afirma que a escolha dos juízes não impede que órgãos como a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) façam valer a Lei Seca na cidade. 

Na última quinta-feira (12), 11 zonas eleitorais do interior do Ceará já confirmaram que vão manter a proibição de venda e consumo de alcoólicos. Assim, em 22 municípios cearenses que integram essas zonas, não será possível comercializar e comprar bebidas alcoólicas a partir de 0h deste domingo (15).

Na 84ª Zona Eleitoral, que compreende o município de Beberibe, a proibição começa um pouco antes. Vendas e consumo de alcoólicos estão proibidas na cidade a partir das 23h deste sábado (14). Em algumas cidades, além da proibição de comercialização, bares e restaurantes devem fechar as portas.

Veja como a Lei Seca será adotada em cada zona:

Crateús e Iporanga (20ª ZE)

Bares e assemelhados permaneçam fechados entre às 0h e às 19h do domingo. Estabelecimentos comerciais do gênero alimentício, como pizzarias, restaurantes e lanchonetes, podem ficar abertos desde que se abstenham de vender alcoólicos. 

Granja, Martinópole e Uruoca (25ª ZE)

Venda e consumo de bebidas alcoólicas está proibida entre às 0h e 19h no dia da eleição. A medida vale para bares, restaurantes, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público. De acordo com o TRE-CE, a proibição permanece válida mesmo com a edição de ato nesse sentido definido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS). Instituições policiais atuam nos municípios de Granja Martinópole e Uruoca serão responsáveis pela fiscalização da medida. 

Campos Sales e Salitre (38ª ZE)

Venda e o consumo de bebidas alcoólicas está proibida em bares, restaurantes, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público entre às 0h e 19h do dia de votação. A fiscalização fica por conta dos policiais em atividade nos municípios. 

Ipueiras e Poranga (40ª ZE)

Venda e consumo de bebidas alcoólicas, em bares, restaurantes, estabelecimentos congêneres e locais abertos ao público, proibida entre 0h e 19h do dia 15. 

Santana do Acaraú e Morrinhos (44ª ZE)

 consumo e a venda de bebidas alcoólicas é vedada em bares, restaurantes, lanchonetes, trailers e similares, além lugares abertos ao público, a partir da 0h até às 19h do domingo.  

Pacatuba e Guaiúba (57ª ZE)

Venda e o consumo de bebidas alcoólicas proibidas nos horário compreendido entre 0h e 19h do dia da eleição em bares, lanchonetes, restaurantes, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público.

Aurora (69ª ZE)

Bares e semelhantes devem permanecer fechados da 0h até as 18h do do domingo. Demais estabelecimentos comerciais, como mercearias, restaurantes, lanchonetes e pizzarias, podem funcionar desde que não comercializem alcoólicos. 

Croatá e Guaraciaba do Norte (74ª ZE)


Venda e o consumo de bebidas alcoólicas proibidos em bares, restaurantes, mercantis e demais locais abertos ao público. A medida vale entre às 0h e 19h do dia de eleição. 

Reriutaba, Mucambo, Pacujá e Graça (79ª ZE)


Entre às 0h e 19h do domingo, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas proibidas em bares, restaurantes, mercantis e locais abertos ao público. 

Beberibe (84ª ZE)

A comercialização e distribuição e consumo de alcoólicas fica proibida a partir das 23h deste  sábado (14) até às 0h do dia 16 de novembro. A determinação vale para bares, restaurantes, lanchonetes, supermercados, postos de gasolina, lojas de conveniência, quaisquer estabelecimentos comerciais, regulares ou informais, ruas, avenidas, calçadas, passeios, jardins, praças e quaisquer áreas externas das residências.

Em Beberibe, também está proibido qualquer comemoração de candidatos eleitos no pleito municipal. A medida tem validade entre 17h do dia 15 de novembro até às 06h do dia 16/ de novembro, sem prejuízo da atuação da Justiça Comum e órgãos correlatos, nos casos de inobservância posterior do teor do artigo 268 do Código Penal.

