Pesquisar este blog
domingo, 25 de maio de 2025
reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a
Aprovado de forma simbólica, o texto propõe aumentar o tempo de mandato para todos os cargos eletivos. Durante as discussões, o colegiado optou por reduzir os mandatos de senadores a partir de 2034, para 5 anos.
Além disso, a PEC também unifica a data das eleições municipais e gerais também em 2034.
A proposta será, agora, enviada para votação no plenário principal do Senado, onde terá de reunir ao menos 49 votos favoráveis, em dois turnos, para ser aprovada.
Depois de passar pelo plenário do Senado, para começar a valer, a PEC ainda precisará ser aprovada pela Câmara dos Deputados.
A discussão sobre o fim da reeleição ganhou corpo nos corredores do Senado ao longo da gestão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à frente da Casa.
Ao longo dos últimos meses, líderes partidários de diferentes espectros passaram a defender a análise de uma proposta para pôr fim ao instrumento. Da direita à esquerda, senadores têm afirmado que consideram a reeleição um “equívoco”.
A PEC aprovada pela CCJ estabelece marcos diferentes para enterrar a recondução no Executivo:
➡️ Prefeitos: poderão se candidatar à recondução pela última vez em 2028, desde que tenham sido eleitos para um primeiro mandato em 2024. De 2028 para frente, novos eleitos para prefeituras não poderão mais se candidatar à reeleição.
➡️ Governadores: poderão se candidatar à reeleição pela última vez em 2030, desde que sejam eleitos para um primeiro mandato em 2026. De 2030 para frente, novos eleitos não poderão mais ser reconduzidos.
➡️ Presidente da República: também poderá se candidatar à reeleição pela última vez em 2030, desde que seja eleito para um primeiro mandato em 2026. De 2030 para frente, novos eleitos não poderão mais ser reconduzidos.
Fonte: G1
Previdência, Rombo de R$ 290 bilhões
quem vai pagar essa conta?
O desvio bilionário da Previdência Social não é só um escândalo contábil — é um risco real para a folha de pagamento dos estados.
📉 Se o sistema entra em colapso, os primeiros a sentir serão os servidores ativos e inativos, especialmente da segurança pública.
👮♂️ Policiais militares/ PMS/PFEMS de todo o Brasil. VC! ISSO MESMO VC DA ATIVA E RR QUE FEZ O "L" podem ser os próximos a enfrentar atrasos salariais, congelamentos ou cortes.
O rombo ameaça diretamente o sustento de quem protege a população.
📢 Corrupção na Previdência é uma ameaça à estabilidade do serviço público.
👉E agora PMs ativa e RR, agora em 2026