Caridade e Paramoti (111ª ZE)

Comercialização, distribuição e consumo de bebidas alcoólicas estão proibidos entre 0h até as 17h do domingo. A determinação vale para bares, restaurantes, lanchonetes, supermercados, postos de gasolina, lojas de conveniência, quaisquer estabelecimentos comerciais, regulares ou informais, ruas, avenidas, calçadas, passeios, jardins, praças e quaisquer áreas externas das residências.

A portaria também apresentou vedações e permissões legais para o dia do pleito. Além disso, requisitou às Forças Policiais a irrestrita fiscalização e cumprimento da Portaria, tomando as medidas cabíveis contra aqueles que a infringirem, tais como: fechamento do estabelecimento comercial, apreensão de bens e objetos relacionados à infração, identificação do comerciante, distribuidor ou usuário, e, em caso de resistência ou reiteração, sua condução para responsabilização criminal (art. 347 do Código Eleitoral), comunicando-se ao Juiz Eleitoral.

Uma vergonha. Professores, fazendo campanha contra colégios militares. Vejam, onde está o real problema da educação.

A escola está destruindo gerações e causando Estragos profundos.
Por que uma criança deve estudar?Para ser formada como cidadã que terá um papel na sociedade, trabalhando para ter seu sustento, para realizar seus sonhos e colaborar com os menos favorecidos.
O estudo não tem um fim em si mesmo, do tipo "o estudo dignifica o homem". Não, o trabalho e a criação de valor é que dignificam o homem. O que você realiza é o que lhe dignifica. Logo, em uma determinada fase de sua vida, você supostamente deveria se preparar para, na próxima fase, produzir e gerar valor.
O estudo sem propósito é perda de tempo. Sim, essa afirmação soa quase que como uma heresia escandalosa aos ouvidos de quem, por anos, foi condicionado a pensar no estudo como atividade-fim e não como um meio. Estudar por estudar é típico de alguém que ainda não encontrou seu propósito na vida, e por isso continua mecanicamente apenas fazendo as coisas por fazer.
No entanto, o ato de estudar — ou seja, participar de uma classe a fim de adquirir informações sobre as disciplinas definidas pelo governo via Ministério da Educação — está muito longe de ser o suficiente para preparar alguém para adquirir relevância na sociedade. Até porque a definição do currículo escolar foi feita há quase um século.
Já o atual modelo de escola compulsória, o qual copiamos do resto do mundo ocidental, foi criado ainda no início da Era Industrial. E sua função era preparar a mão-de-obra oriunda do campo para as indústrias. Consequentemente, o modelo de organização e agremiação das escolas era um simples espelho do modelo organizacional das fábricas: os sinais tocando entre as aulas, indicando que uma acabou e que outra deve começar; os sinais anunciando o início e o fim do recreio; as filas e a ênfase na obediência e submissão; o ambiente maçante; as fileiras de jovens sentados passivamente em suas carteiras escolares obedecendo a seus professores; os professores obedecendo aos supervisores e ao diretor etc. — tudo isso foi modelado de acordo com a organização das fábricas.
O problema é que já deixamos a Era Industrial há muito tempo e estamos entrando na Era da Imaginação. Mas o modelo escolar continuou estagnado na era das fábricas.
Os empregos do futuro ainda nem foram inventados
O mundo mudou, as necessidades mudaram, as ferramentas são outras e a quantidade de informação a que nossos jovens são expostos é muito maior. Não é por acaso que, como consequência dessa realidade, testemunhamos o aumento brutal no diagnóstico de TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção por Hiperatividade —, o que fez com que drogas como a Ritalina tenham encontrado no Brasil seu segundo maior mercado consumidor do mundo. Será que nossas crianças é que estão doentes ou seriam as nossas escolas?
Em um mundo onde as informações estão acessíveis a todos, à distância de apenas um clique, aquela escola que tem o papel de transferência de conteúdo se torna a cada dia mais insignificante.
Por isso, o modelo educacional vigente está falindo e definhando a cada ano. E isso está acontecendo sem que muitos envolvidos nesse processo sequer estejam percebendo. E não percebem porque ainda continuam acreditando firmemente que esse modelo é o que melhor prepara para as formas mais convencionais de sustento de um cidadão, que é o emprego.
Só que o emprego tradicional, na forma como conhecemos, perde valor a cada dia, ao mesmo tempo em que outras formas de produção ganham mais espaço no mundo. Marketing multinível, produção de conteúdo na internet, youtubers, micro-franquias, vendas diretas, marketing digital e vários outros modelos têm crescido ao redor do mundo e já contam com milhões de pessoa dedicando-se a eles.
Em seu livro Now You See It, a educadora Cathy Davidson diz que 65% das crianças que estão entrando hoje na escola irão trabalhar em empregos no futuro que ainda nem foram inventados. Escreve ela: "Nessa era de mudanças cada vez mais velozes, estamos aplicando a nossas crianças as mesmas provas e lições de casa que foram criadas para nossos tataravôs".
Não quero entrar no mérito de discutir sobre cada uma dessas profissões tecnológicas que hoje estão em voga, mas a existência delas e seu crescimento são a maior prova de que as pessoas estão cansadas de se sentir escravas, de terem suas agendas tomadas e não terem tempo para usufruir a família e a vida em troca de um salário sobre o qual não têm controle.
Adicionalmente, o aumento do trânsito nas grandes cidades, com filas intermináveis e engarrafamentos de desafiarem os nervos, em conjunto com o aumento da violência urbana não só estimulam ainda mais esse tipo de ocupação, como também tem provocado um aumento nos casos de síndrome do pânico. Como resultado, o consumo de educação pela internet, por exemplo, não para de crescer.
Por que alguém vai pegar um carro, dirigir por minutos ou horas, correndo risco de ser assaltado, gastando com estacionamentos cada vez mais caros, para ir a uma faculdade ou mesmo a um curso qualquer? Muito mais racional é estudar online: gasta menos, gasta com qualidade e ainda sobra mais tempo para trabalhar, construir seus projetos, fazer outras coisas de que gosta ou simplesmente viver a vida.
Conteúdo Não me entendam mal: eu vejo muito, mas muito mesmo, valor na pré-escola. É o momento em que a criança adquire algumas de suas primeiras experiências sociais, em que desenvolve suas habilidades cognitivas, sua coordenação motora e é alfabetizada. É uma educação altamente produtiva.
Da 1ª à 4ª série, a concentração em português, matemática e ciências traz um conteúdo interessante e importante para a base da educação dessa criança. O problema é que o formato falido da educação vigente já começa a colocar a cabeça para fora: uma sala enfileirada, a maldita prova que induz a decoreba e a busca por notinhas na média começam a aparecer nessa fase. Uma pena, pois, apesar desse formato deletério, o conteúdo dessa fase é bem importante.
É da 5ª série até o último ano do ensino médio que tudo desanda. Ou seja, entre os 11 e 17 anos. Algum pedagogo infeliz definiu esse conteúdo a ser despejado no cérebro dos jovens. A quantidade de informações inúteis, desnecessárias e irrelevantes é impressionante: vai desde decorar os principais nomes do parnasianismo (lembra?) até cada etapa do ciclo de reprodução das samambaias.
Nessa fase, seria imensamente importante a preparação para a vida. E não me refiro à preparação para o emprego, não. Falo de preparação para a vida, mesmo.
Até hoje, sou capaz de montar no mínimo 70% de uma tabela periódica, com os elementos químicos e suas posições organizadas em grupos. Até hoje não me esqueci e não me pergunte por quê. O fato é que essa informação ocupa um espaço valioso em meu cérebro e não me serve para nada. Talvez se eu trabalhasse com farmácia ou química industrial tivesse algum valor, mas não para 99% das pessoas. Se é inútil para 99% das pessoas, por que perder tempo com isso na escola? Mais ainda: por que exigir que o aluno saiba isso para ser aprovado e liberado da escola?
Sem entrar em muitos detalhes, atrevo-me a dizer que mais de 70% do que se estuda entre a 5ª série e o 3º ano do ensino médio não tem sentido algum, não fará nenhuma diferença na vida futura deste indivíduo e será relegado ao esquecimento tão logo ele saia da escola. Se você duvida, tente relembrar aí tudo o que você aprendeu na escola. Em seguida, veja quanto disso você aplica no seu dia a dia.
Quais deveriam ser as prioridades
Caso eu pudesse montar uma escola com currículo próprio, sem ter de me submeter às ordens do MEC (hoje, sou proibido pelo governo de fazer isso), daria ênfase aos seguintes itens:
1. Falar em público - Estatisticamente, falar em público é o maior medo das pessoas. Elas não têm boa oratória. E oratória é muito importante para o crescimento profissional e liderança. Como pode alguém passar mais de 15 anos participando de uma educação que não o prepara para ter uma boa oratória? Foi falta de tempo? Não. Você estava ocupado estudando as briófitas, as mitocôndrias ou decorando os gases nobres.
2. Direito - Não me refiro ao Direito estudado por quem deseja ser um advogado, mas ao direito de cada indivíduo. As regras do jogo. Quer jogar o jogo sem saber as regras? Falo em direito civil, direito tributário, direito comercial etc. Pelo menos o básico de cada um.
3. Nutrição - As taxas de obesidade crescem em todo o mundo. Nutrição é algo que seria estudado todas as semanas.
4. Finanças pessoais - Esse é crucial. Cálculo de juros para financiamentos, entender como os juros compostos podem elevar o patrimônio do poupador (e destruir o do devedor), entender as consequências do seu nível de endividamento, aprender negociação, gestão de patrimônio etc. É inacreditável que se perca tanto tempo em uma escola sem que o indivíduo sequer aprenda o básico sobre como gerir a própria vida.
5. Inteligência emocional - Como reagir a situações adversas. Aprender a perder para ganhar. Saber se colocar no lugar dos outros. Empatia. Liderança (de novo). Saber trabalhar em grupo. Como lidar com a ansiedade, com as frustrações, com o medo etc.
6. Empreendedorismo - Não apenas na forma de se ter uma empresa, mas também como empreender em uma carreira profissional. Empreender com a mesada. Estímulos para startups na internet. Blogs. Conteúdo no YouTube e redes sociais com o foco na criação de audiências.
7. Esporte em alta performance - O esporte traz consigo ensinamentos importantíssimos para a vida. Foco, trabalho em equipe, inteligência emocional, determinação, trabalho em grupo. O esporte é riquíssimo para o desenvolvimento dessas habilidades. Mas não seria compulsório.
8. Primeiros socorros e conhecimentos sobre o atendimento de jovens, velhos e crianças - Este fala por si mesmo.
9. Política e sociologia de forma isenta e não-doutrinária - Este seria o mais difícil, mas é possível de ser feito.
10. Serviço social e trabalho voluntário em comunidades carentes - Além da experiência valiosíssima de lidar com os mais necessitados, a abordagem humana e o fato de ter acesso às contradições da sociedade causadas por políticas desastradas trariam questionamentos valiosos para os futuros pensadores.
11. Idioma estrangeiro com qualidade - O inglês é uma disciplina estudada em todas as escolas, mas menos de 3% da população dominam o idioma. Eis mais uma fragorosa prova do retumbante fracasso do modelo educacional vigente. É inaceitável que menos de 100% de nossos alunos cheguem ao final do ensino médio e não falem no mínimo 3 idiomas. Há tempo para isso, mas a competência das escolas atuais passa longe.
12. Língua portuguesa, interpretação de textos e redação. Uma atividade a ser desenvolvida todos os dias. Treinando a forma e desenvolvendo pensadores que se expressam muito bem, tanto de forma oral como escrita. Quem não sabe se comunicar bem por escrito não terá capacidade de liderar. Seus relatórios não serão bem compreendidos e seus pedidos/ordens serão mal executados. E isso influenciará diretamente a qualidade dos bens ou serviços que você fornece. Peça a um grupo de 100 jovens recém-formados em uma universidade para escreverem uma redação e sinta o terror.
Responsabilidades
O governo sempre esteve integralmente no controle da educação. Pouco importa se a escola é particular ou pública: elas seguem o currículo do MEC, que é compulsório. Se uma escola decidir ensinar tudo o que disse acima — e abolir a tabela periódica, as mitocôndrias, as briófitas e o parnasianismo, por exemplo —, ela, mesmo privada, poderá ter seu registro cassado e seus alunos terão um diploma não reconhecido.
Logo, o governo é o responsável único por esse modelo pouco produtivo de educação.
Até 2014, fui sócio de um grupo educacional expressivo com mais de 1.800 escolas de ensino médio e fundamental no Brasil, com mais de 500 mil alunos. Conheço bem o que digo. Meus filhos — 15, 13 e 4 anos de idade — sabem tudo o que penso a respeito desse assunto e por dois anos ficaram fora da escola. Estudaram em casa, enquanto moramos na Espanha e Inglaterra. Em Portugal, eles voltaram para uma escola convencional, mas a educação deles não pertence a essa escola, ainda que seja considerada uma das melhores da Europa. Eles aprenderam a jogar o jogo e nos dedicamos a prepará-los dentro de outros paradigmas, muito longe de alguns conceitos ensinados lá dentro.
Talvez um dia, se o governo permitir, eu realize o sonho de construir uma escola que contrarie tudo isso, que peite esse esquema, que ignore a falsa importância de um diploma e que forme pessoas para serem relevantes na sociedade com todas as habilidades acima, em vez de uma manada de seres humanos padronizados em busca de um diploma para arranjarem um emprego e pagarem suas contas.
E eles agem assim porque foram ensinados assim, treinadas assim e adestradas desse jeito desde tenra idade.
Como a escola acaba com a criatividade e com o raciocínio próprio

O sistema escolar moderno prolonga a adolescência e atrasa as responsabilidades da vida adulta
E se as escolas públicas fossem abolidas e as particulares não mais tivessem de seguir o MEC?
O entusiasmo e a obsessão são suas mais decisivas habilidades
é um dos principais ícones do empreendedorismo no Brasil. Fundou a Wise Up e, mais tarde, o Ometz Group, que englobou uma série de empresas fundadas por ele e em 2013 foi vendido para a Abril Educação, da qual passou a ser sócio. No mesmo ano, adquiriu o Orlando City, clube da principal liga norte-americana de futebol. É também o idealizador do Geração de Valor, projeto focado em inspirar jovens que estão iniciando a carreira e desejam chegar mais longe, aprendendo com a experiência de um empreendedor de sucesso. Fundou também o MeuSucesso.com e a T-BDH Capital. Ouça seu podcast para o IMB.
1.Começamos com os lockdowns. E estamos indo para "O Grande Reset" (atualizado)
2.Lockdown: a nova ideologia totalitária
3.Exatamente como previsto, a guerra comercial fracassou em recriar empregos na indústria
4.É fácil entender por que os jovens dos países mais ricos tendem a defender mais socialismo
5.Por que conservadores e liberais sempre subestimaram os socialistas
6.Como vivem os milionários do Bitcoin
7.Não desfaça amizades por causa da política - gerar a divisão é exatamente o que o estado quer
8.O marxismo cultural e o politicamente correto contra o povo - quem vence?
9.Em qualquer discussão sobre desigualdade, estas são as quatro perguntas que têm de ser feitas
10.A Escola de Frankfurt, o marxismo cultural, e o politicamente correto como...
11.A parábola dos talentos: a Bíblia, os empreendedores e a moralidade do lucro
12.Sim, a escola está destruindo gerações e causando estragos profundos
13.A esquerda progressista e a consagração da culpa
14.A teoria marxista da exploração e a realidade
15.Você sabe quem é o presidente da Suíça?
16.Por que a China vai implodir
17.Karl Marx e a diferença entre comunismo e socialismo
18.O horror da China comunista e seus pavorosos campos de morte
19.A grande mudança monetária e bancária que está por vir - está preparado?
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O seu estado é um pagador ou um recebedor de impostos federais?




Abolir esse modelo gerenciado pelo estado e criar outro é crucial